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Tópicos - silva

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Sistemas & Cenários / O novo Iron Kingdoms vem aí..
« Online: Fevereiro 04, 2012, 01:48:05 am »
http://privateerpress.com/iron-kingdoms/iron-kingdoms-preview-video

Parece que o sistema vai ser inspirado no wargame. E que arte linda, bicho.

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Sistemas & Cenários / Apocalypse World
« Online: Janeiro 16, 2012, 12:06:38 am »
To curioso pra saber se alguém mais conheceu esse jogo e teve a mesma reação que eu. Eu to EMBASBACADO aqui. Tava procurando um sistema prático e ágil pra usar com Shadowrun e acabei encontrando algo maior. Eu já tinha falado sobre ele na spell antiga, mas não o tinha conhecido a fundo.

Long-story short:

Criação de personagens em 5 min (veja por si mesmo), classes de personagens evocativas e ligadas ao cenário (e olha que detesto sistema de classes), pouquíssimo planejamento por parte do mestre, combates rápidos com muito decision-making e nenhum cálculo, e o principal - estilo de jogo player-driven embutido no próprio sistema (falo disso mais à frente ). Em outras palavras: um jogo pra quem, como eu, não tem tempo pra perder com criações de personagens longas e combates enfadonhos, MAS curte mecânicas evocativas e um mínimo de profundidade tático-estratégica.

Short-story long:

O jogo é baseado em duas premissas importantes: 1. a idéia de que jogar rpg é, antes de mais nada, uma conversação entre pessoas. 2. a filosofia de player-driven gameplay.

Em cima disso vem sua mecânica de resolução central: - Quando quiser fazer alguma coisa, descreva-a e role os dados. se tiver sucesso, você a faz. se não tiver, a outra pessoa fala o que acontece.

Você sempre rola 2d6 pra tudo, e soma um atributo correlato (Cool, Hot, Hard, Sharp e Weird - Frieza, Charme, Resiliência, Astúcia e Intuição, respectivamente, que vão de -3 a +3). Se tirar 10+, tem sucesso no que deseja. Se tirar de 7-9, tem meio-sucesso: obtém o que queria porém a um custo. Se tirar abaixo de 7, você falhou, e o GM pode fazer o que quiser, dentro do contexto da situação. 

Outros princípios importantes:

1. o GM nunca rola dados - todas suas ações são reações às escolhas e decisões dos jogadores.

2. todas as ações possíveis no jogo (tanto por parte dos jogadores, como do GM) já existem formalizadas em uma lista de ações "básicas" (ex: intimidar; manipular; agir sob pressão, etc). Porém cada classe de personagem confere ações adicionais, específicas e geralmente mais poderosas que as ações básicas.

3. é proibido pré-planejar aventuras. É proibido planejar qualquer desfecho para situações ou tramas em que os personagens estejam envolvidos. É proibido proteger NPCs só porque criou com carinho, ou porque pretende que seja o "chefão final" da sua crônica/aventura/dungeon, etc.. O papél do GM é instigar, desafiar e "ver o que acontece" com os personagens dos jogadores através das próprias escolhas e decisões destes, e não criar uma estória/crônica/aventura pré-planejada e guiar os jogadores através desta.

4. é proibido encarar o jogo como uma "narrativa compartilhada" onde os personagens são "heróis/protagonistas" de uma estória e possuem plot-imunity and all that crap. Os jogadores devem se comportar como se os personagens fossem reais, vivendo em um mundo real, e o GM deve reagir a isso respeitando a lógica interna e causalidade desse "mundo real" - em outras palavras, se os PCs forem estúpidos, não tenha piedade. mate-os. Isso não é um story-game.

Isso deve ter soado muito abstrato, então vou dar um exemplo concreto de jogo:

Exemplo 1: "João está tentando passar despercebido pelo guarda vigiando o portão de acesso, que calha de estar cochilando neste momento.  João descreve seu personagem subindo no muro sorrateiramente e rola a ação "Acting under Fire" (agindo sob pressão), que funciona assim..

Citar
DO SOMETHING UNDER FIRE
When you do something under fire, roll+cool. On a 10+, you do it. On a 7–9, you flinch, hesitate, or stall: the MC can offer you a worse outcome, a hard bargain, or
an ugly choice.
"João rola um 6, ou seja, falhou. O mestre então narra: você cai do muro, fazendo um puta esporro, e o guarda, assustado, se vira e dispara uma rajada de sua submetralhadora na sua direção. Uma bala acerta na sua costela. Tome 2 de dano. O que você faz agora ?"
Alternativamente, se João tivesse tirado entre 7-9 na sua rolagem, o mestre daria a ele um "meio-sucesso" : deixá-lo escolher entre "pular o muro, porém acordar o guarda com o ruído da queda - e este agora está em alerta, e caminhando suspeito na sua direção", ou "pular o muro em silêncio, o guarda continua dormindo, mas sua mochila ficou presa (com sua única arma dentro) lá em cima no pára-peito do muro. O que você faz ?"

Exemplo 2: "Carlota e Vini são dois personagens de jogadores. Carlota está encantada pelo relógio de ouro que Vini encontrou esses dias. Carlota propõe a Vini o seguinte.. você me dá o relógio, e eu faço sexo com você. Ela rola "Seduce/Manipulate" que funciona assim..

Citar
SEDUCE OR MANIPULATE
When you try to seduce or manipulate someone, tell them
what you want and roll +hot. For PCs: on a 10+, pick both. On a 7–9, choose 1:
• if they do it, they mark experience
• if they refuse, it’s acting under fire
Carlota rola um 10. Sucesso.

Vini olha na ficha de personagem da Carlota: "Aparência: andrógina; Olhos: peixe-morto; Corpo: raquítico e coberto de tatoos".  "Não, obrigado" é sua primeira reação, mas se fizer isso estará dispensando 1 pt de experiência e ainda por cima "Agindo sob Pressão" (e correndo risco de fracassar na rolagem, já que seu atributo "Cool" é fraco). Vini respira fundo e:"Vamos nessa".

Bem, isso é o básico, mas já dá pra ter uma idéia. Quem quiser conhecer as classes e ações existentes, basta dar uma olhada aqui. E o jogo é tão fácil de adaptar que já até existe uma adaptação inspirada em D&D chamada Dungeon World, já muito bem falada. 

Eu to tão impressionado com esse jogo que já to pensando em adotá-lo exclusicamente pra todos os jogos que jogar daqui em diante, seja o cenário ou gênero que for. Até abri tópicos semelhantes em outros lugares que frequento pra saber se essa minha reação é resultado da embriaguês dos ultimos dias, ou se o jogo é bão mesmo. Se alguem aqui conhecer, por favor, diga que não estou maluco (ou que estou  :bwaha:).

P.S: aquele TOP 10 RPGs da MTV fez até pouco juz a ele. Vendo hoje, não seria nenhum absurdo se entrasse em 1º lugar.

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Vídeo Game / o LU vai gostar desse..
« Online: Janeiro 14, 2012, 12:57:42 pm »

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Dicas & Ideias / Melhores livros de RPG pra ler ?
« Online: Janeiro 12, 2012, 08:55:53 pm »
De vez em quando me pego lendo livros da minha coleção pelo simples prazer de ler, mesmo sabendo que nunca mais vou jogá-los, ou que nunca os joguei de fato (e não me arrependo nem um pouco de tê-los comprados).

Com vocês rola isso ? Quais foram (ou são) os livros que vocês tiveram (ou têm) mais prazer de ler ?



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Sistemas & Cenários / Shadowrun: system reboot
« Online: Janeiro 08, 2012, 03:59:01 pm »
Quero deixar claro que não acho seu sistema tão ruim como dizem. Até gosto dele, na verdade. MAS reconheço que, design-wise, ele poderia ser melhor.   

Um colega em outro forum colocou muito bem:
Citar
"I think the biggest problem is that the rules are complex in ways that don't affect play very much, and lacking in ways that do."

Então, para aqueles que concordam com essa assertiva, ou que consideram o sistema ruim por outros motivos: como vocês recriariam Shadowrun ?


- - -


Da minha parte, eu começaria do zero, e me inspiraria em jogos que considero bem projetados dos ultimos anos, como The One Ring, Apocalypse World, Mouse Guard,Leverage, etc. Ou seja, criaria regras e mecânicas simples, porém que evocassem as premissas do cenário - Legwork, Limpesa de evidências, Reputação/Notoriedade, tensão intra-equipe, Conexões/redes de contatos, Infiltração, etc. Tiraria a importância exagerada que é dada ao combate, e "expandiria" essa importancia para os aspectos citados - fazendo com que um bom time de runners fosse composto por bons especialistas nessas áreas (legwork, evidence-cleaning, infiltration, connections, etc) e não só majoritariamente em combate, como é atualmente.

Talvez manteria a mecânica de resolução baseada em dice pools, porém simplificando-a, com base em pools pequenos / menos dados rolados.

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Eu li isso num fórum que frequento, e achei curioso.

Citação de: JSnead
"Most of the systems from the 80s era seriously sucked compared to modern RPGs (Unisystem, Savage Worlds, and nWoD all have vastly better rules systems than almost everything that came out of the 1980s - the only exception that prompted me to write "almost everything" instead of "everything" was Runequest/BRP ), but I found that the "Do it Yourself" ethos of 80s gaming led to at least as much overall fun than the later ethos of "complete" games that are played pretty much as written."

Só pra contextualizar um pouco, essa afirmação foi feita para reforçar a idéia inicial do tópico, que afirma que o estilo "Old School" de jogar é baseado mais na ausência de regras, do que na existência destas.

Concordam ? Discordam ?

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Vídeo Game / Crítica Eletrônica
« Online: Dezembro 21, 2011, 11:27:40 pm »
É possível identificar um conjunto de critérios que nos ajudem a classificar a "qualidade" de jogos eletrônicos o mais objetivamente possível ?

Por exemplo, porque "Zelda: Ocarina of Time" e "Super Mário" são considerados um dos melhores jogos de todos os tempos, enquanto "Rogue Warrior" e "Charlies Angels" estão entre os PIORES já criados* ?

Eu chutaria 3 fatores nessa equação..

1. diversão pura
2. relevância histórica/evolutiva para a mídia
3. qualidade artística/intrínseca à mídia (capacidade de gerar experiências únicas à mídia, e não replicadas de outros tipos de mídia).

O que vocês acham ?

(*fonte: gamerankings e metacritic)

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Vídeo Game / Se você fizesse uma TATTOO
« Online: Dezembro 20, 2011, 09:43:56 pm »
.. baseada em jogos eletrônicos, qual(is) seria(m) ?

Mas tem que ter uma explicação, não pode falar um símbolo só porque achou bonito.

Um amigo meu tatuou o Codex das 8 virtudes e 3 princípios da série Ultima nas costas, algo mais ou menos assim..

(click to show/hide)

Eu sempre fui fã da série Ultima, e fiquei com uma invejinha do filho da puta.  XD Mas quando pensei bem, eu acho que a TATOO que combinaria mais comigo seria algo relacionado com Shadowrun, que foi um dos rpgs que mais me marcaram no super nintendo, e também o responsável por me introduzir de verdade no rpg de mesa. Eu curto muito o logo antigo de shadowrun, mas se eu fosse tatuar, acho que seria esse "S" aqui..

(click to show/hide)

E vocês ?


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Vídeo Game / "Tactics" games..
« Online: Dezembro 10, 2011, 04:56:41 pm »
..ou "combate tático por turnos", um dos meus gêneros favoritos.

Quem aí curte ? Que jogos vocês mais gostam ?

As "obras-primas" do gênero pra mim são: X-Com (Quem nunca jogou X-com numa missão à noite e se deparou com um chrysalid na sua frente, não sabe o que é TER MEDO.  :twisted:) e Jagged Alliance 2. Também gosto bastante de Advanced Wars e Front Mission 1. Pelo que ouço falar de "Valkyrie Chronicles" é provável que gostasse também (até por ouvir dizer que foi pesadamente influenciado por X-Com), mas como não conheço ainda, não posso falar.


P.S: peguei o "Final Fantasy Tactics" aqui e to tentando gostar dele, mas tá dificil. O jogo é lento demais, linear demais, e a parte tática é pobre demais. Tá me parecendo mais um caso de "história eletrônica" disfarçada de [insira um gênero aqui], tão comum nos consoles. Mas vou perseverar mais um pouco, quem sabe melhora..


EDIT: CACETE ! acabei de descobrir que um remake de X-Com tá sendo feito e está prestes a sair, e vai se chamar "Xenonauts". site oficial; artigo na Rock, Paper, Shotgun!

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Vídeo Game / To the Moon..
« Online: Dezembro 02, 2011, 09:10:52 am »
Meu irmão me indicou esse joguinho, mas não levei muita fé de início.

Até ver o trailer..

(click to show/hide)

Confesso que meus olhos encheram d´água aqui.

Alguem já jogou ?

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Vídeo Game / Mais Dwarf Fortress, menos Modern Warfare..
« Online: Dezembro 01, 2011, 08:26:43 am »
Artigo interessantinho no RPS..

http://www.rockpapershotgun.com/2011/11/21/game-logic-vs-choice-consequence/

Basicamente, ele propõe que está na hora da indústria investir mais recursos em mundos emergentes, com respeito à relação "causa-efeito", e ramificações na história baseadas no comportamento do jogador, do que continuar investindo em apenas "gráficos lindos". E rasga elogios a Dwarf Fortress como um bom exemplo disso.

Eu, particularmente, sempre preferi jogos com mundos reativos e emergentes, ao invés daqueles lineares e com lógica de "joguinho de videogame", e realmente gostaria de ver mais esforços dos grandes devs nesse sentido.

E vocês ?


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Off-Topic / Nem todo bom escritor escreve bem
« Online: Novembro 23, 2011, 10:01:45 am »
Queria saber o que os "letrados" do fórum acham dessa minha impressão.

Resumidamente: to lendo o Game of Thrones aqui e, apesar de achar bem legal, o que realmente me prende é a habilidade do autor em "tecer" a trama, roteirizar, montar o puzzle da história, com o timing certo de quando te surpreender, quando te causar expectativa, e quando te causar júbilo (
(click to show/hide)
)...

...mas a escrita do autor em si (entenda escrita aqui como a simples habilidade de descrever coisas na forma de palavras e frases) não é nada demais, não me envolve e cativa como, digamos, um Orwell, Cornwell ou Saramago. Tenho a mesma impressão com o Neil Gaiman, cujos livros me cativam mais pelas idéias mirabolantes, do que pela escrita em si.

Pergunto aos "letrados" de plantão: isso faz algum sentido ?

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Vídeo Game / Imersão: gráfico ou texto ?
« Online: Novembro 20, 2011, 02:42:04 pm »
Entre uma jogada e outra de Skyrim, eu ficava aqui pensando com meus botões. O jogo é lindo pra cacete, altamente atmosférico, dá pra quase sentir o frescor da montanha, a neve gelada batendo no rosto, e o calor do sol do meio-dia, de tão lindo que o jogo é. Dá pra perceber que uma das metas principais da série é propiciar "imersão" ao jogador (ou "suspension of disbelief", se você quiser um termo mais técnico e desnecessariamente complicado), enfim, a ilusão de que se está realmente vivendo, respirando aquele mundo. E Skyrim sucede gloriosamente nisso, ao menos pra mim (eu jogo na LED 40" da sala com home theater 5.1 ligado - acreditem, fica F.O.D.A). E, de certa forma, o mesmo pode ser dito de seus predecessores (lembro de ter tido sensação semelhante com Morrowind e coff, coff, Oblivion, coff, coff ).

MAS..

Ainda assim, com todo o seu aparato imersionista, não posso dizer que Skyrim seja a experiência mais "imersiva" que eu já tive - esse título fica entre Planescape Torment, King of Dragon Pass e Fallout 2. (pra quem não conhece, são jogos predominantemente textuais, no que se refere à forma de propelir a interação do jogador com o mundo ). E essa minha preferência me revelou um padrão: eu sou submergido muito mais fácil pra dentro de um mundo de ficção quando essa submersão se baseia predominantemente em textos.

Não sei o porque disso. Talvez um texto bem escrito estimule sua imaginação como nenhum gráfico de computador seja capaz de fazer (e no final, os gráficos da sua imaginação são sempre melhores que os gráficos na tela do PC), ou não. Mas quem pegou a era dos ´80 e início dos ´90, com seus joguinhos feios pra chuchu que dependiam de seus textos pra gerar imersão no jogador, deve concordar com isso. (eu juro que segui o Codex do avatar como se minha vida dependesse disso, e os desertos de Motávia com suas Formigas-Leão são mais vivos na minha imaginação do que as wastes de Fallout 3 ).

Entao, qual a opinião de vocês ? O que os propele melhor para dentro de um mundo de jogo? Uma estrutura de jogo predominantemente gráfica ou textual ? (lembrando que a pergunta parte do pressuposto que exista ambos em alguma dose, até pra se caracterizar um jogo eletrônico). Se possível comente também, além de votar.

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Vídeo Game / King of Dragon Pass
« Online: Novembro 19, 2011, 11:01:23 am »
Pessoal, só pra dizer que esse jogo acabou de sair pra Iphone, e a versão pra Ipad está a caminho.

Pra quem não conhece, é uma espécie de "Livro-Jogo eletrônico misturado com Civilization", contendo elementos de RPG, simulação, gerenciamento de recursos e interactive storytelling. É um dos jogos mais imersivos, profundos, originais e "antropologicamente ricos" que já vi. Entra fácil no meu "TOP 10 Thinking Man´s Game" e foi objeto de um rápido "Lets Play" no velho forum (clique pra ver). Seu re-lançamento (ele é originalmente de PC) vem trazendo um merecido hype, fazendo justiça, a meu ver, a um jogo brilhante, mas que foi ofuscado na época de seu lançamento. 

Pra se ter uma idéia do hype, seguem algumas citações de reviews que olhei no google..


Citar


"To make a musical analogy, your run of the mill shooter game is like a stupid radio pop song, and King of Dragon Pass is Miles Davis playing live jazz in some hole in the wall Paris club."

Gamezebo review.


"I have always believed that games are more than mere frivolous wastes of time. Games are like journeys for the mind. We learn best while at play and games can teach us a great deal in an environment where wrong decisions don't equal real disaster. Considering this game's fantasy setting, mythology, gods, creatures and people, King of Dragon Pass can teach us an awful lot of deep truth. At its core, King of Dragon Pass lets us play with leadership and power. It does so while showing us the consequences of our decisions in a very engaging way. If ever there was a game which defied its critics to call it devoid of any meaning and value, King of Dragon Pass is such a one".
Michael Feir´s Blog review.


"Incredibly deep game; no "right" way to play it; hundreds of ways to play, dozens of paths to take; lovely illustrations. If you want a deep, ponderous, text-heavy world-building game for your iPhone, this is the one."
Slide to Play review.


"The great thing is there’s no right or wrong answer, only the consequences of your actions. So you might show a traveller hospitality, only to find out a few days later he’s a spy from a rival clan, who sets about pillaging your town and beating everyone over the head with rubber ducks. As a result, not only do people from your clan die, but the general mood is affected, you’ve lost goods and crops and there’s a madman running round the mountains with a bag of bath toys. All because you wanted to play goody-two-shoes".
Touchgen review.


"I've had an absolutely fantastic time playing King of Dragon Pass. Its slow pace makes it a perfect mobile game. Nothing in it is real time, making it totally conducive to just open the game up, send a trade caravan off, then come back to it later without any negative consequences."
TouchArcade review.


"This is easily one of the best and most unique games on the platform, so if you’re interested in something a little more literary and in-depth than a single button platformer, it’s an essential purchase."

DIY Gamer review.

EDIT: e eles lançaram também a trilha sonora do jogo inteirinha )

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Vídeo Game / Steam hackeado. Troquem suas senhas.
« Online: Novembro 13, 2011, 11:18:30 am »
http://www.hookedgamers.com/blogs/markbarley/2011/11/10/steam_has_been_hacked_credit_card_details_possibly_compromised.html

Não sei se é motivo pra alarde, mas vale o aviso.

Eles recomendam que os usuários trocarem suas senhas.

abrs,

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