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Sistemas & Cenários / Re:Definindo Interpretação, e como os sistemas a incentivam (ou não)
« Online: Outubro 09, 2011, 09:48:24 pm »
Sério que tem gente que tira experiência de quem "interpreta mal"!?
Bah, isso é algo que vai contra o conceito de experiência. Experiência é o aprendizado, a evolução do personagem. Se ele não ganha experiência, não evolui e etc. Mas perder experiência é o mesmo que ir desaprendendo algo. Acho muito bizarro o personagem do jogador começar a desaprender o que sabe só porque o jogador "não soube interpretar". Um personagem de um jogador que o mestre considera que sempre está "interpretando mal" sofreria de alzheimer assim. Isto é, ia degenerando até virar nível 0.
Sobre interpretação, descrição e atuação vou explicar o que penso a respeito. É minha opinião gente, nada mais.
Descrição: pra mim é algo essencial descrever a ação para que o mestre e os outros jogadores entendam o que o personagem está fazendo. Não sou de dizer pra um jogador quando mestro que ele tá fazendo errado quando joga o dado e diz "ataquei o orc", só peço que no mínimo ele descreva como atacou, pelo menos o básico. Me contento com um: dei um passo e ataquei ele com minha espada. Ótimo, todo mundo entendeu o que aconteceu.
Interpretação: pra mim é agir como teu personagem agiria em determinada cena/situação. Por exemplo, um paladino entre cortar a cabeça de um inimigo ou salvar algum inocente próximo, escolhe a segunda opção. Ele fez o que o paladino dele, heróico e bondoso, faria. Claro que no exemplo to citado o paladino clássico bonzinho das ediçoes anteriores de D&D. Tem jogadores que se tornam o personagem no momento e parecem realmente estar naquela situação, outros fazem isso com bem menos intensidade, mas nenhum deles está certo ou errado.
Atuação: considero a atuação como o conjunto da obra do jogador com aquele personagem numa aventura. Na conclusão da aventura em questão, se a atuação dele foi boa, isto é, se ele foi fundamental para o bom desenvolvimento da aventura, até dou um prêmio extra por isso. Esse prêmio nem sempre é xp extra, mas pode ser alguma consequência boa pelo que o personagem fez. Na verdade dou premiação em xp nesse caso apenas se não há outra alternativa mais interessante.
Sobre como dou experiência aos personagens, uso o sistema de desafios. Cada evento da aventura considero um desafio a ser superado e dou a experiência de acordo com o sucesso/falha dos personagens e o grau desse sucesso/falha. A interpretação dos personagens normalmente que definem esse sucesso/falha assim como a sorte algumas vezes. Então já está incluído na premiação da aventura o famigerado "xp de interpretação".
[]s Pepi
Bah, isso é algo que vai contra o conceito de experiência. Experiência é o aprendizado, a evolução do personagem. Se ele não ganha experiência, não evolui e etc. Mas perder experiência é o mesmo que ir desaprendendo algo. Acho muito bizarro o personagem do jogador começar a desaprender o que sabe só porque o jogador "não soube interpretar". Um personagem de um jogador que o mestre considera que sempre está "interpretando mal" sofreria de alzheimer assim. Isto é, ia degenerando até virar nível 0.
Sobre interpretação, descrição e atuação vou explicar o que penso a respeito. É minha opinião gente, nada mais.
Descrição: pra mim é algo essencial descrever a ação para que o mestre e os outros jogadores entendam o que o personagem está fazendo. Não sou de dizer pra um jogador quando mestro que ele tá fazendo errado quando joga o dado e diz "ataquei o orc", só peço que no mínimo ele descreva como atacou, pelo menos o básico. Me contento com um: dei um passo e ataquei ele com minha espada. Ótimo, todo mundo entendeu o que aconteceu.
Interpretação: pra mim é agir como teu personagem agiria em determinada cena/situação. Por exemplo, um paladino entre cortar a cabeça de um inimigo ou salvar algum inocente próximo, escolhe a segunda opção. Ele fez o que o paladino dele, heróico e bondoso, faria. Claro que no exemplo to citado o paladino clássico bonzinho das ediçoes anteriores de D&D. Tem jogadores que se tornam o personagem no momento e parecem realmente estar naquela situação, outros fazem isso com bem menos intensidade, mas nenhum deles está certo ou errado.
Atuação: considero a atuação como o conjunto da obra do jogador com aquele personagem numa aventura. Na conclusão da aventura em questão, se a atuação dele foi boa, isto é, se ele foi fundamental para o bom desenvolvimento da aventura, até dou um prêmio extra por isso. Esse prêmio nem sempre é xp extra, mas pode ser alguma consequência boa pelo que o personagem fez. Na verdade dou premiação em xp nesse caso apenas se não há outra alternativa mais interessante.
Sobre como dou experiência aos personagens, uso o sistema de desafios. Cada evento da aventura considero um desafio a ser superado e dou a experiência de acordo com o sucesso/falha dos personagens e o grau desse sucesso/falha. A interpretação dos personagens normalmente que definem esse sucesso/falha assim como a sorte algumas vezes. Então já está incluído na premiação da aventura o famigerado "xp de interpretação".
[]s Pepi