Exibir posts

Esta seção lhe permite ver todos os posts deste membro. Note que você só pode ver os posts de seções às quais você tem acesso.


Posts - Pepilegal

Páginas: 1 ... 4 5 [6]
76
Sério que tem gente que tira experiência de quem "interpreta mal"!?
Bah, isso é algo que vai contra o conceito de experiência. Experiência é o aprendizado, a evolução do personagem. Se ele não ganha experiência, não evolui e etc. Mas perder experiência é o mesmo que ir desaprendendo algo. Acho muito bizarro o personagem do jogador começar a desaprender o que sabe só porque o jogador "não soube interpretar". Um personagem de um jogador que o mestre considera que sempre está "interpretando mal" sofreria de alzheimer assim. Isto é, ia degenerando até virar nível 0.
Sobre interpretação, descrição e atuação vou explicar o que penso a respeito. É minha opinião gente, nada mais.
Descrição: pra mim é algo essencial descrever a ação para que o mestre e os outros jogadores entendam o que o personagem está fazendo. Não sou de dizer pra um jogador quando mestro que ele tá fazendo errado quando joga o dado e diz "ataquei o orc", só peço que no mínimo ele descreva como atacou, pelo menos o básico. Me contento com um: dei um passo e ataquei ele com minha espada. Ótimo, todo mundo entendeu o que aconteceu.
Interpretação: pra mim é agir como teu personagem agiria em determinada cena/situação. Por exemplo, um paladino entre cortar a cabeça de um inimigo ou salvar algum inocente próximo, escolhe a segunda opção. Ele fez o que o paladino dele, heróico e bondoso, faria. Claro que no exemplo to citado o paladino clássico bonzinho das ediçoes anteriores de D&D. Tem jogadores que se tornam o personagem no momento e parecem realmente estar naquela situação, outros fazem isso com bem menos intensidade, mas nenhum deles está certo ou errado.
Atuação: considero a atuação como o conjunto da obra do jogador com aquele personagem numa aventura. Na conclusão da aventura em questão, se a atuação dele foi boa, isto é, se ele foi fundamental para o bom desenvolvimento da aventura, até dou um prêmio extra por isso. Esse prêmio nem sempre é xp extra, mas pode ser alguma consequência boa pelo que o personagem fez. Na verdade dou premiação em xp nesse caso apenas se não há outra alternativa mais interessante.
Sobre como dou experiência aos personagens, uso o sistema de desafios. Cada evento da aventura considero um desafio a ser superado e dou a experiência de acordo com o sucesso/falha dos personagens e o grau desse sucesso/falha. A interpretação dos personagens normalmente que definem esse sucesso/falha assim como a sorte algumas vezes. Então já está incluído na premiação da aventura o famigerado "xp de interpretação".
[]s Pepi

77
Crônicas de Drakkarr é um cenário de campanha que fui desenvolvendo na mesa e on-line através do jogo Neverwinter Nights. Não é um cenário diferenciado, apenas um cenário bem ao estilo clássico. Ele foi mudando cada vez que fui reciclando e alterando, variou de um mundo de fantasia bem tolkiano até algo mais high magic, como Forgotten Realms. Nos últimos anos, meu gosto foi se modificando e quis fazer do Crônicas de Drakkarr algo mais dark fantasy. Não como Ravenloft, mas algo menos alegre que a Fantasia Medieval tradicional.
O nível mágico do mundo também foi reduzido bastante. Chegou ao ponto do que a comunidade de Neverwinter Nights chama de Low Magic. No início o cenário foi desenvolvido pra D&D e tinha clérigos, vários deuses, classes de prestígio e tudo mais. Mas atualmente o cenário já não possui clérigos, quer dizer, não possui padres combatentes que lançam magia.
Resolvi aproveitar o lançamento do GURPS 4E em português e trabalhar esse cenário para o sistema. Até pensei em adaptar para o novo D&D mas tenho pouca experiência com ele. Portanto irei, paralelo com o GURPS, desenvolver este cenário para a Licença Aberta D20.
Agradeço a administração do fórum pelo espaço cedido. Procuro colaboradores, pois há muito do cenário ainda a desenvolver e quem quiser participar é só me adicionar no msn: pepilegal@gmail.com
Abaixo uma prévia do mapa do continente de Drakkarr feito com o CCMap.
[]s Pepi


78
Além de RPG sempre tem a música. Pra passar o tempo aqui é isso: jogar RPG e ter uma banda. ;)

79
Sistemas & Cenários / Re:[4e] Salvação?
« Online: Outubro 08, 2011, 10:19:23 am »
Claro que dá Sidney, mas não consegui fazer o oposto no D&D 4E. Achei que o sistema de skills/perícias da 4E broxante demais para as situações que costumo mestrar. Se alguém gosta e consegue desenvolver algo legal nele, muito bem, mas eu não curto.
[]s Pepi

80
Sistemas & Cenários / Re:[4e] Salvação?
« Online: Outubro 08, 2011, 09:28:30 am »
Eu falei que achava que o D&D 4E não dá aquele estímulo pro iniciante no quesito interpretação e já vieram comparar com a 3.5. Gente, não tô defendendo a 3.5, só dizendo o que acho da 4E.
O Macnol tem razão no seu post, o 4E parece que não dá suporte algum a nada exceto combate. Talvez seja isso que não curti nessa edição, atualmente prefiro jogos com coisas muito além do combate. No que ando mestrando, seja medieval ou não, normalmente acontece um combate no clímax ou as vezes dois. O restante tento fazer os jogadores interpretarem, usarem a cabeça e sempre tento dar uma solução alternativa ao combate. Isso deixa a aventura/narração chata? Não, pelo menos até agora não.
Por isso atualmente mestro e jogo o injustiçado GURPS, Storytelling e M&M. Mesmo M&M que é um jogo de super-heróis, isto é, com muitos super-combates, conseguimos desenvolver algo muito maior que andar por uma masmorra e espancar monstros a cada quarto.  :frenzied:
[]s Pepi

81
Sistemas & Cenários / Re:[4e] Salvação?
« Online: Outubro 08, 2011, 01:19:57 am »
Quarta edição por quarta edição eu prefiro o GURPS. Hehehehe!
Sério, já tentei jogar o D&D 4E mas não consegui gostar. No começo é legal mas depois não sei explicar o que acontece. Dificilmente eu encho o saco de um sistema, mas a quarta edição do D&D eu enchi o saco bem rápido. Não sei explicar, mas não gostei.
Não é nem pelo fato de parecer um jogo feito apenas pro combate e eu gostar de muita interpretação. Normalmente jogamos GURPS, que algumas pessoas criticam por ter muitas regras, e rola muita interpretação. Isso também porque usamos o que queremos e o que fecha com nossa campanha das regras do GURPS. Interpretação pode existir em qualquer sistema, tendo ele muitas regras, ser focado no combate ou etc.
Mas tenho que concordar que o D&D 4E não parece um jogo que estimula a interpretação. Claro que muitos jogadores veteranos aqui deste fórum jogariam até Dragon Quest ou Hero Quest com interpretação. Mas eu digo para os novatos. No meu ponto de vista, para alguém que nunca jogou RPG, o D&D 4E, principalmente o Livro do Jogador, não incentiva nenhum pouco a interpretação.
Já vi grupos jogarem D&D como um boardgame ou um wargame, não é errado, já que não há forma errada de se jogar RPG. Mas eu me divirto interpretando e não diverti com o D&D como eu esperava.
[]s Pepi

82
Apresentação / Re:Apresentação - Pepilegal
« Online: Outubro 07, 2011, 03:02:16 pm »
Sou baterista Blackbird.  :)

83
Apresentação / Re:Apresentação - Pepilegal
« Online: Outubro 07, 2011, 09:31:12 am »
Valeu cara, vou passar na Jambo e ver se acho algo. Mas é uma pena que não há mais lojas de RPG ou há poucas lojas, mas quase sempre foi assim. Teve uma época, vários anos atrás, que só tinha a Planeta Proibido na riachuelo. Infelizmente já tô acostumado.
[]s Pepi

84
Apresentação / Re:Apresentação - Pepilegal
« Online: Outubro 07, 2011, 08:46:41 am »
Valeu pelas boas-vindas gente. Vou dar uma volta em POA hoje pra comprar um prato china Zildjian e já vou passar na Jambo pra comprar uns livros. Alguém conhece outra loja de RPG? Faz 5 anos que morei fora do estado, conheço só a Jambo. Eu ia muito na extinta Planeta Proibido hehehehe.
Se souberem alguma que vende miniaturas eu agradeço muito. :)
[]s Pepi

85
E ae gente, tô procurando jogadores pra grupos de GURPS Quarta Edição e Storytelling. Jogamos no sábado a tarde. Interessados falem comigo. :)

86
Apresentação / Apresentação - Pepilegal
« Online: Outubro 06, 2011, 12:38:10 pm »
E ae gente, me chamo Igor, tenho 31 anos e jogo RPG desde 1993. Tava morando no interior de São Paulo e agora regressei a minha querida cidade litorânea de Imbé-RS.
Jogo e mestro vários sistemas: GURPS, D&D, Storytelling, Storyteller, Mutantes e Malfeitores e outros. Era usuário da spell antiga e quero tentar afzer minha parte da nova spell. :)

Páginas: 1 ... 4 5 [6]