Já eu estou adorando essa idéia do downlevel.
É exatamente como se tirassem o avanço puramente matemático (agora tenho 1 milhão de hp, posso solar tudo porque os inimigos não vão conseguir me matar) e transformassem em outra coisa.
Por exemplo, jogando com a engineer, depois de fazer um jumple puzzle, cheguei numa área escondida com vários inimigos do nightmare court. Todos agressivos. Por causa do downlevel, eu era só 1 nível acima do nível deles. Então eu tive que tentar atravessar a área evitando lutar com mais de dois inimigos ao mesmo tempo e tive vários minutos emocionantes de sobrevivência em que eu acabava de matar um inimigo quando outro tinha me descoberto e estava correndo na minha direção, com o cooldown da habilidade de cura acabando quando meu HP estava quase terminando, usando minha skill de imobilizar para evitar que o inimigo melee chegasse, esquivando pra evitar o dano das skills de área, etc.
Não teria 10% da graça se eu simplesmente estivesse no nível normal (8 ao invés de 5, se não me engano), pois estaria causando mais dano e teria consideravelmente mais HP.
E como Eltor falou, agora se eu voltar lá vou ser mais forte do que antes simplesmente porque liberei traits (sou level 12) e mais um slot de skill (posso usar uma turret pra me ajudar, por exemplo).