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Posts - Bispo

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Sistemas & Cenários / Re:DnD 5e: Tradução à vista
« Online: Novembro 06, 2018, 12:49:13 pm »
Em primeiro lugar, legal vc ver o tópico e responder. Em tempos que poucas pessoas frequentam aqui, bom ver que estão dispostos a dialogar.


i) A tradução é autorizada, o que dá base legal para produtos de fãs, sem usarem versões não autorizadas (o que é violação de direitos autorais). Com isso, estamos dando legalidade a quem usa essa versão, para produzir livremente e sem correr riscos de ver sua produção ser retirada do ar (teoréticamente). Haverá compatibilidade absoluta. Quando vier a versão oficial, alteraremos tudo para formarmos uma única língua entre o conteúdo oficial e o conteúdo feito por fãs.

Entendo a questão do autorizada. O que não havia entendido era a compatibilidade quando (se, na verdade) a versão oficial for lançada no Brasil. Bom saber.

Aproveitando essa questão: isso permite que produtos em português, com base no SRD, sejam lançados no DM's Guild?


ii) Não é sacanagem não, como o Wilken citou, ele não oferece 'free'. O 'free' vira pay what you want. Não cobramos nada de ninguém, a não ser os créditos de tradução (de novo, para dar legalidade).

Como disse, "espero ser uma limitação da plataforma". Como foi confirmado pelo Wilken depois, e agora vocês. Sem problemas.

Agora, num eventual pagamento: o que vocês farão com o dinheiro?

iii) Eu também queria ouvir o Madruga (seja ele quem for) (na verdade, queria ouvir todos), mas aí não é galhofa. Preciso das opiniões da comunidade para ver se há aceitação ou não. Aceitamos toda crítica produtiva, de peito aberto.

Haha, isso foi mais uma piada interna do que crítica. Madruga é (era?) um usuário daqui que não se conformava com algumas traduções da Devir (tipo "Alinhamento" para "Alignment" ou "Testes de Resistência" para "Saving Throws").

Particularmente, gostei das traduções até agora. "Vez" para "turn" e "Círculo de Magia" para "Spell level" são boas sacadas. De resto, é gosto mesmo. Então, sem problemas.

E obrigado por indicar estes outros esclarecimentos. Vou procurar. Por fim, não se avexe: Spell tem fama, mas não morde. ;)

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Sistemas & Cenários / Re:DnD 5e: Tradução à vista
« Online: Novembro 02, 2018, 09:58:18 am »
Raise DEAD!

Após outro ensaio furado de lançamento do DnD 5e no Brasil (caso Kronos, resumo aqui), o grupo Aventureiros dos Reinos lançou uma tradução "oficial" do SRD da 5e. O anúncio está aqui e o documento, na DM's Guild.

Agora, alguns pontos sobre:

i) O quão "oficial" é isso eu não sei. Pelo que o documento indica, ela foi autorizada pela WotC. Se, num vindouro lançamento do DnD 5e em português, a compatibilidade será mantida é algo que não está claro.

ii) Espero que o "pay what you want" seja uma limitação da plataforma (embora seja possível encontrar produtos com a tag "free" no DM's Guild). Porque cobrar por traduções que são, no mínimo, colaborativas (o q é reforçado no próprio texto do documento), é mta sacanagem.

iii) Algumas opções de tradução são polêmicas ("vez" para "turn"; "salvaguarda" para "saving throws", "ínfero" para "fiend"), embora justificadas (ponto positivo) e abertas ainda a discussão (outro ponto positivo). Queria ouvir o Madruga a respeito. Só pela galhofa haha

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Sistemas & Cenários / Re:Pathfinder 2E
« Online: Agosto 02, 2018, 04:52:05 pm »
Tô lendo desde às 13h30... Tá pesado o negócio. Mas tem decisões interessantes.

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Sistemas & Cenários / Re:Novos Mundos [2018]: Eberron e Ravnica
« Online: Julho 23, 2018, 10:56:14 pm »
Heh, Wizards of the Coast se rendendo á táticas de "Pague Antecipado para Revisar e Corrigir o Livro para Nós", utilizadas outrora com sucesso pela Onyx Path e Paizo. Yey!

Não querendo pagar de advogado da WotC (até porque seu séquito de advogados-ninja é bem conhecido), mas acho que a ideia passa longe do que essas editoras (e até as nacionais, como a New Order) fazem/fizeram. É verdade que o WGtE não está finalizado, mas do que pude ver, o livro não deixa a desejar em conteúdo, estrutura e expressão -- peca sim em layout e repetição de ilustrações, por exemplo. E o fato de materiais dele serem submetidos aos UA não implica em "correções ou revisões", uma vez que pelo histórico dos UAs esses não são, em geral, o seu propósito (à exceção óbvia do Ranger).

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Sistemas & Cenários / Novos Mundos [2018]: Eberron e Ravnica
« Online: Julho 23, 2018, 05:23:14 pm »
Bom, a maioria já deve estar sabendo, mas os dois cenários desenvolvidos este ano pela WotC para DnD são Eberrob e Ravnica. Link do anúncio (23/07/2018).



Ravnica esta programado para sair em novembro e Eberron já está disponível na DMsGuild/Drivethru RPG e D&D Beyond.

Em que pese a rejeição dos jogadores mais antigos de DnD (em geral, a maioria queria a volta aos "clássicos": Dark Sun, Dragonlance, Planescape, etc.), vi com bons olhos esses anúncios e lançamentos, principalmente do Ravnica. Primeiro porque dá a possibilidade ao designers de experimentarem coisas novas (principalmente no lado mecânico do sistema, evoluindo-o), depois porque sai um pouco de FR (coisa que só Curse of Strahd fez), além do ponto de vista dos negócios, parecer ser uma decisão acertada de reforçar as marcas e intercambiar compradores (mais aí é suposição, porque não sei como é o público de MtG). E, por fim, ao contrário do que pensam os "grognards", dá fôlego à 5e, tanto pelas inovações quanto por não tirar do horizonte estes mesmos clássicos.

E dando uma olhada no Eberron, estou gostando do que vi. Inclusive a solução deles pro Warforged foi melhor do que esperava (e tinha imaginado). Mas não, ainda não saiu o Artífice. EDIT: Explicar a razão do "ainda": segundo os desenvolvedores, o conteúdo do WGtE não está completamente fechado. Partes mecânicas ainda serão submetidas aos Unearthed Arcanas, e depois o PDF será atualizado. Depois que isso tiver sido feito, incluso aí a adição do Artífice, haverá a opção de impressão do livro.

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Dicas & Ideias / Re:Clérigo: um mago branco?
« Online: Julho 12, 2018, 04:05:55 pm »
Se vc for nessa de acumular domínios, recomendo dar uma olhada nos Reserve Feats do Complete Champion (domínios da Proteção e Guerra, principalmente).

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Sistemas & Cenários / Re:Pathfinder 2E
« Online: Julho 04, 2018, 04:23:08 pm »
Citar
Se o Bispo aparecer e quiser atualizar a postagem de abertura do tópico, esse link vai apontar só os artigos de playtest:
http://paizo.com/community/blog/tags/pathfinderRoleplayingGame/playtest

Boa! Já editei o post inicial.

Sobre o projeto e tudo o que foi mostrado até aqui: confesso que meu interesse é mais pelas ideias e soluções mecânicas/de design do que pelo jogo em si. Do que vi, Pathfinder 2e, tal qual seu predecessor, claramente não me atrai.

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Sistemas & Cenários / [Sell me] AD&D
« Online: Junho 04, 2018, 11:05:33 am »
Então, entrei para um novo grupo de RPG aqui onde moro, pessoal bacana e tals. Depois de uma mini-campanha de Star Wars (da FFG), os caras querem jogar AD&D.

Embora minha primeira experiência em RPG tenha sido com esse sistema, isso foi há muito tempo atrás, e muito porra-louca (ou magical tea party).

Enfim, o que queria ver com vcs são os pontos fortes e fracos do sistema, o que funciona ou não, o que pode ser empolgante ou frustrante, essas coisas.

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Sistemas & Cenários / Re:Pathfinder 2E
« Online: Maio 20, 2018, 05:29:57 pm »
Mas convenhamos, bem vaga comparada com edições anteriores.

Mas ela atende o objetivo, ué: dar níveis de classes aos monstros. No que ela precisa ser mais específica do que é apresentado no livro? A 5e não é um sistema como a 3.X ou a 4e.

Citação de: Lumine Miyavi
Vaga, sem suporte oficial e quebra ainda mais o cálculo já frágil de CR.
E o que seria "suporte oficial" além de ser apresentada num dos livros básicos do sistema (DMG)?

Quanto ao CR: ele já é todo cagado. Desde que o Jeremy Crawford falou que o CR é um sistema holístico, foi confirmada minha visão de que determinar o CR dos monstros na 5e é um negócio mais místico (ou tentativa e erro pros menos crentes) do que uma operação input/output.

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Sistemas & Cenários / Re:Pathfinder 2E
« Online: Maio 20, 2018, 12:35:17 pm »
Bem, a única diferença da terceira pra quarta edição é que na terceira monstro podia pegar classe de jogador por padrão sem maiores dificuldades, na quarta isso era regra variante.

Quem chutou isso fora mesmo foi a quinta edição... mas estou desatualizado e pode ser que em novos livros já tenha regra pra isso de novo  :linguinha:

Monstro com níveis de classe está no DMG (p. 283). É uma regra opcional, mas está lá desde o lançamento dos básicos da 5e.

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Dicas & Ideias / Re:Kickstarter them ALL!
« Online: Maio 12, 2018, 02:15:02 pm »
Ars Magica 5e



Período de financiamento: Até dia 20/06/2018.
Comentários: Financiamento da edição nacional do Ars Magica 5e pela New Order Editora.
Pledges/apoios interessantes: R$ 130 para a versão impressa + Metas extras em PDF. Não fica claro se inclui frete.

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Sistemas & Cenários / Re:Pathfinder 2E
« Online: Maio 02, 2018, 06:17:03 pm »
OFF


Enfim, também como comparação, tenho planejado sessões com o sistema de Yggdrasil (trazido pela Neworder), que tem me deixado bastante satisfeito.

Curiosidade: o que te atraiu no Ygdrasill, em termos de sistema? Pq a única experiência que tive foi bem engessada e rules-heavy.

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Design & Desenvolvimento / Re:Loremaster
« Online: Abril 30, 2018, 09:50:20 am »
Saiu uma versão no unearthed arcana também.

Foi daí que tudo começou. Vc pode ver que a habilidade de nível 10 do "meu" Loremaster (Prodigious Memory) é copiada dessa versão do UA.

Mas ela é meio quebrada. Joguei com ela em mesa, e tanto Spell Secrets quanto Alchemical Casting eram muito fortes (o primeiro por poder usar Fireball contra qualquer coisa, mudando os tipos de dano para aquele contra o qual a criatura tinha vulnerabilidade, e o segundo por praticamente garantir o efeito de uma magia que requer ST, ainda mais quando combinado com a habilidade de mudar o ST do Spell Secrets). Isso tendo ainda outras habilidades boas (como somar INT na Iniciativa) e o Prodigious Memory, citada acima. Isso sem falar da roubada "Master of Magic", que basicamente te dá uma das melhores habilidades do Bardo (Magical Secrets) por long rest.

No fim, a subclasse tomou tanta paulada (merecidamente) nos formulários de retorno da WotC que ela não apareceu no Xanathar's Guide, tendo suas habilidades partilhadas entre outras subclasses (o War Wizard do XGtE, e a School of Invention de um outro UA). E como foi deixada de lado no XGtE, resolvi desenvolver a minha interpretação do Loremaster, apresentada neste tópico.

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Design & Desenvolvimento / Re:Loremaster
« Online: Abril 29, 2018, 08:42:14 pm »
Como atualizei a discussão no EnWorld, fazer isso no tópico daqui também.

Essa é a versão corrente do Loremaster.

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2nd level feature
Magic Savant
Your investigations allows you to go deeper in the arcana knowledge than other wizards. Beginning at 2nd level, each time you gain a wizard level, you can add three wizard spells of your choice to your spellbook for free, rather than two as per standard rules. Each of these spells must be of a level for which you have spell slots, as shown on the Wizard table.

In addition, you can inscribe spells that have the ritual tag from any class’s spell list in your Spellbook. For each level of the spell, the transcription process takes 2 hours and costs 50 gp for the rare inks needed to inscribe it.
 

6th level feature
Font of Knowledge
Beginning at 6th level, you become proficient in your choice of two of the following skills: Arcana, History, Investigation, Nature, or Religion. You can learn a language instead of becoming proficient in one of these skills.

In addition, you add the Identify spell to your spellbook if it is not there already. When you cast the Identify spell you regain one expended spell slot of 1st level. At 9th level, you add the Legend Lore spell to your spellbook if it is not there already. When you cast the Legend Lore spell you regain one expended spell slot of 5th level or lower.


10th level feature
Prodigious Memory
At 10th level, you have attained a greater mastery of spell preparation. As a bonus action, you can replace one spell you have prepared with another spell from your spellbook. You can’t use this feature again until you finish a short or long rest.


14th level feature
Arcane Mastery
At 14th level, you have achieved such mastery over certain Spells that you can maintain concentration of them together with other spells. Choose a 1st-level wizard spell and a 2nd-level wizard spell that are in your Spellbook and requires Concentration. You can cast either of those Spells at its lowest level and still cast a second spell that requires Concentration. If you fail a Concentration check while concentrating on two spells, you lose both spells.

Tenho jogado com ela (jogo sem multiclasse e com poucos itens mágicos), e tem se mostrado divertida. Não rouba nicho de outros personagens e ainda é bem útil (lógico, trata-se de um Mago ainda). Pena que a mesa deu um tempo, então não pude ver as habilidades de nível 10+ em prática.

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