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Posts - Zangado

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Sei que foge do intuíto de manter aqui um texto explicativo do jogo, mas existe a opção de ver o video do pessoal do Jogando Offline, que capricha nas explicações e fazem um fastplay pra mostrar a mecânica na prática.

Segue o do Munchkin:


Abraços!

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Sistemas & Cenários / Re:Primeira vez de Clérigo
« Online: Abril 15, 2014, 11:06:41 pm »
MagoCego, esta não é pessoal, só vou pegar seu tópico pra fazer um pequeno protesto exemplificando o porque D&D>3 me parte o fígado:

For 18 (depois fica 24 com o combo que o elfo postou)
Combo. Começa por aí. O sistema permite, o que significa que ou vc estuda e entra na dança, ou seu person começa mais fraco (ou menos efetivo, como preferem eufemizar).

Int 10 (você não vai precisar disso)
Optar por atributos baixos que não sejam prerrogativas do próprio perfil do personagem é, mais que um sinal, é uma evidência do baixo roleplay além do rack-n-slash, pois ignorar um atributo (como inteligência) implicaria em tese em ter um personagem burro, muito instruído (Sabedora alta) mas não mais esperto que um humano médio.
E creio que um Clérigo deva ser inteligente pra ter discernimento de quais atitudes defender, não ser enganado ou manipulado, e refletir bem sobre seu deus, Sabedoria não tem a ver com isso, é voltado pra conhecimento.
Nota: e vice-versa; um Mago tem que ter Sabedoria razoável. Se ele for pesquisar, consultar livros, pedirei teste de Sabedoria, não inteligência. Já pra decifrar algo, aí sim, Inteligência. Mas são só exemplos.


Sab 18 (19 com o ponto do nível 4)
Car 17 (em algum nível [4,8,12,16 ou 20] você aumenta isso para 18)
Ambos comentários aqui são bem inerentes do D&D desde o AD&D: a expectativa de progresso ...Que motivou no passado a busca pela matança por XP. Ainda hoje cria-se ficha planejando a evulução (todo mundo faz isso). Pode ser coisa minha, mas eu acho tão mais legal jogar relaxado e alheio a isso...

 :( Mas chega de churumelos... Podem replicar aí. Só precisei chingar muito no twitter aqui um pouco.

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Duelo de Dados



Jogo de produção nacional inovador que combina cartas inspiradas o Magic e jogo de dados especiais para feed do que seria a mana.
Usa-se dados d6 customizados rolados todo turno e cumulativos, que são usados para gastar e usar as magias que são as cartas. Voce inicia com todas cartas na mão e vai escolhendo livremente qual usar ou reusar uma já feita, causando dano até acabar os 20PV de um jogador.
Autor: André Luiz.

- Apelo a não boardgamers: ****
O jogo é simples, colorido e sem matemáticas. Quem souber Candy Crush vai saber juntas as cores e jogar este jogo. Já a estratégia, por outro lado dá uma certa vantagem, mas como a sorte influi em bom balanço, não é impossível vencer um estrategista chato e nem há deck invencível.

- Complexidade: **
Basicamente é ver o resultado dos dados, gastar ele igual as iconezinhas nas cartas pra "soltar a magia", aí causa o dano/efeito. Bem simples.

- Independente de idioma: Sim
Está em portugues, mas as possibilidade são bem mais restritas (até então) que magic. As instruções são bem claras, é dificil pensar que vá precisar consultar  troubleshotting.

- Achado no Brasil (sim/não): Sim, exclusivamente.
É produção indepentente. Compra-se direto com o cara, até o momento.

Preço: *
Custa 15 reais um boxzinho que já vem 7 cartas e  um conjunto de 7 dados, ambos randômicos, e totalmente suficienta para se jogar.
Se quiser ser apelão e montar deck especial e selecionar dados com mais probabilidades, é só gastar uns 45 reais ou pouco mais e já faz-se uma combinaçãozinha de cartas e dados mais focada.
Mas é notável que com um deck de 15 já dê jogo.


Referências:

https://www.facebook.com/duelodedados?fref=ts

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Sistemas & Cenários / A linha Mago aA/oD e ARS Magica
« Online: Abril 02, 2014, 04:50:53 pm »
Tenho ultimamente lendo sobre outros sistemas por motivo de pesquisa (não vi os gringos). Também tenho lido sobre sistemas experimentais da FVM criados na página Indie RPG do FB.

Constatei que parece ter havido uma certa morte dos sistemas de magia livre, ou seja, os com esferas e potência, em que se combina as palavras de efeito pra criar qualquer coisa.

Pgt-1) Confere? É isso mesmo pessoal?  :hum:

As magias listadas que vieram de D&D estão presentes em vários sistemas mais recentes como Tormenta, Old Drago, até Bruxas e Bárbaros, enquanto o D&D4 replicou não só o sistema de batalha dos RPG eletrônicos como também suas magias (segundo concluído num debate do FB) fazendo dos magos novos uns "warmages", o que dá mais distância ainda da magia livre.

Sustento esta especulação pela própria ausência de debates sobre Mago (Storyteller) e porque vi duas pessoas querendo montar mesa de Mago pelo FB e ninguém nem deu like pro sujeito.
ARS Magica então, nem ouço. Foi dificil achar algo, senão um podcast-teste no youtube.


Pgt-2) Existem outros sistemas de magia livre? Algum deles tem um público considerável poraí?

Me parece que não há público e nem interesse em facilitar magia livre. Essa ideia não evolui mais. Com RPG experimentais surge de tudo, existem trocentas variações do d20, mas magia é meio que mais do mesmo.


Pgt-3) Existe algo novo (que não seja nem com esferas, nem listada) em algum sistema?  :(

Abraços.

5
Dicas & Ideias / Inteligência do person VS inteligência do jogador
« Online: Janeiro 23, 2014, 02:19:40 am »
Vamos pensar sobre uma polêmica dos sistemas e das interpretações: a inteligência.

Resumindo a questão, o ponto é: se o jogador é burro limitado e quer jogar com um mago de Int 18, como ele vai interpretar diálogos e ideias que um humano quase gênio teria, se ele mesmo não teria?
Se o jogador é inteligente e quer interpretar um bárbaro, pode ser desafiador, mas não é impossível.

  • A opção A seria utilizar a rolagem, como em D&D chegar pro mestre e dizer "-Meu personagem vai até o rei e tentará convencê-lo a não entrar em guerra. Vou rolar um d20 aqui, ok?". O problema é que isto mata a interpretação, mata a cena, mas é o mais justo com as regras.

  • opção B é levar ao role-play mesmo. Se o jogador não souber dialogar com o rei e convencer, não fará. Obviamente esta opção mata a Inteligência do personagem e passa a usar o jogador.

  • A opção C é uma mescla. O jogador faz o diálogo da cena, o mais inteligente possível, rola d20 e o resultado é acatado pelo mestre. Isto é um meio-termo mas possivelmente pode criar cenas esdrúxulas, como por exemplo o jogador querer convencer que o rei não deve guerrear "porque guerras são feias", e o mestre ter que acatar...

  • Uma recente opção D que foi proposto em uma mesa é que a Inteligência do personagem dá "direitos de convencimento", ou seja, o role-play ocorre, mas se falhar no diálogo, ele testa Inteligência pra voltar na argumentação. Ainda estaria utilizando a inteligência do jogador.

Este é um problema do RPG em geral, independente da rolagem. Como resolver?

Pra polemizar um pouco mais, esta problemática pode ocorrer em outras situações também, como uma interpretação de um Clérigo feito por alguém que é ateu e não tem ideia de como fazer uma cena eloquente (convincente) a algum deus.  :duh:
Ou mesmo na tática. Se vai jogar com ladrão, como vai descrever um furto ou uma trapaça se o jogador é um cidadão honesto e inocente e não tem noção alguma disso.

Até aonde a rolagem deve resolver a cena?  :hum:


Como consideração final, lembro que iniciantes (assim como até hoje é Tom Cruise) acabam por fazer um personagem de si mesmo (mesmo trejeitos, temperamento, manias) mas RPG também possibilita vivenciar um personagem muito distante do seu normal, um desafio teatral! Creio que as regras sejam justamente pra isso.
Retirar rolagens em prol de uma cena mais rica creio que limita a tão amada possibilidade infinita dos RPG, torna os personagens "cascas" de si mesmo.

Pra mim, se souber interpretar, faz-se a cena e rola dado mesmo assim; se não sabe, rola dado e o Narrador narra a cena.

Abraços!

6
Encontrar Jogadores / Re:Procura-se Jogadores! [São Paulo/SP]
« Online: Dezembro 20, 2013, 10:31:34 am »
Ae.
Estou na zona oeste de SP, perto da USP.
Mestrei por anos, daí parei e to querendo voltar, ou pra jogar Pathfinder, ou pra fazer um grupo playtest de Crônicas RPG que está pra ser lançado.

Pessoal interessado ae, da um toque
flws

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