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Sistemas & Cenários / KAGE BUSHIN NO JUTSU!! (Shinobigami lançado)
« Online: Novembro 29, 2018, 09:37:10 am »
Prepare sua kunai, treine seu jutsu e coma seu miojo. Chegou a hora.


O Kickstarter de 2015 pra traduzir Shinobigami pro inglês deu frutos e o PDF final foi liberado. Pra quem não conhece, esse é um RPG japonês de batalhas ninjas em tempos modernos, onde os jogadores assumem papéis de ninjas de 6 clãs rivais e participam de aventuras com muitas tramas, traições e porradaria direta. O jogo parece uma fusão louca de Hillfolk (jogadores criam as próprias cenas em busca de seus objetivos...), Paranóia  (...escondendo segredos e ferrando uns aos outros...) e D&D 3e (...em builds de personagens elaboradas cheias de super habilidades). E, claro, Naruto - o jogo tem os chamados Ninpo, que são as artes ninjas daquela série (e sim, tem Taijutsu, Genjutsu e Kage Bushin/clone das sombras.... tem a p*rra toda).

Eu detalharia mais, porém o site oficial já é bem abrangente e recomendo uma olhada: http://shinobigami.com

Ainda não joguei mas devo fazê-lo na semana que vem. Alguém mais conhece?


P.S: brinde pros fãs de Naruto...  :b



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Sistemas & Cenários / Re:Animismo em D&D?
« Online: Novembro 18, 2018, 04:03:18 pm »
Pois é, Heitor. Quando criaram a cosmologia de D&D, parece que não deram muita bola para o animismo, e por isso a tentativa de se conciliar ambos hoje soa como uma.. gambiarra, acho.

De qualquer forma, esbarrei com isso ontem à noite: http://www.enworld.org/forum/showthread.php?118071-The-Shaman-s-Handbook

Me parece uma tentativa honesta, inclusive utilizando a cosmologia de forma mais ou menos coerente. Ele renomeia alguns planos segundo o xamanismo: O material passa a ser o "Mundo do Meio", o Etereal o "Mundo dos Espíritos", o Demiplano dos Sonhos de "Mundo dos Sonhos", o Astral de "O Mundo do Céu", etc. e propõe formas úteis de se interagir com estes em busca de vantagens ou informações. Enfim, ajuda um pouco, ainda que ainda não seja ideal.

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Sistemas & Cenários / Animismo em D&D?
« Online: Novembro 17, 2018, 03:21:18 pm »
Como traduzir práticas animistas/xamãnicas para a cosmologia de D&D? Sempre percebi que sua mágica sempre teve uma inclinação mais pro lado hermético e pro teista, deixando de lado o animista.

Por exemplo, como explicar as jornadas espirituais (vision quests) em busca de presságios e comunhão com seu espírito guia? Seria o caso de uma projeção astral para o Outer Plane correspondente?

E como contatar espíritos da natureza para controlar um incêndio ou chamar uma tempestade oportuna? Uma ida ao plano Etéreo para uma conversa com eles? Ou existe algum "Plano dos Espíritos Naturais" (nunca ouvi falar, ao menos na velha Grande Roda, talvez tenham criado algo assim recentemente?).

Além disso, como entusiasta de Planescape, sempre achei interessantes as aplicações do spell Projeção Astral, que permite ao usuário, no caso o xamã, tirar um cochilo no plano material enquanto projeta sua consciência até um Outer Plane e, lá chegando, assumir uma forma sólida equivalente ao plano em questão (um animal selvagem em Arbórea, um construto cibernético em Mechanus, etc) e ajudar a equipe de PCs remotamente, tal qual um hacker faria num jogo cyberpunk. MAS nunca vi tal possibilidade ser explorada com carinho, o que me soa como uma oportunidade desperdiçada.

Ideias?

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Sistemas & Cenários / Re:Vampiro 5e - Abuso de Mortais: O RPG
« Online: Agosto 31, 2018, 02:16:04 pm »
Concordo com vocês. Os autores acertaram na mosca ao focar na fome e sobrevivência, sem elders fodões querendo aparecer, e com regras mais enxutas.

Pena que, ao que parece, boa parte dos fãs não curtiu. Como suspeitava, boa parte deles queria mesmo é jogar Supers by Night, e não politicagem horror pessoal e afins.


E, meu deus, o Elfo continua trocando de nome a cada 5 dias. :duh:


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Sistemas & Cenários / Re:[Apocalypse World] The Ruin Runner
« Online: Julho 11, 2015, 06:44:12 pm »
Depois de ajustes e reajustes, cheguei a versão final:

https://drive.google.com/file/d/0ByF9qkt14FlUcjU3OWdEUnNlR2c/view

Acabei reduzindo as referências a stalker e deixando o arquétipo mais "pé-no-chão". Tentei retratar um perfil mais solitário e dependente de equipamento/tecnologia pra sobreviver no apocalypse (se você reparar, ele é um dos arquétipos com mais opções de equipamento). E o legal é que os equipamentos têm sinergia com as habilidades dele (por exemplo, uma "multitool" permite escolher uma opção extra na habilidade "Jury-rigged" / gambiarra). Enfim, gostei do resultado final.

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Sistemas & Cenários / [Apocalypse World] The Ruin Runner
« Online: Julho 05, 2015, 06:00:58 pm »
Dei uma mexida nesse arquétipo e tava precisando de umas idéias e críticas. Ele é inspirado em rastreadores, rangers, etc. mas com uma influência forte de Stalker (tanto o jogo, como filme e livro). Ele é mais do que um cara que sobrevive no meio do mato (mato = ruínas do velho mundo), ele tem uma ligação quase espiritual com o ambiente, o que tentei retratar com manobras/movimentos como augúrio e facilidade em abrir a mente pra tormenta psíquica quando meditando em meio as ruínas.

https://drive.google.com/file/d/0ByF9qkt14FlUTklhY1NhT2NsYzg/view?usp=sharing

Sugestões e comentários são bem vindos.  :)

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Sistemas & Cenários / Re:Apocalypse World
« Online: Julho 02, 2015, 04:04:40 pm »
Silva fazendo builds? Mas isso não é coisa de wargames que se dizem RPGs?  :linguinha:
Cara sabe que tenho jogado numa mesa de D&D 5ª edição e achando o maior barato ? É, o mundo dá voltas.  :haha:

Voltando ao AW, você chegou a imprimir os playbooks, Bispo ? Reparei que estão no formato legal/ofício1 (216 x 355 ), um tipo de folha difícil de encontrar por essas bandas. Quando tentei imprimir em A4 as fontes ficam muito pequeninas, difíceis de ler. Como você fez ?

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Sistemas & Cenários / Re:Monsterhearts
« Online: Julho 02, 2015, 03:58:11 pm »
Valeu a ajuda, meu caro Barão.

Você sabe o motivo desses projetos estarem parados ? Tem a ver com a tradução, ou a coisa é mais "mercadológica" ?

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Sistemas & Cenários / Monsterhearts
« Online: Junho 30, 2015, 07:39:56 pm »

Eu já conhecia o Emohearts Monsterhearts, mas esses dias andei lendo uns comentários dizendo que ele é a melhor encarnação do sistema World e tal, inclusive que ele é melhor até que o original Apocalipse World (jogo que sou fã de carteirinha). O artigo abaixo, do jovem nerd, fala um pouquinho dele, mas muito por alto:

http://jovemnerd.com.br/nerd-news/hq-livros/comecou-a-pre-venda-de-monsterhearts-um-rpg-sobrenatural/

Então fica a pergunta: Alguem aqui conhece ? Ele é tão bom assim ? E, caso positivo, qual versão é recomendada, a original gringa ou a brasileira ?

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Sistemas & Cenários / Re:Apocalypse World
« Online: Junho 22, 2015, 05:14:23 pm »
Pois é Bispo, só agora reparei que o Touchstone usa Hard. Hmm.. taí o desafio: quanto tempo você consegue manter sua convicção sem ter que apelar pra violência ?

No mais, andei brincando com essa ideia de troca de arquétipos, ou mesmo de começar com um porém pegar moves de outros durante o jogo, e me veio isso:

- Angel + Savvyhead: Um angel que, após um choque traumático, começa a enxergar pessoas como se fossem objetos. Ele entra em transes em meio a cirurgias e, ao "brincar" com os órgãos internos dos pacientes, tem visões do futuro/presságios. (ele usa o augúrio do Savvyhead, só que com órgãos durante cirurgias, ao invés de peças mecânicas). A ideia de criar um construto vivo (um frankenstein apocalíptico ? ) cada vez o seduz mais.

Dá pra fazer combinações super loucas muito fácil. Vou pensar em mais algumas...  :bwaha:

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Vídeo Game / Re:[Steam] Promoções e Recomendações
« Online: Junho 11, 2015, 07:18:02 pm »
eu consegui a minha e tô curtindo esse

para quem gosta de coisa velha:
http://www.pcgamer.com/crusader-no-remorse-is-now-free-on-origin/

Pega em Windows 8 ?  :pidao:

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Sistemas & Cenários / Re:Apocalypse World
« Online: Junho 11, 2015, 11:48:41 am »
Pensei num conceito de personagem inspirado nessa imagem:



Uma espécie de menestrel das wastes, carregando um violão e uma m16 nas costas, pra trazer esperança aos desafortunados e chumbo quente aos corruptos.

Mas to em dúvida sobre que arquétipo se adequa melhor. Tanto o Touchstone como o Hocus ressonam bem com a ideia. No caso do Touchstone seria mais um visionário solitário levando esperança aos povoados que visita. Já no caso do Hocus ele teria um gropo de seguidores fanáticos (fãs de sua música e letras ?), que o seguem pra todos os lados, e inclusive lutam por sua causa.

Ou quem sabe começar como um Touchstone, e no meio do caminho mudar pro Hocus (através daquela opção avançada de progressão de mudar o arquétipo). Isso representaria uma mudança de perspectiva, de uma mais positiva e pacífica (Touchstone) pra uma mais cínica e violenta (o Hocus), inclusive esse ultimo poderia usar os seguidores como uma espécie de guerrilha band pra destronar warlords pela wasteland afora.

O que acham ? Idéias são bem vindas.

P.S: aliás, esse site aqui tem uma porção de arquétipos novos, a maioria deles bem elaborada. Recomendo.

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Sistemas & Cenários / Re:Apocalypse World
« Online: Junho 10, 2015, 06:05:26 pm »
Valeu galera. Adorei o "Manobras" pra moves, e to entre "Pesadelo" e "Tormenta" pro maelstrom.

Aliás, alguns jogadores do grupo são novos e meio que torceram o nariz pra existência explícita de Psi. Se isso realmente se confirmar, estou pensando em tratar o maelstrom simplesmente como loucura/insanidade, e chamá-lo exatamente assim ("Abrir sua mente para a Loucura"). A justificativa seria que esse mundo é tão fodido que cedo ou tarde você é obrigado a lidar com sua loucura ou sucumbir. ou algo assim.

Mas vou tentar convencer a galera a adotar o maelstrom literalmete, por que eu acho Brainer muito legal.

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Sistemas & Cenários / Re:O novo rpg de Monte Cook
« Online: Junho 09, 2015, 10:12:51 pm »
Também estou gostando muito de não precisar fazer rolagem nenhuma. É tudo por conta dos jogadores. Parece pouco, mas faz muita diferença no tanto mais que se pode pensar nos acontecimentos da história sem se preocupar com os dados.

Isso aqui é o grande lance, pra mim. Os jogos "Powered by the Apocalypse" usam a mesma filosofia e a coisa flui que é um amor.


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