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Tópicos - Madrüga

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1

Como o CarnaSpell deixou todo mundo na fissura de dar uma jogadinha, estávamos falando no chat sobre jogar um selado de M15. Queremos chamar gente de volta ao jogo e jogar sem gastar dinheiro, aproveitando para integrar os iniciantes e tal.

Como o GarotoVaca tá demorando, eu queria fazer esse lance tranquilo, sem interferir, sem o compromisso de começar uma coisa maior. Só pegar os boosters, montar decks e começar a jogar.

O que é um selado?

Um selado seria um campeonatinho no qual você abre seis boosters e monta um deck de 40 cartas a partir deles. Apenas isso. Você pode mudar seu deck entre partidas, desde que use o que tem. Não são permitidas trocas.

Quem se interessa? Podemos resolver usar o Magic Workstation pra jogar e o Skype pra conversar nas partidas. Eu acho que daria pra resolver tudo em umas três semanas, no máximo.

Que acham?

PS: para quem estiver perdido na construção do deck, chequem este artigo. Eu li este artigo e, moléstia à parte, costumo ir muito bem em torneios desse tipo (com os brother, porque contra 100 nerds com neckbeard eu não vou tão bem). Ele explica tudo, dá uma força e, infelizmente, é só em inglês.

PESSOAS LINDAS E CHEIROSAS INSCRITAS:
1) Madrüga
2) Heitor
3) Irish Carbon
4) VA
5) HeIuri
6) Macnol
7) Lune
8) Kinn
9) Noara
10) Rafa

2
Card games, Board games, Wargames, Miniaturas / MAGIC SPELL - tópico de ideias
« Online: Fevereiro 25, 2015, 10:58:10 pm »
OLAR.

Como alguns sabem, o Lune está trabalhando numa nova versão do MAGIC SPELL (a anterior já anda meio desatualizada). Aí conversamos e eu propus abrir um topicozinho pra sugerir cartas, relembrar memês¹ da Spell, coisas do carnaspell, etc etc.

Vamulá?

Exemplo: tem que ter uma carta AQUÁRIO CINCO ESTRELAS. Por horas, os membros da caravana TRENZINHO CARRETA FURACÃO viram anúncios do maior aquário de rodoviária do mundo, que era cinco estrelas, completo, inimitável, açucarado e... era um aquário com meia dúzia de peixes-pingados. Decepção completa. O VA tinha até comprado pilha pra tirar foto, e ficamos a ver navios. Esse aquário podia ser uma barreira ou um terreno.

¹gente, conheci uma pessoa que falava "memê", a sério

3
Dicas & Ideias / O grande tópico dos gêneros narrativos
« Online: Fevereiro 20, 2015, 01:59:01 pm »
OLAR,

o intuito desse tópico é tentar juntar uma bibliografia legal pra quem está interessado em narrativa, gêneros literários etc, origens de mitos, elementos clássicos de fantasia. No chat descobrimos que vários spellianos têm lido sobre o assunto, e queremos ter aí umas dicas de coisas para ler.

Com o tempo, vou editando aqui as dicas de cada um (incluindo minirresenhas), e podemos ir discutindo, tirando dúvidas, brigando (o de sempre). Vale livro, revista, programa de TV, artigo do Cracked, tudo que jogar uma luz nos assuntos.

Por fim, sem elitismos. Essa troca é muito boa e, claro, muitos vão poder exibir o academicismo na praia, mas não precisa esfregar o bronzeado nos amiguinho.

4
Sistemas & Cenários / Em que ponto está a 5e?
« Online: Novembro 10, 2014, 12:28:48 am »
Galero, desculpem pelo tópico antidesportivo, mas é possível alguém me resumir:

(1) A nova edição está devidamente lançada?
(2) Como tudo funciona? O sistema é aberto, fechado, com licença, sem licença, suporta third-parties...?
(3) Alguém já testou e tem um feedback?

5
Vídeo Game / Pokemão XY
« Online: Agosto 03, 2014, 02:42:07 pm »
Como vários spellianos andam jogando e viciando no pokemão, resolvi abrir um tópico pra gente centralizar as trocas, breedings, friend codes e tudo mais que envolve as alegrias do pokemão.

Madruga: 4399 0806 0706
Safári (flying): farfetch'd, tropius, não lembro

Phil: 1091-9948-9764
Safári (water): octillery, gyarados, frogadier.

Mai: 5258-1039-2200
Safári (ice): bergmite, snorunt, dewgong.

Myako: 3067-6725-9301
Safári (ground): trapinch, camerupt, gastrodon.

Irish Carbon: 1993 8237 4570
Safári (fire): ponyta, slugma, fletchinder.

Blackbird: 3840 6279 1396
Safári (water): gyarados, frogadier, panpour.

Vão dizendo que eu vou adicionando aí, <3

6
Clube de Magic: The Gathering / Tribal wars!
« Online: Setembro 26, 2013, 07:06:52 pm »
TRIBAL WARS!
A ideia consiste em:

(1) Sortear uma tribo, de acordo com essa lista.
(2) A partir disso, cada jogador monta um deck de no mínimo 60 cartas e um sideboard de até 15, observando as cartas banidas (abaixo).
(3) Dependendo do número de jogadores, fazemos um sistema suíço ou até todos contra todos.
(4) ???
(5) Profit!

---------------------

Cartas banidas:

- as banidas de Legacy:
(click to show/hide)

- as cartas que ajudam/detonam o sistema tribal:
(click to show/hide)

- qualquer criatura morfoloide (changeling)

-----------------

Lista de interessados:

1 - Madruga (deck OK)
2 - Khalim (deck OK)
3 - Kinn (deck OK)
4 - Irish (deck OK)
5 - Argrim (deck OK)
6 - Bodine (deck OK)
7 - GarotoVaca (deck OK)
8 - Iuri (drop)

-----------------------------------------

Decks da molecada:

 :seta: Argrim [mana]G[/mana]:
[deck=Corte uma cabeça e duas vão surgir!]--- Criaturas:
[card]2 Polukranos, World Eater[/card]
[card]2 Feral Hydra[/card]
2 [card]Protean Hydra[/card]
2 [card]Vastwood Hydra[/card]
4 [card]Primordial Hydra[/card]
4 [card]Kalonian Hydra[/card]
4 [card]Khalni Hydra[/card]
2 [card]Ulvenwald Tracker[/card]
2 [card]Joraga Treespeaker[/card]
2 [card]Rofellos, Llanowar Emissary[/card]

--- Outras magias:
4 [card]Somberwald Sage[/card]
2 [card]Asceticism[/card]
4 [card]Beast Within[/card]
4 [card]Cultivate[/card]

--- Terrenos:
14 [card]Forest[/card]
2 [card]Mikokoro, Center of the Sea[/card]
2 [card]Miren, the Moaning Well[/card]
2 [card]Rogue's Passage[/card][/deck]

 :seta: Bodine [mana]G[/mana]
[deck=Espículos do mal]-- Criaturas
2 [card]Protean Hydra[/card]
4 [card]Spike Drone[/card]
4 [card]Spike Feeder[/card]
2 [card]Spike Rogue[/card]
4 [card]Spike Breeder[/card]
4 [card]Spike Soldier[/card]
4 [card]Spike Weaver[/card]

-- Outras magias
4 [card]Thrive[/card]
2 [card]Contagion Clasp[/card]
2 [card]Heartstone[/card]
1 [card]Contagion Engine[/card]
4 [card]Rite of Passage[/card]
3 [card]Doubling Season[/card]

-- Terrenos
8 [card]Forest[/card]
4 [card]Golgari Rot Farm[/card]
4 [card]Llanowar Reborn[/card]
4 [card]Oran-Rief, the Vastwood[/card][/deck]

 :seta: GarotoVaca [mana]UB[/mana]
[deck=From the Deep Sea]-- Criaturas:
4 [card]Llawan, Cephalid Empress[/card]
4 [card]Cephalid Pathmage[/card]
4 [card]Cephalid Constable[/card]
4 [card]Cephalid Looter[/card]
4 [card]Aboshan, Cephalid Emperor[/card]

-- Outras magias
1 [card]Wash Out[/card]
4 [card]Counterspell[/card]
4 [card]Sleight of Mind[/card]
3 [card]Silent Departure[/card]
2 [card]Into the Roil[/card]
3 [card]Careful Study[/card]
3 [card]Deep Analysis[/card]

--Terrenos
13 [card]Island[/card]
4 [card]Polluted Delta[/card]
3 [card]Temple of Deceit[/card][/deck]

 :seta: Khalim [mana]BR[/mana]
[deck=Los Diablos]--Diabos (20)
4 [card]Vexing Devil[/card]
4 [card]Rakdos Cackler[/card]
4 [card]Squealing Devil[/card]
2 [card]Torch Fiend[/card]
4 [card]Hellrider[/card]
2 [card]Scourge Devil[/card]

--Outras Criaturas (5)
3 [card]Daggerclaw Imp[/card]
2 [card]Desecration Demon[/card]

--Outras Mágicas (12)
4 [card]Lightning Bolt[/card]
3 [card]Dreadbore[/card]
2 [card]Terminate[/card]
3 [card]Brimstone Volley[/card]

-- Terrenos (23)
9 [card]Mountain[/card]
3 [card]Swamp[/card]
4 [card]Blood Crypt[/card]
3 [card]Sulfurous Springs[/card]
2 [card]Lavaclaw Reaches[/card]
2 [card]Teetering Peaks[/card][/deck]

 :seta: Madrüga [mana]G[/mana]
[deck=Malditas aranhas!]-- Criaturas

4 [card]Juvenile Gloomwidow[/card]
4 [card]Sporecap Spider [/card]
4 [card]Penumbra Spider [/card]
2 [card]Silklash Spider [/card]
4 [card]Deadly Recluse [/card]
2 [card]Arachnus Spinner [/card]

-- Outras magias
4 [card]Arachnus Web [/card]
4 [card]Rancor [/card]
1 [card]Momentous Fall[/card] 
1 [card]Revenge of the Hunted[/card] 
4 [card]Explore [/card]
4 [card]Spider Umbra [/card]

-- Terrenos
4 [card]Swarmyard [/card]
2 [card]Tranquil Thicket [/card]
16 [card]Forest [/card][/deck]

 :seta: Irish Carbon [mana]GU[/mana]
[deck=Tropa de elite]-- Criaturas
4 [card]Greatbow Doyen [/card]
4 [card]Femeref Archers [/card]
4 [card]Trophy Hunter [/card]
4 [card]Scattershot Archer [/card]
4 [card]Matsu-Tribe Sniper [/card]
4 [card]Wind Dancer [/card]
4 [card]Hunted Troll [/card]

-- Outras magias
4 [card]Basilisk Collar [/card]
4 [card]Predator, Flagship [/card]
2 [card]Quest for Renewal [/card]

-- Terrenos
4 [card]Tropical Island [/card]
4 [card]Flooded Grove [/card]
4 [card]Soaring Seacliff [/card]
10 [card]Forest [/card][/deck]

 :seta: Kinn [mana]RG[/mana]
[deck=Los Lobos]-- Criaturas

3 [card]Reckless Waif[/card]
4 [card]Wolfbitten Captive[/card]
4 [card]Gatstaf Shepherd[/card]
4 [card]Mayor of Avabruck[/card]
3 [card]Kruin Outlaw[/card]
2 [card]Huntmaster of the Fells[/card]
4 [card]Immerwolf[/card]

-- Outras magias
4 [card]AEther Vial[/card]
4 [card]Lightning Bolt[/card]
4 [card]Moonmist[/card]
4 [card]Full Moon's Rise[/card]

-- Terrenos
4 [card]Taiga[/card]
4 [card]Stomping Ground[/card]
4 [card]Rootbound Crag[/card]
4 [card]Wooded Foothills[/card]
4 [card]Scalding Tarn[/card][/deck]

7
Clube de Magic: The Gathering / Revivendo o clube de Magic!
« Online: Setembro 23, 2013, 01:39:13 pm »
Galere, eu andei mandando umas MPs, mas vamos trazer isso pra cá que tem interessados:

Quem topa reviver o clube? Nem que fosse uma coisa mais pontual, tipo um torneio de TRIBAL WARS sem compromisso?

Khalim também deu a ideia de fazer drafts, coisas que não vão exigir um comprometimento muito grande, como era antes.

A ideia do tribal wars era simples: a gente sorteia uma tribo, galera faz um deck, exceto por cartas banidas, e fazemos um campeonatinho. Simples simples.

8
Vídeo Game / Dragon's Crown
« Online: Agosto 08, 2013, 01:54:53 pm »

Dragon's Crown está finalmente disponível, disponibilizando heróis meio exagerados para arrebentar com a boca do balão monstros arquetípicos de fantasia no melhor estilo beat'em up antigão que a Crapcom esqueceu.


Alguém aí comprou, vai comprar, pretende jogar? Comecei uma amazona para entender melhor o jogo, e fora um problema ou outro (o cursor é infernal de controlar com o controle do PS3), o jogo está prometendo bastante!

9
Vídeo Game / HUE HUE HUE
« Online: Maio 20, 2013, 11:34:14 am »
Artigo em: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/tec/109769-hue-hue-hue.shtml

Quem não se lembra de:
(click to show/hide)

Citar
Hue hue hue
Identificados pela risada típica, brasileiros ganham fama ruim praticando assaltos e arrastões em jogos on-line

ALEXANDRE ORRICO
DE SÃO PAULO

"Aqui é Brasil, seu safado!", gritou o jogador identificado pelo apelido L3L3K antes de assassinar um norte-americano no "DayZ", game de tiro em primeira pessoa. "Tinha que ser brasileiro", reclamou a vítima.

No jogo, ambientado em um mundo pós-apocalíptico apinhado de zumbis, os participantes têm que cooperar para sobreviver.

Mas L3L3K faz parte de um grupo de jogadores que prefere roubar equipamentos e enganar outros gamers com o objetivo de "tocar o terror".

Há anos, o comportamento "tóxico" (termo usado pela indústria de jogos) é apontado por jogadores de games de multijogadores como tipicamente brasileiro.

"DayZ" é apenas o alvo mais recente, mas outros títulos, como "Call of Duty", "World of Warcraft", "DotA" e "Minecraft", entre vários outros, também têm legiões de arruaceiros brasucas.

No fórum do game "League of Legends", é possível ler frases como "brasileiros são o submundo dos games on-line, a personificação do que é ser troll, o mais infame e odiado tipo de jogador" e "graças a Deus, abriram servidores brasileiros, assim eles entram menos por aqui [nos servidores internacionais]".

O problema, é claro, não é exclusivo do Brasil. Mas nenhum outro país tem uma identidade negativa tão forte. Alguns brasileiros, na tentativa de fugir do estereótipo, mudam a nacionalidade de seus perfis no jogo, a fim de não serem rechaçados.

"Podemos afirmar que esse não é um problema que tem origem no game. O jogador é, no mundo on-line, reflexo de como vive no mundo real", diz Julio Vieitez, diretor geral da Level Up! (de games como "Grand Chase" e "Ragnarok") no Brasil.

GANGUE DOS HUE'

"Jogadores brasileiros em games on-line são uma gangue, e não um grupo", disse Isac Cobb, desenvolvedor independente, durante a feira de jogos PAX East 2013, em Boston, nos EUA.

Cobb chegou a cogitar o bloqueio dos brasileiros no novo jogo, mas disse que ainda não há nada decidido.

Entre as reclamações, estão a realização de assaltos, mendicância, ataque a membros do próprio time e outras atrocidades virtuais.

"Curtimos tocar o terror", admite Caio Simon, 19, jogador de "DayZ". "É só um jogo, estamos nos divertindo. Não é para levar tão à sério."

Esse tipo de jogador é, às vezes, chamado de "hue", por causa da típica representação de risada, normalmente disparada após cometer alguma barbaridade: "HUEHUEHUE".

E aí, fama pra se orgulhar mesmo?  :what:

10
Jogos Sociais / Máfia Chrono Trigger - vitória da cidade!
« Online: Abril 25, 2013, 12:27:21 am »


Depois de experiências recentes, estou correndo para simplificar meu plano inicial: mecânica sem muita invencionice e um jogo com cara de máfia (porque acabamos criando tanto subsistema que às vezes perdemos a noção do básico). Perdoem-me pelo tempo sem poder narrar, e vamo lá!

Jogadores:

1 - Noara Foxxx - Rainha Zeal (ninja, política) - linchada no dia 3
2 - Publicano - Spekkio (treinador, habilitador) - morto na noite zero
3 - Kinn - Robo (bomba, treinador) - morto na noite 7

4 - Lelëco
5 - Barão - Schala (investigador temporal, maçom) - morto na noite 5
6 - Khalim
7 - Irish Carbon - Lavos (parasita) - morto na noite 4
8 - Thales - Tata (covarde, amado) - linchado no dia 6
9 - Anatole - Dalton (bloqueador) - linchado no dia 4
10 - JM
11 - Nibelung - Ozzie (político) - linchado no dia 8
12 - MagoCego - Crono (bloqueador) - morto na noite 1
13 - Assumar - Slash (copiador) - morto na noite 3
14 - Eltar - Magus (à prova de balas, médico, observador) - linchado no dia 5
15 - Ielena - Flea (motorista de ônibus) - morta na noite 7

16 - Nelio - Frog - guarda-costas, bloqueador - linchado no dia 7
17 - Manu - Toma Levine (campista) - linchado no dia 1
18 - Arcane - Lucca (rastreadora) - morta na noite 2



 :seta: Links legais para conhecer alguma coisa:
(1) Jogar o jogo. Sério. É um RPG legal até hoje, facilmente encontrável (comprável se você tiver PS3, Wii, Vita, 3DS e outros meios) e uma ótima experiência. Gráficos do Akira Toriyama (oquei, nem é tão bom, mas é referência para quem cresceu com Dragon Ball), música incrível, jogabilidade interessante, sistema legal de combate/techs, muito drama... jogue o jogo. Comece agora, sem compromisso.
(2) Estou usando a Chronopedia para imagens, descrições e coisas afins. Cuidado com as referências a outros jogos, como Chrono Cross.
(3) O site oficial.
(4) O artigo na Wikipedia.

11
Jogos Sociais / Iniciativa para ações
« Online: Abril 11, 2013, 09:50:14 pm »
Não quero ousar propor um padrão, mas estava pensando: geralmente os narradores têm padrões de iniciativa (que ações acontecem primeiro, etc). Queria pensar num esquema para minha própria máfia, de modo a facilitar os cálculos (e também oferecer "aumento de iniciativa" como possibilidade).

Estava pensando no seguinte, então (números menores acontecem primeiro):

(1) Bloqueio
(2) Campista, taxi driver, bus driver
(4) Médico, guarda-costas, guarda-costas de elite
(3) Morte
(4) Investigação, observação, rastreamento

Dessa forma, bloqueios têm prioridade sobre tudo (inclusive gente tentando matar o bloqueador), etc. Assim, uma habilidade poderia elevar a iniciativa da morte, digamos.

Que acham? Vale a pena pensar num sistema assim?

12
Off-Topic / Lavagem cerebral -- como isso acontece?
« Online: Março 31, 2013, 11:13:11 am »
Atenção: esse é um tópico meio confuso. Não tem um argumento claro, tem alguns preconceitos, não foi redigido de acordo com os preceitos da retórica grega e não se pretende vitrine de conhecimentos trivialísticos adquiridos na internet. É algo entre um desabafo e uma dúvida genuína.

------

Hoje pensando, estou com pouco mais de dez anos de Spell. Nesse meio-tempo, vimos muita gente ir e vir mas, principalmente, muita gente mudou. Hoje é possível assistir de camarote (via Facebook, por exemplo) o falecimento intelectual de gente que conhecíamos, que eram jovens normais, e que subitamente viraram jovens adultos cagadores de regras e meio cegos por causa de algum -ismo.

Não são exatamente essas pessoas que me suscitaram o pensamento aqui. O tópico não é indireta a eles, então deixemo-nos como exemplo.

Recentemente, o irmão de uma amiga foi "recrutado" pela TFP. Não se sabe bem até onde, mas o ponto é: era um cara normal, típico jovem nerd como nós aqui. Curtia lá seus filmes, livros, batia um papo, levava uma vida normal. De repente, uma curiosidade sobre o assunto aqui, uma conversa com um cara ali e esse brother mudou completamente.

Agora: como diabos isso acontece? Como uma pessoa pode ser tão capturada por algo que vai de encontro a ela mesma? Digo isso porque o cara em questão tinha uns conflitos de sexualidade, por exemplo. Não tinha religião. E não tinha muita "propriedade", pra começar. XD

Mas eis que, em algumas semanas, o cara já mudou completamente. Mudou seu perfil de Facebook, curtiu mil páginas católicas, só lê livros indicados pelo cara que o "introduziu" à filosofia do grupo, critica veementemente minorias que contrariam preceitos religiosos, começa a brigar com a própria família, com a qual tinha uma relação amorosa, etc.

Como isso acontece? Como pessoas jovens, aparentemente gozando de plena saúde mental e emocional, conseguem ser tão alteradas, conseguem ter a mente tão distorcida por movimentos políticos, religiosos, etc, a ponto de virarem estranhos para seus próprios familiares e amigos?

Acho engraçado algumas seitas, como a Cientologia, terem "centros de recrutamento de celebridades" ou algo parecido, abertamente, e mesmo assim conseguirem converter gente.

Não quis colocar essa questão no tópico de religião porque também penso em lavagem cerebral política aqui.

Vocês conhecem algum caso? Já leram alguma coisa sobre lavagem cerebral, seitas, recrutamento, Manchurian candidate, qualquer coisa? Como explicar esse processo (sem ser de maneira blasé, do tipo "derp, são mentes fracas, é por isso")?

13
Off-Topic / Fim (e recomeço) da EN World!
« Online: Janeiro 29, 2013, 11:13:26 am »
Recebi o seguinte email:

(click to show/hide)

Em resumo pra quem tiver preguiça, eles foram hackeados em dezembro, perderam absolutamente tudo e estão fazendo um kickstarter para arrecadar fundos. A coisa está avançando BEM rápido e tem vários benefícios, parece interessante (e bacana).

Alguém soube dessa master-hackeada? Segundo eles, os posts estão lá, mas os dez anos de códigos e modificações nos códigos dos fóruns foram completamente destruídos.

14
Sistema e8 / Design: perícias como grupos
« Online: Janeiro 25, 2013, 10:39:18 pm »
Ando lendo Leverage RPG (e até assistindo à série) por causa de uma campanha que meu grupo ia jogar. Uma coisa me chamou muito a atenção no jogo: ao invés de perícias individuais, existem certos "perfis" do que você é, sua função no grupo. Esses perfis são as classes de Leverage, e são pareados com atributos para que sejam jogados.

Vou parafrasear aqui a resenha do kimble:

(click to show/hide)

Será que isso poderia funcionar em outros jogos? Pensei, por exemplo, até em jogos de Walking Dead, com uma das classes sendo runner, o cara que consegue pegar as coisas (tipo o Glenn). Isso deve até existir.

Como um sistema bastardizado de d20 pode se beneficiar disso?

A meu ver, podemos pegar o que existe de perícia e juntar em grupos. Esses grupos podem ter o nome de uma habilidade ou de um profissional (isso é o de menos). Dessa forma, cada uma delas poderia ter uma descrição, e algumas poderiam até se acumular. Isso encorajaria personagens a se diversificar, não tendo que ficar presos a um só perfil.

Além disso, essa mecânica pode tirar um pouco do peso do simulacionismo. Ao invés de determinar a CD de um pulo de acordo com a medida em pés do vão a ser pulado, é possível adotar um sistema de CDs fixas (ou determinadas pelo narrador). Então um pulo complicado tem CD 30, e é isso: o personagem não tem uma régua para medir.

Um estudo rápido feito pelo Zé Blackbird:

[attach=1]

Esse pulo poderia ser feito, por exemplo, jogando-se 1d20 + modificador de Força + Atleta. "Atleta" poderia ser um valor (como 4) ou um dado (como d8). Da mesma forma, "modificador de Força" poderia ser só "Força" se usássemos o modificador de uma vez, ao invés do número (um personagem com Força 16 seria um personagem com Força +3).

O que o personagem poderia fazer com cada perfil ficaria ao encargo da descrição (e o narrador pediria o teste). Digamos que uma marcha forçada está pesando na viagem dos jogadores. Um PC tem Atleta d8 e Sobrevivente d10, por exemplo. "Resistência física" faz parte da descrição de ambos perfis, então ele joga 1d20 + Constituição + Sobrevivente.

Para diferenciar personagens, eles poderiam eleger "especializações" a cada nível, por exemplo. Isso permitiria a ele re-rolar um dado, aumentar o dado do teste, algo do tipo. Então um PC poderia ter Atleta d10 (natação, escalada) enquanto outro poderia ter Atleta d10 (corrida, salto): habilidades iguais, mas com uma pitada de diferença.

Que acham? Isso pode descomplicar um pouco o sistema e deixá-lo menos HURR, SIMULAÇÃO, o que é sempre bem-vindo. Além disso, permitiria jogadas criativas e até barganhas por parte dos jogadores, para ver onde eles podem aplicar suas habilidades.

15
Sistemas & Cenários / [V:tM] Fora, fraquezas de clã
« Online: Janeiro 24, 2013, 03:26:31 pm »
Recentemente, meu grupo resolveu VOLTAR a jogar Vampiro. Depois de revirar os olhos, resolvi tentar uma abordagem nova (porque o pessoal leu tudo, sabe tudo, quer bombar só o que adianta pra disciplinas, um horror), indo desde seitas novas -- no esquema de V:tR -- até clãs com nomes diferentes, outros acontecimentos, menos metaplot, etc.

Aí uma coisa me bateu aqui: eu e muitas pessoas que conheço (como o grupo que está jogando) simplesmente odiamos a ideia de "fraqueza de clã". É bobo, é limitante, é desequilibrado e não faz muito sentido em jogo.

Minha ideia era combater um pouco do "power creep" das Disciplinas, utilizando opções do livro de 20 anos de Vampiro, umas house rules e algo que me fez pensar ontem: não seria interessante uma Disciplina ir, ao mesmo tempo em que confere benefícios, corroendo o personagem e gerando o equivalente de uma fraqueza?

Dessa forma, os panacas iam pensar duas vezes antes de sair mazimizando tudo e a existência desses poderes seria uma bênção/maldição progressiva, aumentando as limitações ao mesmo tempo em que crescem os poderes. Mais interessante que uma fraqueza de fábrica, acho eu.

Exemplo (o nível 1 não teria um revés, só a partir do 2):

 :seta: Demência: 2 (defeito mental de -1), 3 (defeito mental de -2), 4 (defeito mental de -3), 5 (perturbação).
 :seta: Quietus: progressivamente aumentando o vício em sangue (como a fraqueza dos Assamitas)
 :seta: Presença: diminui a Liderança/Lábia (porque o vampiro se acostuma a ter o que quer rapidamente e sem esforço)? Tipo, cada ponto além de 1 representa uma diminuição do máximo da perícia por geração: um cara com Presença 3 de 9ª geração só pode ter 2 pontos na perícia em questão.
 :seta: Dominação: similar à presença, mas com Empatia.
 :seta: Quimerismo: assombrações? Dificuldade de diferir realidade de ilusão?
 :seta: Vicissitude/Tanatose: vai assumindo uma aparência cadavérica/cheia de cicatrizes, diminuindo sua aparência?

São só ideias. Que acham do conceito (e da aplicação)?

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