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Tópicos - Bispo

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Sistemas & Cenários / Novos Mundos [2018]: Eberron e Ravnica
« Online: Julho 23, 2018, 05:23:14 pm »
Bom, a maioria já deve estar sabendo, mas os dois cenários desenvolvidos este ano pela WotC para DnD são Eberrob e Ravnica. Link do anúncio (23/07/2018).



Ravnica esta programado para sair em novembro e Eberron já está disponível na DMsGuild/Drivethru RPG e D&D Beyond.

Em que pese a rejeição dos jogadores mais antigos de DnD (em geral, a maioria queria a volta aos "clássicos": Dark Sun, Dragonlance, Planescape, etc.), vi com bons olhos esses anúncios e lançamentos, principalmente do Ravnica. Primeiro porque dá a possibilidade ao designers de experimentarem coisas novas (principalmente no lado mecânico do sistema, evoluindo-o), depois porque sai um pouco de FR (coisa que só Curse of Strahd fez), além do ponto de vista dos negócios, parecer ser uma decisão acertada de reforçar as marcas e intercambiar compradores (mais aí é suposição, porque não sei como é o público de MtG). E, por fim, ao contrário do que pensam os "grognards", dá fôlego à 5e, tanto pelas inovações quanto por não tirar do horizonte estes mesmos clássicos.

E dando uma olhada no Eberron, estou gostando do que vi. Inclusive a solução deles pro Warforged foi melhor do que esperava (e tinha imaginado). Mas não, ainda não saiu o Artífice. EDIT: Explicar a razão do "ainda": segundo os desenvolvedores, o conteúdo do WGtE não está completamente fechado. Partes mecânicas ainda serão submetidas aos Unearthed Arcanas, e depois o PDF será atualizado. Depois que isso tiver sido feito, incluso aí a adição do Artífice, haverá a opção de impressão do livro.

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Sistemas & Cenários / [Sell me] AD&D
« Online: Junho 04, 2018, 11:05:33 am »
Então, entrei para um novo grupo de RPG aqui onde moro, pessoal bacana e tals. Depois de uma mini-campanha de Star Wars (da FFG), os caras querem jogar AD&D.

Embora minha primeira experiência em RPG tenha sido com esse sistema, isso foi há muito tempo atrás, e muito porra-louca (ou magical tea party).

Enfim, o que queria ver com vcs são os pontos fortes e fracos do sistema, o que funciona ou não, o que pode ser empolgante ou frustrante, essas coisas.

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Sistemas & Cenários / Pathfinder 2E
« Online: Março 07, 2018, 06:06:29 pm »
Só para deixar registrado: a Paizo anunciou ontem a segunda edição do Pathfinder.



Página do projeto ("Pathfinder Playtest"): http://paizo.com/pathfinderplaytest
FAQ: http://paizo.com/pathfinderplaytest/faq
Link para os previews do Pathfinder Playtest: http://paizo.com/community/blog/tags/pathfinderRoleplayingGame/playtest


E, pra terminar, só um quote do FAQ:

Citar
Didn't you say you would never do a Second Edition?
No, we never said that. One day in the future, there will probably be a third edition of Pathfinder. And if we're lucky, a fourth and a fifth.

4vengers!  :b

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Sistemas & Cenários / Glyph of Warding e armazenando magias
« Online: Fevereiro 23, 2018, 04:52:37 pm »
Continuando a série de perguntas (possivelmente) cretinas sobre D&D 5e.

É possível (ou vc como DM permitiria) utilizar a opção "Spell Glyph" da magia Glyph of Warding para inscrever num pergaminho magias como Haste ou Fly? Obviamente, observaria-se as limitações de todas as magias.

Minha dúvida se baseia na frase "you inscribe a glyph that harms other creatures" da magia Glyph of Warding.

Lembrando que, de acordo com o Xanathar's Guide to Everything, um pergaminho de uma magia de 3º nível levaria uma semana de trabalho e 500 gp para ser criado.

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Dicas & Ideias / Mestrando RPG para crianças
« Online: Fevereiro 23, 2018, 03:44:36 pm »
Alguém que tenha mestrado RPG para crianças (9 a 11 anos, ambos os gêneros) pode comentar um pouco sobre a experiência e, principalmente, passar alguma dica, por favor?

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Design & Desenvolvimento / Loremaster
« Online: Novembro 07, 2017, 03:20:33 pm »
Então, já que a WotC desistiu, por ora, do Loremaster como uma Arcane Tradition do Mago, e penso que é um conceito bacana, resolvi fazer o meu. Segue o que desenvolvi até agora:

2nd level feature
Arcane Savant
At 2nd level, you learn two languages of your choice. You also become proficient in your choice of two of the following skills: Arcana, History, Investigation, Nature, or Religion.
Your proficiency bonus is doubled for any ability check you make that uses either of those skills.

In addition, you add the Identify spell to your spellbook if it is not there already. When you cast the Identify spell you regain one expended spell slot of 1st level.

At 9th level, you add the Legend Lore spell to your spellbook if it is not there already. When you cast the Legend Lore spell you regain one expended spell slot of 5th level or lower.


6th level feature
Use Magic Device
By 6th level, you have learned enough about the workings of magic that you can improvise the use of items even when they are not intended for you. You ignore all class, race, and level requirements on the use of magic items.


10th level feature
Prodigious Memory
At 10th level, you have attained a greater mastery of spell preparation. As a bonus action, you can replace one spell you have prepared with another spell from your spellbook. You can’t use this feature again until you finish a short or long rest.


14th level feature
Arcane Mastery
At 14th level, you have achieved such mastery over certain Spells that you can maintain concentration of them together with other spells. Choose a 1st-level wizard spell and a 2nd-level wizard spell that are in your Spellbook and requires Concentration. You can cast either of those Spells at its lowest level and still cast a second spell that requires Concentration. If you fail a Concentration check while concentrating on two spells, you lose both spells.


Opiniões?

Ficaria muito forte se no Arcane Mastery (sugestão para nomes são bem-vindas, já tem muito "mastery" no texto), também permitisse selecionar uma magia de 3º nível? Isto é, escolher duas magias numa combinação até o 3º nível de magias (e.g. Web e Haste).

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Off-Topic / Morre Douglas Quintas Reis, um dos fundadores da Devir
« Online: Outubro 13, 2017, 02:26:09 pm »
"É com pesar que comunicamos o falecimento de Douglas Quinta Reis, nessa madrugada do dia 13 de outubro de 2017, em São Paulo."



Daqui

Fica o registro e as condolências.

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Off-Topic / Problemas pra acessar o EnWorld
« Online: Outubro 13, 2017, 08:04:54 am »
Alguém também está tendo problemas para acessar o EnWorld (enworld.org)? Já limpei cookies, tentei diferentes navegadores e mesmo no Tapatalk não está funcionando.

Até entrei em contato com o Morrus, administrador da plataforma, mas ele disse que do lado dele está tudo bem (e também não vi ninguém falando do mesmo problema).

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Off-Topic / Censura ao RPG?
« Online: Outubro 03, 2017, 03:00:44 pm »
Saiu uma nota no Covil RPG informando que:

Citar
No último dia 19 de setembro, o deputado Marco Feliciano, do PSC, apresentou um projeto de lei que modifica o artigo 74 da Lei nº 8.069, que entre outras coisas, visa “…proibir que a programação de TV, cinema, DVD, jogos eletrônicos e de interpretação – RPG, exibições ou apresentações ao vivo abertas ao público profanem símbolos sagrados.”

A questão que fica, ao ler a emenda em si, é que ele não define o que é "profanar" e o que são "símbolos sagrados". Poderia então alegar que sou satanista e seus símbolos (quaisquer que sejam) são sagrados para minha fé?

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Sistemas & Cenários / [5e] Water Walk e a pergunta cretina do dia.
« Online: Agosto 28, 2017, 08:57:19 pm »
Citando a magia

Citar
Water Walk (Ritual)
Level: 3
Type: Transmutation
Casting Time: 1 action
Range: 30 feet
Components: V S M
Material Components: a piece of cork
Duration: 1 hour
Used By: CLR, RGR, SOR

This spell grants the ability to move across any liquid surface such as water, acid, mud, snow, quicksand, or lava as if it were harmless solid ground (creatures crossing molten lava can still take damage from the heat).

Up to ten willing creatures you can see within range gain this ability for the duration.

If you target a creature submerged in a liquid, the spell carries the target to the surface of the liquid at a rate of 60 feet per round.

Pergunta: pode-se eleger como alvo uma criatura involuntária? Isto é, poderia lançar Water Walk num monstro aquático/submerso e fazê-lo emergir até a superfície?


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Sistemas & Cenários / [5e] Personagem inconsciente e duração de magias
« Online: Julho 31, 2017, 01:04:50 pm »
Um personagem que tenha a magia Mage Armor conjurada em si e caia a 0 PV perde os benefícios da magia? E Find Familiar?

Basicamente, magias que não requerem sustentação/concentração (Concentration) expiram quando o conjurador esta inconsciente (Unconscious)?

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Design & Desenvolvimento / [PEACH] Zumbi: raça jogável
« Online: Julho 16, 2017, 01:04:47 am »
Então que tive uma ideia de jogar com um personagem zumbi numa mesa de DnD 5e. As regras, porém, não a suportam muito bem -- o mais próximo que encontrei foi o Revenant num desses artigos do UA, mas ele é bem sem-sal na minha opinião.

Daí que resolvi criar um zumbi como raça jogável e queria a opinião de vocês sobre o material. Segue o que desenvolvi até agora.

Ability Score Increase. Your Constitution score increases by 2.
Undead.  You are considered an undead creature for the purpose of effects that relate to the undead type like the Turn Undead and Destroy Undead features from Cleric class.
Past Life. Select a race other than zombie. You are also considered a member of that race for the purpose of meeting prerequisites, such as the Bladesinger Wizard’s Arcane Tradition. In addition, you know the same languages you knew in life as well as your appearance at the time of your death. You do not age, but do rot.
Size. Medium.
Speed. Your base walking speed is 25 feet. Your speed is not reduced by wearing heavy armor.
Darkvision. You can see in dim light within 60 feet of you as if it were bright light, and in darkness as if it were dim light. You can’t discern color in darkness, only shades of gray.
Undead Fortitude. You have advantage on saving throws against poison, and you have resistance against poison damage. In addition, you are immune to exhaustion condition.
Unnatural Vitality. At the start of each of your turns, you regain hit points equal to 1 + your Constitution modifier if you have no more than half of your hit points left.

Comentários
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Críticas são bem-vindas!

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Sistemas & Cenários / RPG (TTRPG/PnP) oriental
« Online: Abril 03, 2017, 07:13:57 pm »
Alguém conhece algum RPG oriental? No sentido de ser produzido/criado por designers orientais e não por temática oriental.

"Oriental" aí pode ser tão amplo a ponto de abranger regiões como Norte da África, Leste Europeu, Oriente Médio e Ásia.

EDIT: TTRPG/PnP RPGs, só para esclarecer.

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Sistemas & Cenários / DnD 5e: Tradução à vista
« Online: Março 21, 2017, 02:31:52 pm »
A WotC anunciou agora há pouco que a Gale Force Nine (GF9) será responsável pela localização do DnD 5e. Inicialmente, serão traduzidos os três básicos mais o Starter set.

Mais informações aqui e aqui.

Alguém sabe se GF9 já fez esse serviço com algum produto antes no BR? Aliás, conhecem a Fire on Board Jogos? E estou curioso para saber como ficarão serviços como o DM's Guild. Será que haverá espaço para públicos de linguagens específicas?

EDIT: Não deu nem meio-dia do anúncio e a treta já rolou:

Citação de: Antonio Pop, da Redbox
Se tiver paciência de ler, não curta. COMPARTILHE! Obrigado!
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FOI UM DIA ESPECIAL... aquele 28 de novembro 2015. Fábio Ribeiro, nosso despachante, havia conseguido uma brecha com a Hasbro e haveria a possibilidade de começarmos a tratar da publicação do D&D no Brasil. Para uma tarefa tão árdua, tão grande, tão pesada o Fábio cometeu o primeiro dos erros que cometeria nesta história toda, mas com certeza o mais complicado dos erros.

Formou um grupo de editoras que trabalhariam no projeto D&D, ou seja uma forma de unir editoras para conseguir a publicação do D&D no Brasil em português.
Foram convidadas para o projeto a Redbox, a Meeple BR e a Fire On Board que formariam uma nova editora, uma Joint Venture chamada FMR (com as iniciais das empresas, Fire Meeple Red) com objetivo único de publicar o D&D.

Após meses de reuniões, idas e vindas, emails respondidos, outros esquecidos, projetos formulados, formulários preenchidos, estávamos muito próximos de conseguir finalmente a licença do D&D para o Brasil quando descobrimos uma informação quente. A Gale Force Nine da Inglaterra estava sublicenciando o D&D para outros idiomas com o Aval da Wizards. Havíamos descoberto o por que do processo estar parado em Seattle.

Aqui cometemos o erro 2. Vejam só:

Trocamos o Fábio, interlocutor com a Hasbro/Wizards, pelo João Barcelos da Fire On Board. Deste ponto em diante o João seria o responsável por negociar o licenciamento do D&D pela FMR. e assim foi por todo o ano de 2016 quando tivemos uma reunião em ESSEN com a Gale Force Nine.

Na reunião conhecemos toda a equipe, ficamos sabendo que iríamos ser a editora do D&D no Brasil que tudo estava certo e que teríamos que correr com a produção, tradução e etc. Estava tudo certo. Só falta o que? O contrato da Wizards conosco que estava sendo "aprovado" pela matriz e seria assinado em breve.

Com essa resposta positiva de sucesso nas mãos, partimos para a parte prática da coisa. Marcamos uma reunião com todas as empresas aqui em Niterói em novembro de 2016. Eram os últimos passos para termos o D&D em português. E eles foram dados durante um sábado de grande trabalho numa reunião que levou praticamente o dia inteiro.

Veio pela Redbox, eu e o Fabiano pela Redbox, o Diego Bianchini pela Meeple Br, o Fábio Ribeiro pela Rigo Logística e pela Fire on Board uma comitiva. João Barcelos, sua namorada Aline e o irmão da namorada do João (?!?!?) Yuri.

Várias coisas ficaram decididas. Preço, forma de trabalho, divisão das tarefas (a Redbox ficaria a cargo da parte editorial, tradução, diagramação e parte gráfica bem como a comercial), um selo para ser trabalhado e não confundir com as empresas antigas, que teríamos um blog para material não oficial, quem faria essa ou aquela coisa. Enfim, decidimos TODA a parte contratual da FMR. Sabíamos quem faria o que e quanto cada empresa teria de pagar para entrar no projeto.

Como já era novembro e o prazo era curto, começamos as traduções já na semana seguinte. Formamos um equipe de tradutores e revisores profissionais (Gabriel de Oliveira Brum, Nino Xavier Simas e Elisa Guimarães) que também eram jogadores para traduzir o Players e deixamos a coordenação da tradução na mão do Igor Moreno. Conheço poucas pessoas que manjam mais de traduções, inglês e D&D 5 ed. no Brasil (Valeu cara! Fomos sacaneados mas valeu pelo trabalho classe A)!

No entanto após a formação da empresa estar combinada algumas coisas começaram a acontecer, isso acendeu a luz amarela, mas infelizmente nunca tivemos uma visão clara do que estava acontecendo...

O contrato da Wizards nunca chegava. as reuniões que o João Barcelos fazia nunca eram reportadas direito. só frases curtas e sem muito direcionamento, tipo "eles estão cansados do evento. Ficou pra semana seguinte". E coisas desse porte. A Luz amarela começava a ficar laranja.

Veio o ano novo e a promessa era de contrato assinado em janeiro!
Esperamos janeiro e a assinatura do contrato foi prorrogada mais uma vez para fevereiro.
Chegamos em fevereiro e descobrimos que a FoB já estava usando a alcunha "editora que publicará o D&D no Brasil" como forma de melhorar o seu desempenho junto aos lojistas. Interpelado por isso, João Barcelos pediu desculpas e disse que isso não se repetiria...

E não se repetiu.

No dia que receberíamos o contrato para assinar, recebemos um email vago e exageradamente pseudojurídico informando que a FoB não tinha mais interesse no projeto e se retirava do projeto D&D/FMR.

Como assim? Mas em que pé as negociações pararam? Por que vcs saíram do projeto? Nada foi esclarecido e quando procuramos a Gf9 para retomar a negociação, a bomba!
"A Fire on Board já assinou o contrato do D&D para o português. Desculpe mas não sabíamos dessa história. Passar bem."

E foi assim que soubemos que fomos sacaneados. Muito sacaneados.

Fizemos várias reuniões sobre como lidar com isso? Jogar no ventilador? Processar? Embargar o negócio? Mandar comunicação por escrito através de advogados? Temos pilhas e pilhas de provas, emails, fotos, mensagens, e até vídeos e áudios, vale a penas processar? Vamos Comunicar a Wizards e a Gale das complicações jurídicas que viram pela frente? Foram várias as sugestões do que fazer.

No fim, definimos que não iríamos atrapalhar o D&D no Brasil. Não seria justo com esse monte de jogador que anseia pelo livro e que não tem oportunidade de jogar em inglês. Não atrapalharemos nosso mercado. Não sacanearemos com ninguém.

Essas coisas pertencem a vida. À entidade que vc acredita. Seja carma, inferno, danação eterna, consciência, lado negro da força. Seja no que você acreditar.

Estas coisas voltam e elas costumam voltar em dobro! Aproveite enquanto você consegue! Seja feliz! E continue baixando a cabeça quando passar perto da gente. Pessoas que agem dessa maneira, que acreditam que "vale tudo no mundo corporativo" não costumam ir muito longe. Ou melhor elas chegam até muito longe, mas quando caem... #eikefeelings

Deve ser um orgulho danado anunciar a publicação no seu país e no seu idioma! Mais do que caminhões de dinheiro (que nós sabemos pelas contas e orçamentos que fizemos enquanto estávamos no projeto, não virá) deve dar um orgulho danado ser o portador da licença do D&D no Brasil. Mesmo que para isso você tenha de enganar outras 3 empresas, dezenas de pessoas, esmagar sonhos pessoais, realizações de infância de um monte de gente.
Enfim, pra concluir. Parabéns pro nosso mercado que voltará a ter o D&D e português. Parabéns pela Fire On Board pelo golpe de mestre. Talvez vcs entendam mais de D&D do que a gente por que rolaram um 20 no ataque pelas costas.

Pra nós, resta apagar os PVs perdidos e seguir em frente. Nos vemos no Vigésimo Nível.

Link pro texto
.


EDIT 2:

O CEO da Fire on Board Jogos deu sua versão dos fatos.

Citar
Como CEO da Fire on Board Jogos, venho comunicar sobre as acusações mentirosas e falsas que estão sendo propagadas à respeito da Fire on Board Jogos nas redes sociais.

Agora vou contar como realmente aconteceu.

Toda negociação, desde o princípio, foi realizada entre a Fire on Board Jogos e a Gale Force Nine, nossa parceira no projeto. Não houve nenhum intermediário, além de mim responsável pelos contratos internacionais. A parceria logo se formou e trabalhamos arduamente para tal. Ambos os lados.

Com o passar das reuniões, consideramos algumas empresas brasileiras para nos ajudar neste grande projeto. Não negamos que conversarmos com tais empresas. Conversamos sim.
Pensamos em ideias, porém, como vou falar mais adiante neste texto, não foram para frente por diversos motivos, o maior: falta de confiança.

Portanto, vamos deixar claro: não houve troca de interlocutor, não houve negociações diretamente com a Wizards/Hasbro. Não houve entre a Fire on Board e as demais editoras nenhum acordo.

Foi informado em tal post que a negociação estava para se concretizar. Agora, me pergunto eu: como algo pode se concretizar antes mesmo de começar?

Tivemos uma reunião presencial em que nada se concretizou. Conversamos e cogitamos hipóteses. E, nesta oportunidade, a RedBox Editora resolveu adiantar a tradução. Depois esta tradução nos foi cobrada e pagamos através de uma transferência ao Diego Bianchini. Mas sequer recebemos, vimos, participamos etc.

Inclusive sentimos muito aos tradutores que se esforçaram para entregar um bom trabalho, que apesar de não termos visto, temos certeza que deve ter ficado muito bom devido às pessoas envolvidas.

Com o passar do tempo, houve vários empecilhos que nos provaram que não seria viável começar uma possível parceria com as demais empresas. Poderia citar e provar vários fatos que acontecerem prejudiciais a Fire on Board Jogos e a vinda do D&D. A maioria relacionada à falta de confiança e desentendimentos. Como estávamos desde o início trabalhando com a Gale por conta própria, decidimos não começar nada com tais empresas e focar no trabalho que já estávamos fazendo.

Avisamos a tais empresas a tempo que não queríamos iniciar nenhum tipo de acordo com elas.
Trabalhamos muito, mas muito mesmo, para trazer o D&D para o Brasil. Foram vários testes de Resistência de Fortitude para evitar níveis de exaustão.

Fico muito triste por saber que isto está vindo à tona agora em um dia tão feliz para toda a comunidade de RPG e para nós. Porém, estamos felizes de saber com 100% de certeza que tomamos a decisão correta.

Não devemos nada a ninguém. Essa explicação é para nossos clientes, consumidores, fãs, seguidores e amantes de RPG e board games. Não é um ataque a nenhuma empresa, mesmo por que não precisamos disto para crescer ou aparecer.

Nunca prejudicamos ninguém e temos plena consciência de nossas atitudes e responsabilidades.

Peço que não acreditem em algo tão vazio e antiprofissional. Tenho certeza que um projeto tão maravilhoso quanto o D&D não iria para uma empresa pequena (de atitude) que fica falando de problemas pessoais pelo Facebook.

Não postamos nada relacionado a hashtag invejoso, nem nado tipo. Não somos assim e não fazemos este tipo de coisa. Novamente, estamos aqui para receber sua dúvida, opinião e demais solicitações.

Esses são os fatos.

O lançamento do D&D é uma notícia incrível. Não queríamos ter que passar por isto e nem fazer vocês passarem. Nos desculpe. Foi mesmo um erro nosso: tentar qualquer coisa com eles.
Estamos aqui para fazer um ótimo trabalho. Que o novo dragão chegue belo e glorioso ao Brasil.

Muito obrigado a todos que nos desejam sucesso.

Trabalhamos por vocês!

João Barcelos e toda equipe Fire on Board.

Original aqui.

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Dicas & Ideias / Dragão Brasil de volta?!
« Online: Outubro 11, 2016, 09:17:54 am »
Notícia que movimentou a RPGsfera brasileira ontem (com campanha no Twitter e tudo mais): a Dragão Brasil estará de volta via financiamento coletivo recorrente (estilo Patreon, mas numa plataforma brasileira, o Apoia.se).

O Trio (Marcelo Cassaro, Rogerio Saladino, J.M.Trevisan) encabeça a iniciativa, contando também com a participação de outros integrantes, como Leonel Caldela (autor de romances para o cenário Tormenta, originário da própria DB). A Jambô também dará suporte à revista.

O link para o FC é https://apoia.se/dragaobrasil. Já foram arrecadados quase R$ 10k no momento que em que escrevo este post. Isso que é nostalgia (ou improficiência em língua inglesa :P ).

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