Exibir posts

Esta seção lhe permite ver todos os posts deste membro. Note que você só pode ver os posts de seções às quais você tem acesso.


Tópicos - Smaug

Páginas: [1] 2
1
Vampire 5e acabou de sair. De novidades, além das já comentadas, temos uma mudança na identidade visual abandonando a capa de mármore verde para uma feita de montagem de stock photos do deviantart.
O preço tá lindo, 39 libras esterlinas (yep, libras esterlinas, a moeda que agora tá custando mais de quatro reais). E isso é só o core. Tem mais um monte de material que você pode adquirir caso não esteja sabendo o que fazer com seu dinheiro. Só o screen tá saindo 20 libras. O dice set tá 15. Eu paguei 6 dólares no dice set de Forsaken...
E caso você seja tão rico que não quer mais dar 100 libras de gorjeta para valet de estacionamento você pode comprar a edição deluxe.

https://www.modiphius.net/collections/vampire-the-masquerade




2
Sistemas & Cenários / Pentex Employee Indocrination Guide 2017
« Online: Janeiro 27, 2018, 09:50:17 am »
Tem livro novo do W20!! Manual de doutrinação de empregados da Pentex. Basicamente é um livro apenas de fluff, não tem regras. Achei uma escolha acertada com o novo sistema despontando ai. Além disso trás muito material explicando como funciona internamente cada uma das principais subsidiárias, como elas lidam com os garou, o que a pentex realmente sabe (muita coisa) e como os funcionários são treinados para lidar com a ameaça metamórfica. Confesso que fiquei orgulhoso da minha tribo favorita, os Andarilhos do Asfalto, merecem um tópico a parte e serem considerados o pior dos inimigos da companhia. Fora isso, como o livro é escrito como se fosse realmente um manual, fica fácil para o mestre jogar algumas passagens como se a matilha tivesse tropeçado em informações importantes.
Merece ser citado a nova tática da Pentex para lidar com matilhas a BTK (Bait, Trap, Kill) que se aplicada em uma mesa eu prevejo muitas reclamações pela frustração que ela vai gerar, principalmente porque ela foca em alimentar a fúria dos garou. Enfim, eu recomendo.


3
Sistemas & Cenários / Invbisible Sun - Novo RPG do Monte Cook
« Online: Agosto 07, 2016, 02:03:19 pm »
E foi anunciado o novo rpg do Monte Cook, Invisible Sun, que promete mudar tudo o que você sabe sobre magic tea party rpg interpretativo e de imersão.

https://www.montecookgames.com/announcing-the-invisible-sun-rpg/

Segundo o anuncio é um rpg adulto, que você poderá jogar onde quiser! Mas esteja avisado que não é para qualquer um! Apenas as pessoas inteligentes, profundas e inteligentes!

Minha curiosidade vai para as regras, especialmente porque ele está prometendo um jogo que consegue se auto-ajustar para qualquer tipo de situação (jogadores ausentes, apenas um jogador. Meu receio é que ele vire um chat de rpg onde cada um faz uma coisa (normalmente o que quer) e nada tem ligação com nada.

4
Bom, depois de todo esse tempo jogando 4e não dá mais pra negar que Percepção tem certa importância entre as perícias, mas que não faz o menor sentido o guerreiro não ter ela na sua lista (assim como o Warlord não ter Intuição). No fim, todo jogador de guerreiro acaba comprando ela com feat.
Resolvi ver se era uma característica das minhas mesas ou se mais jogadores tinham essa percepção peculiar (notaram o que eu fiz aqui?  :cool:). Acabei achando algumas discussões a respeito e vários grupos usando uma house rule: guerreiro recebe 4 escolhas de pericia (para ficar igual a todas as outras classes que tem 4 ou mais escolhas) e Percepção como pericias de classe.
Um dos meus grupos topou, o outro acha que só 4 escolhas de perícia é suficiente e que Percepção não deveria ser perícia de guerreiro. Eu confesso que não vejo problemas em guerreiro com 4 perícias e Percepção na lista. Mas, ao mesmo tempo, acho que não estou vendo algum ponto de equilíbrio do sistema ai. E aí? O que acham? Muito desequilibrado dar 4 escolhas de perícias pro guerreiro e Percepção como perícia de classe?

5
Sistemas & Cenários / O que nós aprendemos jogando D&D Next.
« Online: Abril 08, 2016, 08:50:48 pm »
O Sly Flourish publicou um texto de um grupo relatando como foi ir do 1º ao 20º nível no Next. Eles não relataram a experiência a fundo, mas deram um parecer sobre o que acharam da edição após terem essa experiência. Não estou postando isso para chutar o cachorro morto da guerra de edições. Só achei que valia a pena um relato de pessoas que jogaram o next em todos os seus níveis.

http://slyflourish.com/running_dnd_5e_from_1_to_20.html

Eu vou destacar alguns pontos que me pareceram contraditórios, o primeiro deles sendo a suposta síndrome de superman que os personagens da 4e sofrem. Eles afirmam que a síndrome acabou, agora todo mundo é aventureiro, os pcs não são tão poderosos, curiosamente usando o guerreiro como exemplo:

Citar
That AC 25 fighter might be unstoppable in melee but any spell with a wisdom saving throw is likely to pin her right down. These glowing weak points become even more stark as characters reach higher levels and their saving throws don't change. A DC 11 saving throw at level 2 becomes a DC 21 saving throw at level 18 and the character's saving throw bonus of +2 helps a lot less in the latter than the former.

In D&D 5e, PCs are no longer superheros, they're back to being adventurers. Some players won't like this transition.

Certo, mas no final eles arrematam com o seguinte:

Citar
No monster, even a legendary one, can stand alone against a group of PCs and not get killed fast. Even Tiamat needs a couple of pit fiend bodyguards.

E embora essa contradição tenha me soado absurda a princípio (se os personagens estão mais fracos, como assim monstros solo ou algo no nível do chefão final de uma dungeon como Tiamat, morrem fácil para eles?) até você ler que na verdade isso faz parte do duplipensar, sem bônus, mas ok com magias que finalizem o combate de uma vez só.

Citar
Players love it when they put down a big bad evil guy with a single casting of feeblemind. Don't steal the joy from them but don't let them get away with it all the time.
In contrast, players HATE it when their PCs are incapacitated by bullshit spells like feeblemind or force cage. Use them sparingly and give them some way to deal with it.

E percebam como a contradição continua com "jogadores odeiam que suas táticas sejam usadas contra eles".

O que me leva ao desequilíbrio sendo ostentado como uma virtude de D&D e parte da "sensação de jogar D&D" (seja lá o que isso for. Ficar com raiva na mesa, chorar para o mestre não matar o personagem. Soltar frases como "nossa, ô loko mestre, põem o orcus não" enquanto o mestre maroto ameaça colocar o orcus).

Citar
And you know what? These sharp edges are ok. This is D&D and imbalances like these have been a part of D&D for four decades.
Para mim isso soa como "o windows travavae o usuário precisava reiniciar com o ctrl+alt+del. Esse tipo de experiência faz parte do Windows por décadas e permiti que você tenha uma imprevisibilidade ao usar os sistema. É emocionante!"

Eles usam um exemplo da mesa deles, mas eu adoraria saber qual a proporção de eventos imprevisíveis que geraram boas situações em relação aos que geraram frustração na mesa.

Lendo o texto eu me sinto menos motivado a jogar o next. Se ele trouxesse uma mecânica de pericias melhor que a 4e eu até teria algum estimulo a mais (ou, mais provável, eu roubasse isso para usar na 4e).

6
Primeiro, o link do twitter deles:

https://twitter.com/TheOnyxPath/status/627133072199274496

Segundo, sério? Quarta edição de vampiro? Eles acabaram de lançar o que seria uma quarta edição com o nome de edição de 20º aniversário?

Pelas respostas as perguntas feitas por twitter:
- Tudo que foi planejado para Vampire 20th será lançado, dai então virá a 4ª edição;

- Será uma edição nova. Nada nos moldes do que aconteceu com Requiem;

- O livro será no "formato jumbo" de V20. Ou seja, tudo de tudo que você precisa para jogar (todos os clãs, linhagens, disciplinas etc);

Não falaram, ou eu não encontrei, nada sobre o que mudaria nessa edição para as outras em termos de sistema, plot etc.  Talvez venha uma repaginada no sistema atualizando ele mais para a cara que o rpg tem atualmente e/ou avançando o metaplot. Não acho que serão mudanças menores como foi da segunda edição para a revisada, afinal eles derão o titulo de 4ª edição (assumindo que a revisada ou a 20th era a terceira edição, sei lá. Eu já desisti de entender edições de rpg com o Next/5e).

7
Sistemas & Cenários / Um gerador de dungeons para o roll 20
« Online: Abril 18, 2015, 08:55:34 pm »
Vou começar a mestrar uma campanha de D&D 4e pelo roll 20, mas estou com problemas para encontrar um editor/gerador de mapas de dungeons que me permita certa liberdade na hora de construir as dungeons. Alguém recomenda algum?

8
Sistemas & Cenários / [nWoD] World of Darkness: Dark Eras
« Online: Janeiro 31, 2015, 03:55:50 pm »
Começou o kickstarter das ambientações alternativas do nWoD:

https://www.kickstarter.com/projects/200664283/world-of-darkness-dark-eras-prestige-edition

Assim, achei algumas bem interessantes, se possível até mais do que o cenário padrão, como vampiro no reinando de Elizabeth Tudor, outras achei corajosas (e estupidamente interessantes) como Mago durante o reinando de Alexandre o Grande, algumas lugares comum como Geist durante a Segunda Guerra e outras totalmente vamos pelo caminho mais fácil que é Forsaken na década de 70... Mas o que eu mais quero ler é a adaptação que vai ser feita se o objetivo de 50.000 for alcançado: Changelling na Alemanha do século 19. Ainda não sei se vou participar, mas vou acompanhar porque parece estar ficando interesssante.

9
Sistemas & Cenários / Martial Power 2 disponível no Drivethru RPG
« Online: Janeiro 28, 2015, 05:59:52 pm »
A parte boa do fim de qualquer edição de D&D, a Wizards liberando os materiais da edição anterior em pdf na net.

http://rpg.drivethrustuff.com/product/143256?src=DTRPGFB

10
Sistemas & Cenários / Mortalidade de personagens em cada edição de D&D
« Online: Janeiro 16, 2015, 09:19:43 pm »
Por favor, sua resposta não vai ser: por que todo mundo tinha poderes né?

Isso acho que abre outra discussão, nas edições pré-4e as mortes nas mesas de vocês eram tão mais frequentes assim acima do 3º nível? Porque o que eu percebia, e claro, posso estar com meu ponto de vista tremendamente equivocado e tendencioso, era que em AD&D você morria pra caramba nos níveis iniciais, principalmente no 1º nível, porque tinha de rolar os PVs (com chance de ter 1 PV mesmo se você fosse um guerreiro) e os ajustes de Constituição nos PVs só vinham em níveis elevados do atributo (assim como qualquer bônus decente de atributo em AD&D), as mortes em níveis posteriores eram culpa do sistema não trazer nenhum meio de balancear encontros a não o que o coração do mestre mandasse e azar dos jogadores se não adivinhou as intenções do DM.
Na 3.x a mortalidade inicial estava mais relacionada com o desequilíbrio das classes em relação aos monstros, uma vez que as classes conjuradoras (com exceção do clérigo) eram um tanto inúteis no começo, mas os combatentes não conseguiam segurar todas as ameaças sozinhos. Situação que começava a se inverter lá pelo 5º nível e a partir dai as chances de matar um grupo sem apelar consideravelmente e com esse propósito específico em mente eram cada vez menores.
A 4e me pareceu a única em que a mortalidade de PCs estava bem distribuída ao longo de todos os níveis. Então eu não sei de onde veio essa ideia de "super-heróis medievais". Porque, convenhamos, um grupo de 3.x de nível alto estava muito mais próximo de uma Liga da Justiça e com tão poucas coisas que realmente podiam representar um perigo real para eles do que um grupo da 4e com desafios bem equilibrados.

11
Sistemas & Cenários / [oWoD] Umbra: The velvet Shadows 20th
« Online: Dezembro 06, 2014, 11:59:08 am »
Continuando o seu trabalho de alimentar as poucas fogueiras que ainda jogam o antigo World of Darkness, a Onyx Path lançou a edição de 20 anos do Umbra: The Velvet Shadows, um livro essencial para aventuras de Lobisomem, já que as informações sobre a Umbra, mesmo aquelas da edição de aniversário, são bem pouco esclarecedoras e tornam um pouco dificil de entender como a Umbra deve funcionar (ou não deve funcionar).
Vamos começar então pela capa estilo quadro de boteco de caminhoneiro:



É, essa é a arte que abre cada um dos capítulos... depois das ilustrações lindas que tivemos nas edições de aniversário de Apocalipse e do Book of Wyrm, vem isso ai... ok... As ilustrações dos espíritos compensam, mas mesmo assim...

O livro esmiúça a penumbra, a umbra rasa (ou próxima) e a umbra profunda, explica como funciona percorrer atalhos, pontes da lua ou trilhas lunares sem entrar em regras, a ideia foi mesmo mostrar como narrar esses eventos ou situá-los sem precisar complicar eles com roladas ou tabelas. O que eu achei importante, já que ainda vejo discussões entre jogadores antigos se percorrer atalhos é tipo entrar no espelho e atravessa literalmente a película ou se o Garou vai levemente se desmaterializando do mundo físico para a penumbra (o livro deixa claro que é a primeira descrição). Além de uma seção inteira de exemplos de locais refletidos na penumbra. Esses exemplos ajudam a dar ideias ou a mostrar o que os autores tinham em mente quando falavam em reflexos espirituais dos locais, o que, claro ajuda a situar melhor uma crônica de lobisomem (um jogador do meu grupo descreve a umbra como uma reunião familiar: ele sabe que vai ser um saco, que só vai dar problema, mas é inevitável).
Temos uma descrição dos reinos umbrais, sem as regras de cada um que já são apresentadas no módulo básico, mas com uma boa descrição e ideias de aventura em cada um.
No capitulo sobre os mundos além, que trata de tudo que está na Near Umbra (a umbra próxima ou umbra rasa ou umbra média, eu já nem sei mais qual traduçãoa  Devir oficializou) temos algumas diretrizes sobre como o narrador pode criar um reino umbral menor. Após isso segue a descrição de cada uma das Homelands, os reinos de cada tribo de Garou, incluindo a homeland dos Croatan, Bunyp e Uivadores Brancos (agora uma cidade completamente poluída, mas com uma trilha prateada que leva ao Erebus e que os Theurges dançarinos não conseguem fechar de modo algum.
Então temos alguma descrição da Membrana, que separa a Near Umbra da Deep Umbra, os anchorheads recebem alguns parágrafos de detalhamento que complementam o pouco que era falado sobre eles no módulo básico. Regras sobre como usar um, o que acontece se o Garou passa tempo demais na Deep Umbra e até uma regra sobre como criar um Anchorhead (não que seja simples, é um rito de nível 5, que deve ser realizado por pelo menos dois Garou, um na Near Umbra e outro na Deep Umbra, tão difícil quanto criar um caern). Essa parte dos Anchorheads encerra com exemplos e ideias de aventuras.

Bom, eu ainda estou terminando a parte sobre a Astral Umbra, mas adianto que tá bem legal, inclusive explicando (novamente sem regras) como Magos e Vampiros se comportam nessa parte da umbra e o que eles costumam fazer quando encontram matilhas de Garou (fogem). Assim que eu encerrar esse capitulo e o próximo sobre espíritos volto aqui e posto o resto. O livro está bom, acho que ele podia ser um pouco mais detalhista talvez... mas está melhor organizado que o Umbra Revised de 2001. Também senti falta a uma menção sobre os acontecimentos do Time of Judgment ou da semana dos pesadelos, que parece ter sido completamente ignorada do que eu já li sobre a Dark Umbra. Eu sei que a ideia é apenas continuar a série, mas uma caixa de texto falando "caso você queira considerar a semana dos pesadelos então eis algumas ideias e sugestões..." não ia matar ninguém...

12
Sistemas & Cenários / White Howlers tribebook!!!
« Online: Setembro 26, 2014, 11:21:10 am »
E saiu, finalmente!!! Depois de 20 anos todo mundo vai finalmente poder jogar com os Uivadores Brancos, a tribo condenada a se tornar os Dançarinos da Espiral Negra! Graças ao Kickstarter da edição deluxe de Werewolf the Apcalypse ter batido, e muito, o valor inicial eles fizeram o ultimo tribebook. E vou te contar, o livro tá lindo, de longe o melhor tribebook lançado até agora!



A história é contada do ponto de vista dos Uivadores, e não do ponto de vista tendencioso das outras tribos, onde os Uivadores são tratados como um bando de anti-sociais, orgulhosos demais para medir as consequências e que mergulharam de cabeça na Espiral Negra. Aqui fica claro que, de todas as tribos Garou, os Uivadores eram o equivalente aos paladinos de Gaia, tanto que a primeira lei da Litânia para eles é a proteção dos caerns (e não a proibição de procriar com outros garou). Tanto que foi esse apego a litânia que fez com que eles entrassem no poço e acabassem encontrando o portal para Malfeas. E diferente do que os Garou contam, eles não se precipitara prontamente pra dentro do portal, mas enviaram um chamado as outras tribos pedindo ajuda e conselhos nessa tarefa. Nenhuma respondeu.
Além de descrever a história e o ponto de vista do Uivadores da sociedade garou (eles tiveram contato limitado com as outras tribos, com exceção dos Fianna, Garras Vermelhas e Crias de Fenris), o livro gasta um capitulo inteiro explicando como narrar crônicas históricas e ajudando a situar uma crônica na Escócia da Idade do ferro. O detalhismo é muito legal, inclusive entrando em questões como a linguagem falada na época e se poderia ou não haver um sistema de escrita. É interessante nessa parte uma seção de três parágrafos que explica como trazer os Uivadores para os tempos modernos, duas opções são buscas para a matilha de jogadores e uma considera simplesmente que eles nunca foram corrompidos e deixa nas mãos do mestre a solução de como os Espirais Negras surgiram. As outras envolvem um nascimento por mágica (sério eles falamd e genética influenciada por espiritos, ok) de um filhote Uivador ou restaurar o Leão ao posto de Totem de tribo novamente. Por fim temos mais dons, exclusivos do Uivadores Brancos, rituais, fetiches e totens! Entre eles o Dragão verde antes de cair pro Wyrm!




Olha o livro não decepciona, a história dos Uivadores é trágica e muito bem escrita, e você fica com mais sensação ainda de desespero e tragédia, porque tudo isso foi perdido e ninguém mais lembra nada deles. As ilustrações são lindas e coloquei aqui aquelas que eu consegui editar sem estragar a imagem (estou sem photoshop e algumas delas se misturam com o texto). Enfim, o livro te deixa com aquela vontade de jogar com os Uivadores massacrando legiões de romanos e combatendo o Wyrm onde quer que eles esteja! Quando estiver disponivel no Drivethru pra PoD com certeza vou comprar!

13
Sistemas & Cenários / [nWoD] The God-Machine Chronicle
« Online: Abril 16, 2014, 02:28:41 pm »
Aproveitei a semana de promoção e comprei o God-Machine Chronicle, sugiro a todos que se forem adquirir o livro agora é uma ótima oportunidade, pois os $9,99 são mais do que justos, mais do que o preço normal de $17,00, já que das 252 páginas 100 são as atualizações de regras que já haviam sido lançadas e você consegue de graça no Drivethru RPG. Não sei se eu consigo fazer um post igual ao Elfo e o Nibelumg de ir lendo e comentando, mas vou tentar... a começar pela capa, que é uma das coisas mais pertubadoras que eu já vi em um livro de rpg...

O conto introdutório é uma troca de emails entre Anna e um amigo típico nerd de internet, daqueles que ficam desmentindo tudo que é postado ou comentado pelos outros. Anna, por sua vez, é aquela amiga/tia que fica compartilhando todas as correntes de email, abaixo-assinados e "novidades" de como mudar a cor do facebook ou tornar seu iphone a prova d'água atualizando o firmware.  O conto gira em torno de como as correntes de email que Anna compartilhava estavam espalhando um código entre todos os computadores que a recebiam e criando uma rede zumbi para trabalhar para... algo. É previsivel? É. Ajuda a criar o clima de paranóia que o livro quer que você tenha e a mostrar como o tal God-Machine trabalha? Sim!

Em seguida temos a Introdução. Ainda estou lendo, assim que acabar posto um resumo e meus comentários...

14
Off-Topic / Pesquisa: Nos ajude a te ajudar nos ajudando!
« Online: Março 08, 2014, 12:50:43 pm »
Olá pessoas! Estou participando do Service Jam 2014, basicamente uma reunião de 2 dias para criação coletiva e design de um protótipo de serviço. Parte do processo envolve pesquisa de opinião sobre o que os usuários gostariam de ver/resolver, então estou passando o link para um questionário que vai nos ajudar a desenvolver o protótipo. Quem puder responder vai estar ajudando! Valeu!

https://docs.google.com/forms/d/1qOYAUyVwjfEx3QBNHLjrWk4Cr6T_4kNEA0pHy9uILKI/viewform

15
Off-Topic / Terramédia em Promoção!
« Online: Fevereiro 20, 2014, 02:55:49 pm »
Pra quem mora em São Paulo e pode aproveitar (eu não posso, estou isolado no meio do nada  :( ) a Terramédia vai fechar pra reforma e entrou em promoção com descontos de até 50%! na ultima vez que ela fez isso (quando fechou o quiosque do Shopping D. Pedro,) amigo meu comprou todos os livros de D&D importados por uma bagatela...

http://terramedia.com.br/

Páginas: [1] 2