Exibir posts

Esta seção lhe permite ver todos os posts deste membro. Note que você só pode ver os posts de seções às quais você tem acesso.


Tópicos - Roderick Usher

Páginas: [1]
1
Off-Topic / Digimon está de volta (em 2015)
« Online: Agosto 01, 2014, 11:33:43 am »
Ok, ninguém vai se importar com a notícia, mas achei que valia a pena avisar. Essencialmente porque isso LOL EH MUITO MIHNA INFÃNCIA!!11!1



Espero que chamem a Angélica pra fazer a abertura, pelos velhos tempos.

Fonte: http://www.animenewsnetwork.com/news/2014-08-01/digimon-adventure-anime-returns-next-spring-in-high-school-sequel/.77195

2
Off-Topic / Misticismo, alquimia, astrologia e afins
« Online: Dezembro 26, 2013, 11:25:03 am »
Olá,

Fiquei na dúvida se devia postar isso no tópico de Religião, mas como o texto ficou enorme e o assunto tem alguma especificidade, achei melhor criar outro tópico só pra ele. Eu queria ouvir de vocês recomendações de leituras sobre qualquer tipo de corrente mística com a qual vocês tenham tido contato (qualquer mesmo, vale de gnosticismo a pitagorismo, epicurismo, astrologia, alquimia, etc.). É um assunto que sempre me atraiu, e estava pensando em dedicar um pouco mais de tempo a ele. Não prometo que vou ler tudo o que me recomendarem, nem que lerei agora, mas vou tentar encontrar os textos e trazer um feedback quando possível.

Enfim, pra dar o pontapé inicial, seguem algumas recomendações que fiz com base nas minhas leituras recentes sobre a Cabala judaica (aviso - parede de texto):

Os textos de Gershom Scholem são provavelmente a fonte mais segura e completa que você pode encontrar sobre a Cabala e sobre a mística judaica de um modo geral. Em particular, As Grandes Correntes da Mística Judaica e A Cabala e seu simbolismo são obras muito interessantes pra quem deseja ter uma visão geral do assunto sem abrir mão da profundidade. Comecei a ler sobre a Cabala através dos textos dele, e sei que vou retornar a eles ainda diversas vezes. Seus textos mais importantes foram publicados aqui no Brasil pela Editora Perspectiva.

Apesar disso, Scholem não abre mão de falar como um especialista, e com isso quero dizer que a leitura de seus textos pode ser difícil e muitas vezes vagarosa até que você consiga compreender metade das referências (a leitura é grande, e você pode não ter tempo de acabá-la... hã? HÃ?). Se você busca uma obra que não seja para iniciados no assunto (pun intented), Roland Goetschel tem um texto publicado pela coleção L&PM POCKET ENCYCLOPAEDIA (o nome é simplesmente Cabala), que além de ser consideravelmente mais barato que os livros do Scholem, tem a vantagem de acompanhar uma descrição fonológica dos termos em hebraico bem mais precisa. Aliás, arranhar um pouquinho de hebraico é uma necessidade que não deve ser subestimada. Não precisa fazer nenhum curso (eu mesmo nem conheço o alfabeto), mas você sente que precisa saber um pouquinho depois de ler um capítulo inteiro do Scholem achando que Sefirót e Sefirá eram coisas completamente diferentes, só pra descobrir que a primeira é o plural e a segunda o singular...

Outro autor com o qual entrei em contato foi Harold Bloom. O pessoal que estudou Letras ou que tem leituras sobre crítica literária talvez já tenha ouvido falar, e ele publicou um livro chamado Cabala e Crítica. Acho que o título se explica sozinho. O texto é interessante, mas se você não for da área de Letras, talvez esse não seja um título muito atraente.

Falando em crítica literária, a porta de entrada mais agradável para os estudos cabalísticos são os textos de Jorge Luís Borges. Limitar a obra desse autor ao escopo da Cabala é quase um crime, mas eu não consigo mais ler nenhum texto dele sem procurar uma referência cabalística. O livro de contos intitulado O Aleph não recebe esse nome à toa, e é um dos meus favoritos (favor não confundir com o romance homônimo de Paulo Coelho, nem com administradores de outros fóruns). A Editora Perspectiva também publicou um livro bem legal e acessível (em termos de preço e de leitura) de Saúl Sosnowski, chamado Borges e A Cabala. Vale a pena conferir.

Enfim, são as recomendações que tenho por enquanto. Espero o retorno de vocês.



3
Sistemas & Cenários / [Vampiro] Curiosidade: Como vampiros falam?
« Online: Janeiro 16, 2012, 11:10:55 pm »
Perdoem a pergunta cretina, mas estava dando uma lida descompromissada n'O Réquiem e vi que, assim como n'A Máscara, os vampiros do cenário não respiram. Lembro que no oWoD havia uma vantagem para vampiros que lhes permitia simular a respiração. Não sei se isso se manteve no nWoD (baita preguiça de conferir...), mas de qualquer forma, surgiu-me a dúvida: como os vampiros falam?

Bem, sabemos que a fala humana é resultado das alterações no fluxo de ar que entra e sai dos pulmões pelas vias aéreas, fazendo com que as ondas sonoras se comportem de maneira diferente conforme atravessam o aparelho respiratório. Logo, respirar é essencial para a fala. E a vantagem que eu mencionei dá a entender que respirar para um vampiro não é tarefa fácil (do contrário, não faria sentido colocá-la como uma vantagem). Então, teoricamente, só vampiros com a tal vantagem poderiam falar. Pode isso, Arnaldo?

Enfim, só quero saber se a White Wolf já justificou isso em algum suplemento obscuro ou mesmo numa seção dos corebooks que eu nunca tenha lido com atenção. Só pra saciar minha curiosidade. Talvez os vampiros respirem irrefletidamente enquanto falam, mas precisam se esforçar para fazê-lo fora dessa situação específica...

4
Off-Topic / Livros infantis gratuitos - Itaú Social
« Online: Outubro 13, 2011, 05:57:55 pm »
Pessoal, achei a proposta interessante e quis compartilhar.

O Itaú Social está distribuindo gratuitamente livros infantis. É só fazer o pedido pela internet e você recebe em casa, sem nenhum custo.

A coleção consta de três livros: "Chapeuzinho Amarelo", de Chico Buarque; "Adivinha quanto eu te amo" de Sam McBratney; e "A Festa no Céu", de Ângela Lago. Todos ricamente ilustrados (o da chapeuzinho pelo Ziraldo, se não me engano).

Já fiz o meu pedido, e os livros devem chegar em 20 dias.

É uma ótima oportunidade para quem gosta de literatura infantil, seja pesquisador, entusiasta ou simplesmente criança.

E é DE GRAÇA, povo!

Segue o site:

http://www.itau.com.br/itaucrianca/#/itau_crianca

EDIT: Chapeuzinho Amarelo, e não vermelho. Valeu, Agnelo.

5
Contos / Ah, moreninha...
« Online: Agosto 29, 2011, 07:01:53 pm »
Ah, moreninha...

   “Olha só praquilo...”
   
 Ela tava passando de novo. Andando daquele jeito que só ela consegue. E o coitado do Guto tinha que assistir calado. Maldade! E pensar que tudo aquilo podia ter sido dele! Ô ingrata!

   Ele até agora num tinha entendido. ela menina, Ele homem. Ele homem, ela mulher. Ele homem, ela mulherão. Ela mulheraço... e ele. Tristeza!

 O pobre até que tentou, mas num deu. Só que ele não quis saber de outra. Tinha alguma coisa no sabesselaoquê dela que deixava o borogodó dele tinindo (coisa rara). Era que nem ver uma pintura: você olha de cima, olha de baixo, olha com cuidado, tenta tocar - mas o segurança num deixa - e no final, abre um sorriso besta e diz "Bem que eu queria ter pintado...". Quando ela passava, ele nem queria se segurar. Queria era segurar outra coisa! Com ele num tinha essa de Romantismo.  Foi chegando, chegando, de mansinho...

   “Eaí, beleza?”

   Ela nem deu bola.

 O Guto morreu. Escreveu um livro e morreu. Num lembro do quê. Mas também num importa, num é do Guto que eu quero falar. Tem coisas que passam na vida que a gente só pode mesmo é olhar.

   Olha só praquilo...

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Enfim, gente, postando um conto só pra testar como é criar um tópico novo, como fica a formatação do texto, etc.

E pra ser o primeiro a postar um conto no fórum novo também ;D

Páginas: [1]