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Tópicos - Macnol

Páginas: [1] 2 3 ... 7
1
Sindicato de Sharn - Eberron 4e / Tiny Epic Defenders - tópico de testes
« Online: Março 09, 2016, 05:30:09 pm »
[em construção]

2
Jogos Sociais / Traição na Casa da Colina - Jogo 04
« Online: Julho 21, 2015, 10:33:50 am »

Em uma noite tempestuosa, um grupo de pessoas está investigando uma mansão
abandonada no topo da colina. Assim que passam pelo saguão, a porta se tranca
atrás do último a entrar. Estão presos! Agora, a única opção é explorar os
cômodos abandonados e encontrar a saída... antes que algo os encontre primeiro.

Cada jogador controla um personagem, e todos são aliados... pelo menos
no começo. Na primeira fase, o mapa da mansão será revelado conforme entram
em salas novas e encontram itens, obstáculos, armadilhas... e, talvez, coisas
um pouco mais macabras.

Em um determinado momento, algo acontecerá. A casa manifestará uma Assombração,
um evento sobrenatural que fará o jogo mudar completamente. Talvez um dos
jogadores seja revelado como um traidor, e os outros terão que se unir contra ele.
Talvez os jogadores apenas descubram que há um traidor entre eles... mas não
saberão quem ele é. Ou talvez uma ameaça externa surja para tentar acabar com
a vida de todos os jogadores. É impossível saber o que vai acontecer de antemão.
E essa é a parte mais divertida!

Obs.: As inscrições dessa partida serão confirmadas em ordem de chegada, mas com prioridade pra dar uma chance a quem não jogou ainda.

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Regras do jogo
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3
Jogos Sociais / Traição na Casa da Colina - Jogo 03
« Online: Abril 28, 2015, 08:55:11 am »

Em uma noite tempestuosa, um grupo de pessoas está investigando uma mansão
abandonada no topo da colina. Assim que passam pelo saguão, a porta se tranca
atrás do último a entrar. Estão presos! Agora, a única opção é explorar os
cômodos abandonados e encontrar a saída... antes que algo os encontre primeiro.

Cada jogador controla um personagem, e todos são aliados... pelo menos
no começo. Na primeira fase, o mapa da mansão será revelado conforme entram
em salas novas e encontram itens, obstáculos, armadilhas... e, talvez, coisas
um pouco mais macabras.

Em um determinado momento, algo acontecerá. A casa manifestará uma Assombração,
um evento sobrenatural que fará o jogo mudar completamente. Talvez um dos
jogadores seja revelado como um traidor, e os outros terão que se unir contra ele.
Talvez os jogadores apenas descubram que há um traidor entre eles... mas não
saberão quem ele é. Ou talvez uma ameaça externa surja para tentar acabar com
a vida de todos os jogadores. É impossível saber o que vai acontecer de antemão.
E essa é a parte mais divertida!

Obs.: As inscrições dessa partida serão confirmadas em ordem de chegada, mas com prioridade pra dar uma chance a quem não jogou ainda.

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4
Jogos Sociais / Traição na Casa da Colina - Jogo 02 - Vitória do Traidor!
« Online: Abril 01, 2015, 04:23:19 pm »

Em uma noite tempestuosa, um grupo de pessoas está investigando uma mansão
abandonada no topo da colina. Assim que passam pelo saguão, a porta se tranca
atrás do último a entrar. Estão presos! Agora, a única opção é explorar os
cômodos abandonados e encontrar a saída... antes que algo os encontre primeiro.

Cada jogador controla um personagem, e todos são aliados... pelo menos
no começo. Na primeira fase, o mapa da mansão será revelado conforme entram
em salas novas e encontram itens, obstáculos, armadilhas... e, talvez, coisas
um pouco mais macabras.

Em um determinado momento, algo acontecerá. A casa manifestará uma Assombração,
um evento sobrenatural que fará o jogo mudar completamente. Talvez um dos
jogadores seja revelado como um traidor, e os outros terão que se unir contra ele.
Talvez os jogadores apenas descubram que há um traidor entre eles... mas não
saberão quem ele é. Ou talvez uma ameaça externa surja para tentar acabar com
a vida de todos os jogadores. É impossível saber o que vai acontecer de antemão.
E essa é a parte mais divertida!


Obs.: As inscrições dessa partida serão confirmadas em ordem de chegada, mas com prioridade pra dar uma chance a quem não participou da primeira vez.


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5
Jogos Sociais / Traição na Casa da Colina - Jogo 01 - Vitória dos Heróis!
« Online: Março 20, 2015, 03:21:56 pm »

Em uma noite tempestuosa, um grupo de pessoas está investigando uma mansão
abandonada no topo da colina. Assim que passam pelo saguão, a porta se tranca
atrás do último a entrar. Estão presos! Agora, a única opção é explorar os
cômodos abandonados e encontrar a saída... antes que algo os encontre primeiro.

Cada jogador controla um personagem, e todos são aliados... pelo menos
no começo. Na primeira fase, o mapa da mansão será revelado conforme entram
em salas novas e encontram itens, obstáculos, armadilhas... e, talvez, coisas
um pouco mais macabras.

Em um determinado momento, algo acontecerá. A casa manifestará uma Assombração,
um evento sobrenatural que fará o jogo mudar completamente. Talvez um dos
jogadores seja revelado como um traidor, e os outros terão que se unir contra ele.
Talvez os jogadores apenas descubram que há um traidor entre eles... mas não
saberão quem ele é. Ou talvez uma ameaça externa surja para tentar acabar com
a vida de todos os jogadores. É impossível saber o que vai acontecer de antemão.
E essa é a parte mais divertida!

Inscrições

Vagas: De 4 a 6 jogadores.
Personagens: Ao se inscrever, escolha um personagem. Apenas um personagem de cada cor pode estar em jogo (vermelho, azul, branco, púrpura, verde ou amarelo).
[attach=1]
Jogadas de dado: Quando necessárias, serão feitas pelo narrador, usando um site que guarda as rolagens e pode ser checado publicamente.
Turnos individuais: depois que o jogo começar, o narrador anunciará de quem é a vez. Se for a sua vez, envie sua ação o mais rápido possível para manter o ritmo do jogo. Se não enviar a ação em 24 horas, seu personagem esquece de respirar e sofre 3 pontos de dano.
Ações: Use negrito para destacar a ação do resto do texto. É permitido falar no tópico a qualquer momento, mas ações só podem ser feitas em seu turno. Fique à vontade para falar na voz do personagem se quiser!
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6
Jogos Sociais / Traição na Casa da Colina - Regras
« Online: Março 19, 2015, 04:13:18 pm »

Betrayal at House on the Hill é um board game que conheci no CarnaSpell graças ao John Roland, e... foi amor à primeira vista. Joguei várias vezes e fiquei fascinado pela imprevisibilidade dos acontecimentos e pela diversidade de cenários possíveis. Nenhuma partida foi igual à outra, e todas foram ótimas.

Desde aquele dia eu falei que via potencial pra jogar ele pelo fórum. Consegui o material necessário e estou disposto a tentar, preciso apenas dos voluntários. :)




Resumo do jogo:

Em uma noite tempestuosa, um grupo de pessoas está explorando uma mansão abandonada no topo da colina. Assim que passam pelo saguão, a porta se tranca atrás do último a entrar. Estão presos, a única opção é explorar os cômodos abandonados e procurar outra saída.

Cada um dos jogadores (de preferência 4-6) controla um personagem. São todos aliados, e podem explorar a mansão, que é composta de 3 andares (térreo, andar superior e subsolo), revelando salas novas e encontrando itens, obstáculos, armadilhas e, talvez, coisas um pouco mais macabras...

Em um determinado momento, algo acontecerá. A casa manifestará uma assombração, um evento sobrenatural que fará o jogo mudar completamente. Talvez um dos jogadores seja revelado como um traidor, e os outros terão que se unir contra ele. Talvez os jogadores apenas descubram que há um traidor entre eles... mas não saberão quem é. Ou talvez uma ameaça externa surja para tentar acabar com a vida de todos os jogadores. É impossível saber o que vai acontecer de antemão - e isso é uma das coisas mais legais no jogo!





Dá pra jogar via fórum?

Dá. Eu não fui o primeiro a ter essa ideia, e já vi que funciona - com pequenas alterações.

Normalmente o jogo não precisa de narrador. Todos os jogadores participam, cada um com seu personagem. Via fórum, para facilitar as coisas, eu vou assumir o papel de narrador externo e organizar as ações, criar o mapa da mansão conforme é explorado, atualizar as fichas dos jogadores, etc.

Eu vou fazer um resumo das regras contendo apenas o essencial que os jogadores precisam saber para jogar. Ele estará nesse tópico e na abertura do jogo. Mas, caso alguém queira ler as regras originais, vou anexar uma tradução do manual nesse post.

O jogo não existe em português, então alguns termos ainda podem ser usados em inglês, mas vou fazer o possível pra traduzir tudo nas descrições. A intenção é que seja 100% possível jogar sem ler o material original.



Duração dos turnos:

Quero manter o jogo o mais ágil possível, então temos duas opções.

Rodadas coletivas de 24 horas: Durante esse tempo, todos os jogadores postam suas ações. No final, o narrador resolve as ações dos jogadores em um único post, seguindo uma ordem de iniciativa pré-estabelecida.

Vantagens: É muito ágil. Pelas minhas estimativas, é bem possível que cada partida dure uma semana ou menos. Também é mais fácil para os jogadores participarem, pois assim que a rodada iniciar já podem postar sua próxima ação, não precisando esperar que chegue sua vez.

Desvantagens: Diminui um pouco a liberdade dos jogadores, pois normalmente as salas que fossem exploradas antes de chegar a sua vez também estariam disponíveis para a sua ação. Dessa forma, você só vai ver as salas novas depois que tiver agido. Também fica um pouco mais complicado fazer interações entre os personagens, já que agem todos simultaneamente.

Turnos individuais: Funciona como o jogo normal de mesa. Cada jogador age em seu turno, o narrador atualiza o jogo sempre que passar a vez para o próximo. Os outros jogadores podem postar livremente no tópico fora de seu turno, dando ideias ou interagindo entre os personagens. Só não podem agir.

Vantagens: É um modo mais "justo" e garante que o jogador sempre vai poder agir com base na informação que o personagem teria naquele momento.

Desvantagens: Exige mais agilidade dos jogadores, pois se um ficar atrasando o jogo os outros não podem agir. Dá mais trabalho pro narrador, que tem que fazer atualizações mais frequentes no mapa (mas o narrador não tá reclamando... ainda).

Em ambos os casos, jogadores que demorarem demais pra enviar a ação serão punidos com dano no personagem, só pra garantir que o jogo mantenha um ritmo legal. :)




O jogo já está rolando!

Procure o tópico mais recente na seção de Jogos Sociais:)

7
Sistemas & Cenários / [D&D 5e] Elemental Evil
« Online: Janeiro 21, 2015, 09:31:32 am »

A Wizards anunciou oficialmente a nova linha de produtos pra nova edição de D&D, e ela é focada no tema "Elemental Evil".

http://dnd.wizards.com/elemental-evil

Os anúncios anteriores mencionavam que haveria dois livros principais lançados pro RPG de mesa: Princes of the Apocalypse, contendo um novo arco de aventuras, cenário e elementos para uso do mestre, e Adventurer's Guide, que traria novas raças, builds, backgrounds e magias para uso dos jogadores. Ambos seriam livros de capa dura, custando de 40 a 50 dólares, e deveriam ser usados paralelamente. Essa notícia não desceu muito bem com boa parte dos jogadores, porque seria um investimento bem pesado pra acompanhar o material das aventuras oficiais, embora tivesse a vantagem de separar o material novo em um livro próprio que poderia ser comprado mesmo por quem não tivesse interesse na aventura.

Ao invés disso, o anúncio oficial traz uma iniciativa que parece ter sido muito melhor: apenas o livro Princes of the Apocalypse será lançado, e as regras novas que estariam no Adventurer's Guide serão incluídas nesse livro e lançadas em um PDF gratuito no site da Wizards, da mesma forma que os arquivos de Basic Rules que eles já distribuem de graça.

Além disso, outros produtos paralelos foram anunciados na mesma linha. Todos estão disponíveis no mesmo link, incluindo miniaturas novas, uma expansão para o MMO Neverwinter, e um novo board game usando o mesmo Adventure System dos anteriores na linha de D&D.


8
Card games, Board games, Wargames, Miniaturas / Humble Card Game Bundle
« Online: Janeiro 20, 2015, 08:04:05 pm »


A Humble Bundle dessa semana parece tremendamente relevante para os interesses dessa seção.

Por 1 dólar:

Scrolls
SolForge
Star Realms
Talisman + Talisman Prologue

Por acima da média (uns 7 dólares):

Magic 2015 - Duel of the Planeswalkers + Garruk's Revenge
Dominion Online Seaside Expansion
SolForge (Two Starters + Bonus Gold)

Por 12 dólares:

Dominion Online Intrigue + Prosperity Expansions
Scrolls - Humble Bundle Deluxe Pack
Card Hunter - Basic Edition Premium

9
Sistemas & Cenários / [DnD 5e] Regras que você talvez não tenha percebido
« Online: Janeiro 13, 2015, 03:50:36 pm »
Pelo menos na superfície, D&D 5e é muito parecido com as edições anteriores. Mas essa semelhança também leva a algumas armadilhas, porque algumas coisas mudaram de forma sutil e não ficam tão aparentes à primeira vista. Toda hora tem alguém descobrindo atrasado que ataques furtivos não exigem mais flanqueio ou surpresa!

Essa é uma compilação das regras que podem passar desperdebidas por quem já jogou outras versões de D&D, incluindo referências de que página do livro tem mais informações a respeito.

Regras gerais

:dado: O valor máximo de atributo para compra com pontos é 15 (antes de somar os bônus raciais). A cada 4 níveis em uma classe você ganha 2 pontos para distribuir em atributos à sua escolha. Nenhum atributo pode passar de 20 com esses pontos. (PHB 13)

:dado: Personagens começam com um "trinket" de graça. (PHB 14)

:dado: Ataques à distância adicionam o bônus de Destreza no acerto e no dano. (PHB 14, 196)

:dado: Elfos e meio elfos têm Darkvision, não existe mais low-light vision. (PHB 21)

:dado: Apesar de não precisar dormir como um humano, um elfo ainda precisa de 8 horas de descanso para ter os benefícios de um Descanso Longo.

:dado: Categorias de tamanho mudaram, e criaturas pequenas não recebem mais bônus de acerto e CA pelo tamanho. (PHB 191)

:dado: Inspiração é uma nova regra para incentivar que o jogador interprete as falhas, ideais, características e ligações do personagem com o mundo (PHB 123). Ao fazer isso, o mestre pode conceder Inspiração e o jogador pode gastá-la nessa cena ou mais tarde, ganhando Vantagem em uma jogada de d20. (PHB 125)

:dado: Backgrounds são importantes. Eles não apenas dão ideias de características para o personagem, mas também dão habilidade com perícias, equipamentos e idiomas, de acordo com o caso. (PHB 125)

:dado: Short Rest exige ao menos uma hora sem a prática de atividades extenuantes, não apenas 5 minutos. (PHB 186)

:dado: O modificador de Constituição é somado uma vez para cada Recovery Dice que o personagem gastar ao descansar. (PHB 186)

:dado: Um descanso longo recupera todos os PVs do personagem, mas apenas metade dos Recovery Dice. (PHB 186)

:dado: Várias classes (como Feiticeiro e Monge) têm habilidades que mudam o jeito de calcular a CA. Elas nunca se acumulam, o personagem deve escolher qual usar. (PHB 14)

:dado: Testes de resistência não têm mais falha automática ao tirar 1 no dado, nem sucesso automático com 20. E agora não são divididos em Fortitude/Reflexos/Vontade; cada uma das 6 habilidades funciona como resistência a ataques diferentes.

:dado: Perícias não são distribuídas com pontos, ou você é proficiente nela ou não. Qualquer perícia pode ser tentada, mesmo sem treinamento. Proficiência em perícias não vêm apenas da classe, mas também do background escolhido, facilitando combinações exóticas (como um paladino treinado em habilidades ladinas).

:dado: É possível ajudar outro personagem em um teste de habilidade/perícia, nesse caso a(s) pessoas(s) precisam ser capazes de fazer o mesmo teste. O beneficiado (quem tiver o bônus mais alto) rola o teste com Vantagem. (PHB 175)

:dado: Fontes múltiplas de vantagem ou desvantagem não se acumulam. Mesmo que haja 3 fontes de vantagem e uma de desvantagem, ambas se anulam.

:dado: Criaturas que tenham sido invocadas durante o combate (por magia ou habilidade sobrenatural de outra criatura) adicionam seu XP ao total recebido pelo combate. (MM 9)

:dado: Talentos são uma regra opcional. Por padrão, não são usados.


Classes

:dado: [Geral] Não há mais restrição de tendência para as classes. Nem mesmo para Paladinos, que podem ser malignos (desde que estejam agindo de acordo com seu juramento).

:dado: [Ladino] Para fazer ataque furtivo, basta que qualquer aliado do ladino esteja engajado em combate corpo a corpo com o alvo. Não é preciso flanquear - o ladino pode usar o furtivo atacando à distância. (PHB 96)

:dado: [Ladino] Ataque furtivo é restrito a uma vez por turno. Turno é diferente de rodada; caso o ladino ataque durante o turno de outro personagem ou monstro, esse ataque também pode ser furtivo. (PHB 96, 189)

:dado: [Warlock] O Warlock precisa apenas de um descanso curto para recuperar seus slots de magia. (PHB 107)

:dado: [Mago] Roubar o grimório de um Mago não o priva de suas magias - ele pode recuperar seus slots e manter a mesma lista de magias que tinha preparado pela última vez. O grimório só serve para trocar magias da lista. (PHB 114)


Magias

:dado: A preparação de magias mudou. Agora o conjurador não prepara mais exatamente quais magias de cada círculo vai usar. Ao invés disso, prepara um "menu" com as magias que terá disponíveis durante o dia, e gasta um slot de nível apropriado para conjurar qualquer uma delas.

:dado: Não existe mais "CA de toque", todas as magias atacam a CA normal.

:dado: Não é mais necessário ter uma bolsa de componentes mágicos. Os componentes materiais sem custo em PO são dispensados ao usar um Foco Mágico apropriado para a classe (varinha, orbe, cajado, símbolo sagrado, etc). (PHB 203, 151)

:dado: Caso conjure uma magia como Bonus Action, o personagem só poderá conjurar outra magia se for um Cantrip que consuma uma Action. (PHB 202)

:dado: A maioria das magias não aumenta de poder com o nível do conjurador, e sim com o slot que foi gasto para conjurá-la. Por exemplo, a magia Aid terá o mesmo poder


Combate

:dado: Você pode misturar as ações de movimento e ataque, fazendo seus ataques em qualquer ponto do movimento, até mesmo em pontos diferentes, desde que não exceda o limite de deslocamento. (PHB 190)

:dado: Você pode fazer 1 ação menor (como sacar uma arma, recarregar uma besta ou pegar uma poção na mochila) "de graça" como parte de uma ação de movimento. (PHB 190) Se você precisar fazer mais de uma dessas no mesmo turno, precisa usar a ação "Usar um objeto". (PHB 193)

:dado: Movimento só provoca ataque de oportunidade se você se mover para longe do inimigo. Você pode "dar a volta" em um alvo sem gerar ataque de oportunidade, desde que não saia dos quadrados adjacentes a ele (1,5m de distância). (PHB 195)

:dado: Mover-se pra longe de um inimigo é praticamente a única forma de provocar Ataque de Oportunidade. Usar armas de ataque à distância, conjurar magias ou plantar bananeira na frente do oponente não causam AdO. (PHB 195)

:dado: Levantar-se não gasta ação, é feito como parte do movimento, mas "gasta" metade da distância que você poderia mover no turno. (PHB 190)

:dado: Atacar com uma arma de longa distância ou magia com rolagem de ataque à distância enquanto há um inimigo a menos de 1,5m gera Desvantagem no seu ataque (mas não gera Ataque de Oportunidade). Magias que não atacam à distância não sofrem penalidades. (PHB 195)

:dado: Preparar uma ação consome sua Reação, então não é possível usar um ataque de oportunidade e ativar a ação preparada no mesmo turno. (PHB 193)

:dado: Você só pode usar UMA Bonus Action por rodada, independente de quantas possua. (PHB 195)

:dado: Não há mais "mão hábil" e "mão inábil". Ao atacar com duas armas, você pode sempre optar por qual vai usar para fazer o ataque com dano reduzido. (PHB 195)

:dado: Acertos críticos são apenas com o 20 no dado, e não exigem jogada de confirmação. Os dados de dano são dobrados, mas os outros bônus não. (PHB 196)

:dado: Não há mais Golpes de Misericórdia. Qualquer ataque contra uma criatura inconsciente tem Vantagem. Se for feito a menos de 1,5m de distância, é acerto crítico automático. (PHB 292)Qualquer acerto em uma criatura abaixo de 0 PVs acumula uma falha no teste contra a morte, 2 falhas se for crítico. (PHB 197)

:dado: Não existem PVs negativos, apenas morte instantânea caso o dano que "sobra" de um golpe que o reduziu a 0 PVs seja maior que seus PVs máximos (exemplo: está com 3 PVs e leva um golpe de 18 de dano. Se o máximo de PVs do personagem é 15 ou menos, foi morte instantânea). (PHB 197)

:dado: Resistência corta o dano de um elemento pela metade, Vulnerabilidade dobra o dano sofrido. (PHB 197)

:dado: Não existem mais tipos de criaturas imunes a acertos críticos e ataques furtivos. (DMG)


10
Off-Topic / Massacre na França
« Online: Janeiro 09, 2015, 05:07:24 pm »
Bom, acho desnecessário dar muitas explicações sobre o motivo do post. Quem não sabe o que aconteceu em Paris nos últimos dias deve ter passado essa semana em Marte. Se foi o caso, abra um novo tópico aí pra nos contar como foi o clima por lá.

Pra quem acompanhou as notícias: bora trocar umas ideias sobre o ocorrido e suas motivações e repercussões.

Eu vou começar deixando um post que eu achei bem sensato, e vai contra as duas vertentes mais extremistas dessa história: o povo que trata os cartunistas como heróis imaculados e joga todo o Islam no mesmo balaio, e o povo que acha que "com religião não se brinca" e que eles estavam procurando sarna pra se coçar.

http://emtomdemimimi.blogspot.com.br/2015/01/je-ne-suis-pas-charlie.html

11
Linha Direta / Manutenção no servidor
« Online: Janeiro 09, 2015, 01:25:04 am »
Nosso host informou que haverá uma migração dos arquivos para um servidor mais potente e o site e o fórum terão que ficar fora do ar por algum tempo. Pode levar até 48 horas para o novo IP se propagar totalmente pelos servidores DNS - provavelmente não vai demorar tanto, mas é bom termos esse conhecimento.

Nada do conteúdo atual vai ser perdido na migração, só precisaremos fazer uma pausa no uso enquanto a cópia é feita de um servidor para o outro. Quando estiver concluída, a única mudança sentida é que o site e o fórum poderão ficar mais rápidos pra acessar.

Por isso, a abertura da máfia Left 4 Dead 2 será adiada, e o fórum ficará trancado para novos posts até que o processo termine - do contrário há uma boa chance que essas mensagens sejam salvas na cópia antiga do fórum e sejam perdidas quando a versão nova estiver no ar.

:alerta:O processo de migração começará às 2h da manhã de Sábado  :alerta:
 :alerta: e deverá estar totalmente concluído no máximo às 2h da manhã de Segunda Feira.
  :alerta:

Obrigado pela compreensão!

12
Sistemas & Cenários / [Promoção] Livros de D&D na Livraria Cultura
« Online: Janeiro 07, 2015, 12:54:22 pm »
Não estão no mesmo nível absurdo da promoção da Amazon que esgotou em poucas horas, mas ainda são uma opção boa pra quem não tiver cartão internacional.








13
Vídeo Game / Let's Plays
« Online: Janeiro 05, 2015, 07:20:25 am »
Por muito tempo eu fazia piadas sobre a popularização de sites como o twitch.tv, que se focam em transmitir uma pessoa jogando algum game e centenas ou milhares de outras pessoas só assistindo ela jogar.

Porra, é um videogame. Não é um filme. É um troço feito pra você jogar, não ver outra pessoa jogando! :doido:

Mas... eu descobri que estava enganado. Tem muitos casos em que isso é surpreendentemente divertido. E vale tanto pra jogos que você já terminou como pra jogos que não conhece ainda, ou que nunca jogaria você mesmo.

Então esse tópico é pra dar alguns exemplos do tipo de let's play que eu acho que vale a pena assistir, e quem sabe receber algumas recomendações também. Infelizmente, os vídeos abaixo são todos em inglês, porque eu tenho um preconceito fodido com youtubers brasileiros e não espero muita coisa vindo deles.   :estercoflamejante:



 :joystick: Metal Gear Rising: Revengeance



Dois jogadores dissecam todas as fases de MGR: Revengeance. Tem dois grandes atrativos: as constantes piadas e comentários tirando sarro do enredo e diálogos deliciosamente ridículos de Metal Gear, e a análise profunda do jogo: mecânicas de combate, armas, combos, padrões de ataque dos chefes, áreas secretas nas fases... eu já tinha terminado o jogo e mesmo assim me surpreendo com segredos e detalhes revelados em todos os vídeos.

Sem contar que obviamente não tive saco pra assistir todos os diálogos de codecs enquanto jogava, mas com comentaristas injetando humor no meio das falas e explicando menções a outros jogos da série eles ficam bem mais atraentes de ver.




 :joystick: XCom: Enemy Within



Essa série é feita por um jogador muito experiente, jogando o mod Long War (adiciona muitas classes, armas, missões e várias outras modificações no jogo original pra deixá-lo mais profundo), na dificuldade mais alta (Impossible) e no modo Ironman: o jogo não permite save/load, tudo que acontecer é permanente. Isso significa que cada movimento em combate é muito importante, e mesmo as missões mais simples trazem o risco de um soldado morrer permanentemente.

Eu cheguei a comentar no chat que essa série me pegou de surpresa, porque em dado momento um dos soldados, que estava se destacando como um dos mais eficientes em momentos que seus acertos fizeram toda a diferença, morre de forma muito inesperada: um acerto crítico de um alienígena quando a missão já estava praticamente ganha. Isso choca igualmente a mim e ao jogador, porque aquele soldado aleatório já tinha acumulado tantos feitos memoráveis que virou um personagem icônico na história - e a morte dele foi algo bem mais marcante que muitas mortes de protagonistas em filmes e seriados hollywoodianos. Era só um soldado genérico rolado em uma tabela pelo jogo, mas foi como perder um companheiro de longa data; quem ia acertar os tiros mais arriscados de shotgun agora, enquanto o sniper batia em retirada com o rabo entre as pernas? Você será lembrado, Frag.  :(




 :joystick: Hearthstone



TotalBiscuit tem todas as cartas do jogo. Eu não tenho.

TotalBiscuit tem paciência e tempo pra jogar com decks absurdamente divertidos, mas não exatamente fortes. Eu não tenho.

O diferencial da série Lord of the Gimmicks não é fazer combos invencíveis ou usar os decks mais bem cotados de campeonatos. Pelo contrário, é escolher um tema meio absurdo ("deck Michael Bay - só cartas que envolvem explosões!", "usar todas as cartas de Armadilhas que existem!", "usar um Priest que mata o inimigo usando magias de cura!", etc) e jogar com ele por uma hora no modo Ranked pra ver o tipo de bobagem que acontece.

E, na série Lord of the Arena, algo mais tradicional: jogar em modo Arena (todos montam decks com cartas aleatórias) e comentar a montagem do deck e seu uso.

O atrativo, pra mim, é ver o pensamento por trás de cada jogada, já que ele vai comentando durante a partida, e me divertir com as jogadas inesperadas, tanto nas vitórias quanto nas derrotas. A surpresa é que eu não jogo Hearthstone, e mesmo assim adoro esses vídeos.

14
Vídeo Game / Dust: An Elysian Tail
« Online: Janeiro 03, 2015, 02:26:06 am »
Continuando a inciativa "Faça um carinho no botão de Novo Tópico", bora falar do último jogo que me conquistou:





Esse trailer já vende muito bem o jogo, mas eu não resisto a falar bem de algo que gosto.

Dust é um metroidvania, ou seja, é um jogo de ação em 2D onde você explora várias áreas diferentes e vai abrindo poderes novos pra acessar áreas que não conseguia antes (como pulo duplo, escalar plantas, escorregar por passagens estreitas, etc).

O jogo é lindo. Mesmo. Cenários pintados à mão, animação fluída e um design de personagens e monstros bem característico.

Os personagens e diálogos são... ótimos. Todos os personagens são dublados, todos mesmo. E o enredo é bom, não é muito infantil (apesar do visual de desenho animado), os personagens são carismáticos, e a "mascote" voadora do protagonista tem algumas falas sarcásticas memoráveis. Chega a ser estranho ver um jogo tão colorido com um enredo não infantilizado.

O sistema de combate também surpreende, e isso é vital pra um jogo desse estilo. Os controles são precisos e os golpes e combos são variados, evitando o tédio de matar inimigos sempre do mesmo jeito. Ao longo do jogo abrem novas magias pra serem usadas em conjunto com a espada, e o sistema de evolução de XP e equipamento dá aquele tradicional toque de RPG.

Vale muito a pena. Especialmente porque essa semana o jogo está no Humble Indie Bundle, e o pacote que inclui ele sai por menos de U$ 5,00. Ou, se esperar por uma promoção do Steam, o jogo custa em média R$ 10,00.

15
Linha Direta / Peça seu emoticon aqui
« Online: Janeiro 02, 2015, 03:34:36 pm »
Aproveitando o pedido do Victor, aqui é o espaço se você quiser pedir um emoticon novo pra ser adicionado à Spell. Aqui tem um catálogo muito bom, eu posso editar e incorporar ao fórum qualquer um deles em poucos minutos. Mas, pra evitar entupir o fórum com emoticons desnecessários, só vou incluir os que forem solicitados pelos usuários, pra dar prioridade aos que vão ser usados mesmo.

http://www.chatimity.com/smileys

Pra fazer o pedido, inclua o código original dele e ao lado uma sugestão de código pra inserir ele no fórum. Por exemplo:

 :hankey: :merda:    (pra sugerir o . )

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