Exibir posts

Esta seção lhe permite ver todos os posts deste membro. Note que você só pode ver os posts de seções às quais você tem acesso.


Tópicos - silva

Páginas: [1] 2 3 ... 8
1
Sistemas & Cenários / KAGE BUSHIN NO JUTSU!! (Shinobigami lançado)
« Online: Novembro 29, 2018, 09:37:10 am »
Prepare sua kunai, treine seu jutsu e coma seu miojo. Chegou a hora.


O Kickstarter de 2015 pra traduzir Shinobigami pro inglês deu frutos e o PDF final foi liberado. Pra quem não conhece, esse é um RPG japonês de batalhas ninjas em tempos modernos, onde os jogadores assumem papéis de ninjas de 6 clãs rivais e participam de aventuras com muitas tramas, traições e porradaria direta. O jogo parece uma fusão louca de Hillfolk (jogadores criam as próprias cenas em busca de seus objetivos...), Paranóia  (...escondendo segredos e ferrando uns aos outros...) e D&D 3e (...em builds de personagens elaboradas cheias de super habilidades). E, claro, Naruto - o jogo tem os chamados Ninpo, que são as artes ninjas daquela série (e sim, tem Taijutsu, Genjutsu e Kage Bushin/clone das sombras.... tem a p*rra toda).

Eu detalharia mais, porém o site oficial já é bem abrangente e recomendo uma olhada: http://shinobigami.com

Ainda não joguei mas devo fazê-lo na semana que vem. Alguém mais conhece?


P.S: brinde pros fãs de Naruto...  :b



2
Sistemas & Cenários / Animismo em D&D?
« Online: Novembro 17, 2018, 03:21:18 pm »
Como traduzir práticas animistas/xamãnicas para a cosmologia de D&D? Sempre percebi que sua mágica sempre teve uma inclinação mais pro lado hermético e pro teista, deixando de lado o animista.

Por exemplo, como explicar as jornadas espirituais (vision quests) em busca de presságios e comunhão com seu espírito guia? Seria o caso de uma projeção astral para o Outer Plane correspondente?

E como contatar espíritos da natureza para controlar um incêndio ou chamar uma tempestade oportuna? Uma ida ao plano Etéreo para uma conversa com eles? Ou existe algum "Plano dos Espíritos Naturais" (nunca ouvi falar, ao menos na velha Grande Roda, talvez tenham criado algo assim recentemente?).

Além disso, como entusiasta de Planescape, sempre achei interessantes as aplicações do spell Projeção Astral, que permite ao usuário, no caso o xamã, tirar um cochilo no plano material enquanto projeta sua consciência até um Outer Plane e, lá chegando, assumir uma forma sólida equivalente ao plano em questão (um animal selvagem em Arbórea, um construto cibernético em Mechanus, etc) e ajudar a equipe de PCs remotamente, tal qual um hacker faria num jogo cyberpunk. MAS nunca vi tal possibilidade ser explorada com carinho, o que me soa como uma oportunidade desperdiçada.

Ideias?

4
Sistemas & Cenários / [Apocalypse World] The Ruin Runner
« Online: Julho 05, 2015, 06:00:58 pm »
Dei uma mexida nesse arquétipo e tava precisando de umas idéias e críticas. Ele é inspirado em rastreadores, rangers, etc. mas com uma influência forte de Stalker (tanto o jogo, como filme e livro). Ele é mais do que um cara que sobrevive no meio do mato (mato = ruínas do velho mundo), ele tem uma ligação quase espiritual com o ambiente, o que tentei retratar com manobras/movimentos como augúrio e facilidade em abrir a mente pra tormenta psíquica quando meditando em meio as ruínas.

https://drive.google.com/file/d/0ByF9qkt14FlUTklhY1NhT2NsYzg/view?usp=sharing

Sugestões e comentários são bem vindos.  :)

5
Sistemas & Cenários / Monsterhearts
« Online: Junho 30, 2015, 07:39:56 pm »

Eu já conhecia o Emohearts Monsterhearts, mas esses dias andei lendo uns comentários dizendo que ele é a melhor encarnação do sistema World e tal, inclusive que ele é melhor até que o original Apocalipse World (jogo que sou fã de carteirinha). O artigo abaixo, do jovem nerd, fala um pouquinho dele, mas muito por alto:

http://jovemnerd.com.br/nerd-news/hq-livros/comecou-a-pre-venda-de-monsterhearts-um-rpg-sobrenatural/

Então fica a pergunta: Alguem aqui conhece ? Ele é tão bom assim ? E, caso positivo, qual versão é recomendada, a original gringa ou a brasileira ?

6
Sistemas & Cenários / Blades in the Dark
« Online: Abril 13, 2015, 04:34:29 pm »
Se liga, galera:

O autor John Harper (Lady Blackbird) acabou de acerta num Kickstarter com cerca de 4 mil backers que lhe rendeu em torno de 200 mil pratinhas.

Pra quê ? Bom, pra isso. (clique)

Basicamente, é a versão bombada (e refeita) do Ghost Lines, aquele joguinho industrial-gótico de que falamos aqui. Aliás, parece que essa onda industrial-gótica tá na moda né ? Dishonored, Thief e agora Bloodborne. Bem, dessa vez será um livrão com cerca de 250 páginas explorando cada faceta da capital onde o jogo rola. E, diferentemente do Ghosts, agora o grupo encarna um "crew" de foras-da-lei tentando ascender no submundo da cidade.

Pontos de interesse:

- existem 5 classes de personagens: Cutters (intimidam e dão porrada), Lurks (se escondem e infiltram-se), Slides (bons na lábia e sedução), Hounds (rastreiam e emboscam) e Whispers (brincam com o oculto e espiritos)

- além das fichas de personagens, tem também a ficha da equipe ("crew"), que o grupo cria coletivamente, e que difere de acordo com a atividade principal. Não sei quantas "classes de crew" existem, mas já vazou que existem Ladrões, Cultistas e Contrabandistas. Cada ficha vem com habilidades, objetivos, e fluff diferentes. E elas "ganham experiência" da mesma forma que os jogadores individuais, conforme vão galgando os degraus do sub-mundo. Ex:

(repare que o personagem é um "Whisper", enquanto seu crew é do tipo "Cult" )



- todo personagem tem um "vício", que ele precisa engajar no "downtime" (período entre-missões) pra retirar "estresse" (algo como um medido de dano que o jogo usa).

- o jogo sistematiza o planejamento da missão, baseado no approach (stealth, direct, con, etc) e no "detalhe" (não me pergunte, ainda não li). Além disso, ele também sistematiza o "teamwork", com condições e bonus especificos pra quando você está na "ponta" (ou seja, agindo) ou quando está de "backup" (ou seja, dando suporte para outro personagem agir).

- O GM não lança dados. Apenas os jogadores o fazem. (sim, o jogo é pesadamente inspirado em Apocalypse World)

Agora a notícia ruim: o Kickstarter já acabou ( :b ). Mas tudo bem, porque o author garante que que vai dar um jeito de incluir aqueles que chegaram atrasado pra festa. Talvez por Paypal ou alguma outra via. Acho que ele resolveu isso depois de eu encher o saco dele com uma dúzia de mensagens, após ter perdido a campanha por 1 dia.

7
Sistemas & Cenários / Dungeon World: impressoes, dicas, duvidas..
« Online: Outubro 11, 2014, 10:42:56 am »
Um sistema que li e amei de paixão: Dungeon World.

O que tem o Dungeon World de especial em comparação a qualquer D&D ou mesmo retroclones que tem no mercado? Esse link abaixo dirá as diferenças, mesmo que eu não concorde tanto com todas (aqueles argumentos sobre combos e numeros discordo, mas ele levanta bons pontos)

https://medium.com/role-playing-game/dungeons-dragons-vs-dungeon-world-f994982c8d7a
Posso perguntar o que mais você discorda nessa analise ?

Eu tava pensando em botar Apocalypse World ma roda de um grupo que conheci, mas pensando bem talvez Dungeon World seja mais fácil, dado o background de fantasia da galera. Mas como nunca joguei de fato DW ( apesar de te-lo aqui) queria ouvir mais de como o jogo funciona na pratica.

9
Sistemas & Cenários / [Atrasado pra festa] Marvel Heroic Roleplaying
« Online: Agosto 30, 2014, 01:29:08 am »
E aí cambada, tudo bem com vocês ? Bateu uma saudadinha. ( cadê o mala do Madruga ? E a bichona do Elfo ? :b )

Bom, nunca pensei que ia dizer isso, mas estou numa vibe Supers por causa do meu garoto que vive me pedindo pra jogar Lego Marvel com ele. Então eu lembrei do Marvel Heroic Roleplaying, que foi muito elogiado por essas bandas, e resolvi testar.

Só que a parada parece complexa pra caramba. Alguem pode me dar umas dicas de como mestrar ele pela primeira vez ? Que recursos existem pra facilitar ele, etc ? Qualquer ajuda é bem vinda.

Abraços,

10
Dicas & Ideias / Que jogos vocês mais jogaram na vida ?
« Online: Janeiro 29, 2014, 08:28:13 pm »
Pra mim foram:

1. Shadowrun, 2ª edição. Cara, eu joguei isso até "o cú fazer bico" (como diria minha avó). Foi meu primeiro livro de rpg, que ganhei, importado, no aniversário de 12 anos. Devo o modesto inglês que tenho hoje a ele.

2. Vampiro, 2ª edição. Taí um que joguei pra carila, mas que hoje em dia não jogaria mais. Eu até jogaria Mago ou Changelling (ou algum outro da White Wolf) mas Vampiro não tem mais apelo algum pra mim. Acho um troço chato e "emo" pra cacete.

3. Gurps, 3ª edição. Outro que joguei bastante. Tive uma das campanhas mais memoráveis nesse jogo, e inclusive meu primeiro contato com algo totalmente sandbox (após expulsarmos um horda de Orcs de uma ilha, o mestre falou: "Ok, a ilha agora é de vocês. O que vocês desejam fazer?", e passou a criar aventuras em função de nossas decisões como governantes - nem preciso dizer que isso mudou minha mente pra sempre, né ? )

- - -
De uns anos pra cá / pós-casamento/filhos/trabalho:

1. Apocalypse World, por causa da simplicidade e low-prep, que combinam muito bem com minha falta de tempo. (se bem que agora to separado e desempregado, então acho que vou voltar a jogar Shadowrun e Gurps!  :bwaha: )

E vocês ?

11
Sistemas & Cenários / Itras By ?
« Online: Janeiro 23, 2014, 09:35:10 pm »
Alguem aqui já viu isso ? Parece doido.

Aparentemente é um rpg baseado no movimento artístico do surrealismo do início do séc. XX. A cidade ficcional de "Itras" é um lugar estranho. A realidade é mais estável quanto mais próximo de seu centro, porém mais instável na medida que se aproxima dos limites da cidade. E o jogo usa cartas pra ajudar na resolução de conflitos, mas as cartas são muito doidas e também ajudam a destrambelhar com a realidade da parada (clique pra ver)

Não sei porque, mas me lembrou um pouco Sigil de Planescape.  :sobrancelha:

12
Dicas & Ideias / Jogos anti-railroad ?
« Online: Janeiro 16, 2014, 11:37:44 pm »
Que jogos voces conhecem dificultam ou desincentivam railroading atraves das regras ?

Valeu.

13
Vídeo Game / The Banner Saga
« Online: Janeiro 14, 2014, 12:15:56 am »
.. será liberado em algumas horas. Quem conseguir jogar posta algumas impressões aí, please. 

Ainda to em dúvida se compro ou não. Por um lado a coisa cheira a Final Fantasy Tactics, que acho chato pacas. Por outro os devs disseram que existe toda uma camada de interação que faz o jogo ficar bem dinâmico no que tange a escolhas e replayabilidade. Em especial eu gostei desse trecho que o compara com o King of Dragon Pass, que é muito bom nesse aspecto..

Citar
The decisions you make along the way have an effect on how you are traveling. Your speed is a combination of factors, and you’ll need to manage the caravan’s endurance, morale, size and supplies to stay out of trouble.

Endurance inevitably decreases as you travel. The only way to restore it is to rest, but that costs time. Morale comes and goes based on your actions, how successful you are in combat, and how much the caravan agrees with your actions. Mobility is dictated entirely by the size of your caravan - the fewer people are traveling with you, the faster you can go. Of course, this also means the fewer people that may survive. Lastly, supplies amplify all of these other factors. Go too long without finding food or medicine and everything else will deteriorate quickly.

This brings us to events. If you’ve ever played King of Dragon Pass, you’ll be familiar with this sort of system. As you travel, the game notices how you are doing in each of your travel stats. If you’re within a certain threshold, you may trigger an event.

Usually, events arise without warning, and are related to what is happening around you. You’ll have to react to them in the way you think best for everyone. If you’re low on supplies your caravan may try to revolt. If you’re high on morale, you may end up with a camp full of rowdy drunken revelers. However, don’t fear when an event pops up, they’re just as often positive experiences as they are negative, and may be crucial in keeping your caravan healthy and happy.

Even more importantly, don’t think that events are one-time deals. The decision you make this time may cause a new event to arise later. Just because you’ve resolved a problem for now doesn’t mean it won’t come back to haunt you further down the road. Events can be related to the area you’re traveling in, the decisions you’ve made in the past, the state of your caravan or pre-determined events along the way, and can affect everything from your caravan’s stats to which characters in your party live or die.


14
Vídeo Game / TOP 5 - Melhores Jogos de 2013
« Online: Janeiro 03, 2014, 06:50:55 pm »
Quais os TOP 5 que você jogou em 2013 (não necessariamente que foram lançados neste ano) ? Os meus foram..

1. Dishonored DLCs ( Knife of Dunwall e Brigmore Witches )
2. Papers Please!
3. Stalker Misery
4. Stalker Autumn Aurora 2
5. Shadowrun Returns


(2013 foi um ano fraco)

15
Vídeo Game / [Momento do Ódio] Shooters Lineares estilo Call of Duty
« Online: Dezembro 31, 2013, 05:46:21 pm »
Bicho, eu não entendo como esses shooters puros ainda vendem. Peguei o Metro Last Light na promoção, e carila, que horror. O jogo consiste em seguir uma linha reta de checkpoint em checkpoint atirando em tudo que se move. Daí vem uma pausa pra descanso (com NPCs com falas inúteis, que não acrescentam nada) e começa tudo novamente. Tudo isso ao tempo que desenrola uma história fraquinha de fundo. E pior é quando você não consegue passar de um ponto e tem que ficar dando reload direto, e toda atmosfera/tensão dá lugar a frustração e monotonia.

Sério. Não entendo a graça desses jogos. E o pior é que tenho um monte de amigos que adoram estas merdas - quanto menos tiver que ler ou pensar, melhor. Acho que deviam inventar um jogo chamado BOOM! - o sujeito compra o jogo e quando abre a capa tem uma granada lá dentro que explode na cara dele. BOOM!!! Pronto. Gratificação instantânea sem esforço! Nem precisa apertar botão! E melhor: você morre em segundos e a Terra fica livre de 1 FDP acéfalo para sempre. GENIAL. Já vejo o slogan:

"Apertar botão é coisa do passado! Pra que percorrer mapas inteiros? Pra que assistir a cutscenes chatas ? Pra que correr até o waypont ??? Se só o que você quer é o orgasmo adrenalante da ação bélico-testosterônica-norte-americana, compre BOOM ! Simplesmente abra a caixa do jogo e sinta toda a emoção de uma campanha de 8 horas concentrada na sua CARA, e a campanha acaba em meros segundos!

<Atenção: não é possível dar reload neste jogo>"

Páginas: [1] 2 3 ... 8