Exibir posts

Esta seção lhe permite ver todos os posts deste membro. Note que você só pode ver os posts de seções às quais você tem acesso.


Posts - taverneiro

Páginas: [1] 2 3 ... 5
1
Dicas & Ideias / Re:Resumão da Gen Con 2015
« Online: Agosto 18, 2015, 09:39:08 am »
Sinceramente eu esperava ver um anuncio do tipo D&D 5th agora com OGL. Afinal, foi "promessa" do Mearls. Isso faria com que o D&D TRPG nunca fosse abandonado, mesmo que a Hasbro não dê a mínima.
Citar

Citação de: Bispo em Agosto 09, 2015, 10:25:04 am

    Citação de: kimble em Agosto 08, 2015, 12:48:27 am

        -The Witcher RPG


    Sistema próprio?


Fuzion.

Fuzion? Wowo! Eu curto Fuzion, mas espero que eles coloquem mecanicas específicas para emular coisas do estilo e gênero do jogo. Espero que eles se inspirem em sistemas modernos (Fate, AGE, etc) para montar algo um pouco mais interessante que o que o Fuzion oferece por padrão.

2
Dicas & Ideias / Re:RPGistas dinossauros conservadores e mão de vaca?
« Online: Junho 09, 2015, 12:06:32 pm »
Sim, parei por enquanto, mas eu sei que ainda vou jogar D&D. Acabei de gastar 450 pila nos livros da quinta edição e eles juntos pesam mais ou menos uma tonelada... Mal posso esperar!

3
Dicas & Ideias / Re:RPGistas dinossauros conservadores e mão de vaca?
« Online: Junho 06, 2015, 10:02:23 am »
h eu nao sei caras... Tava com o Fate Core e o Accelerated aqui. Tive saco só pra ler o Accelerated que tem lá suas 50 paginas em papel A5... só uso isso desde 2013 ahahhahaha

Jogo vários gêneros: sword & sorcery, horror lovecraftiano, cyberpunk e até space opera. Mas o sistema é o mesmo - e ele tem 50 páginas. Quem Joga Fate Accelerated sabe: não requer preparação e os personagens saem em 10 minutos.

Então eu atualmente caio na categoria "vagabundo". To com o D&D aqui pra ler, mas são taaaantas páginas :(

4
Dicas & Ideias / Re:RPGistas dinossauros conservadores e mão de vaca?
« Online: Maio 17, 2015, 12:06:52 pm »
Citar
Basicamente algumas pessoas estão dispostas a investir tempo e dinheiro considerável em RPGs, enquanto a maioria dos jogadores prefere honestamente algo "Plug'n'Play" e jogam mais por outros fatores extra-jogo.
Exato.

Eu vou dizer isso com base na minha experiência: vc dificilmente vai encontrar um grupo composto inteiramente de jogadores "hardcore". E mesmo os que são hoje, terão prioridades diferentes daqui um tempo.

Eu jogo MUITO RPG - uma a duas vezes por semana, tenho sempre uma campanha em andamento (do gênero Sword & Sorcery) e intercalo com aventuras de outros gêneros - usando o MESMO sistema. Mas existe um detalhe importante: minhas aventuras não requerem preparação e as sessões são de duas horas, quando muito três.

Esse formato "ágil" me permitiu jogar muito mais frequentemente do que quando eu era jogador hardcore de D&D, por exemplo. Agora eu me preocupo em contar uma história que faça sentido e que as pessoas se sintam presas a elas. Mas é só isso. Nada sai da mesa a não ser comentários esparsos ao longo da semana.

Em resumo: vc não precisa ser "só" um jogador casual para apreciar as facilidades de um sistema "Plug'n Play". Um bom GM fará horrores com o que lhe for dado e isso ajudará vc a manter um grupo composto por hardcores e casuais. RPG só será legal quando ele não for nada demais. Tão fácil quanto ligar a TV (que vai morrer antes do RPG de mesa, por sinal), ou jogar Poker, por exemplo.

5
Sistemas & Cenários / Re:Cadê seu Mundo? (D&D 5°)
« Online: Maio 11, 2015, 07:02:48 pm »
De acordo com isso aqui: https://twitter.com/brianrjames/status/500048492254224384 foi dito na gencon que não vai sair tão cedo assim qualquer livro básico na forma que conhecemos.

Eles vão apresentar o cenário na forma dos arcos de campanha por enquanto e isso irá amarrar os elementos do cenário para a edição atual. Ou seja, livros básicos como conhecemos ainda vão demorar para sair.

Existe muita coisa de FR e Dragonlance por aí. Particularmente, eu ainda uso meus módulos de FR da segunda edição junto com uns Wiki internet afora.

MAS (e esse é um grande "mas") é obvio que ao longo do tempo essa referência irá ficar fragmentada em muitos módulos. Talvez seja aí o momento deles lançarem o livro básico. Sinto que D&D realmente voltou às origens - agora os modulos de aventuras são mais importantes que o próprio cenário.

6
Dicas & Ideias / Re:Que jogos vocês mais jogaram na vida ?
« Online: Maio 04, 2015, 08:32:21 am »
AD&D, Aventuras Fantásticas e OPERA nos primórdios.

Hoje em dia, desde 2013 que só jogo minha versão "caseira genérica" do Fate

7
Dicas & Ideias / Re:Fate RPG em português - Financiamento Coletivo
« Online: Abril 16, 2015, 06:50:37 pm »
Eles já estão arrumando. Essa versão que saiu pros backers é um preview mesmo. Estão refinando a parada, fica sussa. Espero...

Fico imaginando se foi uma boa terem feito o alarde em cima do lançamento, sendo que este é um preview. Mas, enfim, não sou eu quem faço o marketing da coisa toda

8
Dicas & Ideias / Re:Fate RPG em português - Financiamento Coletivo
« Online: Abril 15, 2015, 10:06:50 am »
Estou com o PDF aqui. Fui apoiador no financiamento coletivo.

As ilustrações estão ótimas! O texto, por ser uma tradução, foi localizado pro Brasil. Os exemplos foram adaptados para referencias que estamos acostumados. Isso eu achei genial e muito bem feito pelo tradutor.

Mas... ele não está "lindão". Pelo menos não o PDF. Achei a resolução das imagens economicas demais. Daria pra fazer um Lossless compression ali e não perder tanto da imagem (que são numerosas e muito bem feitas).

Eu acho que esse PDF foi encarado pela Solar como um preview do livro impresso e não como um produto, o que é um erro nos dias de hoje. Gostaria de ter um PDF indexado (em português, já que os marcadores do PDF estão do original em inglês) e uma resolução melhor para imagens.

Eu sei, são detalhes que não atrapalham no jogo em si. Mas é o que vemos no PDF original e não tem porque fazer em uma resolução inferior. Pelo menos, é o que eu acho.

[EDIT]: Segundo o Jaime do rpgista.com.br vai ter sim uma versão "HD" pro FAE, o que é ótimo :)

9
Sistemas & Cenários / Re:Blades in the Dark
« Online: Abril 14, 2015, 09:54:45 am »
Por mais "cinzento" que o gênero Steampunk possa ser, eu acho que os representantes deles se tornaram mais sombrios. Eu não sei, minha experiência com o gênero foi por meio do GURPS Steampunk e eu imaginava algo mais "pulp" e espalhafatoso.

Particularmente, gostei dessa nova roupagem que deram. Por mais que os tradicionais odeiem os videogames, eles estão rendendo ótimas doses de inspiração. Indo atrás das suas sugestões, vi esse trailer do Dishonored aqui:.

Sobre o jogo em si, para quem curte, eles fizeram um gameplay dele via hangout (algo cada vez mais comum): http://www.seannittner.com/actual-play-six-towers-gang/

Definitivamente esse jogo está no meu radar a partir de agora.

Citar
Grande Taverneiro, vulgo "Sábio da Taverna", meu velho amigo de Valinor
Sim, me lembro da gente escrotizando o Fabiano. Era quase um hobby dentro do hobby. :victory:
[EDIT]: E não era nada demais, antes que isso caia no Off-Topic. Silva e eu éramos os "anti-D&D" do Forum e o Skywalker era o apaixonado por d20, antes de virar Old School. Na real eu sempre curti D&D, mas bancava o advogado do diabo ali só pra zoar. :estercoflamejante:

10
Sistemas & Cenários / Re:Blades in the Dark
« Online: Abril 13, 2015, 10:39:02 pm »
Vendo a tua descrição do jogo e um pouco do KS, vi duas coisas aqui:

- Consigo ver muita coisa adaptável pra Fate Accelerated aqui: Classes seriam templates de Aspects e Approaches seriam... approaches ?!

- Sua descrição do "Crew Sheet" e o lance das missões me lembra um antigo jogo Syndicate. Lá vc tinha personagens com roles muito específicos (o furtivo, o brutamontes, o mestre de armas, expert em explosivos, etc) superando puzzles e obstáculos em equipe.

Bem loco! Confesso estar sem grana e com o péssimo hábito de "roubar" as ideias e adaptar tudo pro meu "build personalizado" do Fate. Então, essa vai ser mais uma das ideias em que eu pego o conceito e vou direto na fonte.

11
Dicas & Ideias / Re:Editora de RPG no Brasil: é possível?
« Online: Março 19, 2015, 09:44:38 am »
Existem ótimos títulos nacionais, e estamos melhorando cada vez mais na apresentação final do produto.

Essa é a visão de consumidor e foleando um livro nacional, vemos menos erros e melhor qualidade no acabamento.

MAAAAAS o que devemos nos perguntar é: a que custo isso foi feito?

Atrasos? Confere. Erros de negociação e desentendimentos com autores e ilustradores? Também confere. Marketing ineficiente ou inexistente? Confere.

Muitos encaram financiamento coletivo como uma "loja on-line" e esse é um dos erros mais grotescos que a editora pode cometer. Nehuma editora deveria visar lucro com financiamento coletivo.

Seguindo este pensamento, nenhuma editora deveria vislumbrar um financiamento coletivo como ÚNICO investimento monetário de um projeto. Ou você acredita no produto e investe grana ou não se dê ao trabalho de lançar. Essa postura faz de você um entusiasta, não um profissional. Existe um abismo entre eles.

Ter amor à camisa do "RPG Nacional" é até bonito de ver, mas pra isso, crie um blog e lance seu jogo, pronto.

Ser uma editora de RPG é:
1. ver como uma mídia de papel pode capturar um público cativo
2. investir em ideias que correspondam a qualquer expectativa que o público do item 1 pode ter
3. criar uma identidade visual do produto: estilo de arte, layout agradável, formato do livro
4. juntar tudo em uma campanha publicitária que tenha mais de um canal. Só Facebook é furada com as recentes mudanças. Mídias sociais e portais gerenciados por formadores de opinião é uma ótima alternativa, e não sai de graça (nem o seu livro é, proque esperar caridade dos outros).
5. Ser realista nas metas e dar continuidade (mesmo que seja um livro de 30 páginas a cada 6 meses) e suporte à linha criada. O que o seu público prefere? 5 livros básicos diferentes ou 2 linhas sólidas com lançamentos regulares?
6. e nunca, mas NUNCA, culpe o público pelas cagadas que VOCÊ (e mais ninguém) fez nos itens acima.

12
Dicas & Ideias / Re:Fate RPG em português - Financiamento Coletivo
« Online: Janeiro 26, 2015, 05:38:20 pm »
Citar
Estou lendo o Diaspora e estou gostando muito do que vejo. Nunca imaginei Hard SciFi sem a necessidade de uma calculadora do lado
GURPS Space me veio a mente quando li isso. Eu lembro do trauma, ah se lembro. Apesar de que na época, SciFi era isso: números.

Mesmo assim, Diaspora tem sua complexidade conceitual, sendo um jogo detalhista. Por exemplo: o esforço de trazer regras com um controle rígido de tempo dentro das viagens entre sistemas pode dispensar contas, mas é um esforço que o jogo exige para tornar a narrativa acreditável. Para quem estiver curioso, o SRD trata disso: http://www.vsca.ca/Diaspora/diaspora-srd.html#space-travel

Não me entenda mal: eu curto demais isso. Na verdade, este é (para mim) um dos grandes atrativos do jogo.

Isso me faz perguntar até que ponto Fate pode ser considerado "Rule-light". O pessoal vende o Fate como fácil e intuitivo mas eu só acho que ele trata de simular as coisas de maneira diferente do que estamos acostumados mas bem mais intuitivas se compararmos com jogos mais tradicionais que apelam para as estatísticas de tudo e todos.

No entanto ele trata de muitas coisas em seu Fate Core com uma quantidade considerável de "porques". Se você observar bem o Fate Toolkit, pode ampliar a complexidade do jogo da maneira que bem entender. Não que isso seja uma falha: um sistema genérico precisa ser robusto e permitir essas pirações.

13
Dicas & Ideias / Re:Qual RPG você gostaria de ver publicado em português?
« Online: Janeiro 17, 2015, 10:06:23 am »
Primeiro, queria ver Fate traduzido. Como ja falaram, agora é só uma questão de tempo.

Além desse, gostaria de ver Warhammer e Runequest. Esses titulos sao classicos e nunca tivemos um representante em  portugues...

14
Dicas & Ideias / Re:Você pagaria para jogar RPG?
« Online: Janeiro 09, 2015, 01:47:41 pm »
Citar
Smaug, os personagens não tem nem nome e não existe um dialogo ingame, só descrição de cenas, combates e charadas.

Concordo que dá pra discutir se isso é RPG ou não, mas quando joguei pareceu mais um jogo de charadas (no meu ano não teve fichas e nem combates, só descrição de cenas e das charadas e todos eram ~humanos comuns~). That's not even D&D...
XD *meio tosco*

Uma pergunta: é divertido isso? Pq se tem gente pagando...

Mas esse jogo é desse jeito pra justificar o fato de terem de pagar alguma coisa?

Eu acho que não.  Cobrariam de qualquer forma, eu acho. Poderiam argumentar qualquer coisa: DMs profissionais, DMs representantes da "Associação de Mestres de RPG Marcelo Cassaro" ou qualquer coisa desse tipo.

15
Dicas & Ideias / Re:Fate RPG em português - Financiamento Coletivo
« Online: Janeiro 09, 2015, 07:40:37 am »
Citar
Assim espero, pois o sistema é excelente e tem muitos jogos legais baseados nele. O próprio Icons mencionado aqui é um exemplo disso.  :)
O grande lance do Fate, enquanto sistema genérico é a mecânica de Aspectos.

Ela é subjetiva e free-form. Isso ajuda a dar tonalidades e estilos ao jogo. Vc pode usar qualquer tipo de linguagem e lógica para compor os aspectos. Cada jogo dá sua visão de como eles são construídos e casam muito bem com qualquer gênero. Aspectos hilários para jogos mais leves. Aspectos trágicos para jogos mais densos. Aspectos grandiosos para jogos épicos.

Uma vez que vc se acostuma com a ideia, começa a enxergar um monte de possibilidades. As propostas de cnários das metas expandidas parece que pegaram essa idéia. A diversidade entre os cenários é rica e a diferença gritante.

Curti a ideia do Bukatsu. Se o autor souber usar os aspectos pra representar todas aquelas maluquices do gênero vai ser um RPG muito bom.

Páginas: [1] 2 3 ... 5