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Posts - Birdbardo

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Sistemas & Cenários / Re:D&D Next - Impressões do Playtest
« Online: Maio 28, 2012, 10:57:20 pm »
Ele ao msm tempo q diz q o guerreiro está bom pede mais opções de combate e pra melhorar os combatentes. É válido!

Mas realmente ficou um pouco embolado de entender ficou, mas pelo relato o jogo foi bom. Eu estou marcando o meu pra esse fds.

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Sistemas & Cenários / Re:D&D Next - Impressões do Playtest
« Online: Maio 28, 2012, 10:20:23 pm »
Ou seja foi a concorrência entre elas q gerou a nova ed. E afinal se for pra melhor q lançem msm!

A 4e por exemplo não teve playtest dessa maneira tão aberto como este, pra mim já é um avanço enorme. Agora os fãs de Pathfinder tbm ficar como, será q a PAizo vai criar uma nova ed tbm?

PQ não importa quantas ed o D&D lance, todas elas revolucionam a 4 ed gerou inúmeros retroclones e rpgs indies aos montes , a 3 ed gerou a febre d20 e várias ed criando em um "windons" de rpg. Espero q essa consiga agradar mais e mais pessoas e reunir o pessoal q deixou de jogar e os q vão jogar tbm.

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Sistemas & Cenários / Re:D&D Next - Impressões do Playtest
« Online: Maio 28, 2012, 10:10:04 pm »
Tyrael venhamos e convenhamos q msm q esse post esteja correto e sim o 4e vendeu bem e não deu prejuízo, mas para um produto líder de mercado ser superado ainda q por tempo determinado e/ou ter uma concorrência desse tipo foi a pedra fundamental para a nova ed, senão eles continuariam com novas linhas de rpg para 4 ed. Mas a pior decisão tbm foi retirar a OGl, essa foi a pior de todas!

Espero q na nova eles retornem com a OGL ou vai ter outra guerra (Inútil) de edições...D&D é um jogo divertido e sempre será, cada ed tem seu charme. Foi o rpg q mais gostei e gosto até hj, só fico puto com alguns jogadores de storyteller q se dizem os maiorais pq D&D é só porrada e não tem roleplay e é jogo de criança...

Ae o cara vem me fala da "crônica" dele q é um grupo reunido pelo Príncipe para enfrentar o sabá...ISso é D&D meu irmão!eheheheheh!

PS: Tem chat nesse fórum?

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Sistemas & Cenários / Re:D&D Next - Impressões do Playtest
« Online: Maio 28, 2012, 09:58:16 pm »
Em 5 meses de 2010 oq é muita coisa para um produto a mais de 30 anos no mercado sendo líder!

Em 2011 http://www.icv2.com/articles/news/21403.html

Em termos de mercado é coisa q os manda chuva pensaram muito, tanto q em 5 anos de 4 ed eles vão fazer uma nova ed. Tendo em vista q as outras ed ficaram muito mais tempo. Não estou dizendo q a 4 ed não é boa ou menos divertida, mas q esta nova ed não vai focar nela é derivado de tudo isso...

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Sistemas & Cenários / Re:D&D Next - Impressões do Playtest
« Online: Maio 28, 2012, 09:47:41 pm »
A 4 ed foi tão bem sucedida q depois de anos sendo líder de mercado com D&D a wizards foi ultrapassada pelo pathfinder e agora em sua nova ed vai retomar as origens. Sendo o pahfinder fruto da OGL dese, ou seja a criatura superou o criador.A 4 ed não é o parâmetro mais adequado para esta ed, pois ela é um jogo a parte e não o d&d em sua concepção original. A 4 ed foi uma tentativa de tornar as regras compativeis com os jogos de miniaturas da Wizard e os produtos sendo compatíveis entre si. Isto é inegável.

Ainda não se tem opções, pos o material é até o 3 nível e ainda está carente de adendos e por isso terá feedback dos testes. O guerreiro continua fazendo o q sempre faz indo pra frente e matando com uma só, a mesma coisa q na 4 ed só q com menos firula.


Gostei desse playteste da paragons http://www.paragons.com.br/?p=30056

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Sistemas & Cenários / Re:D&D Next - Impressões do Playtest
« Online: Maio 28, 2012, 07:52:12 pm »
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A questão não é quem é mais forte. e sim que conjuradores deitam, rolam, fingem de morto enquanto os combatentes so sabem dar a patinha

Se o msm combatente chegar perto do conjurador e fazer o seu ataque geralmente o mago não fica pra contar a história...

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Sistemas & Cenários / Re:D&D Next - Impressões do Playtest
« Online: Maio 28, 2012, 06:54:55 pm »
Essa guerra é antiga...Ao invés de ficarem nessa de q o mago tem q ser equiparado ao guerreiro é só ver na literatura  e tudo mais. Merlin poderia fazer várias coisas, mas deixava pro Arthur o trabalho pesado e Aragorn lutava no meio da galera e Gandalf se preocupava em conter ameaças maiores como os Nazgul.
CAda um no seu quadrado e essa parada de ficar disputando pra ver quem é mais forte é bobagem forte, afinal o rpg é um jogo de criação de histórias cooperativas e não competitivas.

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Sistemas & Cenários / Re:D&D Next - Impressões do Playtest
« Online: Maio 28, 2012, 06:34:02 pm »
Macnol ainda é cedo pra dizer q o guerreiro é só isso, pois provavelmente quando liberarem as regras de criação vai da pra fazer guerreiro com 2 armas, arqueiros e etc... Quanto aos clérigos ele fizeram isso pq personagens místicos sempre dão mais trabalho pra criar, e como vai voltar a temática de domínios e essas coisas eles enfiaram um clérigo guerreiro e outro sacerdote clássico.

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Sistemas & Cenários / Re:D&D Next - Impressões do Playtest
« Online: Maio 28, 2012, 06:06:34 pm »
Essa regra de vantagem foi a melhor sacada msm da Wizards e copiado de Barbarians of lemuria (Muito Bom sistema Por sinal!) afinal se essa nova ed vai ser um retroclone com com mecânicas new school q peguem as melhores coisas!

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Leitor da Dragão Brasil detectado!

Sobre o comentário sim, pois sou colecionador de livros de rpg nacionais e importados e minha biblioteca possui várias dragão brasil e dragon slayer. Seu comentário não soou como ofensa, mas fora deveras infantil.

O guerreiro sempre fora uma classe simples e com poucas opções de fato, a 4 ed deu várias mecânicas novas a eles pq o sistema era assim. Mas msm sendo uma classe simples e/ou rasa ela sempre foi popular! Msm na época do d&d q o guerreiro não fazia nada e só era humano q dizia "eu ataco" as pessoas jogavam com ele. O cerne da discussão não é equilíbrio, se tem mais leques de possibilidades e etc...Guerreiros são legais justamente pela simplicidade e rapidez, muitos jogadores não tem a menor vontade de ler um grimório, esgueirar-se nas sombras, curar eles apenas querem erguer a espada e penabundear Orcs!

Ao meu ver o guerreiro vai sofrer modificações sim e com as regras de criação de personagem terão outras possibilidades pra ele é só esperar os novos materiais!

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Sistemas & Cenários / Re:D&D Next - Impressões do Playtest
« Online: Maio 28, 2012, 03:58:53 pm »
O pessoal por lá realmente gostou do q jogou!

Ao meu ver o D&D caminha para uma boa via e aos poucos vai liberar mais material pra teste e poderemos dar um veredicto final, pq agora tudo são meras especulações

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Improviso é ótimo pra exceções, coisas fora do comum, e que geram momentos memoráveis na história; mas é essencial que um sistema cubra bem as manobras básicas de combate, o arroz e feijão, pra que o improviso não se torne a regra.

Ae q tá exceções são sempre exceções, pois por mais abrangente q sejam as regras não vão cobrir todas situações. A fórmula é simples rola o d20 e obtém número alvo e assim é o sistema pra vc desarmar, separ, atacar, lançar magias, perícias. E ainda virão mais feats q vão cobrir essas lacunas q ainda não foram vistas.

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Sistemas & Cenários / Re:D&D Next - Impressões do Playtest
« Online: Maio 28, 2012, 03:46:00 pm »
Kasuya ao meu ver ter várias manobras genéricas para todas as classes, do q listas e listas de poderes para cada uma é bem mais prático.

E como essa ed é retroclone com certeza eles vão enxutar muito, tanto  q tem até um tópico no DM guidelines q fala sobre isso.Quando rolar os dados tem algumas sugestões e o clássico exemplo é da lábia no guarda ou rolar a Diplomacia, eu sou híbrido uso tanto um quanto outro.

Impedir inimigos de se mover por exemplo, o jogador anuncia q vai interpor o caminho dele e/ou vai golpeá-lo nas pernas para impedi-lo de prosseguir durante sua ação ou adiar até ele ativar o gatilho dito. Sai melhor q criar listas de poderes só pra isso.

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Sistemas & Cenários / Re:D&D Next - Impressões do Playtest
« Online: Maio 28, 2012, 03:37:16 pm »
Leisses é aonde quero chegar, se faltou regras para manobras podemos criar perfeitamente com modificadores e/ou simples teste sejam eles resistidos ou não. Vai q do nada o jogador decide desarma o chefe orc e apanhar sua espada no ar para golpeá-lo e ae mestre como faz?!

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Sistemas & Cenários / Re:D&D Next - Impressões do Playtest
« Online: Maio 28, 2012, 03:20:00 pm »
Respondendo a várias perguntas aqui emitidas sim joguei e mestrei 4 ed, aliás vários sistemas

E notei q jogos q se apegavam a muitos detalhes, manobras tendem a ficar mecanizados, mas os q equilibram um com o outro tendem a fluir melhor q os outros. Já vi coisas doidas como regra pra cavar buraco em GURPS! Assim como mestre tirano tem uma coisa odiosa q é o advogado de regras, putz são duas coisas chatas nas mesas e grupos!

A aventura apresentada para o playtest é dungeon crawl puro, a não ser q o mestre ponha outros elementos como intriga entre os humanóides q ali vivem e PJS ela é matar pilhar e destruir. Espero q nos próximos materiais eles coloquem outros elementos nas aventuras além do combate q é o cerne do D&D, mas não o todo.  Outra coisa é q um mestre de RPG tem q estar preparado para o inesperado, se o guerreiro detona com uma só e o ladrão não, ele pode suprir isso desviando a atenção para o ladrão, proteger o mago. Isso é o q faz o rpg divertido, não tem como fazer tudo, mas se vc faz algo seja bom nisso! E se vc não for ajude o grupo como puder e os dados tbm podem ajudar, afinal quem nunca teve um dia de azar com seu personagem mega fodonico enquanto o Bardo tava tocando o terror literalmente?! 

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Sistemas & Cenários / Re:D&D Next - Impressões do Playtest
« Online: Maio 28, 2012, 02:40:43 pm »
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Cara, acontece que na 4e fazia toda a diferença na forma que você agia com o guerreiro. Vou dar exemplos:
- Guerreiro pode parar o movimento dos inimigos que ele atingiu com um ataque de oportunidade;
- Ele ganha ataque extra contra inimigos que tentam ignorá-lo;
- Guerreiros de escudo podem dar um shield bash de graça com um ataque, fazendo pressão, empurrando um inimigo;
- A arma do guerreiro muda a forma como ele ativa certos ataques (menos do que eu gostaria, mas mais do que em outras edições). Então faz diferença se o guerreiro usa uma hammer, uma espada ou uma lança, por exemplo.
- Daí, além de fazer tudo isso "de graça", ele ainda tem várias habilidades que representam tipos diferentes de golpes com bem mais efeitos variados do que meramente um dano.

Parar movimento na nova ed é irrelevante, pois sai o ataque de oportunidade e o grid é alternativo

E todas as habilidades q vc citou da 4 ed podem retornar, pois o material é apenas até 3 nível e outras coisa hão de vir

Agora retomar a 4ed é q não vai acontecer, pois ao meu ver a 4 ed era mais um boardgame q um rpg por si só. No ponto de vista do mestre era facílimo para criar aventuras pelo seu equilíbrio, mas equilíbrio nem sempre gera diversão e isso vai variar de cada grupo msm.

Agora essa nova edição me parece q vai retomar muitos elementos old school e isso é inegável, mas os feats, themes e skills vão tornar um mistura. A wizards está criando seu próprio retroclone ao meu ver.

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Sistemas & Cenários / Re:D&D Next - Impressões do Playtest
« Online: Maio 28, 2012, 01:58:13 pm »
Primeiramente gostaria de me apresentar, sou o BirdBardo e entrei no fórum graças ao D&D next.

Me senti motivado a jogar o D&D novamente nesta edição e lendo alguns comentários vi q o foco não está sendo a diversão e sim q uma classe é ruim ou outra não.

Bem ao meu ver pelos comentários e pelo q li no material as classes continuam aos seus respectivos pápeis como se tinha na 4 ed (defender, striker, controller...) e reclamam q o guerreiro é só "Eu ataco" é falha do jogador pura e simples. o d20 é um sistema prático é só rolar o d20 e acertar e/ou superar a cd e era um playtest pra fazer regras de casa e dar o feedback para ed definitiva.

O guerreiro é perito no mano a mano, ou seja use as manobras já utilizadas outrora! Serpar, desarmar, investida, encontrão, agarrar... O rpg é feito pela imaginação e regras e não somente regras! O guerreiro sempre foi simples, salvo na 4 ed aonde todos eram superpoderosos com várias habilidades as outras ed e até o pathfinder o guerreiro sempre foi o mais customizável de todas as classes, pois ele pode se especializar em armas e montar um estilo de luta próprio e isso vai da personalidade do jogador.

Se estão reclamando q o guerreiro é só atacao é falta do próprio jogador...

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