Eu sinceramente estou espantado com a unanimidade contra a Noite Zero. E acho que agora está numa altura segura pra dar minhas opiniões também.
- O que você acha que pode ser feito no primeiro dia pra ajudar sua facção? (como cidade ou máfia ou independente)
Postar.
Não, sério. É só isso. Participe do maldito jogo. Não fique achando que só porque você não tem nada 100% garantido pra falar, suas opiniões não influenciam no jogo. Logou na Spell e leu o tópico do jogo? Poste alguma opinião. Especialmente no primeiro dia, estas opiniões a esmo dão material pra gente trabalhar, seja como máfia (já se sabe quem parece ser mais ativo/perigos) ou como cidade (Quanto mais as pessoas falam, mais fácil fica de caírem nas próprias mentiras).
- Linchar no primeiro dia é importante, ou o risco de linchar errado é muito alto?
Ao meu ver, o único motivo pra passar um dia sem linchar alguém é se este linchamento errado der uma vitória automática pra máfia. Por exemplo, se tiver só 4 jogadores vivos, e só um mafioso/SK sobrando.
Fora disto, eu acredito que mesmo linchando um cidadão, isso já nos dá informações sobre o jogo. Quem começou puxando a votação, quem acompanhou a votação depressa, quem defendeu, quem desvotou, quem ignorou a defesa dele sem ouvir, quem mudou de ideia...
Dá pra usar como exemplo o
post final gigante do Nelio na máfia Megaman. Ele chegou na conclusão que o Russell era mafioso com base nas votações dele. Isso se pega desde o primeiro dia. É parte do quebra-cabeça.
- Compensa reduzir o tamanho do dia votando propositalmente em "sem linchamento", ou dá pra discutir com o tempo que se tem?
"Sem Linchamento" só é opção se for "Linche errado e perca durante a noite", como na situação de 4 jogadores vivos no final. Em qualquer outra situação, eu não considero linchamento opcional. Muitos narradores equilibram o jogo presumindo que haverá um linchamento por dia. Ficando sem linchar, você desequilibra o setup.
- Como usar o primeiro dia para definir suas ações na primeira noite?
É muito tentador cair em lugar-comum aqui, e falar "eu presto atenção em quem posta o que e tal". Na primeira noite eu sempre evito os alvos óbvios (Os mais ativos e os mais inativos). Já houve casos em que praticamente TODO MUNDO na primeira noite foi no mesmo jogador (acho que foi o Banned). Se eu estiver de mafioso, eu só ataco jogadores importantes (policial, tracker, maçom) se for estritamente necessário, porque presumo que eles serão protegidos. Se eu for cidade, eu evito agir em gente que claramente vai ser alvo da máfia pra não correr o risco de pegar resultado sobre um morto (exceto, claro, se eu for um papel protetor).
A ideia é: Eu não trato a primeira noite diferente das outras noites. Exceto que eu tenho mais opções pra escolher porque tem mais jogadores vivos.
- Você acha que começar os jogos numa "Noite Zero" seria mais interessante do que no "Dia Um"?
Eu acho que vale uma experiência. Não tenho como dizer se seria bom o suficiente pra virar padrão sem pelo menos testar antes. Eu sei que morrer sem ter como jogar pode ser chato pra cacete, mas a verdade é que o nossos jogadores estão viciados em resultados noturnos, e começar o primeiro dia com algum resultado pode fazer o primeiro dia ser mais ativo. Mas teria que testar pra ver.