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Posts - Nibelung

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Jogos Sociais / Re:Jogos Sociais: Espaço para discussão e sugestões
« Online: Maio 03, 2013, 07:10:37 pm »
Pessoal, eu queria mudar aquele esquema da descrição do poder de covarde que está na wiki. Tem gerado muita confusão da maneira que está.

Acho que não tem duas máfias que usaram Covarde da mesma forma. Eu lembro na época que a wiki abriu, a briga que foi pra definir o poder padrão.

A forma clássica (redireciona ações de morte, morre contra mafiosos) é basicamente um policial fraco. Por isso foi rejeitada (Não há motivos pra ter vários poderes que fazem a mesma coisa).
Eliminar a ação de morrer pra mafiosos tornaria o Covarde basicamente imortal. Por isso também foi rejeitada.
Então a solução que sobrou foi indicar que ele redireciona todas as ações. O resto consta como variante (ou deveria constar).

A wiki é editável por qualquer um. Só é bom manter em mente o ponto de que se tem dois poderes que fazem basicamente a mesma coisa, com um pequeno detalhe diferente, ele é variante, e não um poder novo.

Cascagrossa? Tudo junto? Coloca um hífen aí, pelamor...

O artigo tem hifen: http://spellrpg.com.br/wiki/index.php?title=Casca-Grossa

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Vídeo Game / Re:Keys para Neverwinter
« Online: Maio 02, 2013, 11:49:56 pm »
Mas eu joguei bastante DDO (não tanto quanto o nibe, veja bem), e nw parece ser bem melhor que ele.

Questão de gosto. O estilo do DDO é mais focado na build do personagem, chegando ao ponto de ser possível (na verdade, bem provável) montar um personagem que se torna injogável a partir de certos níveis. Boa parte da diversão do DDO envolve testar builds novas e diferentes e ver o que dá pra tirar dela. O sistema de multiclasse estilo 3e (porque tem limitação de 3 classes) ajuda nisso.

Só que isso não é o padrão MMO, que o conceito de "build de personagem" é praticamente limitado a uma árvore de skills (que depois de um tempo ganha um "caminho otimizado"), e o que realmente tem é uma build de gear. O personagem-base é quase sempre o mesmo, o que muda são seus equips.

Tem mais diferenças que poderia colocar aqui (formato de quests, "cidade" extremamente pequena, dungeons não-genéricas, etc), mas o sistema de build já serve bem pra entender como a coisa é diferente desde o começo.

Eu diria que é como comparar Mario e Megaman. A única semelhança é que ambos você pode pular e tem que andar pra direita.

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Vídeo Game / Re:Keys para Neverwinter
« Online: Maio 02, 2013, 10:05:51 pm »
Ok, instalei o jogo, e testei por duas horas. Meu veredito: É um MMO genérico que tem skills com os mesmos nomes dos poderes da 4e. O gráfico é muito bom, mas depois de 10 minutos você se acostuma e para de prestar atenção.

Guild Wars 2 tem um combate bem mais ativo, o sistema de exploração dele é mais completo, e você NÃO PRECISA FICAR PARADO PRA USAR SKILLS. DDO idem, mas ele "sofre" da falta de skills pra clicar com classes não-caster. Pra alguns é uma vantagem, pra outros não.

Pra quem quer alguma coisa mais WoW/LotRo, ele pode se encaixar bem. Não é o meu caso.

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Jogos Sociais / Re:[Discussão] Primeiro dia
« Online: Maio 02, 2013, 01:22:28 pm »
Eu e Madruga estávamos discutindo isso ontem. Considerando apenas o morto: bloqueador tem mais chances de atrapalhar a cidade do que ajudar com resultado conclusivo; qualquer investigativo vai morrer com a informação; drivers e redirecionadores ashotjptaopthnasjtartporqueessamerdaaindaexistepracidadão; protetores não podem se defender.

Quem garante que investigadores vão ser mortos logo na primeira noite? Quem garante que o médico não pode dar sorte e evitar a morte da primeira noite? Quem garante que o bloqueador é cidade?

A questão não é a morte. É que como os jogos estão viciados em esperar resultados noturnos, já vai ter gente com algum resultado, mesmo um com base na aleatoriedade. Sim, vai ser uma merda pro morto. Mas vai agilizar o jogo? Vale a pena sacrificar um jogador por um jogo mais incisivo desde o primeiro dia?

Um problema maior é que Noite Zero é mais tranquila se não houver facções terciárias (SK, culto, segunda máfia). Se tiver 3-4 mortes na noite zero, aí sim eu acho que não vale a pena.

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Jogos Sociais / Re:[Discussão] Primeiro dia
« Online: Maio 02, 2013, 12:41:49 pm »
Eu sinceramente espero que isso não aconteça. Como o Russell disse, a noite zero só é boa para facção mafiosa.

Discordo. Ela só é boa pra máfia se a maioria dos jogadores for Vanilla. Não é o caso da média das máfias da Spell.

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Jogos Sociais / Re:[Discussão] Primeiro dia
« Online: Maio 01, 2013, 11:53:30 am »
Eu sinceramente estou espantado com a unanimidade contra a Noite Zero. E acho que agora está numa altura segura pra dar minhas opiniões também.

  • O que você acha que pode ser feito no primeiro dia pra ajudar sua facção? (como cidade ou máfia ou independente)

Postar.

Não, sério. É só isso. Participe do maldito jogo. Não fique achando que só porque você não tem nada 100% garantido pra falar, suas opiniões não influenciam no jogo. Logou na Spell e leu o tópico do jogo? Poste alguma opinião. Especialmente no primeiro dia, estas opiniões a esmo dão material pra gente trabalhar, seja como máfia (já se sabe quem parece ser mais ativo/perigos) ou como cidade (Quanto mais as pessoas falam, mais fácil fica de caírem nas próprias mentiras).

  • Linchar no primeiro dia é importante, ou o risco de linchar errado é muito alto?

Ao meu ver, o único motivo pra passar um dia sem linchar alguém é se este linchamento errado der uma vitória automática pra máfia. Por exemplo, se tiver só 4 jogadores vivos, e só um mafioso/SK sobrando.

Fora disto, eu acredito que mesmo linchando um cidadão, isso já nos dá informações sobre o jogo. Quem começou puxando a votação, quem acompanhou a votação depressa, quem defendeu, quem desvotou, quem ignorou a defesa dele sem ouvir, quem mudou de ideia...

Dá pra usar como exemplo o post final gigante do Nelio na máfia Megaman. Ele chegou na conclusão que o Russell era mafioso com base nas votações dele. Isso se pega desde o primeiro dia. É parte do quebra-cabeça.

  • Compensa reduzir o tamanho do dia votando propositalmente em "sem linchamento", ou dá pra discutir com o tempo que se tem?

"Sem Linchamento" só é opção se for "Linche errado e perca durante a noite", como na situação de 4 jogadores vivos no final. Em qualquer outra situação, eu não considero linchamento opcional. Muitos narradores equilibram o jogo presumindo que haverá um linchamento por dia. Ficando sem linchar, você desequilibra o setup.

  • Como usar o primeiro dia para definir suas ações na primeira noite?

É muito tentador cair em lugar-comum aqui, e falar "eu presto atenção em quem posta o que e tal". Na primeira noite eu sempre evito os alvos óbvios (Os mais ativos e os mais inativos). Já houve casos em que praticamente TODO MUNDO na primeira noite foi no mesmo jogador (acho que foi o Banned). Se eu estiver de mafioso, eu só ataco jogadores importantes (policial, tracker, maçom) se for estritamente necessário, porque presumo que eles serão protegidos. Se eu for cidade, eu evito agir em gente que claramente vai ser alvo da máfia pra não correr o risco de pegar resultado sobre um morto (exceto, claro, se eu for um papel protetor).

A ideia é: Eu não trato a primeira noite diferente das outras noites. Exceto que eu tenho mais opções pra escolher porque tem mais jogadores vivos.

  • Você acha que começar os jogos numa "Noite Zero" seria mais interessante do que no "Dia Um"?

Eu acho que vale uma experiência. Não tenho como dizer se seria bom o suficiente pra virar padrão sem pelo menos testar antes. Eu sei que morrer sem ter como jogar pode ser chato pra cacete, mas a verdade é que o nossos jogadores estão viciados em resultados noturnos, e começar o primeiro dia com algum resultado pode fazer o primeiro dia ser mais ativo. Mas teria que testar pra ver.

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Vídeo Game / Re:Keys para Neverwinter
« Online: Maio 01, 2013, 11:01:10 am »
Em qual servidor?

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Dicas & Ideias / Re:Avacalhação, as bizarrices
« Online: Abril 29, 2013, 07:27:19 pm »
Citar
Exemplo 2: Eu tinha um guerreiro (Aquele Mudo) com trespassar e sempre que ele derrubava um inimigo eu dava o trespassar em um aliado (“Só para não perder a chance de usar o talento”), claro que fazia questão de lutar bem próximo do jogador que tinha rincha pessoal comigo e ainda por cima insistia em não colaborar com o grupo dos personagens… Mas você pode usar isto também contra o mestre e os NPCs…

Já vi gente fazendo isso com ataque de oportunidade.

http://www.giantitp.com/comics/oots0048.html

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Jogos Sociais / Re:Jogos Sociais: Espaço para discussão e sugestões
« Online: Abril 29, 2013, 01:15:48 am »
O prazo de dois meses é experimental. Note que pelas limitações dependentes da máfia principal, não vai haver uma micromáfia colada na outra, como antes. Então em dois meses provavelmente vamos ter só 2 ou 3 jogos. É tempo suficiente pra não ficar só duas pessoas alternando.

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Jogos Sociais / Re:Jogos Sociais: Espaço para discussão e sugestões
« Online: Abril 29, 2013, 12:27:12 am »
Aproveitando o momento de ódio geral, me foi lembrado que apesar de não ter nenhuma rolando a meses, as Micromáfias não foram exatamente banidas da JS ainda. O interesse por elas apenas minguou. Sendo assim, também notei que não havia nenhuma regra de regulamentação sobre as Micromáfias.

Então eu estou adicionando as seguintes regras no tópico de regras, e elas vão valer para micromáfias a partir de agora:

Citar
Micromáfias

Micromáfias são pequenos jogos rápidos feitos para as pessoas que não estão jogando a Máfia principal não fique entediadas até o jogo terminar. Elas cumprem um nicho importante quando a Máfia principal possui muitos jogadores inscritos.

Para abrir uma Micromáfia, ela precisa cumprir alguns requisitos essenciais. Micromáfias que forem abertas sem cumprir estes requisitos serão trancadas imediatamente e apagadas uma semana depois.

  • Uma micromáfia deve durar 15 dias ou menos, contados a partir da abertura das inscrições. Isso garante que a máfia será rápida, e se possível, que terminará antes da próxima grande máfia começar.
  • Uma micromáfia pode ter no máximo 9 jogadores. Eu ainda acredito que 7 jogadores faz uma micro mais equilibrada, mas deixe o limite em 9 para dar flexibilidade aos narradores.
  • Nenhum jogador que esteja VIVO na Máfia principal no momento da abertura das inscrições da Micromáfia pode se inscrever na Micromáfia. Ou seja, só poderá jogar a Micromáfia quem não se inscreveu na máfia principal, ou já tenha morrido nela. Esta regra é essencial porque o nicho das Micros, ao meu ver, é suprir a vontade de jogar das pessoas que não podem jogar na máfia principal, seja porque ela fechou as inscrições, ou porque você morreu muito cedo.
  • Uma Micromáfia pode abrir as suas inscrições a qualquer momento, contanto que a Máfia principal esteja pelo menos no Terceiro Dia, e tenha 8 ou mais jogadores vivos. A primeira condicional garante que não vamos ter Micros abrindo inscrições junto com as máfias grandes (as máfias grandes tem prioridade sobre as micros). A segunda condicional garante que não vamos ter micros abrindo quando a máfia principal estiver na reta final.
  • Após narrar uma Micromáfia, seu narrador não poderá narrar outra Micromáfia até que tenha se passado dois meses do seu encerramento. Isso evita que fique sempre o mesmo círculo de narradores nas micros. Ou pelo menos, que tenha um espaço saudável entre eles. Micromáfias não possuem lista de espera.

Com comentários em vermelho

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Jogos Sociais / Re:Jogos Sociais: Espaço para discussão e sugestões
« Online: Abril 28, 2013, 02:51:58 pm »
Não seria diferente dele esperar chegar a vez dele, decidir não narrar, e colocar outra máfia na fila.

A questão é que permitir trocar tema sempre que quiser, na maioria das vezes, só significa que as pessoas colocam qualquer coisa na fila pra guardar lugar, e só pensam no tema mesmo quando começa a chegar a vez deles narrarem. Aí eles trocam pra algo que interessa no momento, e continuam. Eu não gosto deste tipo de modus operanti.

Então se for colocar algo na fila, tenha certeza de que é um tema que você está disposto a narrar. Se você mudar de ideia ou desistir, você pode sair da fila a hora que quiser.

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Jogos Sociais / Re:Jogos Sociais: Espaço para discussão e sugestões
« Online: Abril 28, 2013, 02:39:25 pm »
Algum jogador já reclamou que um narrador decidiu não narrar um tema pelo qual ele estava esperando ansiosamente?

Sim. Madruga já narrou outras coisas na frente da Usuários 2 diversas vezes (e houve reclamações em várias delas), o JM falou agora mesmo que a Noara reclamou dele ter trocado a Piratas do Caribe, e eu lembro de pelo menos duas vezes que aconteceram no fórum anterior, mas não lembro exatamente em quais jogos.

Me parece uma baita sacanagem com o narrador, como se ele tivesse que narrar apenas para satisfazer os jogadores.

Ele sempre tem a opção de simplesmente não narrar. Mas se quiser mudar de tema, o preço passa a ser voltar pro final da fila.

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Jogos Sociais / Re:[Discussão] Primeiro dia
« Online: Abril 28, 2013, 01:38:50 pm »
Mas se um narrador quer começar o jogo já disponibilizando resultados para os seus jogadores, você pode optar por poderes diurnos. Se não me engano o Madrüga fez uma micromáfia assim, os poderes diurnos serviam apenas para o primeiro dia.

Mas tem que se pensar que deixar SÓ a cidade começar com resultados tende a prejudicar a máfia. Isso teria que ser levado em consideração no setup. Uma noite zero, numericamente falando, é a mesma coisa que um dia 1 sem linchamento.

A menos que a máfia também tivesse uma morte diurna só podendo ser usada no primeiro dia. Mas aí tem a mesma chance de alguém morrer sem ter postado.

Daí o legal seria usar o primeiro dia para algo útil. A discussão é cíclica. Eu acho que é uma questão de postura da galera, coisa que tem que mudar mais organicamente.

E é esse o motivo pelo qual esse tópico existe. Basicamente, é uma grande pergunta "O que VOCÊ faz pro primeiro dia ser útil?" ou "O que você acha que O NARRADOR deveria fazer pro primeiro dia ser útil?"

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Jogos Sociais / Re:[Discussão] Primeiro dia
« Online: Abril 28, 2013, 01:05:39 pm »
Isso vai ser tema de um dos próximos tópicos. Mas vou evitar desvirtuar a discussão ainda na primeira página. Vamos esperar mais gente responder.

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Jogos Sociais / Re:[Discussão] Primeiro dia
« Online: Abril 28, 2013, 12:58:32 pm »
Aqui eu acho um campo complicado porque o que eu posso dizer aqui é muito da minha postura de jogo e que pode me denunciar depois em jogos futuros.

Isso é um medo que eu acho que todos deveriam perder. Obviamente, todo mundo dentro do tópico joga como se fosse cidade. E uma boa parte da capacidade do jogador de jogar como máfia é manter essa postura enquanto age diferentemente fora do tópico. Então, por exemplo, falar "como máfia eu olho quem está mais ativo, ou que deu a entende que tem poderes, e mato de noite" não quer dizer que você, dentro do tópico, vai falar isso em aberto.

É claro que com o tempo que nós jogamos máfia juntos, eventualmente nos acostumamos com os vícios uns dos outros. Mas você não deveria ficar preocupado com "se eu falar, alguém vai me pegar no futuro". Lembre-se que estatisticamente na maioria das vezes que joga, você é cidade.

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