Estava analisando, os dragões tem costumes de soprar enquanto voam.
Mas então, faz sentido considerarmos os sopros em linha como 'muralhas' imediatas?
Perceba que, enquanto o dragão voa sobre seus oponentes, um sopro em linha (em movimento) atingiria uma linha no chão. As regras nos dizem diferente, uma vez que não consideram o sopro no movimento, apenas o consideram como uma magia 'relâmpago' (ou similar) onde o efeito é uma linha, efetivamente afetando apenas um quadrado no chão.
Da mesma forma que uma magia não é uma muralha persistente, um sopro também é um efeito instantâneo; a criatura joga o efeito e em poucos segundos ele se dissipa no ar. É é aí que entram os Metabreath Feats, do Draconomicon.
O pensamento se estende para sopros em cones, mas estes ficariam mais complexos. Ao pensar dessa forma, um cone do céu para a terra afetaria um círculo no chão (ou uma elipse, de acordo com o ângulo). Entretanto, em movimento, esse sopro na verdade afeta uma área semelhante a um circulo esticado, no chão.
Se você começar a pensar tridimensionalmente, cada quadrado de 1,5 metro / 10ft para cima é considerado um quadrado que o sopro precise viajar para atingir o chão. Ou seja, uma linha de 9 metros de comprimento, antes de atingir o chão vai passar por esses 9 metros (6 quadrados no grid) verticais antes de atingir o chão, o que inclui vértices de posicionamento no caso de cones.
Vou fazer um exemplo bobo de linha vs sopro com grid "horizontal" x "vertical" no final do post, para explicar melhor; em tempo: NÃO vale a pena colocar um "eixo a mais" no grid em troca desse tipo; abstraia, use metabreath e seja feliz.
O que vocês acham? é viável pensar dessa forma? Algumas sugestões de mudanças no dano/CD dos sopros para que isso se aplique de forma menos destruidora (pensando na dificuldade aumentada ao combater um dragão ou similar criatura que voe com sopro)
RAW, para realizar o sopro no MEIO do movimento, o bicho tem que ter o talento, Flyby Attack. Senão, como o Arcane comentou, em termos de regras tem que ser mover / atacar ou vice-versa.
FLYBY ATTACK [GENERAL]
Prerequisite: Fly speed.
Benefit: When flying, the creature can take a move action (including a dive) and another standard action at any point during the move. The creature cannot take a second move action during a round when it makes a flyby attack.
Normal: Without this feat, the creature takes a standard action either before or after its move.
Edit: Ninja'd pelo Smaug.