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Sistemas & Cenários / Re:Fã de RQ esculacha D&D
« Online: Maio 12, 2013, 12:53:43 pm »
Bom o Oda falar isso do Gygax, porque meio que me expressei mal, eu me referi mais a limites conceituais que do que limites de regras.
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CitarSó que os party roles foram inspirados nos combates de RPG de mesa, apenas mais sistematizados. Tudo isso é só retroalimentação.
Curiosidade:
O "role" no termo "roleplaying game" na verdade se referia à especialidade tática de uma equipe, no sentido de Batedor, Médico, Sniper, etc. e não no sentido de um papel de personagem fictício a ser interpretado, com personalidade e características próprias.
De fato, Gygax sequer se importava em interpretar o personagem quando jogava, não existia esse conceito pra ele. Quando ele jogava, ele era o Fighter. Ponto.
CitarNão, isso não tem nada a ver com a mecânica ou o funcionamento das regras. Esse ponto é inteiramente sobre a forma como o sistema é apresentado no livro.Você quer dizer letras grandes, texto em uma coluna e objetivo e direto (no essentials)?
Olha, que tal me dar alguns exemplos,talvez fique mais claro pra mim...
CitarE os healing surges, que mais parecem tirados daqueles first person shooters onde a vida volta quando voce se esconde.Nossa, eu nunca pensei nos Healing surges dessa forma... mesmo não gostando da mecânica, particularmente. Acho que eles tiram um pouco do perigo da aventura, porque os jogadores raramente gastam todas as healing surge em diárias.