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Vídeo Game / Re:Terraria (Tópico oficial)
« Online: Dezembro 06, 2011, 03:53:33 pm »
Estava explorando um pouco os underground num mundo novo, e aí achei isso:
[hs width=100]http://i41.tinypic.com/2wr3zuu.png[/hs]
Achei legal, é uma mina abandonada?

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Off-Topic / Re:Amigo Secreto da Spell - "ASS" 2011 - 12 inscritos / 8 "OK"
« Online: Dezembro 06, 2011, 02:57:50 pm »
E ela também pode NÃO te tirar, Tetris.

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Off-Topic / Re:Confirmado primeiro planeta habitável fora do sistema solar
« Online: Dezembro 06, 2011, 02:52:07 pm »
Com certeza os aliens de Roswell vieram de lá, e eles já dominaram a tecnologia dos neutrinos mais rápidos que a luz.

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Off-Topic / Re:Confirmado primeiro planeta habitável fora do sistema solar
« Online: Dezembro 06, 2011, 02:37:24 am »
Legal. Já temos pra onde fugir em 2012.

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Vídeo Game / Re:Mais Dwarf Fortress, menos Modern Warfare..
« Online: Dezembro 06, 2011, 02:33:05 am »
Vincer, eu encaro mais como "você pode fazer X, mas o jogo te dá um framework para outras estratégias".

Cara, eu sempre acabava recorrendo a uma estratégia simples: sonífero nos vigias, me infiltrar em stealth mode e ir a algum lugar em que houvesse apenas uma saída. De lá, eu apenas esperava os soldados se aproximarem enquanto eu tinha vantagem geográfica para acabar com um de cada vez.

Eu fazia isso porque o jogo me obrigava? Não! Eu fazia porque achava DIVERTIDO!

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Off-Topic / Re:Amigo Secreto da Spell - "ASS" 2011
« Online: Dezembro 05, 2011, 12:41:30 pm »
Vou fazer uma wishlist no Steam no horário de almoço. Vou aceitar qualquer jogo dela.

Se não quiser me presentear via Steam (mas eu realmente prefiro, por uma questão de praticidade), pode me mandar uma carta com alguma coisa que considere legal.

Como serão sorteados os amigos?

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Vídeo Game / Re:Mais Dwarf Fortress, menos Modern Warfare..
« Online: Dezembro 05, 2011, 02:58:42 am »
Pô, eu li o post todo do vincer sem problemas.

Mas, cara... acho que não precisa ser FPS pra ser no-brainer. Sei lá, a parte de minerar de Terraria e Minecraft funcionam muito melhor nesse quesito. Até FarmVille é bom nisso.

FPS deveria, isso sim, estimular o pensamento tático. Como Crysis fez.

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Vídeo Game / Re:Terraria (Tópico oficial)
« Online: Dezembro 05, 2011, 02:54:07 am »
Testei alguns mecanismos para abrir as portas automaticamente. Uma dica: não façam em casas ocupadas por NPC's. Às vezes eles derrubam as portas, ou até fazem os botões no chão sumirem.

Quem aí quer fazer uma raid para destruir a wall of flesh?

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Off-Topic / Re:Belo Monte - Anúncio de uma Guerra
« Online: Dezembro 04, 2011, 04:54:56 pm »
Pensei que fosse Chacoalhalança.

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Vídeo Game / Re:Mais Dwarf Fortress, menos Modern Warfare..
« Online: Dezembro 04, 2011, 04:54:21 pm »
Macnol, emergent gameplay é isso e muito mais. Se você tem um gameplay com mecânicas simples (dando como exemplo o Go, que tem um número bem pequeno de regras simples), mas que fazem com que apareça uma complexidade no jogo (no caso do Go, há milhões de estratégias e jogadas que foram e continuam sendo estudadas no decorrer dos milênios), então você tem um bom emergent gameplay.

Jogos como Minecraft, Terraria, GTA3 e Deus Ex são bons exemplos desse tipo de mecânica. Mas ser um jogo sandbox não faz com que ele tenha, automaticamente, emergent gameplay. Assassin's Creed 1, por exemplo, é bastante limitado nesse aspecto.

Mas alguns jogos lineares PERMITEM emergent gameplay interessante, também. Crysis 1 é um exemplo razoável. Não é o melhor jogo em termos de liberdade para o jogador por aí, mas ele possui várias possibilidades de ação por conta de suas mecânicas não tão complexas, e ainda assim é um jogo linear.

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Vídeo Game / Re:Mais Dwarf Fortress, menos Modern Warfare..
« Online: Dezembro 04, 2011, 12:54:40 pm »
Silva, concordei com absolutamente tudo o que você disse (tirando a parte das paredes de texto, mas aí é uma questão do tipo de experiência que cada um busca, então não há muito o que se discutir aí).

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Vídeo Game / Re:Mais Dwarf Fortress, menos Modern Warfare..
« Online: Dezembro 04, 2011, 03:10:44 am »
Não sei, não faço tanta questão de mundos abertos se fizeram uma história realmente cativante, como Braid ou Half-Life 2.
Pode parecer radical isso que vou dizer, mas: se eu quiser apenas ver uma história cativante eu leio um livro ou assisto um filme (e talvez por isso eu tenha achado Half-Life 2 uma bela bosta e não tenha mais paciência pra JRPGs).

Não levem a mal, já me emocionei com muito jogo ultra-linear de história bonita, e considero esse tipo de experiência eletrônica perfeitamente válida. Mas ao mesmo tempo, do ponto de vista do potencial que a mídia oferece, acho um PUTA desperdício, e acredito ferrenhamente que todo jogo eletrônico se beneficiaria de uma maior interatividade e mundo reativo/emergente, independente se seu propósito é só contar uma história ou não.

Eu nunca vou esquecer das experiências que Phantasy Star 1 e Final Fantasy 6 me proporcionaram, vão ficar no meu coração pra sempre, mas eu estaria deixando a nostalgia nublar minha razão se dissesse que os considero melhores rpgs, e melhores "experiências eletrônicas" como um todo, do que Fallout 2, Dragon Age, Morrowind, Planescape Torment e grande parte de seus sucessores recentes que adotaram, em maior ou menor grau, justamente essa maior "interatividade" de que estamos falando aqui, proporcionando ao jogador muito mais do que somente assistir, passivamente, a uma história, mas sim interagir e se envolver com ela de uma forma que livro ou filme algum permite.

Mas isso é apenas minha opinião, óbvio. ;)

Bicho, eu nem usei Final Fantasy como exemplo porque:
a) Não me parece um jogo. Em nenhuma das encarnações.
b) O XIII é, literalmente, um corredor.

Usei Half-Life 2 como EXEMPLO, mas Braid é o melhor representante do "jogo linear que conta uma história tremendamente envolvente em forma de jogo".

Por quê? Porque ele conta a história ATRAVÉS da jogabilidade. Se um trecho da história diz que o anel de noivado do personagem faz as pessoas ficarem mais cautelosas perto dele, então você vai poder usar um anel que deixa o tempo mais lento perto dele. Se outro trecho diz que o personagem anda averso ao resto do mundo, então o tempo vai passar de trás para frente para ele.

Como eu disse, não me importo tanto com não-linearidade se o jogo contar uma história envolvente. E, por envolvente, eu quero dizer uma história contada através dos elementos do jogo. Como em Braid. Como em Half-Life 1 (já que você não gostou do exemplo do 2).


Por isso, também não gosto de "paredes de texto". Para mim, são um recurso pobre para se contar uma história. Lógico, um pouco de texto, quando bem aproveitado, é algo lindo de se ver (como, de novo, Braid). Mas o texto deve estar lá para completar seu envolvimento com o jogo, e não para criá-lo.


E quanto a interagir com a história vs assisti-la:

Primeiro, até em livros-jogos encontramos histórias interativas.

Segundo, depende MUITO do objetivo do jogo. Às vezes o jogo sequer tem história e é ótimo (Minecraft, Terraria, até Tetris). Às vezes o nível de interação é ótimo, mas o jogo é horrível (Spore). Às vezes é linear, mas é tão bem contado que isso realmente não importa (Braid, Half-Life 1, Chrono Trigger, Terranigma).

Insisto: o que faz uma história do jogo boa não é o quanto ela permite ao jogador fazer mudanças, mas o quanto a história interage com a própria jogabilidade, e se essa jogabilidade faz o trabalho direito.


EDITADO:
Acabei de lembrar de KOLM. Especialmente o primeiro, KOLM é um ÓTIMO exemplo do que se fazer para se ter um roteiro de jogo perfeitamente bem executado. O nível de mudança da história é nulo, mas ainda assim tudo interage tão bem que não tem como dizer que essa decisão de fazer o jogo ser linear é ruim:
http://www.kongregate.com/games/ArmorGames/k-o-l-m
http://www.kongregate.com/games/ArmorGames/k-o-l-m-2

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Off-Topic / Re:Belo Monte - Anúncio de uma Guerra
« Online: Dezembro 04, 2011, 03:04:21 am »
Eu sou contra até ver argumentos pró melhor embasados, mas por motivos diferentes aos apontados no vídeo dos atores.

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Vídeo Game / Re:Terraria (Tópico oficial)
« Online: Dezembro 04, 2011, 02:26:49 am »
Tentei derrotar a Wall of Flesh hoje, com a ajuda de um amigo. Uma porção de coisas deu errado (eu tentei passar estrelas pra ele durante o dia e acabamos perdendo tudo porque elas evaporaram), e a Wall of Flesh apareceu no lado oposto que esperávamos. Em resumo... apanhamos feito garotinhas. Mesmo com os melhores equipamentos.

Decidimos "tapar" o inferno para conseguirmos ter chance contra ele.

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Off-Topic / Re:180 graus. Vida e morte nas decisões e opiniões
« Online: Dezembro 03, 2011, 02:59:56 am »
Não pude ver o vídeo, só vi o começo com ele perguntando pra todo mundo quem era Hitler e ninguém sabendo responder (e todo mundo aqui deve saber que espaço amostral não funciona assim).

Então... quando começa a idiotice? O que ele fala?

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