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Dicas & Ideias / Re:Alguma vez o sistema estragou uma partida pra você ?
« Online: Novembro 25, 2012, 03:23:54 pm »Eu fiquei traumatizado com esse tipo de coisa (foi o que me tornou um sandboxer radical). E vou dizer que, infelizmente, é um estilo de jogo mais comum do que a maioria pensa.
E como quase tudo que envolvem duas opções, geralmente a melhor solução é a intermediária. O mestre precisa ter um plot maior que ele descreveu, mas deve ser flexível o suficiente pra levar em conta as ações dos jogadores na resolução do problema.
Se os jogadores não afetam o plot geral de forma significativa (porque o jogo não tem plot), eles perdem a função de protagonistas. Se torna um jogo com a mesma graça de The Sims. É um estilo diferente, mas se não estiver com o grupo certo, não tende a durar muito.
Se o mestre não ajusta o plot com base nas ações dos jogadores, e faz a história se desenrolar da forma que ele pensou independente do que eles fizerem, ele sofre de síndrome de tolkien. Aprenda a dizer mais "sim".
Ou vá embora e deixe ele falando sozinho. Se tiver mais algum desses com SdT que quando aparece um quebra cabeça você pode tentar resolver ou sentar no chão e esperar que se resolva sozinho que dá na mesma, eu vou meter a porrada.
Por que, POR QUE, não se pode ter uma história boa que se desenvolva por si e pelas ações dos personagens jogadores no mesmo ritmo?