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Dicas & Ideias / Re:Alguma vez o sistema estragou uma partida pra você ?
« Online: Novembro 25, 2012, 03:23:54 pm »
Eu fiquei traumatizado com esse tipo de coisa (foi o que me tornou um sandboxer radical). E vou dizer que, infelizmente, é um estilo de jogo mais comum do que a maioria pensa.

E como quase tudo que envolvem duas opções, geralmente a melhor solução é a intermediária. O mestre precisa ter um plot maior que ele descreveu, mas deve ser flexível o suficiente pra levar em conta as ações dos jogadores na resolução do problema.

Se os jogadores não afetam o plot geral de forma significativa (porque o jogo não tem plot), eles perdem a função de protagonistas. Se torna um jogo com a mesma graça de The Sims. É um estilo diferente, mas se não estiver com o grupo certo, não tende a durar muito.

Se o mestre não ajusta o plot com base nas ações dos jogadores, e faz a história se desenrolar da forma que ele pensou independente do que eles fizerem, ele sofre de síndrome de tolkien. Aprenda a dizer mais "sim".

Ou vá embora e deixe ele falando sozinho. Se tiver mais algum desses com SdT que quando aparece um quebra cabeça você pode tentar resolver ou sentar no chão e esperar que se resolva sozinho que dá na mesma, eu vou meter a porrada.

Por que, POR QUE, não se pode ter uma história boa que se desenvolva por si e pelas ações dos personagens jogadores no mesmo ritmo?

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Dicas & Ideias / Re:Alguma vez o sistema estragou uma partida pra você ?
« Online: Novembro 25, 2012, 03:01:02 pm »
Espero que eu tenha absorvido alguma opinião nova (algumas são realmente boas), mas acho desnecessário continuar participando do tópico. Ja revisei alguns conceitos.
Obrigado

Bom, não precisava anunciar isso, né. E ainda não me disse que diabos é "Carrie a noite do baile" e porquê é ruim. Eu nunca ouvi falar disso.

Deve ser daquele filme Carrie, a Estranha, não?

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Dicas & Ideias / Re:Alguma vez o sistema estragou uma partida pra você ?
« Online: Novembro 25, 2012, 02:29:59 pm »
Ou ainda: quer usar esse recurso? Use. Mas se todo mago inimigo do jogo fizer a mesma coisa ad infinitum, o jogo ficará repetitivo e sem graça.

Na minha mesa o lich do jogo que parecia um vilão e acompanhou as aventuras do grupo desde o nível 1 ao 20 fez coisas bem diferentes disso. Como todo vilão inteligente ele pesquisou quem era o grupo e usou eles para atingir o objetivos dele (que apesar de parecer, ele não era o vilão da história, só um cara egoísta que usava ocasionalmente os recursos do vilão porque era conveniente a ele).

Então no final da campanha, os heróis tiveram oportunidade de decidir se impediam o lich de alcançar seus objetivos junto com o ato de salvar o mundo. Salvaram o mundo e deixaram o lich ser feliz. :bwaha:

Quer um exemplo engraçado disso? Slayers, quando Hina sobe a torre da maga que não lembro o nome agora (Nagah?) usando Voo e a vilã fica toda confusa, achando que a garota ia subir por dentro e passando pelas várias armadilhas e monstros no meio do caminho (originando um ou dois doujins H por parte dos fãs, claro). Se ela tivesse sido mais atenta às janelas...

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Dicas & Ideias / Re:Alguma vez o sistema estragou uma partida pra você ?
« Online: Novembro 25, 2012, 02:01:12 pm »
Aí que surgem os mestres que se agarram na regra de ouro. Você não pode teleportar porque o castelo do lich é protegido contra teleporte. Você não pode usar magia de adivinhação porque os deuses que iriam responder também não sabem a resposta. Você invoca a criatura, mas como o outro inimigo é amigo dela, então agora você tem dois monstros pra combater.

Isso me cheira mais a controle narrativo do que se agarrar à regra de ouro. O cara é um Lich, então é óbvio que ele vai entupir a casa dele de feitiços pra todo o tipo de coisa, desde lavar a louça mais fácil (no caso de visitas, e em que elas são o jantar) até proteger o lugar de invasores safados que vão tentar matar ele e tomar os métodos de criação de Lich assim como ele já fez no passado.

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Dicas & Ideias / Re:Alguma vez o sistema estragou uma partida pra você ?
« Online: Novembro 25, 2012, 12:44:19 pm »
Tu pagaria 30 mil, por baixo, pra levar um produto que custa metade disso?

Ok então, tu tá certo e eu errado!

Não é questão de estar certo, é questão do que se dá pra fazer com o que tem. Se você só quer tal coisa, então não vai precisar de outra, mas acho que saiu um pouco do foco.

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Dicas & Ideias / Re:Alguma vez o sistema estragou uma partida pra você ?
« Online: Novembro 25, 2012, 12:37:09 pm »
Se tu compra um produto espera que ele venha perfeito, não que precise "concerta-lo" pra se divertir.

Eu espero que o produto me divirta, já que estarei no tempo da "Perfeição Máxima": as garotinhas ai doidas por esse filme de "vampiro", que ignoram a merda cagada e fumegante que é.

Então, se tu paga por um Celta 2013, com todos os adicionais, tu não se importaria de levar um fusca pra casa. Ele tem rodas e te leva onde tu quer, é basicamente a mesma coisa não?

Se não estiver coberto de ferrugem, caindo aos pedaços e ainda tiver gente que goste para eu falar dele de forma minimamente boa, sim.

Exemplo: eu poderia estar jogando M&M, mas estou jogando Risus. (Ok, peguei pesado.)

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Dicas & Ideias / Re:Alguma vez o sistema estragou uma partida pra você ?
« Online: Novembro 25, 2012, 12:31:14 pm »
Se tu compra um produto espera que ele venha perfeito, não que precise "concerta-lo" pra se divertir.

Eu espero que o produto me divirta, já que estarei no tempo da "Perfeição Máxima": as garotinhas ai doidas por esse filme de "vampiro", que ignoram a merda cagada e fumegante que é.

Citar
Tu quer fazer fogo vindo de luz? Ok, é possível exatamente por esses motivos que tu destacou, mas vai ser um fogo magico que não causa dano, não ilumina e não tem efeito nenhum. Pronto!

Um mestre e muita falta de noção!

É o inverso, ele não me deixou usar fogo para gerar luz só porque ia de encontro com o que ele queria, mudando as regras durante o jogo. E foi exatamente o que ele fez depois: me deu uma arma de gelo que também permitia congelar coisas mas não me deixou usar esse mesmo poder contra um dos npcs mais queridos dele, que usava ÁGUA, por que sim.

E sim, já me afastei dele.

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Dicas & Ideias / Re:Alguma vez o sistema estragou uma partida pra você ?
« Online: Novembro 25, 2012, 12:04:35 pm »
Eu num sou jogador novo não, só sou novo no fórum. Tenho pontos de vista bem divergentes quando se trata do mesmo assunto, por isso acabo dando treta por ai.

O negócio da discussão ser inútil é que ninguém notou que estão andando em círculos: regra de ouro ou não, o que importa é que o pessoal tá se divertindo. O sistema tem buracos? Tape-os ao seu modo, de preferência fazendo um pdf e enviando pros jogadores ANTES da porcaria do jogo começar; já CANSEI da porra do mestre mudar as regras DURANTE o jogo só pra ferrar com a gente por que ele simplesmente queria (que foi o que citaram ai, o mestre se importar mais com os npcs e as histórias deles e não aceitar que os jogadores possam vencê-los, mudando as regras pra isso).

Uma coisa que é independete de sistema e que pode afetar qualquer jogo: esse mesmo mestre maldito me proibiu de usar uma certa magia para ampliar os sentidos porque eu não tinha uma certa vantagem/talento/poder para controlar magia de luz, apenas fogo. Quando eu falei que poderia gerar luz com fogo, ele alegou que "fogo não gera luz, luz é cósmico". Sabe quando ele falou que usava algo assim? Nunca. Sabe a minha cara na hora? A mesma de alguém extremamente puto.

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Dicas & Ideias / Re:Alguma vez o sistema estragou uma partida pra você ?
« Online: Novembro 25, 2012, 02:51:45 am »
Eu não me importo quanto ao que acha quanto a GURPS - apenas que escreva algo factualmente correto.

Ok: esse debate é inútil.

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Dicas & Ideias / Re:Alguma vez o sistema estragou uma partida pra você ?
« Online: Novembro 25, 2012, 02:30:54 am »
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Então é um debate inútil.

Dado seu histórico aqui de reclamar do que não conhece, geralmente isso é verdade.

Os caras dizem que não querem dar a primeira página do livro com a "Regra de Ouro" estampada, mas querem que o pessoal faça o que quiser com o jogo deles. Pra mim, não adianta debater sobre isso.

E não vou dar o braço a torcer por gurps.

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Dicas & Ideias / Re:Alguma vez o sistema estragou uma partida pra você ?
« Online: Novembro 25, 2012, 02:26:05 am »
Para deixar claro, o que eu critico da Regra de Ouro não vem do uso dela em jogos para "fine tuning", "pequenos ajustes" e coisas que todo DM faz em jogos. O que eu reclamo é expresso aqui:

Now here's the thing. Back in the old days, we put the Golden Rule in every rulebook we put out, and we stressed the hell out of it. If you came on board post-Vampire: The Requiem and haven't seen it, the Golden Rule was essentially "Break and change any rule you want. Your judgment trumps all." We stopped doing that with the release of the Storytelling system because that had gotten to be a bit of a crutch. It wasn't an excuse for putting out shoddy rules that we liked and expecting people to come up with something better. We wanted to do rules that made sense the first time, and we didn't want the Golden Rule to be some kind of safety net. We wanted the rules to work the first time.

But the thing is that we still believed in the Golden Rule. We still wanted people to follow it, we just didn't want to emphasize it. Ultimately, gaming groups are such a deeply individualized mix of interpersonal chemistry and preferences that there's no way we can write from a perspective of knowing your group. Therefore, we have to write from the perspective of being the most useful to the greatest number of groups. That assumes a certain median. You don't add on multiple templates because it involves a lot of extra work that might not be worth it, for instance. Now, it might be worth it — but unless we're sure that everyone in the group is for the idea and willing to do the extra work that keeps the multi-template character from dominating play, it's better to err on the conservative side. That doesn't mean we can't break those rules from time to time, though.


Então é um debate inútil.

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Dicas & Ideias / Re:Alguma vez o sistema estragou uma partida pra você ?
« Online: Novembro 25, 2012, 01:34:10 am »
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Acredito que se o sistema atrapalhar, sempre existe a regra de ouro, os grupos e as cronicas geralmente são muito particulares, não tem como um sistema se enquadrar em todas as situações vivenciadas pelos players, e se isso ocorrer em uma campanha inteira ta faltando um pouco de background.

Regra de Ouro é desculpa de designer incompetente/preguiçoso que não queria se esforçar muito nessa questão. O próprio Ethan Skemp admitiu isso no finado "blog" da White Wolf. Obviamente, isso não quer dizer que eu me oponha a ela (Regra de Ouro é um princípio básico de mestragem), mas se um designer ou autor usa ela para cobrir seus erros, ele está sendo cretino.

Ou seja: se ele criar um sistema que vise ter regras para TODAS as situações que pode acontecer, esse cara será um ótimo designer? O jogo terá um ótimo sistema? Ou será que vai ser um belo bocado de trabalho jogado fora, já que o pessoal mais novo vai olhar e praticamente vomitar com um negócio tão travado e cheio de detalhes bestas que é esse hipotético jogo?

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Apresentação / Re:Mais um na multidão
« Online: Novembro 24, 2012, 11:55:27 pm »
x-man heheheh

 :shock:

Não sou do RS, mas tenho um bom tempo com 3D&T em questão de mestre.

E bem vindo.

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Sistemas & Cenários / Re:M&M 2e/3e e suas fichas
« Online: Novembro 22, 2012, 11:56:58 am »
deu vontade de ir lá no tópico que tenho no fórum da jambô e trazer minhas fichas pra cá ehehhehe

Não tem ninguém te impedindo de fazer isso. Btw, vou eu fazer isso também.

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Sistemas & Cenários / Re:BESM 3e
« Online: Novembro 21, 2012, 10:14:01 pm »
Na verdade, eu já tinha feito há eras.

http://spellrpg.net/forum/viewtopic.php?f=12&t=4751&p=145854#p145854

Num fórum que não existe mais.

Parece ele sim. Tu usou algum programa pra fazer a ficha ou foi só na munheca pra colocar todos aqueles negócios de design?

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