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Sistemas & Cenários / [DnD 5e] Regras que você talvez não tenha percebido
« Online: Janeiro 13, 2015, 03:50:36 pm »
Pelo menos na superfície, D&D 5e é muito parecido com as edições anteriores. Mas essa semelhança também leva a algumas armadilhas, porque algumas coisas mudaram de forma sutil e não ficam tão aparentes à primeira vista. Toda hora tem alguém descobrindo atrasado que ataques furtivos não exigem mais flanqueio ou surpresa!

Essa é uma compilação das regras que podem passar desperdebidas por quem já jogou outras versões de D&D, incluindo referências de que página do livro tem mais informações a respeito.

Regras gerais

:dado: O valor máximo de atributo para compra com pontos é 15 (antes de somar os bônus raciais). A cada 4 níveis em uma classe você ganha 2 pontos para distribuir em atributos à sua escolha. Nenhum atributo pode passar de 20 com esses pontos. (PHB 13)

:dado: Personagens começam com um "trinket" de graça. (PHB 14)

:dado: Ataques à distância adicionam o bônus de Destreza no acerto e no dano. (PHB 14, 196)

:dado: Elfos e meio elfos têm Darkvision, não existe mais low-light vision. (PHB 21)

:dado: Apesar de não precisar dormir como um humano, um elfo ainda precisa de 8 horas de descanso para ter os benefícios de um Descanso Longo.

:dado: Categorias de tamanho mudaram, e criaturas pequenas não recebem mais bônus de acerto e CA pelo tamanho. (PHB 191)

:dado: Inspiração é uma nova regra para incentivar que o jogador interprete as falhas, ideais, características e ligações do personagem com o mundo (PHB 123). Ao fazer isso, o mestre pode conceder Inspiração e o jogador pode gastá-la nessa cena ou mais tarde, ganhando Vantagem em uma jogada de d20. (PHB 125)

:dado: Backgrounds são importantes. Eles não apenas dão ideias de características para o personagem, mas também dão habilidade com perícias, equipamentos e idiomas, de acordo com o caso. (PHB 125)

:dado: Short Rest exige ao menos uma hora sem a prática de atividades extenuantes, não apenas 5 minutos. (PHB 186)

:dado: O modificador de Constituição é somado uma vez para cada Recovery Dice que o personagem gastar ao descansar. (PHB 186)

:dado: Um descanso longo recupera todos os PVs do personagem, mas apenas metade dos Recovery Dice. (PHB 186)

:dado: Várias classes (como Feiticeiro e Monge) têm habilidades que mudam o jeito de calcular a CA. Elas nunca se acumulam, o personagem deve escolher qual usar. (PHB 14)

:dado: Testes de resistência não têm mais falha automática ao tirar 1 no dado, nem sucesso automático com 20. E agora não são divididos em Fortitude/Reflexos/Vontade; cada uma das 6 habilidades funciona como resistência a ataques diferentes.

:dado: Perícias não são distribuídas com pontos, ou você é proficiente nela ou não. Qualquer perícia pode ser tentada, mesmo sem treinamento. Proficiência em perícias não vêm apenas da classe, mas também do background escolhido, facilitando combinações exóticas (como um paladino treinado em habilidades ladinas).

:dado: É possível ajudar outro personagem em um teste de habilidade/perícia, nesse caso a(s) pessoas(s) precisam ser capazes de fazer o mesmo teste. O beneficiado (quem tiver o bônus mais alto) rola o teste com Vantagem. (PHB 175)

:dado: Fontes múltiplas de vantagem ou desvantagem não se acumulam. Mesmo que haja 3 fontes de vantagem e uma de desvantagem, ambas se anulam.

:dado: Criaturas que tenham sido invocadas durante o combate (por magia ou habilidade sobrenatural de outra criatura) adicionam seu XP ao total recebido pelo combate. (MM 9)

:dado: Talentos são uma regra opcional. Por padrão, não são usados.


Classes

:dado: [Geral] Não há mais restrição de tendência para as classes. Nem mesmo para Paladinos, que podem ser malignos (desde que estejam agindo de acordo com seu juramento).

:dado: [Ladino] Para fazer ataque furtivo, basta que qualquer aliado do ladino esteja engajado em combate corpo a corpo com o alvo. Não é preciso flanquear - o ladino pode usar o furtivo atacando à distância. (PHB 96)

:dado: [Ladino] Ataque furtivo é restrito a uma vez por turno. Turno é diferente de rodada; caso o ladino ataque durante o turno de outro personagem ou monstro, esse ataque também pode ser furtivo. (PHB 96, 189)

:dado: [Warlock] O Warlock precisa apenas de um descanso curto para recuperar seus slots de magia. (PHB 107)

:dado: [Mago] Roubar o grimório de um Mago não o priva de suas magias - ele pode recuperar seus slots e manter a mesma lista de magias que tinha preparado pela última vez. O grimório só serve para trocar magias da lista. (PHB 114)


Magias

:dado: A preparação de magias mudou. Agora o conjurador não prepara mais exatamente quais magias de cada círculo vai usar. Ao invés disso, prepara um "menu" com as magias que terá disponíveis durante o dia, e gasta um slot de nível apropriado para conjurar qualquer uma delas.

:dado: Não existe mais "CA de toque", todas as magias atacam a CA normal.

:dado: Não é mais necessário ter uma bolsa de componentes mágicos. Os componentes materiais sem custo em PO são dispensados ao usar um Foco Mágico apropriado para a classe (varinha, orbe, cajado, símbolo sagrado, etc). (PHB 203, 151)

:dado: Caso conjure uma magia como Bonus Action, o personagem só poderá conjurar outra magia se for um Cantrip que consuma uma Action. (PHB 202)

:dado: A maioria das magias não aumenta de poder com o nível do conjurador, e sim com o slot que foi gasto para conjurá-la. Por exemplo, a magia Aid terá o mesmo poder


Combate

:dado: Você pode misturar as ações de movimento e ataque, fazendo seus ataques em qualquer ponto do movimento, até mesmo em pontos diferentes, desde que não exceda o limite de deslocamento. (PHB 190)

:dado: Você pode fazer 1 ação menor (como sacar uma arma, recarregar uma besta ou pegar uma poção na mochila) "de graça" como parte de uma ação de movimento. (PHB 190) Se você precisar fazer mais de uma dessas no mesmo turno, precisa usar a ação "Usar um objeto". (PHB 193)

:dado: Movimento só provoca ataque de oportunidade se você se mover para longe do inimigo. Você pode "dar a volta" em um alvo sem gerar ataque de oportunidade, desde que não saia dos quadrados adjacentes a ele (1,5m de distância). (PHB 195)

:dado: Mover-se pra longe de um inimigo é praticamente a única forma de provocar Ataque de Oportunidade. Usar armas de ataque à distância, conjurar magias ou plantar bananeira na frente do oponente não causam AdO. (PHB 195)

:dado: Levantar-se não gasta ação, é feito como parte do movimento, mas "gasta" metade da distância que você poderia mover no turno. (PHB 190)

:dado: Atacar com uma arma de longa distância ou magia com rolagem de ataque à distância enquanto há um inimigo a menos de 1,5m gera Desvantagem no seu ataque (mas não gera Ataque de Oportunidade). Magias que não atacam à distância não sofrem penalidades. (PHB 195)

:dado: Preparar uma ação consome sua Reação, então não é possível usar um ataque de oportunidade e ativar a ação preparada no mesmo turno. (PHB 193)

:dado: Você só pode usar UMA Bonus Action por rodada, independente de quantas possua. (PHB 195)

:dado: Não há mais "mão hábil" e "mão inábil". Ao atacar com duas armas, você pode sempre optar por qual vai usar para fazer o ataque com dano reduzido. (PHB 195)

:dado: Acertos críticos são apenas com o 20 no dado, e não exigem jogada de confirmação. Os dados de dano são dobrados, mas os outros bônus não. (PHB 196)

:dado: Não há mais Golpes de Misericórdia. Qualquer ataque contra uma criatura inconsciente tem Vantagem. Se for feito a menos de 1,5m de distância, é acerto crítico automático. (PHB 292)Qualquer acerto em uma criatura abaixo de 0 PVs acumula uma falha no teste contra a morte, 2 falhas se for crítico. (PHB 197)

:dado: Não existem PVs negativos, apenas morte instantânea caso o dano que "sobra" de um golpe que o reduziu a 0 PVs seja maior que seus PVs máximos (exemplo: está com 3 PVs e leva um golpe de 18 de dano. Se o máximo de PVs do personagem é 15 ou menos, foi morte instantânea). (PHB 197)

:dado: Resistência corta o dano de um elemento pela metade, Vulnerabilidade dobra o dano sofrido. (PHB 197)

:dado: Não existem mais tipos de criaturas imunes a acertos críticos e ataques furtivos. (DMG)


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Off-Topic / Re:CARNASPELL 2015 - Praia de Navegantes/SC 14 a 17 de Fevereiro
« Online: Janeiro 13, 2015, 02:11:33 pm »
Eu achei foda, hahahaha.

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Off-Topic / Re:Coisas que você não veria sem a internet
« Online: Janeiro 13, 2015, 10:05:18 am »
Muito bom. Sem contar que tem coisas que ficam mais engraçadas em espanhol.  :bwaha:

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Sistemas & Cenários / Re:[D&D 5e] Ferramentas online
« Online: Janeiro 13, 2015, 09:52:11 am »
Achei essa versão aqui em que o cara converteu as regras básicas pra um arquivo do OneNote. Pode ser aberto pra consulta no PC ou no celular. Ficou bem prático.

http://www.reddit.com/r/dndnext/comments/2s4qgo/dd_onenote_edition_xpost_from_rdnd/

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Linha Direta / Re:Textos +18
« Online: Janeiro 13, 2015, 09:13:14 am »
São sim!

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Linha Direta / Re:Peça seu emoticon aqui
« Online: Janeiro 12, 2015, 11:15:17 pm »
Há rumores dizendo que um novo emoticon foi adicionado na janela de popup. Dar ouvidos a qualquer rumor é traição. Ignore os rumores e tenha um bom dia, cidadão. :bigbrother:

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Como já adiantei, tenho curiosidade de conhecer essa opção. Pode me contar como semi-confirmado se rolar um 4-pack.

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Vídeo Game / Re:L4D2 dosamigo
« Online: Janeiro 12, 2015, 09:19:57 pm »
Presente!!  :joystick:

Eu nunca desinstalei, hahaha. Qualquer noite da semana, tamo aí!  :cranio::arma::homem:

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Aproveito pra dizer que sou tão experiente na Máfia como no Left 4 Dead, então estou meio perdido quanto a qual cenário escolher. Quem tem uma noção do jogo saberia dizer qual deles seria, em tese, mais vantajoso para a Cidade?

Desses, o que me vem à mente como mais marcante era o Hard Rain. Era uma fase horrível de se jogar, porque (como o nome sugere) havia trechos com uma chuva fortíssima que desorientava os jogadores. Mas isso atrapalhava os jogadores... e eles são a máfia nesse jogo. Então a lógica inverte. Se esse cenário tiver algo que de alguma forma deixe os mafiosos desorientados e sem conseguirem se achar, a cidade sai ganhando. Pode ser uma boa opção pra começar.

status: só participando de máfias que o Rafa é o narrador.

E EU TÔ SÓ OBSERVANDO ESSA ZOEIRA AÍ.  :olhos:

Participar dos joguinhos dos outros não é infidelidade!


Eu tenho só o L4D2 no steam, porém, deve fazer 1 ano que não jogo mais com a gal, se quiserem marcar qualquer dia eu jogo.

Tamo ae!!

Óbvio que a máfia é composta pelos infectados. Qualquer cidadão - ou conhecedor do tema - sabe disso. XD

...oi?  :sobrancelha:

Não sei se caberia um SK. O último SK foi o Church Guy. Eu não lembro se ele aparece no 2º jogo.

Aparece sim, é naquela fase que o final a gente fica encurralado em uma igreja e tem que se defender dos zumbis até ele abrir a porta. Mas não sei se o Rafa repetiria o mesmo papel de novo.

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Off-Topic / Re:Sobre o Caso AllefRPG
« Online: Janeiro 12, 2015, 04:18:18 pm »
Mas mas mas... mesmo que a lista aumente, vamos continuar contando como 40 bots, certo? Não é pra estragar as piadas.  :b

(Falando sério, isso tem toda a cara de serem mais contas fakes, sim.)

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Apresentação / Re:de um oi!
« Online: Janeiro 12, 2015, 04:08:19 pm »
Mas tchê, já tô vendo que vamos ter que acabar com a cota de catarinas no fórum! Tá sobrando barriga verde por aqui!  :bwaha:

Seja bem vindo, bigao! Como o Kazack já avisou, pode mudar o "Bigão" se preferir, qualquer coisa dá um grito que eu te passo as instruções. 

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tenho uma gata

Bípede, quadrúpede, ou ambas  :haha:?

Cidadão, esteja informado que essa frase o qualificou para participar do Chat da Spell®.

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prefiro schweiuhuitheui-eps a coca cola

Mas hein?! E olha que nem sou fã de coca. Sou fã de Fanta Uva

...e essa apenas confirma que é um cidadão de muito caráter e hombridade. Fanta Uva FTW.

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Vídeo Game / Re:AGDQ 2015
« Online: Janeiro 11, 2015, 03:16:39 pm »
AEEEEEEEEAEAEAEAE!!!!!  :dança: Eu estava com medo que não ia chegar a 1 milhão, quando parei de assistir não tinha 900 mil. Que bom que passou das expectativas. 

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Vídeo Game / Re:AGDQ 2015
« Online: Janeiro 11, 2015, 03:20:45 am »
Meeeeerda, eu tive um nerdgasmo quando anunciaram que seria isso depois do Metroid, mas fui fazer uns eventos no GW2 com a Noara e agora que terminei essa parte de jogar vendado já acabou... =/

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Vídeo Game / Re:Sonic Racing online: Grupo Spell.
« Online: Janeiro 11, 2015, 12:34:17 am »
E eis que, muuuuuito tempo depois, e graças à ajuda de namorada, irmã e cunhado...

 :trofeu: :trofeu: :trofeu: :dança: :trofeu: :trofeu: :trofeu:  :homem:  :trofeu: :trofeu: :trofeu: :dança: :trofeu: :trofeu: :trofeu:









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Off-Topic / Re:Massacre na França
« Online: Janeiro 09, 2015, 06:54:56 pm »
Colando esse outro bom texto aqui, lembrado pelo Agnelo:

http://descolonizacoes.blogspot.com.br/2015/01/por-que-nao-sou-charlie-hebdo.html?

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