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Sistemas & Cenários / Re:O que é Planescape pra você ?
« Online: Junho 29, 2012, 11:02:20 am »
Eu quero um exemplo de como seria uma aventura metafisica/surreal.
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outro "narrativo" que permite descrever estratégias diferentes e interessantes pra depois ser penalizado por issoIsso aqui é táo RPG final década de 90...
Sim, mas GURPS se sai bem em um monte de outras coisas, ele é um sistema genérico e é pra isso que ele serve. Eu ia incluir classes e niveis, mas acho que isso tem mais a ver com sistema do que com a temática do jogo.Grupo de 5 aventureiros, masmorras, monstros, tesouro.
Se for isso, GURPS também se sai muito bem.
Interessante a discussão sobre grids... sou daqueles que quanto mais foram usando grid, mais se apaixonaram com a idéia... meu grupo, depois de conhecer a 3.5, começou a usar grids em qualquer sistema, chegando ao ponto de criar house rules de movimentação pra fazer com que o grid fosse relevante, mesmo em Earthdawn, Storyteller e Cthullu (sou o unico que mestra D&D)Interessantre é que existem duas regras (até onde eu sei) para uso de grid em storiteller: uma delas em Street Fighter RPG e outra em Lobisomem 2º (bem mais tosquinha, uma pagina praticamente, mas quebra o galho)!
Se é para ir no apelo emotivoFaça como os chineses, como todos!
Pois implica que todos na mesa tenham esse poder, ou a gangorra vai simplesmente pender pro lado dos guerreiros gerando nova distorção. Ainda vejo problemas no manejo a longo prazo pelos pontos que já citei.Conjuradores de modo geral já tem esse poder. Se vc tira isso deles, como a 4e fez, o pessoal reclama. Então o negócio é deixar os não conjuradores com esse poder tb. Mas e voc~e chama de magia, deixa de ser não-conjurador, se vc chama de poder, é pirotécnico demais. Se você chama de manobra é anime demais. Então vamos chamar de manipular a trama pq é a unica opção que dá lembra alguma coisa mundana, mas aberta a possibilidades.
O problema não é dar poder extra-personagem aos jogadores, e sim o contrário, poder do personagem, na ficha, como os magos e afins tem, e não enlouquecer o mestre com mais uma penca de 'desarme sua tentativa de causar dano em mim, rolo 2d6, consegui, agora eu ataco'.Um mago já tem o poder de desarme o dano e agora eu ataco. As magias de proteção, mesmo as de nivel baixo, são absurdamente eficientes. Pele de pedra, invisibilidade, globo anti-magias... um mago ergue muros de energias, esferas de proteção e pode ficar piscando e aparecendo em diversos lugares difernetes do campo de batalha, enquanto voa invisivel e lança meteoros, ocasionalmente parando o tempo. Enquanto isso o guerreiro ergue o escudo (esquece o escudo, pq senão ele fica sendo um guerreiro menos eficiente), e reza para que o monstro erre sua CA...
Lembrem-se que estamos falando de pessoas que normalmente não tem lá tanta criatividade para usar esse poder como magos, como impedir que seja abusado se for extra-personagem?Quem não tem tanta criatividade? O jogador? O personagem? Um mago é mais criativo que um guerreiro apenas pq tem inteligencia mais alta? No fim acaba sendo o contrário, o jogador do guerreiro precisa ser muito mais criativo que o do mago e o seu "usar x-y-z encantos de proteção derrubar o mundo com a-b-c".
E se for na ficha mesmo?Se for na ficha mesmo o que?