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Sistemas & Cenários / Re:One fantasy system to rule them all
« Online: Junho 22, 2012, 11:11:27 pm »
Eu não consigo imaginar um sistema melhor para se jogar um jogo com tematica D&D do que o proprio D&D
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Sistemas & Cenários / Re:One fantasy system to rule them all
« Online: Junho 20, 2012, 10:47:11 am »
Espirito D&D é algo que inventaram para poder dizer "minha edição é mais D&D que a sua"
E também para vender retroclones para grognards
E também para vender retroclones para grognards
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Sistemas & Cenários / Re:One fantasy system to rule them all
« Online: Junho 20, 2012, 10:12:16 am »
O mesmo comigo. Não gosto muito de usar cenários prontos, mas gosto de ler sobre eles (e chupinhar algumas ideias interessantes).
Só que Forgotten, junto com dragonlance, é um que nunca me atiçou muito
Só que Forgotten, junto com dragonlance, é um que nunca me atiçou muito
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Sistemas & Cenários / Re:Ro3 19/06/2012 ou 'Criando regras que ninguém pediu'
« Online: Junho 19, 2012, 01:32:31 pm »
O mais triste e que não veremos o kimble com avatar do justin bieber

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Sistemas & Cenários / Re:Ro3 19/06/2012 ou 'Criando regras que ninguém pediu'
« Online: Junho 19, 2012, 01:07:49 pm »
Facing rules ?

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Sistemas & Cenários / Re:[D&D Next] Entrevistas com Mike Mearls
« Online: Junho 18, 2012, 07:44:05 am »
O guerreiro vai voltar a ser uma classe sem identidade por causa dos fricotes dos grognards
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Dicas & Ideias / Re:O papel dos papéis
« Online: Junho 17, 2012, 03:43:44 pm »Citar
É aqui que discordamos. O que pra você é "se dar bem", pra mim é "se dar mal". Em especial com os cenários que fogem mais radicalmente da fantasia básica de D&D, como Planescape, Ravenloft e Dark Sun. De cara, sem pensar muito, eu chutaria que sistemas como os de Mago/Vampiro (political/ideology-based struggles), Pendragon (Virtues&Values-based struggles) e Barbarians of Lemuria (bigger-than-world/multi-talented heroes in fast and furious violence ), nessa ordem, seriam combinações muito melhores para esses cenários. OU, como o Vincer colocou, uma adaptação do próprio D&D feita com mais zelo pelos temas centrais de cada um, a exemplo do Gamma World 4e.
Bem, eu não manjo muito de planescape, mas pelo que eu entendi das suas discuções com o elfo e o oda, o problema não é o sitema de D&D não casar com planescape e sim que você so foca em um aspecto do cenario e ignora totalmente o resto.
Eu ate concordo que ravenloft não combina muito com D&D. mas isso e por que eu não consigo imaginar um sistema de fantasia heroica como D&D sendo usado num cenário de horror.
Agora em planescape você tem herois viajando pelos planos e peitando anjos, demônios, dimensões esquisitas. ele praticamente grita "D&D PORRA"
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Mas é culpa do sistema tentar se enfiar guela abaixo de um cenário sem a menor consideração por seu ethos, como o d20 fez com Conan.
repetindo minha resposta: não é culpa do sistema se um sem noção tenta usa-lo num cenario que não combina com ele
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Dicas & Ideias / Re:O papel dos papéis
« Online: Junho 17, 2012, 12:41:43 pm »Citar
Sim, esse é um apelo forte. Pra quem não se incomoda com o fato de sistema e cenário não falarem a mesma lingua (ou pra quem quer jogar d&d SEMPRE, só trocando a "maquiagem" externa e sem preocupar em retratar minúcias/ethos dos cenários), não deve ser problema.
O cenario e o sistema so não vão falar a mesma lingua se o cara que criou o cenario não soube escolher o sistema certo pra ele. Eberron, forgotten realms, dragonlance, darksun todos esses se dão bem com D&D (alguns deles fizeram mudanças em algumas regras, mas nada que descaracteriza-se o sistema )
e quem disse que pra um cenario ser diferente ele tem que mudar as regras ? ele pode simplismente dar outra roupagem as coisas ou acrescentar coisas novas
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Já pra quem se importa com essas coisas, incomoda. Um bom exemplo é Conan d20. Rapaz, aquilo é algo escabroso, não retrata em nada os contos originais.. o combate é truncado, enfadonho, coisa de louco. (por sorte, existe Barbarians of Lemuria)
Não é culpa do sistema se o cara quer usalo num cenario que não tem nada haver com ele
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Dicas & Ideias / Re:O papel dos papéis
« Online: Junho 17, 2012, 11:46:27 am »Citar
Aliás, essa é uma das caracteristicas que mais me desagrada em D&D, esse "contra-emulacionismo": ao invés de adaptar seu sistema a diferentes cenários, ele mantém sempre o mesmo sistema e sai enfiando guela abaixo de qualquer cenário, independente de premissa e o escambau. Como teria sido Planescape com um sistema próprio, feito pra retratar as premissas centrais do cenário de fato ? Quais seriam as classes desse sistema? Que "papéis" surgiriam se indagássemos isso ao próprio cenário (e não a um jogo de combate tático fantasioso com DNA de wargame de tabuleiro ) ? Bom, na certa algo mais amplo e criativo do que "guerreiro, mago, clérigo e ladrão".
Eu ficaria de saco cheio se tivesse que reaprender o sitema toda vez que fosse jogar num cenario diferente
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Sistemas & Cenários / Re:[D&D Next] Entrevistas com Mike Mearls
« Online: Junho 16, 2012, 05:40:08 pm »Citar
Pergunta: what if any thing were you disappointed by during 4th edition and how will you address it in D&D next?
Resposta:I think that giving every class the same power progression was a compromise that we didn't need to make. We were trying a few different things, and I think that there was too much of a sense that we needed to use a brute force method to balance things.
In Next, we're going back to unique progressions for each class.
Bem vindas de volta classes chatas