Exibir posts

Esta seção lhe permite ver todos os posts deste membro. Note que você só pode ver os posts de seções às quais você tem acesso.


Posts - Elven Paladin

Páginas: 1 ... 45 46 [47] 48 49 ... 180
691
Sistemas & Cenários / Re:Kickstarter de Mage20
« Online: Julho 17, 2014, 08:09:06 pm »
Citar
Como os tempos mudam...

E há algumas mudanças curiosas, como o nome de diversas Tradições não-Ocidentais é apresentado com alguma variante culturalmente sensível (Akashayana para os Akáshicos, Kha'Vadi para os Oradores, Sahajiya para os Extáticos), corrigindo a grafia original (Verbenae e Euthanathoi) ou politicamente correta (Sociedade do Éter ao invés de Filhos do Éter).

O que vem a algo que me incomoda levemente no caso dos Etéricos - as Tradições não tem esse nome por acaso. É estranho com um grupo de criaturas teimosas como Magos, que se agarram a um paradigma antigo, subitamente decidem ceder a pressões incrivelmente modernas. Eu esperaria isso da União Tecnocrática, não deles.

Setting-wise, o jogo abraçou o retorno à Guerra da Ascensão, com as Tradições e os Tecnocratas ainda envolvidos em conflitos, com os Nephandi e os Marauders à espreita. Pelo indicado na história, Órfãos se tornaram mais comuns recentemente (assim como Feiticeiros/Cidadãos Iluminados, se levarem os Conventionbooks a sério).

Magicamente, as regras de Paradoxo são incrivelmente gentis. Se o personagem conjurar uma magia vulgar com sucesso, com ou sem testemunhas, ele só recebe um ponto de Paradoxo (na Revised, ele recebe um ponto de paradoxo por nível de esfera mais alta) - como era na 2e. É o retorno do Paradoxo "Beijinho no Ombro", ao invés do "Tiro, Porrada e Bomba".

O elenco da aventura é bastante variado e incrivelmente jovem - desde um jovem que adora animais e é transexual MtF, uma cientista maluca ao estilo McGyver (com Inteligência 5 e Tecnologia e Ciência 4, como ninguém recrutou ela ainda) e um ex-gangster com treinamento militar e experiência com o Sindicato, além de uma boa quantidade de criaturas, espíritos e pessoas que eles podem lidar nas ruas de Seattle.

Mas aqui vem a maior falha do Quickstart - não há uma aventura pronta, apenas alguns ganchos e possibilidades que ocupam uma página e um antagonista (um membro do Sindicato Corrupto). Levando em conta que o propósito desse tipo de material é ser apresentado para quem não conhece Mago, isso é um problema.

692
Sistemas & Cenários / Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
« Online: Julho 17, 2014, 11:45:32 am »
Citar
Eu torço que depois de lançados os básicos, eles larguem mais desse medo de desagradar grognards e lancem novos builds decentes de combatentes em suplementos. E nem é tão difícil de imaginar algo assim, basta eles usarem o Tome of Battle da 3.5 como base para fazer uns builds bem mais proveitosos do que a maioria dos que estão aí para non-casters.

Well, ocasionalmente o meu lado otimista com D&D Next (sim, ele existe  :P) pensa em algo similar. Apesar das inclinações contrárias, tanto ToBa quanto D&D 4e tem uma quantidade de fãs consideráveis (D&D 4e ainda foi o RPG mais vendido nos EUA por uns 3-4 anos) e deixá-los de lado não parece algo que a Wizards of the Coast faria - ainda mais com a promessa de "Rules not Rulings", "Sistema Modular" e "A Edição de todas as as Edições".

Citar
Caso eu mestre o D&D 5ed. (algo que não deve acontecer a curto prazo), eu estou inclinado a adotar uma house rule em que o talento Ritual Caster também permita o uso de pergaminhos, varinhas e cajados da classe conjuradora escolhida para os rituais. Isso tornaria esse talento uma feat tax para não conjuradores, mas ao menos amenizaria esse problema da falta de versatilidade deles (eu sei que só isso não resolve!),

Eu creio que essa regra sequer é necessária. Citando último playtest packet:

Pergaminhos: If the spell written on the scroll appears on your class’s spell list, you can use an action to cast it without having to meet any of the spell’s requirements

Varinhas e Cajados: A wielder who has the ability to cast spells can use the spells in a wand by expending charges from the item. A wielder uses his or her magic ability and spellcasting bonus (if any) for resolving the spell’s effect.

Ou seja, o pré-requisito do uso deles é basicamente "ter uma lista de magias de uma classe" e "ser capaz de conjurá-las", o que o talento Ritual Caster já providencia.

Tecnicamente, o que o talento Ritual Caster não providencia são 'Slots de Magia" (que nenhum desses ítens requer) ou níveis em uma classe (que alguns ítens requerem, como os Cajados do Playtest).

EDIT: Se bem que, possuir a lista de magia de uma certa classe pode ser interpretado como pertencer a ela para usar seus ítens - mas isso é algo que eu não estou certo se é válido.

693
Sistemas & Cenários / Re:Kickstarter de Mage20
« Online: Julho 17, 2014, 07:13:46 am »
Aos interessados, saiu o Quickstart do Mage20.

Contudo, contra minhas expectativas, todos os personagens de jogo são Órfãos, sem nenhum afiliado às Tradições. Ideia exótica, já que eu esperava algo mais "comum" para Mago.

694
Sistemas & Cenários / Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
« Online: Julho 16, 2014, 06:48:25 pm »
Citar
Concordo que por enquanto não há um suporte decente para defensores. Mas também não me parece tão ruim assim, ao menos temos o Protect Fighting Syle, o feat Sentinel e a manobra Goading Attack (esta aqui é a melhor pois não requer uma ação de reação, porém é exclusiva de um build de guerreiro) para quebrar o galho nesse departamento.

"Quebrar o Galho". Obrigado por dar a melhor definição de Não-Conjuradores no Next.  :P

Mas sendo honesto, eu não esperava nada dos Combatentes Next - então, o fato de haver ao menos dois builds que podem prestar (Eldricht Knight e Arcane Trickster) já é uma conquista.

Citar
Perceba que eu não afirmei que a regra de concentração coloca os conjuradores no mesmo nível dos não-conjuradores, o que eu quis dizer no meu outro post é que essa regra aumenta a dependência dos casters em relação aos outros PCs para atuarem com 100% de eficiência nos combates. Ninguém discute que os casters são melhores fora de combate, aliás existe desequilíbrio nesse departamento até entre os não-casters (compare o ladino com o guerreiro...).

Eu ainda estou tentando encontrar um motivo, fora caminhões de dano, para um Clérigo da Guerra com For/Cons Primários não ser preferível a um Combatente. Como não existe mais o pré-requisito de Sabedoria para acessar magias, basta utilizar magias sem CD e sem Concentração e você tem um "Warlord".

Citar
O ponto é que no momento em que o mais forte passa a depender do mais fraco para uma parte importante do jogo como é o combate, esse desequilíbrio se torna mais aceitável. O próprio Mike Mearls tem ciência disso e já afirmou no seu twitter que o objetivo dessa alteração na regra foi fazer com que o mago se utilize de mais estratégia e trabalho em equipe para utilizar suas magias mais fortes- em suma tentaram fazer os casters mais dependentes dos não-casters.

O problema é - isso não cria dependência com os Não-Conjuradores. Isso apenas cria um obstáculo, algo que um Conjurador preparado pode superar (e manter boa parte do seu poder em magias). E esse é o problema - Conjuradores superam qualquer situação de jogo. Isso não foi e não será resolvido. De boas intenções, nós temos todo o Ivory Tower Design da 3e.

Citar
Afinal, os não-casters não são tão inuteis assim, eles tem uma DPR muito alta e no caso específico do thief, até item mágico de conjurador ele pode usar. A impressão que eu tenho é que pelo menos em combate eles têm o seu valor.

A questão é que causar caminhões de dano, por meio de ataques repetitivos e sem nenhuma outra estratégia possível não é exatamente a utilidade que alguns de nós queremos para combatente.

Vulgo, eu não quero Tier 4-5, local de One-Trick Pony. No mínimo, eu quero Combatentes Tier 1-3, com o mesmo poderio e versatilidade de Conjuradores. Se for para menos que isso, D&D 3.5/Pathfinder existem.  :)

Citar
Esqueci de mencionar que Metamagia não acumula, exceto por Empower Spell, que foi nerfada: agora refaz a rolagem ao invés de aumentar dados de dano. E não deixa escolher o melhor resultado.

Quicken Spell também se "acumula", porque você só pode usar um efeito metamágico por magia, e Quicken Spell permite você conjurar outra magia:)

695
Sistemas & Cenários / Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
« Online: Julho 16, 2014, 05:18:29 pm »
Citar
Só uma correção: um slot de nível 3 rende três pontos. Custa cinco pontos para recuperar um slot de nível 3. Não que isso vá matar o estrelismo dele, mas...

My bad. :)

Citar
Mas ele já não era essa salada na 3.X? Eu me lembro que um dos ranços contra DD&4 é que ele tinha perdido a "exclusividade" desse "modelo".

Não. O Warlock era uma classe relativamente simples, basicamente ele tinha a Eldricht Blast e as Invocactions, que emulavam magias ou modificavam a Eldricht Blast, todas elas sem limite de uso.

Citar
Um detalhe desse Alpha é que as magias de slot do Bruxo não são cobertas pelas regras de multiclasse. A lógica do sistema dita que é uma habilidade de classe perdida, por conta da tabela unificada de slots (bem útil), mas isso não impediria que os slots fossem preservados e contassem como "extras", pela lógica própria da classe.

Detalhe importante que não tinha notado e mais um motivo para criticar essa mecânica horrenda do Warlock. Claro, é possível que ela seja mudada no PH, de acordo com sua fé na Wizards of the Coast.

EDIT: Um detalhe extra bastante curioso. Salvo para aqueles que são Monges, praticamente impossível utilizar Ataque Desarmado como uma Arma Leve ou com Finesse. Yep, uma Adaga é mais "manuseável", pelas regras, do que Ataque Desarmado.

696
Sistemas & Cenários / Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
« Online: Julho 16, 2014, 04:05:42 pm »
Citar
Para a mesma função que exerciam na 4ed: levar porrada no lugar de seus aliados.

Um defensor que se focasse em apanhar no lugar de seus aliados é tão otimizado quanto um Bárbaro focado em Carisma e Inteligência e que tem a Adaga como sua arma principal. Defensores não brilhavam por apanhar no lugar dos aliados, mas sim por colocar seus oponentes em uma situação onde o oponente sempre se daria mal (Catch-22).

Como já mencionei Concentração não tem um impacto tão grande, salvo para alguns tipo de Conjuradores de Linha de Frente. Motivos:

a) Diversas magias de suporte tem duração normal.

b) Conjuradores tem maneiras de reduzir o dano que sofrem, especialmente o Mago (Abjurador) ou mesmo Stoneskin (Dura 1h, reduz quase todo dano físico não-mágico, que é o da maioria das criaturas, à metade). Ou mesmo uma medida simples, como aumentar a CA, via Anão das Montanhas (Para o Mago, Feiticeiro e Warlock)

E o mais importante:

c) Concentração não faz nada para afetar o predomínio de Conjuradores fora do combate.

Ou seja, no melhor dos casos, Concentração é um incômodo para um Conjurador de linha de frente, que não tem Constituição decente (Que tipo de Conjurador de Linha de Frente que não tem isso?) e que não investiu em formas simples para solucionar o problema. É a típica "Solução Tormenta" - um inconveniente que não afeta o problema mais importante (Magias podem fazer e resolver qualquer problema).

Aliás, por isso mesmo Concentração é apenas um inconveniente - um Conjurador pode superá-lo se bem construído para isso. Agora, como um Não-Conjurador vai resolver os mesmos problemas que o Conjurador agora terá alguma dificuldade para resolver?

Citar
Também vale ressaltar que só é possível manter concentração em uma magia por vez, então não dá pra acumular várias magias de buff em si mesmo ou outra pessoa.

É, Conjuradores não podem mais resolver todos os problemas ao mesmo tempo - só podem resolver todos, um por vez.  :P

EDIT Pré-Bispo:

Citar
Porque segundo o Mearls (confira aqui e aqui) o Warlock é um mashup das diferentes apresentações da classe que ocorreram ao longo da história do DnD (mais especificamente, o da 3.X, o da 4E e com pitacos do Binder do Tome of Magic)....  IMHO, seria melhor deixar essas variações do modus operandi de conjuração dentro dos Pact Boons.

Que é uma mistura do Warlock 3e e 4e eu entendo, mas o que me incomoda é a maneira extremamente idiota que fizeram isso. IMNHO, ele ficaria muito mais elegante se progredisse sua conjuração de magias normalmente (como ocorre com o Bardo, Clerigo e Mago) ou mesmo com uma lista reduzida de magias, sem ter acesso aos Cantrips,  deixasse as Invocations cumprindo o papel de "Habilidades de Classe/Magias a Vontade".

Ou se era para fazer um "mashup" de fato, deixasse ele ter acesso a magias de nível 9, mas com o número limitade do Slots, todos eles do nível mais alto possível, transforme os Invocations em "Magias de Encontro" e deixe os Cantrips serem Poderes sem Limite.

Eu posso até perdoar Conjuradores Super-Poderosos, mas design horrível é um pecado ainda maior.  :P

Citar
Agora, como ele não apareceu em nenhum playtest público, é difícil avaliar a maneira pela qual chegaram nesse pré-esqueleto do PHB Alpha.]Agora, como ele não apareceu em nenhum playtest público, é difícil avaliar a maneira pela qual chegaram nesse pré-esqueleto do PHB Alpha.

Apareceu sim. Eu me lembro bem dele porque eu tinha elogiado a primeira versão da classe, junto com o Feiticeiro.  :)

697
Sistemas & Cenários / Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
« Online: Julho 16, 2014, 02:50:25 pm »
Citar
Ae eu te pergunto: pra que guerreiro no grupo  ?

Aparentemente, o Guerreiro tem um potencial de dano incrível, que talvez só é rivalizado pelo que o Bárbaro pode fazer - Guerreiros tem mais ataques e margem de crítico maior e Bárbaros de uma chance mais alta de acertar (Advantage via Rage ou Reckless Attack) seu ataques.

Contudo, deixando de lado minha descrença com o Next, há avanços para os Combatentes em geral. Comparando com a 3e:

(click to show/hide)

Agora, em uma leve mudança, para quem viu o Alpha Draft: Quem teve a ideia "genial" da progressão de magias do Warlock? Ela não faz muito sentido e é desnecessariamente confusa. Explico, o Warlock acessa magias ou poderes mágicos de 4 maneiras diferentes:

(click to show/hide)

Alguém consegue dar motivos razoáveis para essa progressão bizarra, além de "É para ser diferente de outras classes"?

698
Sistemas & Cenários / Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
« Online: Julho 16, 2014, 10:44:15 am »
Citar
Feiticeiro... Mais forte... Que mago?

Meus olhos devem estar me enganando.

Eu preciso fazer uma leve mudança aqui, já que da forma que escrevi essa interpretação é possível - Feiticeiros tem o potencial de conjurar magias mais fortes (via Metamágicos), mas são limitados a uma lista menor de magias (e sem o potencial de aprender mais). Numa equivalência tosca, eles tem um Spike Damage alto. Magos, por outro lado, são mais consistentes em seu potencial de ferrar alguém magicamente (ou resolver todo e qualquer problema - incluindo ressuscitar e remover qualquer efeito negativo, se for um Transmutador). Voltando a equivalência tosca, eles tem um DPR alto.

Claro, esse detalhe é marginal, afinal, Guerreiros podem recuperar, de verdade, alguns PVs por encontro. Isso sim é quebrado para os fãs.  :P

699
Sistemas & Cenários / Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
« Online: Julho 16, 2014, 01:03:05 am »
Citar
Aviso aos navegantes que lerem o Alpha do PHB: é alpha mesmo. Não só em diagramação (e por estar sem imagens), mas por regras também. Tem coisa desatualizada ali no meio. Confiável, só o que está no site da WotC.

Para deixar um pouco mais claro, o Alpha Draft é parte dos Playtests. Ele circulava entre um número limitado de playtesters que tinha acesso a material a frente de outros playtesters e provavelmente tinham contato indireto com os autores (e tinham um Non-Disclosure Agreement assinado).

Citar
Liberaram mais uma página do PHB final.

O texto é idêntico ao do Basic Set, que não surpreende, afinal, o Basic Set é um Copiar+Colar de certas partes do PH. Mas hey, o personagem é um Clérigo de Peter Pan, digo Lathander, uma das minhas divindades favoritas de FR.

Citar
Eu tou gostando das mudanças, tá menos borked que eu pensava.

Então olhe o Feiticeiro. Olhe as habilidades metamágicas dele, especialmente Heightened Spell e Quicken Spell, não limitadas por nível de magia e movidas por Sorcery Points - que podem ser recarregados sacrificados por slots de magias nível inferior.

Por 5 Sorcery Points (ou seja, um slot de nível 3), divirta-se conjurando duas magias, sendo que uma delas dá Disadvantage no teste a ser feito (e aproveite que agora existem 6 testes de resistência). My oh My, se isso não foi revisado para o PH, o Feiticeiro provavelmente será um conjurador mais poderoso que o Mago.

700
Sistemas & Cenários / Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
« Online: Julho 15, 2014, 11:39:12 am »
Um detalhe extra, aparentemente vazou o Alpha Draft do Livro do Jogador, que é a prévia do que provavelmente vai aparecer no Livro do Jogador.

E nele, como anunciado, existe uma opção de construir um Guerreiro que não é horrendo, sendo um Eldricht Knight - ele recebe a capacidade de conjurar magias arcanas de nível 4 - limitado a apenas duas escolas, obviamente. Porque nem mesmo um Guerreiro Mágico pode ser útil.  :P

701
Sistemas & Cenários / Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
« Online: Julho 15, 2014, 10:24:07 am »
Retornando brevemente ao tema do tópico, o autor do blog Harbinger of Doom tem uma relativamente longa e interessante comparação entre D&D Basic e o último Playtest, separado em três partes:

Raças e Classes.
Personalidade, Backgrounds e Equipamento
Regras Gerais e Exploração

702
Sistemas & Cenários / Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
« Online: Julho 15, 2014, 07:41:56 am »
Citar
Cara, isso é real? Eu não posso acreditar que passei minha vida inteira sem saber que isso existia e vocês me fizeram ver.

Não só é real, como é relativamente popular. Exalted é um exemplo de um RPG que lida com temas e níveis de poder bastante similares, assim como Scion e Nobilis (mas sem lidar na casa dos trilhões).

703
Sistemas & Cenários / Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
« Online: Julho 15, 2014, 04:53:29 am »
Citar
Insano? Isso é uma porcaria de um nerd frustrado. Um exército de criaturas feita de neutrônio com auras de gravidade e magnetismo e radioatividade(!!!) que quando morre leva metade do planeta junto? A massa deles sozinha já causaria um colapso gravitacional no sistema solar em que fossem brincar de guerra, ao invés dessa palhaçada overpower sem graça.

Você está aplicando o conjunto de regras errados quando se trata desse tipo de universo fictício e de história a ser contada. Tente aplicar esse no lugar.

E é no mínimo engraçado chamar de pseudociência o que é obviamente Science Fantasy.  :P

Citar
Isso parece aquela história do cara que queria usar a cdp do cara que arremessava coisas e começou arremessando casas e terminou com planetas... ou da igreja da pulomancia... pelo menos, nesses casos, os caras fizeram algo engraçado em cima das regras.

Esses são exercícios de otimização teórica (King of Smacks, H.I.V.E., LoP's Dirty Tricks, PunPun), que não tem necessariamente relação com um universo de criaturas com poderes galáticos/cósmicos.  :P

704
Sistemas & Cenários / Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
« Online: Julho 14, 2014, 01:44:37 pm »
Citar
Em algum lugar por ai, numa mitologia muito aceita, anjos são hermafroditas/andróginos/sem sexo. Vai saber...

Isso é "fanon" do Cristianismo/Judaísmo.  :P

Os Anjos, quando não são descritos como figuras humanas do sexo masculino (Gn 6:1-4), são aberrações dignas de Lovecraft ou de viagens induzidas por Psicotrópicos (Vide Daniel 7).

705
Sistemas & Cenários / Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
« Online: Julho 14, 2014, 11:30:09 am »
Citar
Evola, estou falando sobre o Basic, não sobre PHB.

Ali no Basic essas referências estão totalmente jogadas, cara.

Nesse caso, eu concordo contigo. Contudo, isso é um erro menor dado que ao menos o Basic não só pode como será modificado posteriormente.

Citar
Além do mais, eu vou usar a piada do "elfo hemafrodita" o quanto eu quiser,

Sinta-se livre.

A piada maior acaba sendo você utilizar isso como uma piada, ao mesmo tempo que reclama que a Wizards of the Coast não é progressiva o bastante.  :P

Citar
eu não tenho culpa se a Wizard usa exemplos estupidos para tentar ser "inclusiva", usando termos errados para isso, que seria Intersexualidade, btw.

Tecnicamente, não é errado - intersexual é um termo bastante recente e cuja divulgação é restrita a um universo incrivelmente pequeno de pessoas, ou seja médicos que lidam com essa condição, ativistas trans e estranhamente, dois fãs de RPG. Reclamar disso é comparável a reclamar do uso de raça ao invés de espécie/subespécie/ecótipo/clina ou de andrógino no lugar de genderqueer/gênero não-binário.

Citar
Os elfos sempre foram descritos assim nas entrelinhas, só que agora eles falaram logo de um vez

Não é nas entrelinhas - o Demihuman Deities de 1998 já explicitava isso para diversos deuses élficos, e eu sequer olhei outros livros sobre divindades de FR mais antigos.

Páginas: 1 ... 45 46 [47] 48 49 ... 180