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Posts - Macnol

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Dicas & Ideias / Re:[2015] Expectativa de Aventuras
« Online: Fevereiro 05, 2015, 03:37:43 pm »
Também tenho curiosidade de ver essa treta aí.  :bigbrother:

No momento tô acabando de preparar uma campanha solo pra mulé (e se ler isso aqui ela vai me xingar por estar postando ao invés de aprontar isso logo), depois planejo ceder às ameaças de morte/ofertas de suborno de um pessoal aí pra eu mestrar ao vivo/online...

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Sistemas & Cenários / Re:Criando desafios para grupos desequilibrados.
« Online: Fevereiro 05, 2015, 03:26:47 pm »
A tua informação estava certa, não quis que parecesse uma correção, haha.  :) Tô ligado que é possível treinar dentro da campanha, só quis ressaltar que essa história de "não se prender tanto aos nichos" está mais fácil que nunca na nova edição.

Especialmente com a maior facilidade de ter sucessos razoáveis mesmo em perícias não treinadas. A diferença entre um personagem especializado em uma coisa e um sem treinamento ficou bem menos drástica que anteriormente, especialmente nos primeiros níveis.

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Sistemas & Cenários / Re:Criando desafios para grupos desequilibrados.
« Online: Fevereiro 05, 2015, 03:02:35 pm »
Pepi, acho legal destacar que isso não precisa nem levar tempo, pode ser feito na criação do personagem. A Noara criou ficha pra uma aventura de 5e há alguns dias e fez uma paladina com treino em ferramentas de ladino e investigação. Sem complicação nenhuma, só montar um Background personalizado.

Também tem o fato de qualquer classe poder aprender a usar rituais, investindo apenas um talento.

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Sistemas & Cenários / Re:Criando desafios para grupos desequilibrados.
« Online: Fevereiro 05, 2015, 02:23:55 pm »
Por outro lado, é de graça.

A menos que você desloque o ombro e precise curar depois.  :b

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Sistemas & Cenários / Re:Criando desafios para grupos desequilibrados.
« Online: Fevereiro 05, 2015, 12:35:50 pm »
Não editei pra mudar isso, não precisa insinuar desonestidade intelectual. Desde o primeiro momento em que Knock foi mencionada estamos usando exemplos baseados na 5e. Se você não pegou o começo da conversa no é culpa minha, e não tenho como adivinhar - por isso perguntei pra conferir.

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Sistemas & Cenários / Re:Criando desafios para grupos desequilibrados.
« Online: Fevereiro 05, 2015, 12:27:20 pm »
Eu quero entender se estamos falando da 5e, porque o exemplo era baseado nela e não seria comum o conjurador ter uma carroça de pergaminhos, muito menos varinhas. Vide a conversa sobre itens mágicos no começo do tópico.

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Sistemas & Cenários / Re:Criando desafios para grupos desequilibrados.
« Online: Fevereiro 05, 2015, 11:52:57 am »
Quais itens mágicos?

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Sistemas & Cenários / Re:Criando desafios para grupos desequilibrados.
« Online: Fevereiro 05, 2015, 11:41:38 am »
Quando você tem efeitos prontos que não podem ser discutidos (A), contra ações que precisam de rolagem e podem ser negados pelo bel prazer do narrador (B), o sistema beneficia uma ação em relação a outra, especialmente quando o primeiro é feito na invasão de nicho, e o segundo deveria ser a "especialidade da classe".

Um exemplo claro de (A) vs (B) é a magia Knock contra um teste de Open Locks, onde a magia tem sucesso automático, permanente e instantâneo (com um único problema de "ser barulhento" contra a chance de falha, dependência de ferramentas e dificuldade variável, dependendo das circunstâncias da segunda. E é claro, Open Lock basicamente morre contra Arcane Lock (+10 na CD). Knock cancela a magia sem treta :p.

Comparação feita bem na má vontade, hein? "Ser barulhento" (eufemismo pra "dá um estouro que alerta todo mundo em um raio de 30 metros") não é o único problema de Knock. Isso já foi apontado antes: magias estão bem mais escassas na 5e. Não rolam magos carregando uma carroça inteira de pergaminhos criados a seu bel prazer, ou trocentos slots de nível baixo sobrando pra serem queimados em besteira. E Knock ainda tem a limitação pesada de só desarmar uma tranca. Se a porta tiver um mísero cadeado extra, magia gasta à toa. Tem outra porta trancada no seu caminho? Espero que ainda tenha seus preciosos slots de magia sobrando, porque você vai ter que pagar de novo. Não que vá sentir falta deles mais tarde, claro...

Open Lock não tem restrição de usos, não gera barulho, não gasta recursos e também pode ser sucesso automático em qualquer situação que não envolva pressão por tempo limitado ou consequências perigosas pela falha. Isso está nas regras da 5e. Falhar no teste também não significa que ele não conseguiu abrir a tranca; pode ter tido sucesso, mas com alguma complicação. Isso também está nas regras da 5e.

Mas, e esse é o meu ponto mais importante: você já viu isso acontecer em um jogo na 5e? Já teve problemas de um mago que fez do objetivo de sua vida gastar todos os slots possíveis com magias que abrem fechaduras? Ou é só uma situação hipotética, como é tão tradicional a gente ver em discussões insossas de fórum, que não reflete o que realmente acontece nas mesas de jogo e só serve pra alimentar mimimi?

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Off-Topic / Re:Amigo Secreto da Spell - ASS 2014!
« Online: Fevereiro 04, 2015, 11:51:50 am »
Não recebi e não enviei (mas devo colocar no correio hoje...).  :ops:

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Vídeo Game / Re:Guild Wars 2
« Online: Fevereiro 04, 2015, 09:57:10 am »
http://wesslen.org/ICM/

Com esse mod você ataca (skill 1) com o botão esquerdo e esquiva com o botão direito. Eu uso e gosto muito.

Mexendo no arquivo de configuração, também dá pra colocar skills no scroll up e scroll down.

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Vídeo Game / Re:[Steam] Promoções e Recomendações
« Online: Fevereiro 04, 2015, 01:00:56 am »
Hahahahaha.

Não.

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Sistemas & Cenários / Re:Criando desafios para grupos desequilibrados.
« Online: Fevereiro 03, 2015, 11:45:33 pm »
Belíssimo tratado, Lunguinho. :)

Acho importante ressaltar que tenho visto algumas vezes aqui, e muitas vezes em outros lugares, o povo fazer comentários sobre a 5e sem ter sequer lido, apenas citando as coisas como costumavam ser 10 anos atrás, na 3e/3.5.

Gente, o sistema mudou. Não é só "3e com uma leve polida". É um sistema BEM diferente, apesar das bases similares, e tem muito mais traços da 4e embutidos sob o capô do que parece à primeira vista. Então vale a pena, mesmo, largar um pouco esses preconceitos e conhecer melhor pra ver que muita coisa ruim das edições anteriores foi consertada.

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Sistemas & Cenários / Re:Criando desafios para grupos desequilibrados.
« Online: Fevereiro 03, 2015, 07:16:00 pm »
Por isso eu não defendo a 3e.  :b

(Em níveis altos e cheia de splatbooks, pelo menos.)

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Sistemas & Cenários / Re:Criando desafios para grupos desequilibrados.
« Online: Fevereiro 03, 2015, 06:46:40 pm »
Citar
Eu mesmo desencorajo metagamers

Não é necessariamente metagaming - perícias como Arcanismo e Investigação existem justamente para justificar esse tipo de conhecimento.

Mas aí a gente volta ao eterno exemplo do Mago de Schroedinger que sempre surge em discussões na internet, onde sempre tem um mago que possui as perícias certas pra situação, teve tempo de pesquisar sobre o monstro antes pra saber quais magias preparar, conhece as magias perfeitas e tem os itens mágicos apropriados pro caso, sabe quais os testes de resistência mais fracos, tem os combos de itens certinhos pra situação que vai enfrentar, tem as magias defensivas pro tipo de dano que vai tomar, etc etc etc... como se todo o tempo e em todos os combates fosse assim em jogo, e como se isso é que devesse ser usado como base pra saber se há um desequilíbrio.

Um dos grandes motivos pra eu ter pouca paciência pra esse tipo de conversa hoje em dia é ver há anos o mesmo tipo de coisa acontecendo, e conversas infinitas em fóruns de discussão com situações hipotéticas onde tudo se alinha perfeitamente pra provar o ponto que fulano está defendendo, ao invés de retratar o que seria uma situação mais típica de jogo em uma mesa real.

Espero que não pareça que estou implicando contigo ou te tirando pra Judas dos pecados alheios, Elfo. Mas sempre tenho uma reação em reflexo contra esse tipo de argumento antes que chegue no ponto de "discurso pronto de fórum de internet" porque eu já sei bem onde vai terminar, e acho uma conversa bem pouco produtiva.

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Sistemas & Cenários / Re:Criando desafios para grupos desequilibrados.
« Online: Fevereiro 03, 2015, 03:44:45 pm »
Por que não experimentam jogar uma campanha de D&D 5E? Reunir um grupo e jogar? Presumo eu que todos os críticos daqui já experimentaram isso.

Oi, Pepi! Tudo bem? Seja bem vindo à Internet. Talvez você demore um pouco pra se adaptar por aqui, mas fica tranquilo que vale a pena. Temos memes e fotos de gatinhos.  :haha:

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