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Posts - kimble

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Dicas & Ideias / Re:Cenários de fantasia pré-medievais ?
« Online: Outubro 15, 2012, 08:18:54 am »
Kimble, por "início de Idade média" você diz algo meio Carlos Magno (aprox. 800 d.c) ou posterior ?

A idéia é que a humanidade no cenário originalmente se organizava em clãs, que mais tarde se uniram e formaram os reinos. Esses clãs ainda são fortes no reino do Sul, muitas vezes o suficiente pra existir uma ameaça de independência.

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Dicas & Ideias / Re:Cenários de fantasia pré-medievais ?
« Online: Outubro 14, 2012, 08:35:09 pm »
Shadows of Esteren tem um cenário que parece o começo da Idade  Média, com alguns locais onde a sociedade parece estar um pouco mais avançada.

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Vídeo Game / Re:O que voce esta jogando?
« Online: Outubro 14, 2012, 04:18:07 am »
Fechei Sleeping Dogs semana passada. Sandbox onde você joga com um policial infiltrado numa Tríade de Hong Kong. Joguinho divertido, foi cancelado e vendido para outra empresa terminar, você percebe isso em alguns pontos. História muito boa pra um jogo desse tipo, maioria dos sistemas funcionam bem, primeira vez que jogo um sandbox onde me divirto nas corridas. Vale a pena pra quem gosta do estilo hard boiled passado em países do oriente.

Atualmente estou jogando Dishonored. Steampunk (Whalepunk), com magia, stealth, história de traição e vingança. Você é o guarda-costas da Imperatriz, ela é assassinada, você é acusado disso e a filha dela desaparece. Seu personagem escapa com ajuda de rebeldes e começa a caçar as pessoas que planejaram a morte da Imperatriz, enquanto procura pela garotinha.

Até agora estou gostando bastante. Fases fechadas para cada missão, mas os ambientes permitem bastante exploração e criatividade. E não aquele espaço para inovação previsto pelos designers, mas ambientes complexos e cheios de detalhes, onde você é jogado com uma série de ferramentas e a liberdade de escolher o que fazer. A arte é bem particular do jogo e existem uma série de pequenas histórias e detalhes que ajudam a dar cor pras fases. Suas escolhas influenciam o ambiente e o desenrolar do jogo (ainda não sei o quanto), mas ele não parece tentar punir o jogador quando ele escolhe tomar uma atitude mais questionável para alcançar seus objetivos.

Até agora estou tentando fechar o jogo só matando os conspiradores e ninguém mais. Quero tentar um próximo onde eu seja mais liberal nas mortes e ver o quanto isso influencia no desenvolver do jogo. E depois um terceiro sem matar ninguém, nem os conspiradores.

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Dicas & Ideias / Re:Alguma vez o sistema estragou uma partida pra você ?
« Online: Outubro 14, 2012, 03:13:33 am »
Daemon também, aquele suplemento Inimigo Natural. Idéia interessante, mas o sistema de poderes quebrava o jogo rapidamente porque não havia qualquer equilíbrio entre eles.

Tirando isso só aconteceram problemas com jogos em que eu percebi rapidamente que o sistema não funcionava adequadamente para a proposta e jogos que preferi não mestrar porque era óbvio que o sistema não funcionava.

O primeiro caso é o mais comum. Vampiro antigo, Exalted, vários jogos sofrem disso. Quando existe interesse suficiente, eu vou usar de erratas, faqs, sugestões de outros jogadores e house-rules para fazer funcionar (como no Exalted).

No segundo caso, eu procuro outro sistema. É o caso de Scion, onde após o patamar de Hero qualquer um com o mínimo de noção de matemática percebe que o sistema quebra.

Isso tem feito que eu prefira comprar jogos que funcionem melhor dentro de um tema ou gênero específico, porque eles costumam ter regras melhor desenvolvidas pra ele. Tanto que hoje em dia o único sistema genérico que gosto é Savage Worlds, pelo sistema fácil de usar e adaptar.

Edit: Não considero M&M e MHRPG genéricos, mesmo que sejam fáceis de adaptar para outras ambientações, como todo bom jogo de supers.

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Sistemas & Cenários / Re:Tenra Bansho Zero
« Online: Outubro 11, 2012, 02:11:49 pm »
Citar
O que normalmente envolvia equipes de guerreiros com trajes em cores temáticas e armas muitas vezes desproporcionais.Fonte: Dynasty Warriors.


Na realidade, a parte das roupas coloridas é um dado histórico.  :haha:

:dança:

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Sistemas & Cenários / Re:Tenra Bansho Zero
« Online: Outubro 11, 2012, 12:46:14 pm »
Já o período dos três reinos eram literalmente 3 reinos diferentes lutando pelas terras da China.

O que normalmente envolvia equipes de guerreiros com trajes em cores temáticas e armas muitas vezes desproporcionais.

Fonte: Dynasty Warriors.

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Que nada mais é do que a versão traduzida do Mage: The Sorcerers Crusade da White Wolf.

Que eu lembre, existiram duas edições de Dark Ages. A primeira, que foi a traduzida no Brasil, e a segunda, que nunca veio pra cá e até onde sei, tinha algumas diferenças. Como um sistema mais funcional porque usava um título base (Vampiro) e os outros serviam como suplementos (onde entrava o Mago).

Edit: fui olhar e é verdade, o Dark Ages: Mage se trata de um livro diferente e que lida com um período anterior ao Sorcerer's Crusade.

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Eu não vejo tanta estranheza em alguém que começou jogar em AD&D 2e (ou mesmo o 2.5, quando apareceu o "Black Book" e a série Player's Option) se considerar Old School - a começar que os critérios para isso são bem nublados. Agora, eu não duvido que exista por aí, gente que começou a jogar em D&D 3e, passou a adotar um retro-clone e se veja como Old School. Isso sim é engraçado.  :P

É que muitas das coisas que o pessoal reclama quanto as edições mais novas começaram na 2e. Rules over ruling, excesso de complexidade dos personagens, sistemas com maior definição, regras pra tudo, etc. e etc. Claro, era uma salada de sistemas incompatíveis, mas eles adoravam lançar um suplemento com regras específicas para cada possibilidade que os designers pudessem imaginar.

Ver o pessoal se intitulando old school por gostar da 2e, me parece mais ou menos o tipo de pessoa que diz que não haviam combos ou desequilíbrio na época. Amigo, não é porque você não tem acesso ao material-problema que ele deixa de existir.

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Finalmente parei pra ler o playtest hoje à noite e... ah, Wotc. E eu quase acreditei que os designers realmente estavam tentando fazer o que pregam nos artigos.

No caso, estou falando especificamente da questão da raridade dos itens mágicos e tornar eles especiais. Todo o papo sobre tornar esses itens em algo único, memorável... e então colocam que os personagens tem 50% de chance de encontrar um item mágico num encontro FÁCIL.  XD

E agora eu posso usar vários cintos ou colares junto?! Ótima forma de incentivar que as pessoas não fiquem carregando pilhas de itens. Se antes valia a pena descartar um item mágico antigo se você conseguisse um para o mesmo "slot" que fosse melhor, agora não existe sentido descartar se você conseguir convencer o Mestre que conseguiria vestir os dois ao mesmo tempo.

Meu próximo bardo:
(click to show/hide)

E raridade dos itens, sério?

E antes que alguém diga "PESSIMISTA  :frenzied:", note que eu não falei nada que não seja possível dentro das regras.

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Manobras de combate que usam dados! \o/

Regras de multiclasse. Não que eles precisem.

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Só uma nota, sou só eu que acho engraçado pessoal que começou a jogar usando o Ad&d 2e/3e dizendo que é 'old school'?

O Ad&d 1e eu até entendo, mas a 2e?!

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Recuperar cargas não é exatamente um problema - a existência de Varinhas/Cajado/Pergaminhos, com poderes mágicos que replicam magias, com pré-requisitos espúrios (ser de uma classe ou lançar magias) e cuja mecânica que deveria "limitar"  isso sendo facilmente contornável, isso é uma problema. A recuperação de carga é a cereja do bolo.  :P

Exato. A disponibilidade de magias extras através desses itens aumentava ainda mais os recursos disponíveis para os conjuradores afetarem a trama. O que já era problemático, porque os não-conjuradores continuam limitados a habilidades menores e 'eu ataco'. Esse é o ponto do 'problema da 3e'.
Agora eles incluem uma regra pra recuperar carga, sem o gasto de XP ou grana que existe na 3e. Palmas pra eles, conseguiram ter uma idéia pior do que a aplicada na 3e.

Citar
Gaste no de Werewolf - o sucesso dele vai determinar a chance de Mage 20 years e talvez até Changeling, livros que quero muito  :P

Tudo depende de quando sai o financiamento coletivo de Savage Worlds e quando meu cartão vira o mês. Mas eu quero comprar o o W20 também, mesmo que não seja pra mestrar tão cedo.

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'Nós estamos preocupados em não deixar os conjuradores dominarem o jogo!'
'Nós não vamos deixar os conjuradores dominarem o jogo!'
'Com certeza o problema dos conjuradores dominarem o jogo é uma das nossas preocupações principais!'

Playtest: Varinhas com cargas voltaram!* E agora elas recuperam cargas!**

*Problema recorrente na 3e.
**Problema recorrente na 3e elevado ao quadrado.

Kimble separa mais 100 reais pro kickstarter de Exalted no final do ano.

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Dicas & Ideias / Re:RPGcon "Kickstarter"
« Online: Outubro 08, 2012, 10:47:14 pm »
Mas a Grow, por exemplo, poderia ter um estande com seus jogos, lançamentos, etc. Mesmo com a Copag (baralhos normais, super trunfo, pokémon) ou a Terramédia (expondo desde HQs até Magic). Sei lá, só pensando.[/justify]

Verdade. Opções tem, só falta algumas dessas empresas perceberem que existe um público um pouco mais velho e interessado.

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Dicas & Ideias / Re:RPGcon "Kickstarter"
« Online: Outubro 08, 2012, 12:20:19 pm »
Acho que o problema pra conseguir um maior apoio de empresas é que no Brasil "jogos" normalmente são associados a "crianças" e comportamento infantil. Não existe essa aceitação que "jogos" (excluindo esportes e jogos de cartas) possam ser um passatempo saudável e normal para pessoas mais velhas. Idem para comics, animes, etc.

Não que seja único do Brasil. Estados Unidos tem uma das maiores indústrias de jogos não-eletrônicos do mundo e ainda existe bastante repúdio aos RPGistas.

Edit: Me lembrou uma época quando fui procurar kits de d6. Fui tentar encontrar algum lugar que vendesse os dados para outros jogos (gamão, etc.) porque imaginei que sairiam mais baratos que comprar em lojas de RPG.
Eles realmente saíram muito mais baratos. Mas passei por várias lojas onde as pessoas não entendiam porque alguém que já passou da infância poderia querer comprar dados. As piores reações foram de gente que imediatamente associou isso a algum tipo de jogo ilegal e só ficaram calmas quando eu sai da loja.

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Sistemas & Cenários / Re:Kickstarter do W20
« Online: Outubro 08, 2012, 11:34:42 am »
Eles querem fazer uma versão pré-bobagens do Haight, antes dele virar essa coisa idiota.

Provavelmente vou entrar no kickstarter do Lobisomem mês que vem, um pouco antes de fechar. Tudo depende se o financiamento coletivo de Savage Worlds sai esse mês ou no próximo.

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Sistemas & Cenários / Re:Tenra Bansho Zero
« Online: Outubro 08, 2012, 11:33:47 am »
Passei os olhos. Vou esperar a versão final do pdf pra imprimir, mas gostei. E a idéia de usar quadrinhos para ensinar as regras é ótima.

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