Mount & Blade comete alguns pecados, principalmente com novos jogadores. Eu tenho todo um carinho por esse jogo mas além de erros técnicos como engine truncada e bugs ele comete erros grosseiros de design. A curva de aprendizado é praticamente triplicada(quando no fundo é bem simples).... Um dos problemas é que o jogo não alivia a mão quando você começa. .
Relaxa, eu jogo games da Paradox desde garotinho.

O lance do M&B é que você precisa bolar suas próprias metas e manter uma visão clara delas. Depois que eu percebi isso me veio que tem tudo haver com simulação; Bem como na vida real, se você quer suceder você precisa de metas. Viajar por aí sem rumo apenas fisgando pequenas oportunidades onde tropeçar nelas(como 'quests' e trabalhos alheios) não vai te levar longe. Ponto.
Tente pensar no 'plano de carreira' e futuro que o personagem buscaria, faça uma ficha compatível e se foque em seguir aquilo. Não espere para de repente resolver ser comerciante, se quer jogar com um fazer uma ficha de acordo ajuda bastante mas o principal é começar a seguir essa rota desde o começo. Preste atenção onde as grandes caravanas de comerciantes vão, comece logo a comprar barato aqui para vender caro lá e seu 'império' comercial vai começar a florescer. Mesma coisa outras carreiras; Se eu quero virar algum tipo de general eu devo escolher logo um lado, fazer trabalhos 'mercenários' para algum lorde até ganhar a atenção/respeito dele, me tornar seu vassalo, carregar seus propósitos adiante... depois tentar casar com a filha dele.
O caminho mais difícil e fácil(??) é o de bandido. É difícil porque logo as aldeias não vão estar dispostas a te ajudar mas ei, a idéia é até lá você já ter gente o suficiente para chegar nelas chutando a porta de qualquer jeito. Há algo bem simples na filosofia de ser covarde e simplesmente escapar para pradarias mais tranquilas(com outros saques à espera) ao invés de confrontar exércitos, até você ter números e força suficientes. O que eu achei legal é que ao seguir esse caminho hit and run(se você for bandido) não é uma das estratégias viáveis: é A estratégia que você querendo ou não eventualmente você vai seguir para sobreviver. É isso que eu acho o mais mágico em simulação; Feita corretamente o jogo não usa artifícios para levar você por um esteriótipo, você sente e se torna na pele aquilo puramente pelas consequências naturais dos seus atos.
Esse é o tipo de descrição que me dá água na boca, really. Essa "abertura" que o jogo tem de permitir assumir vários papéis/ocupações, que por sua vez resultam em estilos/experiências de jogo diferentes, e esse mundo orgânico que respeita relações causa-efeito / escolha-consequencia. É essa a maior qualidade de um RPG pra mim (curiosamente mais encontrada em games que NÃO se auto-entitulam como tal, vai entender).
Dando uma brincada inicial, eu descobri que gosto do estereótipo de nômade das planícies, habilidoso em cima do cavalo, que sabe sobreviver e se virar nas estepes com direito a perícias de tracking, spotting, first aid, athletics, etc. impulsionado para aventuras por um sentimento de wanderlust. QUe dicas você me daria pra esse tipo de personagem ?
Eu pensei em maximixar Agilidade, Bows, Horse Archering. E pegar algumas skills complementares de tracking, spotting, leadership, e one-handed weapon só por via de dúvidas.