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Posts - Bispo

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Dicas & Ideias / [D&D 4e e 13th Age] Reinterpretando Minions.
« Online: Junho 02, 2013, 07:47:42 pm »
Hey, Dungeon Master!

Cansado de seus minions caírem que nem folhas no outono? De ter que rebalancear o encontro porque a turba ameaçadora foi dizimada ainda na rodada surpresa? De seus minions serem apenas uma Bag of Rats, com a diferença que é você quem os esparrama pelo campo de batalha?

E você, jogador?

Frustrado por desperdiçar aquele crítico num minion? De você não-controller ter que se restringir aos at-wills por considerar que não vale à pena gastar um poder de encontro ou diário num minion?

Seus problemas se acabaram-se!

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Proponho aqui um maneira para contornar os problemas apontados acima relacionados aos minions (que é relativamente comum entre os jogadores, como visto numa rápida pesquisa no Google). De fato, Minions foram uma grande sacada do game design da 4a. edição de Dungeons and Dragons, criando um tipo fácil de ser administrado dentro do jogo que representa aqueles oponentes mais fracos, que singularmente não oferecem perigo, mas que em turbas e/ou combinados com outros tipos de inimigos, podem ser um risco considerável para os personagens jogadores.

Acontece que, com desenvolvimento da 4e e a miríade de opções dadas aos jogadores, os minions parecem ter perdido sua essência: serem oponentes relevantes nos encontros. Afinal, se sua presença não causa um impacto mínimo, mesmo na economia de ações, para que tê-los em mesa?

A solução que proponho é inspirada no 13th Age, o RPG de fantasia medieval de Rob Heinsoo e Jonathan Tweet. Nele há o "Mook", que nada mais é que o conceito de minion aplicado naquele cenário/sistema. No entanto, ao invés de lidar com cada elemento individualmente, mooks são agrupados num "pool" de pontos de vida, onde cada um dos mooks compartilha desses PVs. Por exemplo: temos 4 mooks em mesa e o "pool" tem 20 PVs, a cada 5 pontos de dano na pool (20/4), um minion sai do encontro (morto, gravemente ferido, foge, desmaia, ou seja lá qual for efeito narrativo).

E como isso se aplicaria à 4e? É simples e só precisamos ter duas coisas em mente:

i) Um monstro equivale a quatro minions de seu próprio nível no Heroic Tier, cinco no Paragon e seis no Epic.

ii) "Minion" é um papel secundário dos monstros. Isto é, além do papel que descreve a tática de combate usual do monstro (artillery, brute, controller, lurker, skirmisher e soldier), há também os papéis secundários (elite, solo e minion).

Dito isto, o esquema fica fácil. O "pool" de PVs é determinado de acordo com papel de combate do minion e seu nível, como mostrado na tabela "Monster Statistics by Role" na página 184 do DMG.

Por exemplo: um grupo de 4 minions soldier (CON 14) de nível 4 teria um pool de 42 PVs (8+2[CON]+{4x8}). Assim, a cada 10 pontos de dano causados (42/4, arredondado para baixo) ao grupo, um minion é retirado do jogo.

Caso outros minions sejam incluídos no grupo, é só acrescentar, seguindo o exemplo acima, 10 PVs ao "pool" total. Ou subtrair 10 PVs caso o número de minions desejado seja menor.

Creio que isso possibilite novas experiências para o jogo, na medida em que os minions deixam de ser obstáculos risíveis para os jogadores, muitas vezes meros "baldes de lesmas", e passam a ser oponentes adequados, tornando-se inclusive opções para recursos mais "pujantes" como um poder de encontro ou diário. Isso pode até criar eventos narrativos interessantes, como o guerreiro que, com uma saraivada de golpes, derrubou alguns oponentes e fez seus comparsas fugirem de medo. (Em termos de jogo, o jogador utilizou Rain of Blows [Ftr Encounter 3] e causou, considerando ainda o exemplo anterior de 4 minions, 45 pontos de dano).

De outro modo, também não penaliza o jogador que investiu recursos (como feats, itens ou poderes específicos) para lidar com este tipo de situação. Apenas estes recursos não serão mais "one shot, one kill". Talvez "one shot, some 'kill'".

Por fim, creio que essa ideia não inviabilize a relativa simplicidade de se lidar com minions. A diferença nesse sistema é que a contabilidade de Pontos de Vida é geral entre todos os minions e não individual. Seria como se tratássemos os minions como um "swarm", compartilhando os PVs entre cada um dos integrantes do grupo.

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Vídeo Game / Re:HUE HUE HUE
« Online: Maio 30, 2013, 02:49:53 pm »

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Dicas & Ideias / Re:It's magic!
« Online: Maio 29, 2013, 06:58:36 pm »
Saiu hoje a nota de falecimento de Jack Vance,  escritor de ficção científica que inspirou, dentre outras coisas, o sistema de magias de basicamente todas as edições de DnD (exceção da 4e).

Aproveitando o momento, e para não fugir do tópico, um texto de como o Gygax, co-criador do DnD, buscou na obra de Vance a concepção do funcionamento das magias no jogo: http://goo.gl/fbmN4

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Dicas & Ideias / Kickstarter them ALL!
« Online: Maio 29, 2013, 04:59:44 pm »
... Ou tópico geral para anunciar projetos de financiamento coletivo de plataformas como o Kickstarter, Catarse, etc., e comentá-los.

Hey, mas já tem o RPG Kickstarters!

Sim, mas i) as atualizações dele demoram um pouco e tempo é uma coisa essencial em projetos de crowdfunding, seja para o próprio projeto - seja para os financiadores conseguirem recompensas melhores; ii) não abrange projetos além do Kickstarter; iii) esse tópico pode ser mais geral, envolvendo outros tipos de jogos, como games e boardgames; iv) não precisar abrir um tópico para qualquer projeto lançado.

Visando a objetividade, pensei num modelo simples de apresentação. Como esse:

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Pra começar, indico um projeto lançado ontem.

Call of Cthulhu 7th Edition
Período de financiamento: 28 de maio - 29 de junho/2013.
Comentários: Projeto com nome auto-explicativo, é a nova edição do RPG ambientado no universo de Chtulhu da Chaosium. Promete regras atualizadas e novo conteúdo.
Pledges/apoios interessantes: As pledges mais baixas não são lá muito atrativas. Somente a partir de US$35 que se tem acesso aos dois livros propostos (Call of Chtulhu Keeper's Handbook e Investigator Handbook) em pdf. Livros físicos têm despesas de envio não incluídas.


OFF
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Sistemas & Cenários / [DDN] Ghosts of Dragonspear Castle
« Online: Maio 24, 2013, 03:09:55 pm »
A WotC anunciou hoje um produto exclusivo para a Gen Con desse ano: uma mini-campanha (?) que abrange os níveis 1 a 10 do Next. Confira mais aqui.

Talvez seja esse o tal produto que seria lançado pro concurso de fichas de alguns meses atrás.

Parece que a Wizards entrou na pegada da Paizo ao investir em livros de campanhas (de Pathfinder, lembro do Kingmaker agora). Vamos ver se qualidade é a mesma.

Afinal, é um jogo "developed during the massive public playtest" e que, segundo o Mearls,

Citar
We wanted this to be a product where if your house burst into flames, this is the book you’d want to save

(Beijo, Chris Huth!)

É isso aí. 30 dólares por um RPG inacabado. Pelo menos a capa é bonitinha.

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Vídeo Game / Re:XBox One
« Online: Maio 24, 2013, 02:48:38 pm »
Do perfil fake do CEO da Sony



Mas esse negócio do One necessitar uma conexão com internet 24 horas/dia foi desmentido, não? Li em algum lugar.

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Sistemas & Cenários / Re:Savage Worlds: Vire um Selvagem
« Online: Maio 13, 2013, 01:52:51 pm »
E aí, alguém mais recebeu o livro físico de Savage Worlds? O meu chegou hoje, com os benes, cartas e outros extras. Tá bem lindão. :)

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Sistemas & Cenários / Re:[WIR] Mage: The Ascension 2ed
« Online: Maio 08, 2013, 02:25:34 pm »
[...] Mas aparência suja e cabelo longo e desarrumado eram a descrição básica de 90% dos "bad ass" da época [anos 1990].

É a era do grunge, cara. Você até poderia colocar uma trilha sonora com Nirvana, Alice in Chains (com o Layne Staney, por favor), Pearl Jam, Silverchair e Soundgarden aí.  :P

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Sistemas & Cenários / Re:[WIR] Where I Read: Pendragon 5.1
« Online: Maio 08, 2013, 02:16:22 pm »
É importante levar em conta que o jogo não quer simular a inglaterra histórica e sim a inglaterra como ela era representada nos romances arthurianos do século XIX.

É como se eu fizesse um jogo de RPG de O Guarani do José de Alencar e tu me dissesse que índios não tem superpoderes.

Mas ninguém disse isso. Até achei interessante o exemplo das morsas/focas/marmotas/leões-marinhos arremessadores de sacos escrotais, por mais inverídicas que elas possam ser. Mentira, nem tanto, mas foi engraçado.

O caso foi do kimble achar que a "carga de informações" que Pendragon traz do período no qual o jogo se passa valesse à pena, no sentido de ser "historicamente enriquecedor" - pelo menos foi assim que entendi o "valeu a pena pela carga de informações". E nesse caso, eu digo que não, não vale.

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Sistemas & Cenários / Re:[WIR] Where I Read: Pendragon 5.1
« Online: Maio 08, 2013, 01:56:26 pm »
O Pendragon é tão fora da realidade assim?

Bem, a questão é que não lidamos com "realidade" aqui. Mas isso desembocaria numa discussão sobre História, relativismo, subjetividade e etc. que não interessa ao tópico.

O ponto é que essa desastrosa interpretação histórica carregada de nacionalismo (típico do discurso histórico do século XIX), implica em suposições que nada tem a ver com o que os documentos do período (séculos V a X) nos legaram. O caso, citado por você, da fragmentação do poder entre os merovíngios que resultou numa "anarquia" - os famosos "reis indolentes" - é um deles.. Isto é completamente equivocado do ponto de vista historiográfico atual, na medida em que a lógica de poder entre a dinastia merovíngia é outra que não aquela preconizada- e muitas vezes glorificada - do período romano anterior, ou mesmo carolíngio, posterior.

E nisso seguiriam outros exemplos acerca dos godos ou mesmo saxões, e principalmente da explicação de "Feudalismo" que, para resumir, foi uma experiência histórica de curta duração, numa região isolada da atual França, mas que se transformou em tipo ideal para explicar todas relações sociais do período medieval.

Em suma, ignore a "porção" histórica de Pendragon. Além do livro que apontei acima, você pode saber mais sobre "cavalaria" , "nobreza", "sociedade de corte" em edições modernas* dos textos de Bérroul, Bedier, Thomas d'Angleterre, Gottfried von Strassburg ou Chrétien de Troyes.

*Óbvio que elas têm lá seus problemas, principalmente de ordem dos manuscritos, mas não temos muito como escapar.

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Sistemas & Cenários / Re:[WIR] Where I Read: Pendragon 5.1
« Online: Maio 07, 2013, 02:57:26 pm »
Citação de: kimble
E o livro termina assim. Eu estou decepcionado com o sistema, mas gostei de ter lido pela carga de informação que ele traz. O autor acabou me ensinando muito sobre a época e corrigindo várias noções que eu tinha. Valeu a pena nesse sentido.

Então, kimble, estou me segurando desde o começo do tópico, mas queria ver até onde o Gregg Stafford ia com suas interpretações históricas - expostas muito bem por você. E bem, o que tenho a dizer é: esqueça. Se o sistema é algo engessado, a concepção do ciclo arturiano e do período medieval nesse recorte é ainda mais. Sem receio, poderia dizer que ela é oitocentista, quiçá setecentista nesse quesito.

Assim, se o universo arturiano for de seu interesse, recomendo fortemente que dê uma olhada nesse livro. É de um renomado professor de História da Universidade de York. Creio que tenha muito mais a acrescentar do que as baboseiras ditas pelo Stafford.


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Se você for pensar num Skill Challenge, sugiro uma olhada nessa proposta: Skill Challenge (or They Wasted a Perfectly Good Mechanic). Tenho adotado um esquema semelhante na minha mesa de 4e. A questão é só examinar como você pretende inserir os conflitos, afinal, uma guerra sem machadada na cara do amigo não é guerra.  :P

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Off-Topic / Re:Seriados e Mini-Séries - Recomendações
« Online: Maio 03, 2013, 08:53:00 pm »
Eu olhei o primeiro episódio. O protagonista é um personagem bastante interessante, mas obviamente o lecter deste novo ator não chega nem aos pés do anthony hopkins. Vou continuar assistindo, e acho que vale a pena você assistir o primeiro episódio.

Assisti e bah, não achei muito bom não. O enredo é confuso e o desenvolvimento não ajuda muito. As situações soam forçadas e as relações beeem caricatas. O "Le Chiffre" de Hannibal também não empolgou não. Só gostei da produção técnica e do Lawrence Fishburn canastrão - mas ainda não é o canastrão libertador de Zion.

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Dê alguma missão específica que seja relevante para o desenrolar do conflito, tipo desarmar equipamentos/dispositivos de defesa inimigos, proteger pontos estratégicos dos aliados (uma ponte, torre), dar conta de um destacamento mais perigoso (a cavalaria inimiga ou a vanguarda da  X legião). O legal é que dá pra pensar a batalha como um grande skill challenge e a partir daí ir definindo quais os mini-encontros que podem ocorrer.

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Sistemas & Cenários / Re:O novo rpg de Monte Cook
« Online: Maio 02, 2013, 04:37:02 pm »
Tomara que não demore muito para cozinhar essa ideia.

Que eu me lembre, a ideia era que se fundando o kickstarter do Numenera, ele seria lançado em Agosto de 2013.

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