Exibir posts

Esta seção lhe permite ver todos os posts deste membro. Note que você só pode ver os posts de seções às quais você tem acesso.


Posts - Elven Paladin

Páginas: 1 ... 42 43 [44] 45 46 ... 180
646
Sistemas & Cenários / Re:[D&D Next] Alguém já conseguiu o Livro do Jogador
« Online: Agosto 10, 2014, 06:14:23 pm »
Citar
Um adventure day padrão da 5ª edição deve contar com quatro encontros, com dois deles intervalados por um descanso curto de uma hora. Nessas condições padrão, o guerreiro já consegue manifestar a sua capacidade de dano diferenciada.

Essas diretivas são horrendas para o Battle Master. Isso indica que todas as habilidades de classe por encontro (Maneuvers, Healing Surge, Action Surge) tem seu valor reduzido à metade e ele vai depender ainda mais de "Bater, Bater e Bater". Porque D&D Next não cansa me desapontar nesse aspecto?

Citar
Terrível em que sentido? De ser muito fraca, muito forte, ou simplesmente terrível por depender muito do julgamento do DM?

Tudo, ao mesmo tempo. É uma habilidade completamente Mother May I?, sem diretivas e limitações.

Citar
Lembrando que apenas o clérigo do domínio da guerra tem acesso a Divine Power e essa magia requer concentração (aka: levou baforada de dragão ou outro ataque de dano elevado=magia dissipada).

Divine Power não consta na lista padrão do Clérigo? (Olha no Alpha Playtest, não é que você está certo).  :shock:

Eu não consigo acreditar nisso, creio que vão erratear isso em breve, porque jogadores da classe vão reclamar que seu Clérigo Franzino com Domínio do Conhecimento não é tão violento quanto um Guerreiro.  :P

Citar
Aliás, o que vocês acharam do druida do Next? Estou vendo bem menos barulho em relação a ele do que na época da 3.x...

Eu ainda não tenho um julgamento adequado dele, mas tenho a impressão que o "Combat Druid" não parece ser um bom linha-de-frente (embora ele vai ser mais resistente que Satã com a habilidade de recuperar 2d8 . Slot de Magia como Bonus Action) - mas isso se resolve com o aparecimento de alguma Animal com poderes incríveis e um CR inadequadamente baixa.

Citar
Quem sabe, eles nos surpreendam nos suplementos...

Surpresas podem ser positivas ou negativas. E Next tem se mostrado incrível favorecer o segundo tipo de surpresa para mim.  :P

647
Sistemas & Cenários / Re:[D&D Next] Alguém já conseguiu o Livro do Jogador
« Online: Agosto 10, 2014, 03:17:48 pm »
Citar
Mas não será surpresa aparecer uma arma napolitana ou à la Frostcheese no DMG.

Não seria uma grande surpresa. No meu jogo vindouro de Next (yep, meu grupo adorou ele) eu daria a opção de armas elementais substituírem o seu dano físico por dano elemental - ao menos dá aos Não-Conjuradores a opção de ter uma forma de dano "não-físico'.

Citar
Ah, sim. Até porque a classe tem uma habilidade que se chama Intervenção Divina. Que no nível 20 é sucesso automático. Pra que lutar, né?

Eu já comentei quantas vezes o quanto eu acho essa habilidade terrível?  :P

Also, uma mudança do meu comentário - A CD das manobras do Battle Master segue agora a tradicional 8 + Prof + Atributo (For ou Des), ao invés da 8 + 2. Prof. Estou incrédulo, um possível "buff" a um Não-Conjurador? Isso viola todas expectativas do Next.

648
Sistemas & Cenários / Re:[D&D Next] Alguém já conseguiu o Livro do Jogador
« Online: Agosto 09, 2014, 11:45:12 pm »
Citar
Se eu disser que um clérigo com domínio da Tempestade ou da Guerra ofusca praticamente qualquer homem de armas mais mundano (Guerreiros e Paladinos, por exemplo) seria exagero?

Eu estou inclinado a um "sim, é um exagero", mas para isso ficar mais claro é preciso que ocorram ao menos 2 combates por Dia, onde o Guerreiro acaba mostrando a sua "virtude" de ser "confiavelmente violento".

Citar
Ambos têm habilidades à la Destruir o Mal do paladino, que potencializa o dano de seus ataques

Limitados a um ataque por turno. E quando o Clérigo ganha essa habilidade, o Guerreiro já dá confiavelmente 2 ataques por turno, provavelmente com modificador maior de ataque (Embora, Divine Power esteja disponível para resolver isso).

Citar
O clérigo tempestuoso pode usar o Canalizar Divindade para maximizar qualquer dano lightining ou thunder

Muito útil para magias, mas não para ataques. Ao menos até o último Playtest Packet, nenhuma arma transformava seu dano em elemental.

Citar
O clérigo belicoso pode, a partir do primeiro nível, utilizar uma Ação Bônus para fazer um ataque armado "extra". Essa habilidade pode ser utilizada um número de vezes igual o modificador de Sabedoria do clérigo. Ou seja, enquanto o Guerreiro precisa de um descanso (curto ou longo) para poder usar Action Surge novamente, Clérigo belicoso vai usando essa habilidade ao longo do encontro. E como alguém digno dessa classe, por pelo menos mais 5 rodadas.

Lembretes - 5 rodadas por dia, gastando uma Bonus Action a cada Ataque e assumindo Sabedoria 20 (que só pode ser conseguida no nível 8 e o personagem provavelmente não terá talento). Nesse mesmo nível, um Guerreiro com TWF dá 2 ataques consistentemente, 3 se usar sua Bonus Action para ter o ataque extra.

Ou seja, o Clérigo é melhor que o Guerreiro em tudo (como deve ser), exceto em fazer a mesma ação que usar o pior método para eliminar um oponenten, repetidamente.  :P

Citar
Então um grupo com 2 clérigos e 2 magos seria o ideal pra qualquer campanha?

Eu estou inclinado a Paladino (para cumprir a "cota do Não-Conjurador Completo"), Clérigo, Mago e Bardo (College of Valor)/Bladelock para ser um Combatente Secundário, embora o Clérigo possa ser competente nisso.


649
Citar
Brasil-colônia-pauleira-fantasia-weird

Hi-Brazil ou Desafio dos Bandeirantes?  :P

650
Apresentação / Re:Eu encontrei o site certo desta vez, certo?
« Online: Agosto 08, 2014, 05:48:35 pm »
Citar
Por que se eu descobrir que esta é outra versão abandonada/duplicada/regenerada da Spell eu vou ir até o prédio do servidor e vou chorar de forma tão humilhante que os empregados vão ficar embaraçados e irão abandonar seus empregos, levando a empresa á falência.

Essa tecnicamente é a versão "duplicada" da Spell, mas é a que contém boa parte dos usuários antigos e novos que apareceram depois da cisão. Ou melhor, essa é a versão da Spell que contém esse bando de moleques que tinham tanto potencial usuários:b

So, seja bem vindo, Nemo:

https://www.youtube.com/watch?v=kIBdpFJyFkc

651
Sistemas & Cenários / Re:[D&D Next] Vamos Fugir! (Teste de Moral)
« Online: Agosto 07, 2014, 11:10:49 pm »
Antes de tudo - Dá-lhe Necromancia de Tópico.  :P

Citar
Mas a minha maior preocupação é que minha mesa acha que todos os inimigos são sacos de pancadas cuspidores de XP, e eles não 'arredam' pé de uma luta de jeito nenhum, em quanto o personagem não morrer.

Algo que eu aprendi com o tempo, especialmente depois de 2-3 anos como jogador depois de quase uma década praticamente como DM: Salvo alguns sistemas distintos ou cruéis, Jogadores geralmente não veem Combate como algo arriscado, perigoso ou negativo - Combate é a parte mais divertida e empolgante do jogo, algo que você tem que ir atrás.

Eu me considero um RBDM (Rat Bastard DM) e sempre vi Jogadores como idiotas kamikazes dispostos a entrar em situações idiotas - até que me vi com meu Chaladino pragmático e diplomático aceitando enfrentar mais de 20 oponentes muito bem treinados que prepararam uma emboscada para meu personagem e o de outro jogador.  :P

Portanto, se quer que os jogadores passem a cogitar fugir de um combate, você precisa deixar claro, obviamente claro, não apenas uma dica ou sugestão, que ele é imensamente perigoso e indesejável.

Em uma analogia onde o combate é como um doce, não diga aos jogadores que eles podem engordar a médio-longo prazo - mostre que o doce é radiativo, recheado de aspargo e que ainda vai deixar o personagem broxa pelo resto de sua vida.

652
Sistemas & Cenários / Re:[D&D Next] Alguém já conseguiu o Livro do Jogador
« Online: Agosto 07, 2014, 09:13:12 pm »
Fazendo uma correção, eu considerava que o Battle Master seria uma opção ruim por ter apenas uma maneira incrivelmente limitada e tardia de recuperar Inferiority Dices ganha no nível 15. Mas hey, a versão do PH é diferente da versão Alpha e...

Relentless (lv15): Regain 1 superiority die when you roll initiative and have no superiority dice remaining.

Incrível. Realmente Incrível.

Citar
Pelo seu post a impressão que dá é que as manobras são bem fracas ou praticamente inúteis.

Para meus critérios de poder e efetividade, sim - as manobras do Battle Master são praticamente inúteis. Nenhuma delas faz um efeito diferente de uma magia de nível 2, seu poder não aumenta com o passar dos níveis, você só pode gastar um Inferiority Dice em cada Manobra e até mesmo a CD das Manobras será baixa, porque demora mais para evoluir (2 . Proficiency) do que Proficiency + Atributo Principal.

Oh, e salvo Menacing e Trip Attack, todos os efeitos de manobras são Bater Mais ou Apanhar Menos. Até mesmo Commander' Strike é uma piada (Perde um Ataque, uma Bonus Action sua, uma Reaction do Aliado para ele dar um Ataque com bônus de dano).

653
Sistemas & Cenários / Re:Pathfinder Unchained anunciado para 2015
« Online: Agosto 07, 2014, 06:41:37 pm »
Citar
O efeito metamágico que ele concede é forte sem dúvidas, mas eu conheço muita gente que iria falhar muitas vezes ao tentar utilizá-lo, especialmente nas mesas em que o jogador tem um tempo máximo pré-determinado para concluir seu turno (como naquele esquema da ampulheta que o Nibelung até já comentou a respeito nesse fórum). Enfim, esse é o tipo de talento que vai depender bastante do jogador para ser forte ou fraco em jogo e de certa forma, acaba sendo bem menos problemático do que certos talentos que simplesmente oferecem poder de graça para o personagem, sem exigir nenhum esforço ou habilidade para que sejam usufruídos. 

O que convenhamos, é uma forma tão terrível de design e equilíbrio que até mesmo nos fóruns da Paizo ele é motivo de piada.  :b

654
Sistemas & Cenários / Re:[D&D Next] Alguém já conseguiu o Livro do Jogador
« Online: Agosto 07, 2014, 02:04:16 am »
Citar
Aliás, será que no PHB virá aquela variante de humanos que ganham um feat e uma skill extra ao invés de quatro pontos de atributos?

Sim, virá. O que está no Basic também está no PH (e em outros livros).

Citar
Pergunto porque se ela vier mesmo, será uma escolha quase obrigatória para casters, que por sua vez tem de gastar com duas feat taxes (Resilient-Constitution e War Caster) caso queiram se valer das magias de concentração.

Em geral, o Humano parece ser a escolha quase obrigatória para qualquer classe, ainda mais com o uso compra por pontos em atributos, que beneficia igualmente quem tem +1 ou +2 no atributo maior.

E não é como se Concentration seja realmente uma "feat tax" - só mostra que o Core já vai dar todos recursos para tornar fácil a vida dos Conjuradores, porque Gary Gygax seja amaldiçoado se eles não tiverem todos os mimos possíveis.  :b

E outro detalhe que me pare interessante -  ter os 2 ou 3 níveis inicias de Guerreiro é algo muito interessante para Conjuradores, especialmente o Mago. Não só ele já começa ignorando quase todas as "fraquezas" da classe (Proficiência em Constituição, CA Baixa, Poucos PVs) como a habilidade Action Surge pode ser usada para qualquer outra ação, o que inclui conjurar Magias. E é utilizável uma vez por Encontro, o que torna Bonus Action uma ótima forma de Novar, bem mais simples do que o uso Quicken do Feiticeiro.

Citar
Pelo visto deram uma nerfada no Heavy Armor Master e no Great Weapon Master, mas ainda sim esses feats me parecem úteis, especialmente o segundo.

Porque Gary Gygax nos perdoe se D&D Next alguma vez der a remota impressão que vai permitir os Não-Conjuradores fazerem algo decente, comparável digamos, com uma Magia de Nível 3.  :P

Citar
O Martial Mastery me parece um feat bem legal, especialmente para quem não for Battlemaster e quiser sair um pouco da monotonia do "eu ataco" durante as lutas.

Martial Mastery é provavelmente o pior talento do Next - mesmo se ele desse todas as habilidades do Battle Master não trocaria por um Talento.  :P

Citar
Dependendo de como for implementada, ela pode tornar o guerreiro de manobras bem mais interessante

Com 4-6 Superiority Dices por Combate, sem uma mecânica de recuperá-los decentemente (e a que existe, que é terrível, só é obtida no nível em que Magos já desmoronam Castelos) e com manobras limitadas?.

O problema sequer é o tempo do "Short Rest" - mesmo se ele durasse 30 segundos/5 rodadas, todos os problemas acima continuariam.

655
Sistemas & Cenários / Re:[D&D Next] Alguém já conseguiu o Livro do Jogador
« Online: Agosto 06, 2014, 07:46:55 pm »
Até agora, nenhuma grande diferença do Alpha exceto para o Warlock - ao invés de ser a classe Desnecessariamente Complexa sem motivos, ele agora é a "Classe 4e", com magias à vontade, de encontro e diárias (as magias "até o nível 6" agora são recarregadas por encontro, antes eram diárias). E outra mudança bastante esperada, multiclasse exige que o personagem cumpra os pré-requisitos de atributos tanto da classe original quanto da secundária, além de reduzirem algumas proficiências ganhas por multiclasse.

Meio-Elfo perdeu algumas habilidades de raça (Ignorar Pré-Requisitos de Multiclasse, Proficiência automática em Percepção e as habilidades de Fadinha), mas agora tem +2 em Cha, +1 em duas habilidades a escolha e duas proficiências em perícias. Pessoalmente, eu fico com a versão do Alpha aqui.

E algo que me surpreendeu, a Cosmologia Next não é puramente a Great Wheel, mas incorporou partes da 4e (Shadowfell, Feywild, Elemental Chaos).

656
Sistemas & Cenários / Re:[D&D Next] Alguém já conseguiu o Livro do Jogador
« Online: Agosto 06, 2014, 06:23:02 pm »
Uma alma bastante gentil fez esse sumário de tudo que foi revelado até agora. ;)

657
Sistemas & Cenários / Re:Pathfinder Unchained anunciado para 2015
« Online: Agosto 06, 2014, 12:56:18 am »
Citar
Nunca vi nada de PF

O resumo mais simples dele é - D&D 3.5 com algumas mudanças marginais, arte incrivelmente bem feita (embora eu não goste tanto dela, a qualidade é difícil de negar) e séries de aventuras prontas bastante elogiadas. E muito amor para Classes Conjuradoras.

Há um tópico de elogios para ele aqui.

658
Sistemas & Cenários / Re:Pathfinder Unchained anunciado para 2015
« Online: Agosto 06, 2014, 12:28:26 am »
Citar
A unica maneira desse talento fazer sentido é se Knowledge Engineering for MUITO difícil de conseguir. Coisa de 1/2 níveis, ou coisa assim.

Não é - é uma perícia como qualquer outra e em Pathfinder você pode comprar todas perícias igualmente, seja de classe ou não.

E Pathfinder, colocar limitações em Conjuradores? Perdoe-me pela citação, mas "Sabe de nada, Inocente". XD

659
Sistemas & Cenários / [D&D Next] Alguém já conseguiu o Livro do Jogador
« Online: Agosto 06, 2014, 12:25:42 am »
Alguém (um canadense) já tem o PH e tem respondido algumas dúvidas sobre ele aqui. Parece-me bastante crível, então, o que foi colocado até agora (com algumas edições minhas para fazer cada trecho auto-contido).

1. Outlander
Skill: Atheltics, Survival
Tool: One musical instrument
Language: Choose one
Feature: Wanderer (memory for maps and geography, recall terrain, find food and water)

2.Warlock spell slots are regained when you finish a short or long rest.

3. Eldritch Invocations (total of 32) are like minor class features, some have spell or level requirements:

Agonizing Blast
Prerequisite: eldritch blast cantrip
When you cast eldritch blast, add your Charisma modifier to the damage it deals on a hit.

The Great Old One patron give telepathy, Entropic Ward (impose disadvantage as reaction), Thought Shield (thoughts cannot be read, resistance to psychic damage), Create Thrall (infect a humanoid to charm them).

4. Explaining multiclassing takes up two pages in the PHB, it is a bit complicated to summarize. There are ability score prerequisites, you only gain some of the proficiencies of the new class, your spell slots are based on total character level (spellcasting classes only), spells known and prepared are based on individual caster level, certain class features do not stack or have special rules (Extra Attack, Channel Divinity, Unarmored Defense).

5. Favored Enemy applies to Wisdom (Survival) and Intelligence checks related to your favored enemy.

All Battle Master maneuvers (total 16) have no level requirement.

6.Not quite sure what you mean by "limit", but Circle of the Moon gets Combat Wild Shape (Wild Shape as a bonus action, expend spell slots to regain hit points), and Circle Forms (higher CR of creatures you can Wild Shape into, starts at CR 1 and goes up).

Bardic Inspiration affects one creature other than yourself and you can use it Charisma modifier times per long rest.

7. The Hunter archetype has a feature called Hunter's Prey which carries some of the ranger's damage potential: Colossus Slayer (extra damage to an injured creature), Giant Killer (reaction to attack a Large or larger creature that attacks you), Horde Breaker (attack a second creature).

8. Knowledge domain gives lots of bonus divination spells (some from the wizard list), double proficiency bonus on two skills, Channel Divinity (Knowledge of the Ages and Read Thoughts), Potent Spellcasting, and Visions of the Past (Object Reading and Area Reading).

Trickery domain gives some illusion and disguise spells, Blessing of the Trickster (give one creature advantage on Stealth checks), Channel Divinity: Invoke Duplicity (illusion double), Channel Divinity: Cloak of Shadows, Divine Strike (extra poison damage), Improved Duplicity.

9. Circle of the Moon: Circle Forms (page 69): "Starting at 6th level, you can transform into a beast with a challenge rating as high as your druid level divided by 3, rounded down."

(I will try to not type stuff out word-for-word, but as I have not read the druid extensively, I cannot really summarize or explain it well.)

Otherwise, it seems it is maximum of CR 1 for non-Circle of the Moon druids.

10. Pact of the Blade weapon counts as magical for purpose of overcoming resistance and immunities has two invocations specifically meant for it, Lifedrinker (Charisma modifier to damage) and Thirsting Blade (attack with pact weapon twice).

11. Monks use d8 for hit dice.

The Way of the Four Elements monastic tradition allows monks to use their ki to duplicate certain spells and effects (not all of them are from the spell lists).

12. Evocation and abjuration for Eldritch Knight.

13. I have three easy ones:

1) what does the Martial Mastery feat do?
2) what does Heavy Armor Master feat do?
3) do Sorcerers get Firebolt as a cantrip?
1 - I think you mean the Martial Adept feat, and it gives you two battle master maneuvers and a superiority die
2 - +1 Strength, -3 damage from piercing, bludgeoning, slashing damage from non magical weapons
3 - yes

14. Was the Great Weapon Master feat changed. Before it allowed you to add an additional weapon die of damage and add your strength bonus twice to damage for a -5 penalty to hit.

When you drop a creature or score a critical hit, can take an extra attack as a bonus action, and -5 attack for +10 damage

15. So a blade-pact warlock can summon his melee weapon out of mid-air, gains automatic proficiency in it, and with the right incantations he gets two attack and adds his charisma bonus to damage? Plus a couple times per encounter you can lay the smack down with powerful spells?

Even assuming restrictions to keep this in line with clerics and others (for example, you probably need 5th level for the extra attack and maybe like 8th or 10th for the bonus damage), that is a super cool class.
Lifedrinker is a level 12+ ability.

The warlock seems really versatile. You could focus on very different things, and have a different play experience. The difference in the patrons combined with the different pacts also seems well done. I came up with 5 different character ideas based on different combinations of pact and patron.

16. Warcaster Feat
- advantage on Con saves when taking damage to maintain concentration
- don't need a free hand for somatic components of spells
- cast a single target, one action spell instead of opportunity attack

17. I can't confirm the whole appendix, will have to wait until Palladion gets back from dinner, but the Forgotten Realms gods are well represented. They include ones that had previously died like Bhaal and Myrkul. There's a list of Eberron gods and other faiths. Also the non human deities are very well represented as well, including Surtur and Thrym.

The domains listed are Death, Knowledge, Life, Light, Nature, Tempest, Trickery, War.

18. Barbarian Rage: It says you have resistance to bludgeoning, piercing and slashing damage when you enter a rage.

19. What are the Assassin Rogue's Lv. 3 and Lv. 17 features like?

Assassin's get Assassinate (advantage against someone who has not acted in combat), Death Strike (17th level, save or double damage vs. surprised creature). Assassinate against a surprised creature is a critical hit.

20. Dual Wielder feat: +1 AC when using two melee weapons, wield weapons that aren't light, draw or stow two weapons instead of one.

21. Does the barbarian still get automatic advantage on attacks while raging?
No. Barbarians get Reckless Attack at 2nd level, advantage on Strength attacks, but attacks against you have advantage until next turn.

22. How do summoned monsters and animal companions work? Do they act independently or do you have to spend some of your actions to command them?

From ranger, it takes your action to command your beast companion to Attack, Dash, Disengage, Dodge, or Help. No action (on your turn) to have it move.

23. 1) what does the Sailor background grant?
2) does the Sorcerer metamagic skill "Twinned" say anything specific about cantrips, or does it simply state "you can spend a number of sorcery points equal to the spells level to..."?
3) does the Sorcerer metamagic skill "Careful" have wording similar to Evocation Wizard's "Sculpt Spells" (specifically in regards to "taking no damage if they would normally take half damage")?

Sailor
Skill: Athletics, Perception
Tool: Navigator's tools, vehicles (water)
Feature: Ship's Passage (secure free passage on sailing ship)

Twinned Spell - 1 Sorcery Point.

Careful Spell allows you to have a creature automatically succeed a saving throw, that is all.

24. Is the resilient feat just proficiency in one save and a stat boost?
Correct.

25. Appendix C shows the new cosmology for D&D, mixture of the great Wheel and the 4e cosmology. Hard to explain, sorry, you will need to see the book when it comes out.

26. How many superiority dice does the Battle Master get? Any flashy/anime/wuxia kind of maneuvers? What are some interesting maneuvers? Any that are damage focused? Any way to recover Superiority dice without taking a 1 hour short rest?

Start with 4 superiority dice, up to 6 total. Not sure anything is extremely flashy (one maneuver can frighten a creature, another can give a friendly creature temporary hit points, etc.). At least one adds reach and damage. I cannot see anything immediately that allows them to regain superiority dice without resting.

27. What options does the Hunter Ranger get past 3rd level?
Hunter's Prey (3rd), Defensive Tactics (7th), Multiattack (11th), Superior Hunter's Defense (15th).

28. So on that note, what is the Battle Master's Lv. 15 feature?
Relentless: Regain 1 superiority die when you roll initiative and have no superiority dice remaining.

29. I know it's specifically a spell question but...did my favorite spell from 2nd edition make it in (Magic Jar)? If so what kind of duration did they put on it? Any information on Necromancers?

There is a 6th level necromancy spell called magic jar. Duration is until dispelled.

School of Necromancy has Necromancy Savant, Grim Harvest, Undead Thralls, Injured to Undeath, and Command Undead features.

30. What sorts of creatures are in the beast appendix? Is it just like wizard familiars, druid wildshape creatures, and that sort of thing? Or is it a fully-fledged mini bestiary with goblins and such in it too?

8 pages, beasts and mounts, familiars, and a couple undead. Things a player would need for their character.

660
Sistemas & Cenários / Re:Pathfinder Unchained anunciado para 2015
« Online: Agosto 05, 2014, 10:38:22 pm »
Citar
Isso é OSR seus despeitados!

Err... o quê?

Citar
Eu não duvido nada que vai ter um jogador espírito de porco que vai pegar esses talentos

Arithmancy é relativamente fraco (+1 CL em magiais, algumas vezes por dia), mas Sacred Geometry é incrivelmente quebrado - adiciona 2 talentos metamágicos (que você nem precisa ter) a uma magia, sem consumir slots de nível superior e sem limite diário de uso.

Páginas: 1 ... 42 43 [44] 45 46 ... 180