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Posts - Elven Paladin

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Sistemas & Cenários / Re:White Howlers tribebook!!!
« Online: Setembro 26, 2014, 02:10:34 pm »
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Sempre tive a curiosidade de saber ~o que realmente aconteceu~.

Bom, tecnicamente boa parte da história já é informada no Book of the Wyrm e no Tribebook: Fianna Revised, além de (creio) Dark Ages: Werewolf (eu nunca li esse livro). E o Get of Fenris tem a versão mais curiosa do conto, ondes os Fenris basicamente dizem "Esses caras eram uns idiotas que morreram da forma errada, pelo motivo errado. Mate todos eles e em seu lugar, honre os Croatan" (aliás, esse livro inteiro mostra como os Fenris sonham em ter o mesmo fim que essa tribo).

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Sistemas & Cenários / Re:Clérigo Build
« Online: Setembro 26, 2014, 02:06:47 pm »
Okay, felizmente o Clérigo já é um bom combatente por padrão. E o Ruby Knight Vindicator é um ótimo meio para conseguir isso. O Ruby Knight Vindicator é uma classe de prestígio do Tome of Battle, para Clérigos de Wee Jas. Ela mistura a progressão de magias divinas do Clérigo (+8 níveis em 10) com a progressão de poderes marciais do Crusader (uma classe do Tome of Battle, pense nele como o "Paladino feito da maneira correta"). Eu lembro que vi uma tradução (ilegal) do Tome of Battle circulando pela rede, com o nome de Tomo da Batalha.

Antes de tudo, um pequeno alerta - jogar com o Ruby Knight exige uma maestria razoável do sistema d20, além de ter que manusear duas listas de poderes especiais - as Magias do Clérigo e os Poderes Marciais do Crusader. Felizmente, ambos casam muito bem.

Caso não queira essa complicação, existem diversas boas alternativas - uma delas é o Ordained Champion, que mistura muito bem capacidade combativa com conjuração de magias. Também pode ser usado o Prestige Paladin, uma versão do Paladino como uma classe de prestígio, incrivelmente útil se você quer fazer um Clérigo Combatente (já que ele passa a progredir magias de Clérigo, ao invés da lista de magias do Paladino).

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Sistemas & Cenários / Re:[D&D 5e] Monster Manual
« Online: Setembro 26, 2014, 12:45:55 pm »
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Eu acho que essa foi a grande sacada do next. Sejamos honestos, D&D sempre foi sobre enfrentar a criatura dentro do covil, então é justo ele ser explorado mecanicamente por ela.

Eu concordo - só existe um pequeno problema que eu sou um dos raros DMs de D&D que não gosta de Masmorras e não faz muito uso de Covis.  :P

Mas eu continuo gostando da ideia, é uma forma de permitir que monstros façam algo mesmo quando o Mago (sempre ele) dominar a mente e atordoar o oponente.

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Sistemas & Cenários / Re:Clérigo Build
« Online: Setembro 26, 2014, 12:38:26 pm »
Antes de tudo, seja bem vindo a esse Buraco do Inferno, kamui.  :)

Aproveitando tópicos anteriores, algumas perguntas que sempre faço (você já respondeu algumas que eu gostaria de saber, mas é sempre bom fazer "fine-tuning"):

a) Que tipo de Clérigo quer fazer? Um "Mago Branco", um Suporte Puro, um Combatente (do tipo que presta, não de classes inferiores como Guerreiro), um Clérigo Trapaceiro (Sim, você pode ser melhor que o Ladino também), um Invocador, um Necromante, ou um Deus Vivo no Mundo Mortal (mais conhecido como Ruby Knight Vindicator)?

b) Que nível de otimização estamos falando? Os outros jogadores são competentes nisso, assim como o DM é? Apesar da reputação que Powergamers tem, quase todos aqui se preocupam em fazer "Otimização Moderada" - vulgo, não quebrar o jogo e a diversão de outros jogadores.

c) Inclui algumas regras variantes, como do Unhearthed Arcana? Há restrição de material de cenário?

d) Equipamento - quantos POs tem disponível?

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Sistemas & Cenários / Re:[D&D 5e] Monster Manual
« Online: Setembro 26, 2014, 12:28:59 am »
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Não pertence tudo a mesma empresa ?

Partes diferentes da mesma empresa - há muito mais gente trabalhando em Magic: the Gathering do que em D&D (para ter uma ideia, hoje existem menos de 20 funcionários contratados trablhando em D&D) e o orçamento que ambos tem deve ser bastante diferente - a ponto que a produção de material extra em D&D está sendo terceirizada (as aventuras foram feitas pela Kobold Press e pela Primeval, o software também é de terceiros).

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Apesar de ter pego o livro eu ainda não li. existem regras para progredir os monstros ?

Estarão no Livro do Mestre.

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Sistemas & Cenários / Re:[D&D 5e] Monster Manual
« Online: Setembro 26, 2014, 12:03:57 am »
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o que é triste considerando todos os bons ilustradores que a wizards tem disponíveis

Correção: Todos os bons ilustradores que Magic: the Gathering tem disponíveis.  :P

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Não adianta forçar a barra e colocar Kobolds para enfrentar um grupo de 12º nível, pois não vai funcionar. Por outro lado, eles podem dar trabalho para PCs de 5º nível (algo impensável para criaturas de CR 1/8 na 3.x).

Abra uma exceção notável aos Kobolds, essas criaturinhas são pequenos MacGyver que podem desafiar facilmente um grupo de nível 16. Conheça os Tucker's Kobolds, a Mossad dos Kobolds.  :P

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Mas, claro, tem versões melhores que isso na internet, especialmente planilhas que dá pra filtrar por CR, tipo, ambiente que habitam... logo vou colocar os links ali no tópico de ferramentas online.

My oh my, essa é o tipo de tabela que deveria estar no livro impresso.  :P

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Dicas & Ideias / Re:Temas tabus em RPG
« Online: Setembro 25, 2014, 07:15:15 pm »
Novamente - não faz sentido falar em "o problema" em FATAL, mas sim se perguntar o que não é problemático nele. Todo e qualquer tema que exigiria um tratamento mais sensível (digamos, mais sensível do que "adolescente racista misógino fã de filmes gore e black metal") é tratada da forma mais patética e "shock value" possível.

Em um exemplo de uma empresa que trata de temas similares, pense na White Wolf. Eles tem alguns erros imensos quando se trata de assuntos dados como sérios, como todo o livro Gypsy - mas eles assumem esses erros, tentam corrigir e é possível notar que o erro ocorreu por ignorância da parte dos autores. Em FATAL é impossível achar que foi por ignorância do autor - ele queria "chocar" os leitores, ser "edgy" e mostrar o quão politicamente incorreto ele era.

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Sistemas & Cenários / Re:[D&D 5e] Monster Manual
« Online: Setembro 25, 2014, 06:06:34 pm »
Bom, detalhes mecânicos de lado e um problema considerável em "usabilidade" (não há nenhuma tabela de Monstros por CR ou por Ambiente), o Monster Manual é um testamento a maior virtude do Next - ele é legível.

Enquanto o Monster Manual I de D&D 4e é maravilhoso para ser utilizado (todos monstros apresentam diversas versões em diferentes CRs, os poderes são autocontidos, os monstros são variados e você sabe o que esperar de cada um deles), ele tem a pior apresentação possível e faz com que o leitor tenha que "brigar com o livro" para descobrir as qualidades dele (sério, um livro todo branco, sem bordas, com ilustrações contidas em quadradinhos e reutilizadas?), o do D&D Next não sacrifica muitas virtudes da 4e (bom, salvo para humanoides, que são praticamente iguais, e por forçar você a decorar magias, ao invés de deixar os poderes contidos apenas na ficha do monstro), mas tem uma apresentação de fluff infinitamente superior (texto contínuo, não separado em duas partes diferentes) e um visual que aparenta ser de um livro antigo de monstros.

Por enquanto, acerto seu, Wizards.

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Dicas & Ideias / Re:Temas tabus em RPG
« Online: Setembro 25, 2014, 04:08:43 pm »
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Esse rpg foi feito de sacanagem, por que eu não consigo acreditar que isso é serio  :P

Eu já tentei acreditar nessa hipótese, mas o livro (até onde consegui ler, que foi ao redor da página 300) é tão detalhista, tão focado, repetitivo e de um tamanho tão considerável que não tem como isso ser uma piada. O autor acreditava seriamente no que estava fazendo.

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Dicas & Ideias / Re:Temas tabus em RPG
« Online: Setembro 25, 2014, 03:43:01 pm »
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Uma curiosidade: o que existe de tão ruim em fatal ?

Pergunta errada - O que não existe de ruim em FATAL?

 Eu poderia colocar diversos reviews hilários sobre ele ou passar o link para o livro (que tem mais de 900 páginas), mas eu acho que essa tabela já tem toda informação que você (não) precisa:


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Sistemas & Cenários / Re:[D&D 5e] Monster Manual
« Online: Setembro 25, 2014, 02:16:25 pm »
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(o melhor era o caçador invisível que era um quadrado em branco)

Você vai estranhar, mas uma das grandes diferenças entre a T$R e a Wizards of the Coast é que a TSR não tinha o menor pudor de inserir piadas em seus livros (Spelljammer é um livro punomenal por isso) - por isso o Caçador Invisível era assim.

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Eu já vi ,se não me engano era o monster manual da 2° edição, as ilustrações pareciam feitas por crianças de 5 anos

Nesse caso, há um motivo simples - quase toda arte do livro foi feita pelo Tony DiTerlizzi (vide a assinatura td. em diversas imagens), que virou um ilustrador infantil (Spiderwick Chronicles). E um detalhe - esse é um Monster Manual bonito se comparado ao do AD&D 1e (o I e II, além do Fiend Folio).  :P

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Sistemas & Cenários / Re:[D&D 5e] Monster Manual
« Online: Setembro 25, 2014, 01:53:09 pm »
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Bem eu não cheguei a ler o livro inteiro então não sei, mas pelas imagens que eu vi a arte tenebrosa continua

Esses jovens que cresceram acostumados com Lockwood e Wayne Reynolds não sabem o que é arte tenebrosa de verdade. Abra um "Livro dos Monstros" de AD&D que não seja de Planescape ou a arte interna de Dark Sun e você verá o que é puro horror.  :b

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A evolução de bônus de ataque é menor agora, então os monstros duram mais níveis mesmo ou é só propaganda?

Ao que tudo indica, é verdadeiro, mas com um imenso caveat - Magias. Como a evolução do poder mágico em D&D Next é basicamente quadrática (com limites em buffs), Monstros de níveis baixos não são uma ameaça se o grupo tem conjuradores competentes.

E por algum motivo profano, a maioria dos monstros humanoides que não tem magia são agora "Novos Combatentes" - eles só tem habilidade de atacar, sem nenhum efeito secundário ou poder distinto.

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Dicas & Ideias / Re:DM em processo de aprendizagem
« Online: Setembro 24, 2014, 10:07:23 pm »
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Olha, falando do ponto de vista de um grupo que recentemente passou por um quase-TPK (3 dos 5 personagens presentes morreram): não tem problema nenhum. Pelo contrário, contratar um par de mercenários na sessão seguinte nos deixou bem mais tranquilos, ao invés de fazer o grupo ficar retraído e com medo de avançar na história e não dar conta do recado devido aos jogadores do Leader e da Defender não poderem comparecer.

Acho que a única parte vital é que esses personagens do mestre participem o mínimo possível da história. Eles são um auxílio mecânico importante, nada mais. Se forem mercenários mudos, melhor ainda. 

O problema dessa abordagem é "Quem vai controlar esses personagens"? Se for deixado na mão de um DM eu sou naturalmente um opositor, o DM já tem que lidar com detalhes demais durante o jogo (ainda mais no sistema de combate relativamente complexo da 4e) para ter que lidar com mais um ou dois personagens.

Agora, se os jogadores controlarem esses NPCs durante combates, bem, a responsabilidade é deles.  :b

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Dicas & Ideias / Re:Temas tabus em RPG
« Online: Setembro 24, 2014, 07:23:29 pm »
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Não gosto quando rola um avatarismo nas personagens sabem? Quando o jogador se identifica de forma íntima com o veículo de narrativa dele e queira protegê-lo, ou algo assim... Aqui o pessoal costuma gostar de ficar louco, ser abusado, morrer, virar a casaca, aposentar o PC e talz quando isso contribui para a narrativa.

Well, identificação com o personagem é um dos métodos mais comuns de aproximar o jogador do mundo de jogo (o que jogadores trendy como o silvinha chamam de imersão), então essa relação empática com o personagem acaba sendo algo bastante natural (afinal, é o seu personagem, que tem em sua mente uma face, emoções, sentimentos, yadda yadda) - enquanto algo incrivelmente  abstrato como "contribui para a narrativa" não é algo tão fácil de se empatizar.

Obviamente, nenhum dos métodos é necessariamente melhor - preocupar-se menos com o personagem é algo excelente para jogos de horror, mas avatarizar o personagem é algo ótimo para "sentir o horror na pele".

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Dicas & Ideias / Re:Temas tabus em RPG
« Online: Setembro 23, 2014, 05:42:42 pm »
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Fizeram uma versão japonesa e eu não fiquei sabendo

O detalhe mais assustador? Ignorando o que se esconde nos esgotos da Internet, existe uma versão japonesa que se baseia em uma ideia genial - vamos transformar as divindades de Lovecraft em colegiais!

O resultado disso é: Nyaruko: Crawling with Love (Sim, Nyarlathotep, the crawling chaos virou Nyaruko, crawling with love). Causa mais dano de sanidade do que observar um Outer God ao vivo:

Haiyore Nyaruko-san W [Opening]

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