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Posts - Ciggi

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Campanhas Online / Re:PbF mas qual?
« Online: Junho 11, 2013, 02:05:29 am »
Bom, já decidi o que vou Mestrar nesse PbF.

O jogo é passado em Khroma, num período que seria semelhando a nossa era medieval.

Os jogadores serão, senhores feudais, grandes sacerdotes, mercenários, ou lideres de algum lugar/povo que tentam sobreviver apos a guerra cromática. O plot central envolve explorar e/ou colonizar as terras que ainda não se converteram ou estão muito longe das grandes cidades.

Acho que isso já engloba bem a parte do Onde e do Quando, agora um pouco do Como. O sistema obviamente é o Savage World, ele é simples o suficiente e planejo deixar transparecer o menos possível as regras durante o jogo (isso significa que as jogadas de dados, cartas, e tudo o mais serão feitas por mim). Ainda pretendo por um pouco mais de informação sobre o cenário no tópico dele, mas é EXCENCIAL um bom background, é em cima dele que vou montar parte dos plots secundários do jogo, e quero deixar a coisa bem aberta pra todos poderem escolher livremente o que fazer em seus BG.

O jogo será em turnos, como é isso? Bem, os jogadores terão uma "cenário" complexo durante um período especifico de tempo (de jogo) e ficarão livres para interpretarem e agirem durante um período especifico de tempo real. Ao final do turno eu analiso tudo que foi dito e boto as coisas nos eixos dando continuidade com os resultados do ultimo turno influenciado o próximo etc. A principio não vou estipular um período certo para cada turno, mas deve ser algo em torno de uma semana no máximo e 3 dias no minimo. Vou conversar com os jogadores e decidir um ritmo bom para todo.

Eu tenho o começo, o meio, e o fim da campanha já decididos (obviamente SÓ do polt central), e dependendo dos rumos do jogo isso pode expandir ou não!

Vou passar um tempo buscando jogadores antes de pedir pro Oculto abrir a sessão, então os que quiserem se aventurar comigo nessa onda sejam bem vindos abordo, e os que querem e não querem por favor, deem seus pitacos!

 :victory:

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Off-Topic / Re:Tópico sobre Educação
« Online: Junho 11, 2013, 01:16:46 am »
Servidor no RJ atualmente sofre tbm, o Prefeito atual odeia servidor e não esconde que faz de tudo pra que eles saiam!

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Sistemas & Cenários / Re:Dungeon World
« Online: Junho 10, 2013, 03:52:21 pm »
No pdf que tu linkou do preview tem um erro na parte dos PVs, página 8. Tá escrito PU e não PV. Mas é bem gritante alguém deve ter mostrado já, fica o aviso por desencargo.

Não consegui ler tudo mas adorei o material. Vou fazer parecido como o Kimble e compro ele na semana que vem.

Parabéns pelo projeto, tá show pelo que li do pdf (e não li tudo)

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Design & Desenvolvimento / Re:Black & White
« Online: Junho 10, 2013, 03:30:18 pm »
Entendi.

O lance é que sempre que trabalhei com esse tipo de vantagem, em outros sistemas, ela nunca foi garantida. A maioria é bem subjetiva no quando tu consegue usar essa vantagem e deixa a cargo do Mestre por alguma ajuda durante o jogo. Então do meu ponto de vista você poder tentar (com boas chances, tu rola no minimo 2d6 em cada teste e sempre tem o bene se for muito importante) usar essa vantagem uma vez em cada sessão é bem vantajoso. Algumas tu não vai conseguir, mas a gigantesca maioria tu vai.

Mas tu tem razão em algum ponto sim. E analisando agora toda essa discussão eu notei que a vantagem não deixa claro qual a dificuldade dos testes. Vou modificar isso então, vou criar uma tabela de dificuldade pros testes de Manha, ate porque faz sentido isso! Acho que com isso ficaria mais equilibrada a questão dela ser uma vantagem que nem sempre vai ser útil, considerando o poder que quero que ela tenha.

Atualizo aqui quando fizer essa modificação, pretendo por algumas atualizações hoje tbm!

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Design & Desenvolvimento / Re:Black & White
« Online: Junho 09, 2013, 07:39:21 pm »
Putz, eu juro que não tinha visto. Quando bati o olho, só vi o "Novato". My bad.

Sobre a vantagem em si: agora entendi sua proposta. Creio que se você colocar no texto que a utilização de um bene pelo jogador garante o sucesso automático nos testes (mas o mínimo, sem ampliações), fique equilibrado. E também que, embora seja uma Vantagem de Antecedente, não vejo problemas em pegar depois da criação de personagens. Se você gosta da série Uma Canção sobre Fogo e Gelo, do G. R. R. Martin, procure se informar sobre Roose Bolton e Ramsay.

Mas ai não seria derrepente jogar um bené fora? Na verdade eu nem tinha pensado nisso, mas se tu usa um bené e refaz a jogada tem mais chances de conseguir uma ampliação. Porque o jogador desperdiçaria um bené pra ter um sucesso normal podendo tentar uma ampliação?

E vou dar uma olhada melhor no caso desses dois, eu vi por cima na wiki. Eles são pai e filho bastardo né? Vou analisar o caso melhor, parece ser interessante. Vlw!

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Campanhas Online / Re:PbF mas qual?
« Online: Junho 09, 2013, 12:26:03 am »
Voltei no tempo Oculto, e amei na verdade. Se tu fizer algo assim eu jogo com certeza!

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Off-Topic / Re:Tópico sobre Educação
« Online: Junho 08, 2013, 11:59:49 pm »
Então, achei!

Desculpem pelo sofrimento que vou fazer vocês passarem, mas foi o único vídeo que achei que mostra tudo u.u

http://tvg.globo.com/programas/esquenta/videos/t/convidados/v/professor-ze-pacheco-mostra-uma-maneira-de-ensinar-nada-convencional/2555919/

E o nome do projeto é Âncora, e em SP.

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Design & Desenvolvimento / Re:Black & White
« Online: Junho 08, 2013, 11:50:57 pm »
Religiões e Magia


A magia não é boa nem má, muito menos é arcana ou divina, ela apenas é!

Infelizmente o uso dela pode ser usado pra todo tipo de fim. Para alguns a magia é a prova da existência divina, pra outros apenas uma ferramenta, mas é praticamente impossível ser um conjurador sem estar ligado a religião.


O Khroma


Durante a guerra muitas foram as lutas em nomes dos mais variados deuses, cada um representando sua causa maior. Um lado sempre ganhava, mas no dia seguinte um novo deus o desafiava e novamente era posto a prova a divindade (ou divindades) da vez.

O crescimento do culto branco veio apenas pavimentar algo que todos questionavam: Afinal, quem era o verdadeiro deus?

A magia era um fato claro e perceptivo no cotidiano das pessoas, mas os deuses vinham e iam, sempre com seus fieis provando sua existência, afinal, mesmo os derrotados possuíam o poder divino, a habilidade de canalizar a magia cromática. E apenas uma coisa era comum entre eles, a própria magia!

Com o tempo os sacerdotes brancos firmaram um único poder, não uma divindade, nem um panteão, mas sim uma força superior, um poder através do qual os incontáveis deuses, que lutavam entre si, podiam canalizar seus poderes aos homens. Essa força se chama Kroma!

Existem pelo menos uma duzia de panteões diferentes registrados na biblioteca da Cidadela Branca, e esse numero cresce cada vez mais, mas todos eles sem exceção em suas mitologias e dogmas fazem uso do Kroma, do contrário é heresia.



Os Espíritos


Os Bhars cultuam os espíritos de seus antepassados e dos animais. Eles possuem uma forte conexão com sua religião pagã e negam qualquer divindade humana, para um Bhars é preferível a morte a abdicar de seus crenças. Por muito tempo eles eram sacrificados como hereges por não se converterem mesmo diante da morte certa, mas isso mudou quando Khroma começou a ser difundido entre os humanos, por algum motivo os Bhars consideram, e temem, Khroma com uma força espiritual poderosa.




Os Três Caminhos fora do Espectro Cromático

Existem 7 caminhos cromáticos, mas com o tempo outros 3 caminhos fora do espectro foram encontrados. O caminho da luz branca, que é a união de todas as cores, o recém descoberto caminho da luz negra, que é a ausência das cores, e o caminho herege transparente.



Branco


Um grupo de sacerdotes durante a guerra cromática conseguiu dominar a arte de usar todas as cores em conjunto, gerando a magia branca. Ela tem como caminho principal a manipulação da própria energia cromática.

Como ela é um caminho que depende dos outros foi fácil converter os prisioneiros durante a guerra, e seu poder de controle sobre os outros caminhos lhe davam uma certa vantagem estratégica que ganhou algumas lutas.

Após o fim da guerra e com a ascensão dos sacerdotes brancos um templo com o objetivo de unir todas as religiões foi criado em Ruldaliam, a Cidadela Branca uma pequena cidade que se formou em volta do principal templo dos sacerdotes brancos, a Catedral da Luz.

Hoje eles são a principal força religiosa em Kroma e seu líder atual o Cardial Lirdunar, O Gracioso, comanda todas as atividades brancas em Ruldaliam e mantem seu primo, Gurdolf Latio o Arcebispo de Thandariar com um olho em todas terras alem do Mar Branco



Transparente


O caminho da transparência quase não é seguido, ele é considerado uma grande heresia e seus praticantes são mortos sem chance de redenção.

Para se usar a magia cromática deve haver um controle bem preciso dos chakras, e para alguns humanos isso é impossível, seus chakras são mortos ou simplesmente bloqueados. Isso no entanto abre caminho pra um tipo bem especifico de magia, a denominada magia transparente, ou incolor. Usando o bloqueio dos chakras uma pessoa pode "filtrar" a energia que passa por ela, criando todo um leque no possibilidades únicas.

Geralmente os efeitos mais comuns são a ilusão, necromancia, mas é possível se criar efeitos mais fantásticos ainda. Infelizmente poucos são os que estudam essas possibilidades, e os que fazem precisam se esconder muito bem.

Os Bhars tem uma facilidade muito grande em aprender esse caminho, mas se negam a estuda-lo, eles consideram a magia transparente algo não natural, e por tanto uma aberração. Eles não matariam um conjurador ao encontra-lo (não a principio pelo menos), mas certamente seriam arredios e tentariam se manter o mais longe possível deles.



Negro


A magia negra é nova e temida por todos. Pouco se sabe sobre ela, mas as lendas giram em torno de um único homem, conhecido como O Templário Negro. Alguns dizem que ele é um paladino de armadura negras montado em um dragão negro, outros que ele é um gigantesco ser demoníaco que busca sugar todas as cores pra si, alguns acreditam ser um Bhar que aprendeu a usar a magia cromática (o que não é impossível embora raro de se ver) e foi punido por seus deuses e agora busca vingança. E as lendas não parão, ele pode ser um cavaleiro morto vivo montado em seu corcel negro alado, ate uma criança que foi abandonada pelos pais e morta durante a guerra cromatica e busca vingança.

O fato é que ninguém sabe o que a magia negra é capaz, mas alguns boatos pelos corredores da Cidadela da Luz mencionam ser uma magia demoníaca invocada por uma força nefasta vindo de Khroma, que talvez, exista um outro lado de Khroma.

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Design & Desenvolvimento / Re:Black & White
« Online: Junho 08, 2013, 11:09:32 pm »

Linhagem Sanguínea
    Requisito
: Novato, Nobre
    O personagem pertence a uma família com influente e poder. Sempre que precisar ele pode contar com ela. Geralmente uma vez por jogo.
    Um teste de Manha pode ser feito para tentar uma comunicação com seus familiares, e um outro teste de persuasão deve ser feito para tenta-los convencer em enviar algum tipo de ajuda. Case falhe em um dos testes a comunicação não deu certo, ou eles não puderam ajudar em tempo hábil. Um sucesso garante alguma ajuda, que pode variar de informações sigilosas a ajuda com recursos desde que não os comprometa. Uma ampliação e ele poderá enviar reforços (de um especialista à cinco capangas) ou dinheiro, mas eles ainda não se colocaram em risco, embora possam se arriscar um pouco mais que o normal. Em caso de duas ampliações eles podem enviar um Carta Selvagem ou um pequeno exercito, e estarão dispostos a se comprometerem pessoalmente com o personagem.

IMHO, acho que não compensa para um jogador pegar esta vantagem do jeito que está. Ela demanda dois testes em duas perícias diferentes e caso um destes seja insuficiente, a vantagem não tem uso. Eu sugeriria para você dar algo garantido (um apoio mínimo, em material humano ou benesses) e só para casos excepcionais (como a entrada de um Carta Selvagem em ação) fazer um teste - e aí, seria de Persuasão, mais ou menos como o exemplo da página 117 do Savage Worlds Edição Brasileira.

Mas antes disso, queria entender por que você desconsiderou a Vantagem Antecedente "Nobre" presente no sistema básico? Achou muito forte (afinal, ela engloba vários benefícios em uma vantagem só - como acesso gratuito a Rico)?


EDIT: Ah, e parabéns pela iniciativa!

Não desconsiderei, na verdade ela é requisito pra essa vantagem!

O que acontece é que ela é uma versão melhorada da vantagem Conexões. Ela faz praticamente a mesma coisa (inclusive os mesmo testes) mas oferece mais ajuda. A ideia dela é firmar a diferença entre um nobre com conexões (Ambas as vantagens Nobre e Conexões) e um Nobre de sangue real (Nobre e Linhagem Sanguínea). E como ela tem uma exigência a mais que conexões acaba sendo um tipo de upgrade pro mesmo conjunto de habilidades, mas que não pode ser adquirida durante o jogo (ate pode, mas convenhamos, descobrir do nada que é filho bastardo do Barão Rosteviller é meio cliché :P)

Mas sobre os testes achei muitos tbm, mas veja que ele pode pedir uma ajuda por jogo, e bem, sempre teremos o dado selvagem pra salvar os jogadores e como é uma rolagem de característica ele pode jogar um bené se precisar. XD

Sinceramente só testando pra ver se vai ser mais forte que o esperado ou ainda mais fraco, mas pensei em por a possibilidade do gasto de um bené pra garantir o sucesso automático do pedido, mas vamos ver como se porta.

Ah, e eu pelo menos considero que os testes são validos pra uma tentativa qualquer, mas se o cara ta na casa do pai, tem objetivos iguais ao do pai, considero o teste automático pô!

E confesso que ela não é muito aconselhada pelo livro de regras, mas queria algo bem próximo ao personagem, menos que um aliado e mais que conexões.

E vlw pelo elogio, ta sendo divertido fazer isso!

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Campanhas Online / Re:PbF mas qual?
« Online: Junho 08, 2013, 10:19:45 pm »
Eu fico tem medo de zoar o Vincer, da ultima vez que ele desapareceu e largou um jogo parado a casa dele tinha pegado fogo, então...

E bem, se elas tão ativas ou não eu não tenho como garantir, mas posso garantir que abro uma em breve! :p

BTW, se quiserem dar mais detalhes do tipo de jogo que gostam, toda informação ajuda!

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Design & Desenvolvimento / Re:Black & White
« Online: Junho 08, 2013, 10:12:11 pm »
A Pirâmide Social


Um dos fatores mais importantes de Khroma é quem manda e quem obedece. No topo da pirâmide estão os Senhores Feudais e os Sacerdotes, já no extremo oposto, o pé da pirâmide, estão os escravos. É algo perfeitamente natural e incentivado.

Lista das hierarquias do Khroma

Títulos gerais humanos

Rei/Rainha: Governa parte ou todo um continente.
Duque/Duquesa: Governa um ducado dentro do reino
Príncipe/Princesa: Comanda um principado
Marquês/Marquesa: Comanda os territórios de fronteiras de cada reino
Conde/Condessa: Dono de um ou mais castelos e um condado
Barão/Baronesa: Senhor feudal
Cavaleiro/Dama: Guerreiros a serviço do rei.

Títulos Bhars

Kha-Bha: Líder dos Bhars
Illbha: Respondem diretamente ao Kha-Bha e comandam um dos 4 grandes territórios Bhar
Orbah: Título semelhante ao Barão
Khan: Líder de uma tribo Bhar

Títulos religiosos

Lux: Líder máximo de todas as religiões
Patriarca: Líder máximo de cada religião
Cardial: Líder territorial de cada religião
Arcebispo: Líder religioso de um ducado
Bispo: Líder religioso de um condado
Sacerdote/Clérigo: Líder de um templo



Linhagem Sanguínea


Durante a guerra cromática os senhores feudais ganharam muita riqueza e poder, e os mais bem sucedidos sempre eram os que mantinham fortes laços familiares. Algo que os senhores feudais logo perceberam, é que em uma guerra santa, onde a maré sempre muda e traições são corriqueiras, confiança é uma peça fundamental e tremendamente rara.

Algumas das famílias reais mais poderosas atualmente possuem fortes laços familiares. Ter riquezas e um nome nobre pode lhe dar muitas vantagens, mas ter o sangue nobre vai concerteza garantir sua sobrevivência por mais tempo.

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Design & Desenvolvimento / Re:Black & White
« Online: Junho 08, 2013, 09:37:47 pm »
As Raças Civilizadas

Existem duas raças civilizadas dominando as terras de Khroma, os humanos é os Bhars, ou como os humanos os chamam, os Ferais.



Bhars


Os Bhars são criaturas selvagens, eles medem em média 1,80 metro podendo alcançar mais de 2 metros e chegam a pesar perto de 200 quilos. Seu corpo é coberto de pelos e seu rosto lembra o de uma fera, seus pelos podem variar do mais puro branco ao cinza ou marrom escuro, eles possuem bocas bem grandes e dentes afiados, assim como garras. Eles gostam de viver em lugares isolados, e pouco se sabe de sua origem alem que que desde sempre foram escravizados e usados como mão de obra dos humanos. Os Bhars raramente conseguem usar seus chakras e por isso quase sempre são subjugados pelos humanos.

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Dicas & Ideias / Re:Quantidade de personagens poderosos no mundo
« Online: Junho 08, 2013, 04:07:40 pm »
Apesar de defender a existência de ameaças e oponentes (e mesmo aliados dignos) épicos, não gosto de NPCs como o Elminster ou tipo que são o protagonista (Superman e Goku são bons exemplos) numa mesa de RPG. Por isso defendo a pluralidade que anula o monopólio de protagonismo, dando brecha para os PCs brilharem, desde sua época de niveis baixos até o ápice épico de seu poder.

ISSO!

Eu acho foda um personagem toptaradaomotherfuckfromhellbadass mas ele tem que estar relegado a 7º plano em relação a historia. Ele pode ser o motivo de alguem lutar e tal, mestre do mestre do seu mestre, razão de toda a aventura, mas NUNCA deveria participar da aventura.

Imagina Elmister ajudando o grupo: "Então vocês tem que derrotar o rei demônio, e pra isso precisam achar uma lampada mágica vazia, conseguir os pergaminhos do ritual necessário pra coloca-lo na lampada, achar os materiais desse ritual, ir no plano inferior, captura-lo vivo e leva-lo as justiças celestes? Porque eu não abro um portal aqui, vou lá, pego ele pra vc e invoco com um desejo maior uma lampada magica pronta pra prender ele? Faço isso em 5 minutos, não espera, 10 min porque preciso ir no banheiro antes!"

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Campanhas Online / Re:PbF mas qual?
« Online: Junho 08, 2013, 03:32:42 pm »
Rolador de dados. E talvez umas cenas mais visuais (imagens).

Numa escala de 1 à 10 qual a importância de um rolador de dados?

E a importância visual de um jogo pra mim é total. Prefiro sempre usar desenhos próprios e tal, mas o google ajuda muito tbm! Vlw pela dica.

Já temos cyberpunk com pegada policial forte e um de horror gótico com fantasia. Outro tema então. Fantasia mais clássica, sci-fi, pulp, horror cósmico (a mesa de cthulhu já morreu mesmo).

Eu cheguei a perguntar ao Oculto sobre as mesas mais ativas, por sorte minha ideia não é nem Cyberpunk nem horro.

Dinamismo. Todos pbf que joguei acabavam ficando lento demais. As vezes um jogador sumia por 2-3 dias e ficava aquela cena quebrada.

Rolador de dados eu não vejo tanta necessidade. O mestre pode rolar, pode-se criar sistema de resultado baseado na descrição das ações e por ai vai (acho que na mesa do oculto ou do youkai tem algo assim).

Imagens ajudam a aumentar o clima, mas nada que uma boa descrição não o faça.

Legal isso!

Em jogos que narro pela net eu mantenho um certo padrão. Dou liberdade pros jogadores criarem, isso no geral mantem as coisas agitadas pra quem tem muito tempo e pra quem tem pouco. Outra coisa é o "resumo da situação", deixo a interpretação comer solta com pouco (ou as vezes nenhuma) interferência minha, e depois eu faço o resumo do que ocorreu, bem descritivo e tal. Isso apara pontas soltas e bota todos no mesmo ponto do jogo independente de quem postou mais.

E no quesito regras eu gosto de jogos rápidos, dinâmicos ao extremo, e não dá pra ter isso em PbF se tu tem que depender de horas pra uma resposta de ação a uma regra. Por isso eu praticamente escondo as regras dos jogadores. Ele tem acesso a ficha e algumas estatísticas e tal, mas só. Faço todas as jogadas e dou os resultados, sem necessidade de ter uma resposta de reação pra cada ação etc. Essa regra do Cebola é genial, to dando uma olhada e analisando melhor como aplicar ela em jogo.

Comprometimento. Se você começar, termine, por favor. XD

Então, concordo com a Noara. Se tiver algum problema que o impeça de manter o PbF, avise com antecedência, se tiver uma vida agitada/instável demais, melhor nem participar/abrir e deixar jogadores na mão.

Como eu falei pro Youkai, se tu não abraçar mais do que pode carregar dificilmente vai ter problemas com isso. Mas o alerta sempre é bom, vlw!



Agora, eu to matutando já um jogo medieval no meu cenário lindo e totoso de Black & White, o diferencial é que eu quero algo mais massivo. A ideia é, ate o momento que fique claro, lançar uma parte bem extensa do mapa e dar liberdade pros jogadores "comprarem" terras ali. Seja como um senhor de terras rico e poderoso ou como um líder sacerdotal com um exercito de fieis a sua disposição.

Ainda tenho alguns muitos ajustes a fazer, e gostaria de todo tipo de ideia. Ate contraria a minha proposta se for possível!

Obrigado pelo feedback ate aqui!

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Off-Topic / Re:Tópico sobre Educação
« Online: Junho 08, 2013, 01:38:08 am »
Sim, ele é piloto. O cara é de Portugal e experimenta esse projeto aqui a um tempo já. Vou pesquisar mais!

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