Então olhe o Feiticeiro. Olhe as habilidades metamágicas dele, especialmente Heightened Spell e Quicken Spell, não limitadas por nível de magia e movidas por Sorcery Points - que podem ser recarregados sacrificados por slots de magias nível inferior.
Por 5 Sorcery Points (ou seja, um slot de nível 3), divirta-se conjurando duas magias, sendo que uma delas dá Disadvantage no teste a ser feito (e aproveite que agora existem 6 testes de resistência). My oh My, se isso não foi revisado para o PH, o Feiticeiro provavelmente será um conjurador mais poderoso que o Mago.
Só uma correção: um slot de nível 3 rende três pontos.
Custa cinco pontos para recuperar um slot de nível 3. Não que isso vá matar o estrelismo dele, mas...
Agora, em uma leve mudança, para quem viu o Alpha Draft: Quem teve a ideia "genial" da progressão de magias do Warlock? Ela não faz muito sentido e é desnecessariamente confusa. Explico, o Warlock acessa magias ou poderes mágicos de 4 maneiras diferentes:
1. Cantrips, que funcionam como em qualquer outro conjurador. São seus poderes à vontade.
2. Eldricht Invocation, que são outras magias conjuradas à vontade (como Mage Armor, Suggest, Silent Image), mas você também pode escolher habilidade que dão bônus estáticos (como Beguiling Influence, que dá treinamento em duas perícias) ou que modificam o cantrip Eldricht Blast. Basicamente, é a habilidade de conjuração que o Warlock tinha no 3.5.
3. Magias normais, que evoluem até o nível 6, de maneira idêntica a de outras classes (você ganha magias de nível 2 no nível 3, de nível 3 no 5 e yadda yadda). Contudo, a classe tem muito poucos slots de magias dessa forma, apenas 1 no nível 1, ganha o segundo slot no nível 2, o terceiro no nível 11 e o quarto no nível 17. Todos esses slots são do nível de magias mais alto que consegue conjurar.
4. Lembra que eu disse que o personagem só acessa magias normais até o nível 6? É mentira. No nível 11, 13, 15 e 17 onde uma classe conjuradora normal acessaria magias de nível 6, 7, 8 e 9, o Warlock ganha uma magia de cada um desses níveis, que pode conjurar uma vez por dia.
Alguém consegue dar motivos razoáveis para essa progressão bizarra, além de "É para ser diferente de outras classes"?
Mas ele já não era essa salada na 3.X? Eu me lembro que um dos ranços contra DD&4 é que ele tinha perdido a "exclusividade" desse "modelo".
Acredito que o motivo é uma mistura de
Ruli'ohfi Cul e o fato do Bruxo ser um conceito fraco para sustentar uma classe. Sem as diferenças mecânicas, é só mais um tipo de mago. Mas é meio complicado mesmo, especialmente porque algumas habilidades deixam ainda você usar certas magias como rituais.
Um detalhe desse Alpha é que as magias de slot do Bruxo não são cobertas pelas regras de multiclasse. A lógica do sistema dita que é uma habilidade de classe perdida, por conta da tabela unificada de slots (bem útil), mas isso não impediria que os slots fossem preservados e contassem como "extras", pela lógica própria da classe.