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Posts - Atmo

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Sistemas & Cenários / Re:Basic d20: então...
« Online: Maio 12, 2013, 02:00:14 am »
Tem sempre o True 20 ou a opção de jogar algo não genérico.

True20 = Toughness = não, obrigado.

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O que você esperava de uma raça "leal e neutra" que tem escravos  :P
LOL

Eles ainda não arrumaram isso?

Por que arrumar, é a chance que vários jogadores queriam de ter escravos em jogo!
Ué, faz um personagem maligno. A campanha mais divertida que eu joguei eu era um Dragonborn maligno servindo o Culto de Tiamat.

Isso foi um conselho pra mim? De todas as pessoas?

498
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Leal e Neutro (LN). Pessoas metódicas e disciplinadas, que obedecem às leis e cumprem suas promessas a qualquer custo -pouço importando quem é beneficiado ou prejudicado. Alguns adotam uma disciplina mais pessoal, enquanto outros tentam impor suas normas a todos ao redor. Sua sinceridade pode ser dura; dizem o que pensam e não mentem, mesmo quando a verdade pode magoar ou prejudicar alguém.
Tormenta RPG, Tendência, página 117

Cacete, sou eu todinho!

Bom, tem um tópico bem extenso sobre escravidão e minotauros lá no fórum da Jambô, negócio é só separar o joio do trigo que vai dar pra ver que tratam escravos como mercadorias: uma espada, um saco de pimenta. Claro, isso não vale se você não tiver o "comprovante de compra" do escravo.

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O que você esperava de uma raça "leal e neutra" que tem escravos  :P
LOL

Eles ainda não arrumaram isso?

Por que arrumar, é a chance que vários jogadores queriam de ter escravos em jogo!

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Sistemas & Cenários / Re:Fã de RQ esculacha D&D
« Online: Maio 11, 2013, 02:08:08 pm »
O que tem de ruim os papéis de combate da 4e e sua inspiração provável em MMOs?

"Provável"? Ok.

Os combates demorados que falei são um defeito principalmente em niveis altos, mas em niveis baixos já deu pra rolar uns 3 combates (incluindo combate contra boss) numa só sessão de pouco mais de 4 horas.

E é por isso que gosto de combates mais rápidos, mas é só o que eu acho.

Antes classes funcionais e com uma multiclasse mais restrita e funcional do que multiclasse engana trouxa (sério, só quem sabia combar se aproveitava bem de multiclasse na 3e, pq de resto quem embarcava nessa pelo lulz sem saber o que fazia se dava mal) e além disso há os hybrids na 4e, que é como ter duas classes ao mesmo tempo.

Gestalt.

Nem sabe como funcionam os powers direito e já reclama. Não, teu guerreiro não vai brilhar uma luz na espada dele, e sim bater mais forte ou com técnicas especiais, e elas cansam.

É basicamente isso que elas me passam.

Skill challenges eu deixo pra outros comentarem, mas comigo sempre funcionaram bem, especialmente depois da segunda revisão.

Legal.

Healing surges o publicano já apontou bem como dão uma falsa sensação de segurança, mas após dois combates você já está pedindo arrego contra os desafios e quer dormir pra se recuperar.

Prefiro poções.

Deslocamento em quadrados é mais uma abstração e simplificação, e ainda é óbvio que é 5 feet ou 1,5 metro cada quadrado.

E isso tá escrito em qual dos livros? Qual das erratas? Qual das revisões?

E o que tem de errado todos terem a chance de aprenderem a fazer rituais? Não é como se todos os guerreiros e não-combatentes fossem escolher pegar a perícia Arcana e comprar rituais quando se preocupariam mais em escolher feats de combatente.

Hmm, será mesmo?

Sério, eu esperava a mente mais aberta de alguém tão ligado aos exageros nipônicos.

Sou bem mente aberta (não pra yaoi). E "exageros nipônicos" não chegam perto das abstrações e enrolações from hell with cheese and a cherry on top dos Comics norte americanos.

Wow, tabelas! A 4e é MMO por causa de tabelas. :rolando:

Filho, tu nunca viu Tagmar, ou artigo de AD&D da Dragon.

Correção: livro de equipamentos e itens que mais parece manual do Ragnarok Online. Fichas de monstros que mais parecem tiradas de jogos online. Tentar passar o feel de um jogo online para o RPG de mesa. Entendeu agora?

E já vi Tagmar, era tão estranho e fazia tanto tempo que acho que é melhor não lembrar dele.



Resumindo: foda-se.

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Sistemas & Cenários / Re:Fã de RQ esculacha D&D
« Online: Maio 11, 2013, 01:20:27 pm »
Cagar COMO, Atmo? Qual tua crítica quanto ao sistema? Quais erros eles cometeram? Onde eles retrocederam?

Ah, é. Você não consegue dizer, só consegue soltar que é "MMO". Porque você sequer leu os livros.

Ter sido lançado é o principal problema. Macnol falou ali dos Papéis de Combate, já falaram dos combates demorados (que em nenhum sistema que não seja wargame isso é tolerado hoje em dia), classes duras (pioraram até mesmo multiclasse), Skill Challenges, magia pra todos (Rituais), cores nos stat blocks (é bem pessoal, prefiro cinza e preto, wtv), Powers, Healing Surges (esse tipo de limitação logo em D&D é chato, mas é pessoal, wtv), deslocamento por QUADRADOS,  isca pra novatos (normalmente fico irritado com isso; ensinem logo um sistema completo pros caras, nada de migalha), e os fãs que não conseguem admitir essas coisas.

4e incentiva o povo a usar Perícias depois de tanto tempo de gente reclamando que elas eram inúteis nas outras versões? Legal, dá até experiência por isso, bom. Mas por que tanta gente reclama que esse esquema/subsistema não funciona?

"Ah, mas você não jogou pra saber se é ruim." Estou falando do que vi e não gostei, estou falando de coisas que não gosto de ver em algo que eu aprendi e gostei de ser de um jeito e que foram esculhambadas. Se tinha grupo em que magia resolvia tudo então era culpa do mestre ou dos jogadores por N motivos, não do sistema; dá pra contornar e trabalhar em cima de outras coisas que não isso. 4e te obriga a usar o que ela te dá, e se é um sistema pra novatos então está ensinando errado para esses novatos. [modo maluco ON] Me surpreende não aparecerem os fãs de Storytelling pra dizer que negada do 4e está jogando "errado". [modo maluco OFF]

Atmo, se não conhece, não tem subsídio para criticar. É isso que o povo está dizendo.
Jogue primeiro (sem preconceitos) e depois emita opinião.

Depois de tudo o que li e tudo o que ouvi (sim, conheço pessoas de fora da internet que jogam 4e, pra surpresa de vocês) de jogadores deste sistema, confesso que nunca tive a menor vontade de experimentar. Falaram que era ruim, que parecia MMO mesmo, eu achei graça. Fui lá olhar o maldito livro e o que acho? Um MMO: tabela de itens, skills, special skills, descrições tiradas do rabo, o caralho a quatro. Eu tinha preconceito com GURPS antes de tentar fazer uma ficha por causa da chatice que era ler o Lite, que é escrito de uma forma bem... chata. Fui fazer algumas fichas esses dias e notei que ele atende bem aos meus requisitos, e por isso que digo que hoje em dia ele só é um sistema com atmosfera chata, e não um sistema ruim. [rant chato ON]Conheci Mighty Blade e fiquei bem animado com a facilidade que era de escolher Poderes (opa) para as classes, os Atributos eram bem fechados, tanto que você não colocava ponto em lugar algum (epa), e o nível máximo era 10. Joguei várias vezes com meu primo e os colegas dele, e quem fez combo conseguiu passar da primeira sessão, quem quis fazer um personagem acabou morrendo em pouquíssimo tempo. Parei para ler direito e notei algumas coisas bem interessantes: o sistema foi feito para premiar combeiros e esmagar o resto. Não há customização real, apenas escolhas do tipo "qual boneco vou fazer: que bate ou que cura?" Eu consigo ter mais raiva desta MERDA do que de qualquer outra coisa por ser, verdadeiramente, UMA MERDA. Dinheiro desperdiçado, horas/dias desperdiçadas, anos de vida perdidos.[ran chato OFF]

Argh, me perdi de novo. Resumindo: vou jogar a 4e com o Arcane, mas isso não muda o que metade do mundo diz e o que eu mesmo vi. Aliás, se o que eu jogar e testemunhar comprovarem o meu ponto...

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Sistemas & Cenários / Re:Fã de RQ esculacha D&D
« Online: Maio 11, 2013, 12:38:56 pm »
Se não me engano um dos sistemas apreciado pelo Atmo foi inspirado em videogames...

Deve ser algum que começou assim, e não pegou uma franquia famosa e a transformou nisso que é hoje.

Citar
http://www.rpgcodex.net/content.php?id=8309

On the subject of exact rules, did Wizards take inspiration from computer or board games for the rules in the previous editions? If so, could you name some that were especially important? Do you see these more exact rules as something that could help the game make the transition to video-games and board games and other environments where there is no GM to make a ruling? If so, does the new edition's focus on modularity make it harder to make a boardgame or videogame based on it?

As far as I know, 4th edition was the first set of rules to look to videogames for inspiration. I wasn’t involved in the initial design meetings for the game, but I believe that MMOs played a role in how the game was shaped. I think there was a feeling that D&D needed to move into the MMO space as quickly as possible and that creating a set of MMO-conversion friendly rules would help hasten that.

Pô, Atmo, tu tá citando DE NOVO o Mearls, onde ele diz CLARAMENTE:
Citar
I wasn’t involved in the initial design meetings for the game

Isso é achismo dele. E mesmo que não fosse achismo, você ainda não explicou QUAL o problema de pegarem elementos de vídeo-games para aprimorar a jogabilidade de D&D. Eu acho uma iniciativa ótima, existe MUITA literatura acerca de game design para vídeo-games (Paul Schuytema, Jesse Schell, Katie Sellen, entre outros), mas pouco ou nenhum sobre RPG de mesa (só consigo lembrar do The Forge, e nem sei se conta). Qual é o que tem mais literatura sobre o que é divertido ou não, o que o jogador espera ou não, o que é profundidade ou o que é complexidade?

Vídeo-games, lógico.

Aprimorar não, cagar.

503
Sistemas & Cenários / Re:Fã de RQ esculacha D&D
« Online: Maio 11, 2013, 12:26:30 pm »
Se não me engano um dos sistemas apreciado pelo Atmo foi inspirado em videogames...

Deve ser algum que começou assim, e não pegou uma franquia famosa e a transformou nisso que é hoje.

Citar
http://www.rpgcodex.net/content.php?id=8309

On the subject of exact rules, did Wizards take inspiration from computer or board games for the rules in the previous editions? If so, could you name some that were especially important? Do you see these more exact rules as something that could help the game make the transition to video-games and board games and other environments where there is no GM to make a ruling? If so, does the new edition's focus on modularity make it harder to make a boardgame or videogame based on it?

As far as I know, 4th edition was the first set of rules to look to videogames for inspiration. I wasn’t involved in the initial design meetings for the game, but I believe that MMOs played a role in how the game was shaped. I think there was a feeling that D&D needed to move into the MMO space as quickly as possible and that creating a set of MMO-conversion friendly rules would help hasten that.

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Sistemas & Cenários / Re:Fã de RQ esculacha D&D
« Online: Maio 11, 2013, 12:13:18 pm »
Nossa, linkou um post que prova exatamente meu ponto: que você não conhece o sistema. Não conseguiu nem diferenciar a diferença ABSURDA entre os poderes de cada classe. Não leu o Guia do Mestre. Não leu os livros posteriores.

Atmo, admite logo que você só entende de hentai e só entra em outras discussões pra sacanear.

Eu tento dar meu ponto de vista, mas já que nem isso serve vou guardar o que EU acho de um sistema fajuto e feito pra jogador de MMO pra outro momento.

Qual o PROBLEMA de uma mídia de entretenimento se inspirar em outra? Existe alguma mídia de entretenimento "pura"? Vídeo-games se inspiram no cinema, que se inspira na literatura, que se inspira na música, que hoje em dia, pasme! Se inspira em vídeo-game. O que torna o RPG melhor do que qualquer outra dessas mídias? Tua perda de tempo é melhor do que a perda de tempo de qualquer outra pessoa?

E mesmo que não precisasse haver inspiração, D&D 4E não tem NADA A VER com MMO. Nadinha. Quem diz isso é quem ou não joga MMO, ou não joga D&D, ou, geralmente, não joga nenhum dos dois. Eu não suporto MMO (já tentei jogar vários, a fórmula não me convence), mas acho o sistema de combate da 4E (que é o que todo mundo diz que é a coisa mais "vídeo-game" de todas), e acho excelente.

Se você quiser descer do seu pedestal desinformado de jogador de RPG purista e que não lê o que critica, estaremos abertos a críticas de qualquer sistema.

Ser inspirado por e ser feito para são duas coisas diferentes. Faça o favor de entender o que estou falando antes de me chamar de desinformado.

Isso é comum pra quem migrou de uma edição antiga pra 4e. Já tinha um paradigma de como jogar, e só encaixou as novas regras ao jeito que estava acostumado.

Creio que o estilo de alguém que tenha começado pela 4e seja muito diferente, mas nunca procurei dados pra confirmar. O caso é que o jogo se apresenta de uma forma diferente, e isso molda a visão dos jogadores que não tiveram experiência anterior.



Quanto à inspiração em MMOs, acho que isso é mais aparente não nos poderes usados em combate, mas sim em toda a tentativa de emular a mecânica de tank/aggro incorporando ela às regras, e definindo os "party roles" de forma bem escancarada. Isso é a inspiração mais clara, tentando trazer pra mesa a trindade "tank/healer/dps" que reinou por anos nos MMOs.

Ironicamente, o melhor MMO da atualidade na minha opinião (Guild Wars 2) jogou a "santa trindade" pela janela e ficou bem melhor por isso. :)

505
Sistemas & Cenários / Re:Fã de RQ esculacha D&D
« Online: Maio 11, 2013, 11:33:52 am »
Nossa, linkou um post que prova exatamente meu ponto: que você não conhece o sistema. Não conseguiu nem diferenciar a diferença ABSURDA entre os poderes de cada classe. Não leu o Guia do Mestre. Não leu os livros posteriores.

Atmo, admite logo que você só entende de hentai e só entra em outras discussões pra sacanear.

Eu tento dar meu ponto de vista, mas já que nem isso serve vou guardar o que EU acho de um sistema fajuto e feito pra jogador de MMO pra outro momento.


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Sistemas & Cenários / Re:Fã de RQ esculacha D&D
« Online: Maio 11, 2013, 11:16:43 am »
Quanto ao Atmo, acho que ele não cansa de ser ridicularizado, ou faz de propósito.

Se a minha impressão de algo é diferente da sua, seja o que for, eu estou errado e você está certo, é isso? Vou deixar pra falar mais de "D&D" 4e quando jogar, pois já tenho mais do que o necessário (provas de jogadores e a minha visão do sistema) pra qualifica-lo como algo que EU não gosto.

Se sua impressão de algo que VOCÊ NÃO CONHECE é diferente da de alguém que conhece, eu assumo que você está errado e ele certo, Atmo. Isso é como 2+2.

Tu pelo menos LEU o sistema? Não precisa nem jogar, é só LER.

http://spellrpg.com.br/home/index.php?topic=1281.msg54016#msg54016

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Sistemas & Cenários / Re:Fã de RQ esculacha D&D
« Online: Maio 11, 2013, 11:02:00 am »
Quanto ao Atmo, acho que ele não cansa de ser ridicularizado, ou faz de propósito.

Se a minha impressão de algo é diferente da sua, seja o que for, eu estou errado e você está certo, é isso? Vou deixar pra falar mais de "D&D" 4e quando jogar, pois já tenho mais do que o necessário (provas de jogadores e a minha visão do sistema) pra qualifica-lo como algo que EU não gosto.

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Sistemas & Cenários / Re:Fã de RQ esculacha D&D
« Online: Maio 11, 2013, 12:51:02 am »
Mas não no nível que tem lá nos livros do 4e, e nos jogos, e no feel.

Eu tive o mesmo feel jogando 4e que eu tive jogando a 3e. A unica diferença e que HEY ! MEU GUERREIRO FINALMENTE É UTIL

Estou pra ver se isso é mesmo o que querem que o povo pense ou se é uma armadilha pra vender livros.

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Diários de Campanha / Re:Le Kicks
« Online: Maio 11, 2013, 12:48:41 am »
Alvero testando Tormenta RPG sem as minhas modificações. Quando eu começar a mexer... muahahaha!

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Sistemas & Cenários / Re:Fã de RQ esculacha D&D
« Online: Maio 11, 2013, 12:36:47 am »
PS: Ate hoje eu espero alguem me dar um bom argumento de por que se inspirar em videogames é ruim

Acaba saindo um D&D 4e, em alguns casos famosos.

Mantenho o que eu disse.

Acho muito estranho alguem reclamar dos poderes dizendo que eles parecem coisa de videogame quando essas abstrações SEMPRE existiram em D&D.

Mas não no nível que tem lá nos livros do 4e, e nos jogos, e no feel. Bom, tanto faz 4e, tem um outro que é muito mais merda, tão merda que é melhor nem citar e que faz essa merda de videogame e de criar combeiros que me enoja profunda e eternamente.

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