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Posts - GoldGreatWyrm

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Sistemas & Cenários / Re:[4e] Salvação?
« Online: Setembro 30, 2011, 09:52:44 pm »
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Tu percebeu que esses exemplos só fortaleceram a minha reclamação que tudo no PHB gira em torno do combate, né?
Tá, e até aí?

Os pontos de luz supõe que as sociedades não existem mais, que depois de Bael Turath, Arkhosia e Nerath, as raças acabaram convivendo, pois fora os pontos de luz, a escuridão é perigosa demais para suportar as antigas cidadelas anãs, por exemplo. E outras raças, como Daevas ou Eladrins, ou não tem sociedades, ou as que tem ficam fora do Plano Material.

Ou seja... fora as relações de família, não há nada mais que suporte que as raças tenham culturas tão próprias, por que há mais de um século uma vive ao lado da outra.

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Sistemas & Cenários / Re:[4e] Salvação?
« Online: Setembro 30, 2011, 04:51:37 pm »
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Se na descrição de blade cascade na 4ed fosse dito que poucos Ranges conseguem esse nivel de habilidade, que é uma técnica que foi criada por espadachins élficos, e que essa técnica não se ensina, apenas pode ser naturalmente desenvolvida por um mestre da arte da guerra, o ato de ESCOLHER esse poder traria uma bagagem maior por meu personagem.
E o que impede do jogador combinar isso com o mestre? Ou o mestre escrever isso no Lore do cenário?

Sério, isso é encheção de linguiça, e na maioria das vezes o vai ser ignorado. Só ver talentos/prestiges da 3e, que pipocavam em todo o lugar (Incantatrix, estou olhando para você).

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Sistemas & Cenários / Re:[4e] Salvação?
« Online: Setembro 30, 2011, 04:12:19 pm »
Vampiro a Máscara fazia isso com os clãs, Cebolituz. E o jogo normalmente degringolava para o grupo se matando entre si.

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Sistemas & Cenários / Re:[4e] Salvação?
« Online: Setembro 30, 2011, 03:43:48 pm »
Eu não preciso de 3 páginas para me explicar como funciona visão no escuro. Ou de 5 para explicar como funciona forma etérea. Ou uma página inteira para regras de ataques com o olhar.

Na parte de combate e exploraçãp de masmorras a 3e era muito complexa.

E na parte social.... também. O esquema de pontos de perícia era atroz, com suas sinergias e meia-graduações. E na hora de rolar, um ponto em cavalgar era suficiente, mas para desarmar armadilhas se rezava por um número alto pois até com a perícia maximizada a chance de falha era grande.

E eu nunca usei o fluff do PHB 3e. Ou do DMG da 3e. Era muito raso, tão raso que para mim só ocupava espaço no livro, e preferia que não tivesse nada lá.

O que eu mais usei de fluff da 3e foi o Living Greyhawk Gazetteer, que não tinha crunch algum (fora alguns deuses).

Então, para mim, não sinto tanto essa diferença que para vocês é tão gritante. Talvez possa se argumentar que os novatos blablabla, mas dúvido que um novato total vai se dar ao trabalho de comprar um livro, ao invés de começar a jogar com um grupo de gente que já joga.

Quanto ao fator "se eu quisesse matar monstros eu jogava videogame"... não, não é a mesma coisa. O combate em D&D sempre foi um foco, mas a exploração também. E em D&D não vai ter um muro invisivel em cima do muro de meio metro que te force a pegar uma chave para entrar pela porta de madeira que qualquer um com um chute quebraria.

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Sistemas & Cenários / Re:[4e] Salvação?
« Online: Setembro 30, 2011, 12:25:06 am »
(City of Heroes, por exemplo) tu tem DPS, Tank e o Healer, além do Status, como Buffer/debuffer. As vezes os arquétipos se misturam; por exemplo, em Ragnarok Online, um Knight é* DPS + Tank e um Monge é* DPS + Healer.

*build mais comum

Poxa, mas isso é bacana. E é o que eu apoio. Se tu tem o básico, vamos continuar com esse exemplo de arquétipos, tu pode misturar tudo e fazer algo diferente, criativo. Um controlador seria um DPS/tank? Ou um Healer/Tank? Saca? Era o que mais me deixou animado quando lançaram o 3Ed, misturar classes, imaginava Guerreiros Magos, etc, ae... Vieram os compêndios...

:P
Ciggi, isso já existe. Olha o Paladino, que é Defender/Leader, ou o Clérigo, que é Leader/Controller, ou o Warlock, que é Striker/Controller. Inclusive, algumas classes mudam de builds para builds.

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Sistemas & Cenários / Re:[4e] Salvação?
« Online: Setembro 29, 2011, 11:21:01 pm »
Em resumo, antes eu tinha certa facilidade em mostrar uma ficha pra qualquer jogador hoje não consigo EU mesmo identificar algumas coisas numa ficha de 4Ed.
Sim, por que a ficha da 3e era extremamente mais simples... exceto que não, não era.

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Sistemas & Cenários / Re:Qual o problema com "Essentials"?
« Online: Setembro 29, 2011, 03:29:54 pm »
Como opinião é engraçada. Eu adorei o começo da 4e. Os livros tinham regras ordenadas, de fácil consulta, e sem textos intermináveis de fluff no meio, enquanto o Insider expandia o Lore dos pontos de luz.

Mas tem a questão que o Skar (ou era o Smaug) já falou: uma hora fica ruim fazer tantas regras sob um número de página x., então tem que se enfiar fluff para encher a linguiça.

Além do mais, as classes com progressão linear no me gustam. Ninguém força um grupo a jogar em patamar Exemplar ou Épico - e tem jogadores que preferem combar, preferem ter muitas opções de poderes. É uma questão de gosto. O problema para muitos foi puxar o tapete e deixar sem suporte esse tipo de jogador.

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Sistemas & Cenários / Re:[4e] Salvação?
« Online: Setembro 29, 2011, 03:07:26 pm »
O PHB é um livro para jogadores, com material para jogadores. Por isso só tem descrições mais detalhadas de divindades "para jogadores", enquanto as "antagonistas" só são citadas.

O DMG, contudo, traz essas divindades e as explica, e ainda mostra uma que nem aparece no PHB.

De que adianta mostrar o símbolo de Bane e ter poderes de Canalizar Divindade, se em principio ele e seus cultos vão ser antagonistas, que não usam as mesmas regras para jogadores?

Em uma resenha, eu vi uma crítica ao fato de itens mágicos estarem no PHB. Eu achei infeliz. Por que os itens mágicos são de interesse dos jogadores, e só.

Agora, artefatos, que são ferramentas do mestre, estão no DMG.

É uma questão de design. O Mestre vai ler ler o DMG, os jogadores vão fazer seus personagens com o PHB, e vão aprender com o mestre. E encher o saco dele querendo itens mágicos ou serem clérigos de Bane :b

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Off-Topic / Re:Aniversariantes Spellianos
« Online: Setembro 29, 2011, 03:01:38 pm »
Parabéns, saúde e felicidades.

Que vocês colham todo dia paz e alegria na lavoura da amizade.

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Apresentação / Re:Apresentando-me
« Online: Setembro 29, 2011, 02:22:17 pm »
Bienvenido a la spell, muchacho.

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Sistemas & Cenários / Re:[4e] Salvação?
« Online: Setembro 29, 2011, 12:14:49 pm »
Pelo que eu entendi lendo, ele tava descrevendo a 1e, e disse que que o elfo e o ladino tinha "percepção passiva", que seria interessante anotar o "nível de graduação" do ladino e do elfo para que ele pudessem achar portas secretas e etc sem rolagem de dados, e outras coisas sobre explorar masmorras com o mínimo de rolagem de dados possível.

E o que isso tem a ver com a 4e? Ao meu ver, nada. Talvez ele queira estar fazendo a ponte para os oldschool verem que a 4e ainda é D&D, só que melhorado. Mas eu não sei mesmo o que ele quis dizer.

O Cook escreveu muito, mas não disse nada. Não falou o que ele vai fazer na WotC, nem o que ele pretende fazer, nem nada. Parece mais um post de blog do que "R&D".

Talvez queira dar uma de liso para não sair queimado com os oldschools, os newschools, os  essentialists ou os anti-essentialists.

Resumindo: não dá para ter muita noção do que o Monte vai fazer olhando só para esse artigo, e acho que era a intenção dele.

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Off-Topic / Re:PSD propõe Constituinte para 2014
« Online: Setembro 28, 2011, 11:55:06 am »
O problema é que eles vão poder mexer nas cláusulas pétreas...

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Linha Direta / Re:Sobre o sistema atual de advertência
« Online: Setembro 27, 2011, 03:48:04 pm »
Por causa desse sistema atual, não seria bom ter uma "equipe" de "pseudomoderadores", só para acompanhar os advertidos e fazer o "controle" dos posts que pendem aprovação, enquanto moderadores "tradicionais" continuam policiando o fórum, para evitar o acúmulo de trabalho da equipe atual?

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Jogos Sociais / Re:Pedra, Papel, Metralhadora
« Online: Setembro 23, 2011, 10:09:29 pm »

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Apresentação / Re:Apresentação (In)formal - Redux
« Online: Setembro 23, 2011, 05:49:32 pm »
A Ala Baiana está crescedo!

Bem vindo, Poirot!

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