Os Desafios partem do princípio que se trata de um esforço continuado visando um resultado, quantos testes de acrobatics mais athletics tu consegue fazer antes de a gravidade puxar teu ladino pro chão?
Claro, sou épico. Kratos faz isso, Prince of Persia faz isso, por que não o meu ladino nível 22?
Ao menos D&D em nível épico, são praticamente Supers com temática medieval. Ou como alguns disseram no chat, no mínimo um God of War. Desde que eu me conheço como rpgista.
Tu me entendeu mal, a questão não é a impossibilidade, é um jogo com magos e dragões caralho. A questão é que um desafio de pericia pressupõe um teste por rodada para cada jogador, e andar na parede pressupõe uma solução mais imediata, pelo menos a meu ver, tanto que para coisas que e resolvem com uma ação o jogo continua te indicando um teste simples de perícia.
Me fiz mais claro agora?
O gozado é como 4e é indie e narrativista pra caralho fora do combate e o extremo oposto disso quando se rola a iniciativa, isso é falho sim, porque tu está vendendo soluções completamente diferentes pros mesmos caras.
E por que algo que o sistema não foca deveria receber mais consideração? D&D nunca foi sistema genérico ou com proposta de aplicar regras em tudo. Para isso, GURPS é muito melhor.
Mas quem falou em dar mais consideração? Tem ótimos jogos por aí que são indies, marrativistas e o escambau e que dão muita consideração pro seu material desenvolvido.
O que eu tô dizendo é que eles vendem Dwarf Fortress e Angry Birds pro mesmo público na mesma caixa. Não há como gostar dos dois? Claro que há, Há boas chances de tu não gostar de um dos dois? SIm, e esse é o problema.