"Provável"? Ok.
Até algum dos designers originais da 4e falar que é sim baseado em MMO prefiro deixar como inspiração provável. E mesmo que seja, qual o problema? Os papéis de combate já existiam indiretamente nas edições anteriores, a 4e só esquematizou o processo.
E é por isso que gosto de combates mais rápidos, mas é só o que eu acho
depende, se o combate tiver qualidade tática. Se for só no "eu ataco" ou num ataque destruidor, fica chato. E nesse sentido a 4e dá uma boa variedade tática no combate.
Gestalt.
Esse mesmo gestalt, porém menos desequilibrado que o da 3.5. Ou seja, cadê o teu argumento de que na 4e só tem classe engessada e nenhuma multiclasse? E já falei anteriormente que as multiclasses da 3.X eram perigosas, só valia a pena pra quem sabia muito bem que progressão fazer.
É basicamente isso que elas me passam.
Lemos livros diferentes então. Em nenhum deles diz que meu guerreiro ou warlord ou ladino ou ranger brilham.
basicamente isso. O resto é de preferências pessoais tuas e uma te devo achar a página falando de deslocamento.
E nos vemos na mesa do Arcane