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Posts - Bispo

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Sistemas & Cenários / Re:D&D Next - Isso é a ficha!?
« Online: Agosto 29, 2013, 08:14:00 pm »
Bispo

Nada era mais anacrônico do que "AD&D de Raiz", eu me lembro que haviam algumas aventuras oficiais de AD&D que continham Robôs, Armas Lasers e Alienígenas. Sem pesquisar, eu me lembro que já joguei uma dungeon que na verdade era uma Nave Espacial caída, e tenho quase certeza que era uma aventura da T$R. Um lado meu, o mesmo que é fã de Spelljammer e Vampiro: A Máscara, diz que esse tipo de tosquice é divertida e merece uma segunda chance.  :P

Nha, disse que estava sendo chato. O Livro do Mestre da 3.X tem estatísticas para armas renascentistas/futuristas. Acredito que ser historicamente fiel não é objetivo do DnD, então... é pura chatice minha mesmo. :P

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Sistemas & Cenários / Re:D&D Next - Isso é a ficha!?
« Online: Agosto 29, 2013, 09:28:44 am »
Oi, eu sou um ficha de fantasia medieval com representações de engrenagem e código genético. Prazer, anacronismo.

Sim, estou sendo crítico ao extremo (vulgo chato). Talvez mais que o saudável até, principalmente para uma ficha fan made. Mas pô, o DDN não é pra ser "de raiz"? Então. Se até se preocuparam em colocar uma ampulheta para simbolizar a Iniciativa...

Sem contar que a ficha é muito feia. Mas isso é meu gosto pessoal.

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Off-Topic / Re:Casamento Cigano
« Online: Agosto 28, 2013, 09:14:08 pm »
Parabéns, Cigano!

Espero que já tenha preparado a trilha sonora.

Explode Coração - Tema de Abertura

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[PbF] Dragon Empire - 13th Age / Re:Todos - Fronteira de Forge
« Online: Agosto 28, 2013, 12:59:26 pm »
Calma, anão. O momento é de urgência, mas não podemos deixar algumas coisas passarem. O que um baú novo faria num aposento abandonado pelos seus irmãos há tanto tempo?

O cadeado, é parecido com que você abriu antes? Conseguiria agora de novo? Diga-me se não o arrombamos à força.


Modric olha para Ashur depois de completar a frase. Depois se vira para a drow

Luneril, pegue os livros. No caminho veremos se serão úteis.


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Sistemas & Cenários / Re:13th Age - Dúvidas
« Online: Agosto 26, 2013, 09:17:25 am »
Um esclarecimento do Rob Heinsoo sobre como funciona o incremento das magias de acordo com o nível do conjurador. Isso circulou no comunicado semanal do Tales of the 13th Age (o programa de jogo organizado à la LFR do sistema).

Citar
SPELLS AND LEVELS

When you start a new level, look at how many spells of each level you are able to cast. For simplicity's sake, you *can* ignore the spells you were casting earlier (because you can do that after every full heal-up, if you like). The important thing is that if your level tells you that you know 2 3rd level spells and 4 5th level spells, choose spells that match those levels.

The highest level spells you know can either be spells that have just become available to you or spells listed as lower level spells but that you are choosing to use as a higher level spell.
Let's use the 2 x 3rd level and 4 x 5th level example, from a 5th level cleric. If I decide I want to cast Cause Fear, I have to choose whether I want it to one of my 2 2nd level spells or one of my 4 4th level spells.
 
Given that the 5th level cleric only has six spells, total, I *could* make all of them upgraded versions of spells that appeared on the cleric list at 1st level. It could look like this....

Bless (3rd level)

Cure Wounds (5th level)

Hammer of Faith (3rd level)

Javelin of Faith (5th level)

Shield of Faith (5th level)

Turn Undead (5th level)

Most people don't do that, they want to access the new hotness that enters the game at higher levels. But if you're paying careful attention to the spells, there are certainly cases in which old standbys that had 1st level versions are still wonderful to cast as 7th and 9th level versions. Because we went to some effort to make it so: higher level characters get a very wide range of thoroughly useful spells to choose from.

INCREMENTAL ADVANCES

When the 5th level cleric we're talking about gains an incremental advance, he gets to cast a spell he will have access to at 6th level that he doesn't normally have at 5th level. The 6th level cleric only gets one 3rd level spell and six 5th level spells, which is now a total of 7 spells instead of the 6 spells the 5th level cleric gets.

So what I want to have happen is that the 5th level cleric taking an incremental advance can *add* a 5th level spell, so that after the first incremental advance the cleric has 2 3rd level spells and 5 5th level spells, a total of 7, the same as they'll have at 6th level, but not quite as good after the first incremental advance. Another incremental advance would be possible, I think, since the cleric gets two higher level spells by advancing from 5th to 6th. But the second incremental advance needs to remove a 3rd level spell and add a 5th level spell so that the total number of spells the cleric is casting isn't better than what they get at 6th level.


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[PbF] Dragon Empire - 13th Age / Re: Todos - Fronteira de Forge
« Online: Agosto 24, 2013, 11:12:47 am »
Corram, corram! Rugnar, lidere o caminho. Ashur, cubra a retaguarda. Que a escuridão nos proteja.

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Sistemas & Cenários / Re:D&D Next - Q&A na GenCon
« Online: Agosto 23, 2013, 05:57:30 pm »
Só voltando ao assunto "13th Age vs. DnD Next": What killed Dungeons & Dragons?

Embora não concorde com a afirmação implícita na pergunta (mais por pensar que 13th Age ainda é DnD e menos por um acontecimento desse porte realmente acontecer - afinal grognards não vivem para sempre, eu acho), o ponto que essa resenha levanta é o essencial na minha preferência pelo 13th Age hoje: o novo RPG da Pelgrane Press presta um mínimo de atenção às sensibilidades e às necessidades de um jogo de RPG contemporâneo ao invés tentar emular e voltar até 1974 e resgatar a fonte original. Ele tira muito mais proveito em dialogar com um Feng Shui, um Burning Wheel, um Dungeon World para alcançar seu objetivo de ser um d20 system story-driven do que tentar ser uma "edição definitiva" do Dungeons & Dragons.

O que, por sua vez, parece ser o que WotC tem tentando fazer com o Next. Com todas as implicações negativas que isso acarreta.

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Vídeo Game / Re:[Steam] Promoções e Recomendações
« Online: Agosto 23, 2013, 05:28:58 pm »
@Bispo, você fecha a compra pelo Paypal ou pelo boacompra? pelo boacompra nao tem reconversão, pelo paypal tem... (ja experimentei as duas, mas o boacompra já me deu dor de cabeça 2x)

Pago com cartão de crédito internacional (bandeira MasterCard). Uso ele desde antes dessas novas opções de pagamento com preços em reais.

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Sistemas & Cenários / Re:D&D Next - Q&A na GenCon
« Online: Agosto 22, 2013, 07:31:12 pm »
Dito isso, eu ainda achei o Guerreiro do 13t Age um pouco "meh", mas deve ser a ilusão dada pelo menor número de níveis do 13th Age e a limitação de espaço do CORE (que teve que ser PH, DMG, MM  e Livro do Cenário em um livro só).

Acho que não é ilusão não. É real. De cara, o livro dá a possibilidade de você fazer um guerreiro arqueiro, mas a partir do nível 5, não se tem mais opções de manobras para esse estilo. As poucas existentes até o nível 9 são exclusivamente voltadas para combate corpo-a-corpo.

Mas, além da limitação de espaço - que tem certa influência nisso mesmo - é que o Guerreiro foi pensado, desde os primeiros playtests, como sendo majoritariamente uma classe de combate corpo-a-corpo.

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Dicas & Ideias / Re:[13th Age] Como criar: Classes?
« Online: Agosto 22, 2013, 07:15:45 pm »
Acho que o Avenger seria, mecanicamente, algo entre uma multicasse de paladino e barbaro.

Oush, só por causa do mecânica de Rage? Só criar um talent "Oath of Enmity" para isso. A questão é definir o "núcleo" de identidade da classe e não só transpor coisas como Armor of Faith, Avenger's Censure e outras que podem desbalancear o jogo pensando no Paladino como um todo.

O que eu pensei foi tornar o Avenger e o Blackguard (Heroes of Shadow) ampliações do Path of Universal Righteous Endeavor e do Way of Evil Bastards, cada qual com sua talent-tree (um caminho "bom" e  um "mau", simplificando).

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[PbF] Dragon Empire - 13th Age / Re:Todos - Fronteira de Forge
« Online: Agosto 22, 2013, 07:02:27 pm »
Modric avança pelo caminho que Rugnar apontou, mas antes ele tenta dar uma espiadela no tal comandante. Ele quer saber quem liderará as tropas de derros num eventual conflito com a Forja.

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Dicas & Ideias / Re:[13th Age] One Unique Thing (OUT)
« Online: Agosto 22, 2013, 03:42:48 pm »
Enquanto que essa campanha postada parece ser incrível, não acha que é uma solução especifica demais?

É uma solução que cabe para um sistema que entende a morte como abaixo de 0 PVs e falhas em Death saving throws.

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Vídeo Game / Re:Diablo 3
« Online: Agosto 22, 2013, 03:38:46 pm »
Eu aposto que não me importo.

E bah, eu era fã de diablo.

Somos 2.

Bom, vai ter o Cruzado, com uma fuckin warband de mirror-images e fuckin thunderblows. Parece ser duca.

Hammerdin, é você?

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Sistemas & Cenários / Re:D&D Next - Q&A na GenCon
« Online: Agosto 22, 2013, 03:29:08 pm »
Nossa, aparentemente tá ficando bem cagada essa edição.
Acho que vou investir no 13th Age mesmo.  :)

Só uma coisa: 13th Age também não é o supra-sumo do jogo D&D-like. Em outras palavras, o sistema também tem seus problemas. Alguns, inclusive compartilhados com DDN, como por exemplo personagens conjuradores serem mais versáteis/poderosos que personagens "marciais" (talvez não numa escala grotesca que nem o Next e o DnD 3.X, mas às vezes me pergunto porque jogar de Paladino, por exemplo, se você pode fazer um Clérigo da Guerra e fazer o que ele faz e ainda ter magias). Outro ponto é a concepção das classes por easy of play que retoma aquela velha ideia de que algumas classes têm de ser simples (bárbaro, por exemplo) e outras complexas (tcharan, magos). Não chega ao ponto de criar trap choices como acontecia no 3.X, mas o gostinho de premiar o jogador por dominar o sistema está lá.

De qualquer modo, o 13th Age se aproxima muito mais da minha (e do meu grupo) concepção de jogo do que o DDN hoje. E bem, como não sou um colecionador inveterado e ainda por cima universitário, então não é no Next que vou despender meu tempo e economias. :P

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Dicas & Ideias / Re:[13th Age] Como criar: Classes?
« Online: Agosto 22, 2013, 03:14:24 pm »
Fuçei [sic] os fóruns do 13th age paa ver como as pessoas estava conseguindo criar coisas para o sistema, Eu por exemplo tenho minhas duas classes do coração fora tanto do básico quanto do True Ways. Swordmage e Artifice.

Skar, para o caso do Swordmage, dê uma olhada no Eldritch Knight. Ele é semi-oficial. (Particularmente achei ele meio quebrado, no sentido "abuso potencial de regras", mas para um jogador menos ligado no CharOp, pode servir).

E além dos fóruns, confira também o See Page XX, o webzine da Pelgrane Press (editora do 13th Age nos EUA). Sempre tem material novo por lá.


Quanto ao tópico em geral, meu conselho é: pense seriamente se o que você deseja merece realmente uma classe nova. Talvez alguns talents e feat-trees exclusivos já resolvam o caso. Eu mesmo estava discutindo com o kimble esses dias sobre adaptar o Avenger da 4e para o 13th Age como um talent/build/feat-tree de Paladino.

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