Exibir posts

Esta seção lhe permite ver todos os posts deste membro. Note que você só pode ver os posts de seções às quais você tem acesso.


Posts - Ric.freitas

Páginas: 1 2 3 [4]
46
Sistemas & Cenários / Re:[3.5] Como se mata/derrota um fantasma?
« Online: Dezembro 03, 2011, 02:10:08 pm »
Esta é uma das soluções possíveis para o desafio, o problema que para fazerem isso os personagens precisariam destruir um antigo templo. O que não é nada difícil mas um dos personagens pode ser contra esta solução e se eles fizerem isto também destruíram obras valiosas que poderiam lhes render cerca de 2000 moedas de ouro se fossem vendidas.

Eu imagino que lutar contra o fantasma possa vir a ocorrer mas aí volta a questão do título. Derrotar o fantasma não significa vencer o desafio caso o fantasma retorne no futuro.

47
Sistemas & Cenários / [3.5] Como se mata/derrota um fantasma?
« Online: Dezembro 03, 2011, 01:45:12 pm »
Na sessão de amanhã os personagens podem lidar com um fantasma, e surgiu a dúvida do título.
"Matar/derrotar" um fantasma impediria que ele retornasse no futuro?

PS: Os personagens são de segundo nível, então eles não tem acessos a recursos mágicos ou coisas do gênero, caso seja relevante a aventura é ambientada em Eberron.

48
Off-Topic / Re:O que você gostaria de aprender, ou ter aprendido, em Física?
« Online: Novembro 08, 2011, 09:12:49 pm »
Citar
Discordo. Muita gente que estudou comigo na época sequer conseguia calcular o tempo de queda da maldita bolinha de papel. Imagina se entrar em tópicos mais difíceis. Não dá pra jogar mais informação quando aquela que já é passada não é assimilada.

E para que alguém vai querer saber o tempo de queda de uma bolinha de papel? Ensinar isto a partir somente da matemática tem um único objetivo. Preparar o aluno para prestar vestibular, o que acaba acarretando um grande desinteresse pela matéria e consequentemente na dificuldade de entendê-la.


Como Iuri citou, há várias possibilidades de como se abordar física quântica no ensino médio sem o uso de fórmulas.

 

49
Off-Topic / Re:O que você gostaria de aprender, ou ter aprendido, em Física?
« Online: Novembro 08, 2011, 04:35:01 pm »
Eu sei que a mecânica newtoniana é bastante útil, mas não dá pra já ensinar a galera sob o paradigma quântico, não?
Sei que consideram "difícil", mas às vezes se desde cedo já forem ensinados a raciocinar desta maneira pode ser que inclusive evite um bocado de problemas que vemos por aí.

O mesmo se aplica à seleção natural, por exemplo, que infelizmente com frequência é ensinada de uma maneira teleológica, que justamente uma das rupturas mais radicais do raciocínio selecionista, mas acreditam que é mais fácil para as pessoas entenderem.

Se você está chamando os tópicos da física moderna e contemporânea de paradigma quântico eu lhe afirmo que sim. Há uma preocupação muito grande da equipe em introduzir diversos tópicos de FMC no currículo, e não necessariamente em único bimestre e sim ao longo de todo o ensino médio. Então quando formos falar de Newton e o conceito de força, o currículo deve incluir as quatro forças fundamentais da natureza, a força forte, a força fraca, a força gravitacional e a força elétrica.

E seguindo uma ideia semelhante com outros conteúdos. 


Citar
Nem os físicos entendem física quântica direito.
O que não justifica que ela não seja ensinada no ensino médio. A física escolar no Brasil parou no século XVIII e XIX. Essas questões que intrigam e fascinam os cientistas precisam ser apresentadas aos alunos. Temos que parar de ficar perguntando o tempo de queda de uma bolinha de papel.  :putz:

50
Off-Topic / Re:Lula, vá se tratar no SUS!
« Online: Novembro 02, 2011, 10:25:50 pm »
Citar
A verdade nua e crua é a seguinte: Para aqueles que nunca usaram, o nosso sistema público, seja de saúde, educação, etc, é uma merda. Principalmente o serviço público destinado a tratar a maioria da população.

Aqueles que realmente usam o serviço público, costumam gostar do que recebem.

Claro, a aprovação em vestibulares está aí para mostrar isso.  :)

El Shadai, a educação pública não se destina a preparar os educandos para prestar vestibular.

51
Off-Topic / Re:Lula, vá se tratar no SUS!
« Online: Novembro 02, 2011, 09:22:53 pm »
A verdade nua e crua é a seguinte: Para aqueles que nunca usaram, o nosso sistema público, seja de saúde, educação, etc, é uma merda. Principalmente o serviço público destinado a tratar a maioria da população.

Aqueles que realmente usam o serviço público, costumam gostar do que recebem.

52
Off-Topic / Re:O que você gostaria de aprender, ou ter aprendido, em Física?
« Online: Novembro 02, 2011, 09:07:45 am »
De uma forma geral o currículo de quase todas as disciplinas precisa ser reavaliado, e isso está sendo feito em vários estados. Inclusive com propostas bastante diferentes. Em Minas Gerais ou Paraná, não me lembro qual deles agora, os alunos tem um primeiro ano comum a todos e a partir do segundo ano eles escolhem turmas que dão prioridade a um dos campos do conhecimento. Por exemplo, se escolher Ciências da natureza e suas tecnologias ele terá uma maior carga horária nas disciplinas de Física, Química e Biologia.
Eu particularmente não sou fã deste modelo, prefiro o adotado no Rio de Janeiro, mas ele é válido.

Mas de um modo geral, as secretarias estaduais tem reformado o currículo das disciplinas e não a estrutura curricular em si, visando exatamente atenuar estes problemas relatados por vocês. Embora eu não faça parte da equipe de matemática, eu tenho certeza de que eles estão cientes destes problemas e buscam um currículo melhor. E mais, a Secretaria de Educação tem ido além ao oferecer capacitação remunerada aos professores para que eles consigam trabalhar de forma adequada com o currículo, embora esta parte em si ainda esteja deixando a desejar.

Tirar Sociologia e Filosofia do currículo eu acho um erro, na minha opinião elas deveriam ter a mesma carga horária que Biologia, História, Etc.

E obrigado a todos aqueles que estão participando do tópico, a discussão está sendo bastante relevante. :victory:

53
Off-Topic / Re:Lula, vá se tratar no SUS!
« Online: Novembro 01, 2011, 09:52:33 pm »
Citação de: Ciganoso
na maioria das fezes
Escola de inglês. Mas são uns alunos de classe média alta, estudam em ótimas escolas e não deveriam papaguear essas besteiras.

A questão é que tipo de mídia esse pessoal costuma acessar. Se eles se limitam a mídia tradicional eles simplesmente sofrem lavagem cerebral. Se ele confronta o que é dito pelo principais jornais e revistas do país com blogs e portais mais imparciais, ou até mesmo parciais que estejam do lado do governo, ele é capaz de formular opinião própria.

54
Off-Topic / Re:O que você gostaria de aprender, ou ter aprendido, em Física?
« Online: Outubro 28, 2011, 11:56:29 am »
Antes de dar sugestões, uma duvidazinha: porque julgam cinemática "não essencial"?

Por que a cinemática se preocupa em estudar o movimento das partículas e corpos sem se preocupar em explicar o porquê deste movimento. De maneira que a cinemática em si acaba sendo um estudo dos variados tipos de movimento (movimento retilíneo uniforme, movimento retilíneo uniformemente variado, movimento circular uniforme, movimento oblíquo, queda livre) de maneira que o estudo deles seja muito focado na resolução de um conjunto de equações e/ou interpretar um conjunto de gráficos.

Dentro da cinemática existem conceitos fundamentais que estarão presentes no currículo como os conceitos de referencial, velocidade, aceleração e classificar se um determinado movimento é ou não uniforme. Nós achamos isto essencial, calcular a altura máxima e o tempo de vôo de uma pedra arremessada nós não achamos essencial. 

55
Off-Topic / O que você gostaria de aprender, ou ter aprendido, em Física?
« Online: Outubro 28, 2011, 11:03:52 am »
Bem, antes de vocês responderem a questão é pertinente apresentar um breve esclarecimento.

A Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro iniciou no ano de 2010 uma política curricular chamada de Currículo Mínimo, que busca estruturar um conjunto mínimo de conteúdos que os formuladores do currículo julguem ser essenciais que os alunos aprendam. Portanto, os professores da rede estadual devem ensinar estes conteúdos a seus alunos sem, entretanto, estarem limitados aos conteúdos apresentados nos currículos. Caso um professor julgue ser necessário complementar um tema bimestral com conteúdos que não estejam no currículo mínimo, ele tem total liberdade de fazê-lo. E eu faço parte da equipe de professores que irá elaborar o currículo mínimo de Física da rede estadual.   :b

Um dos tópicos debatidos em nossa primeira reunião foi propor um currículo que fosse mais interessante para o aluno, diminuindo bastante o enfoque matemático existente atualmente e tentando aproximar o ensino para a realidade dos alunos, seja utilizando diversas tecnologias como elemento motivador, seja removendo do currículo temas que nós julgamos não essenciais. (cinemática, eletrostática, termometria, etc).

E algo que eu decidi fazer é ouvir outras pessoas, acho que é importante ouvir comentários e opiniões de pessoas que não sejam necessariamente alunos ou professores, pessoas que já passaram por esta fase, que certamente estudaram física no ensino médio e que costumam ter uma opinião bastante convicta sobre esta disciplina. Por isso eu gostaria de saber o que vocês gostariam de aprender, ou ter aprendido, em Física?

Obrigado.

Páginas: 1 2 3 [4]