Exibir posts

Esta seção lhe permite ver todos os posts deste membro. Note que você só pode ver os posts de seções às quais você tem acesso.


Posts - VA

Páginas: 1 ... 27 28 [29] 30 31 ... 70
421
Dicas & Ideias / Re:Alguma vez o sistema estragou uma partida pra você ?
« Online: Novembro 03, 2012, 01:34:53 am »
Voltando ao tópico: True20. Toughness me irrita.

Atmo, o nome do tópico é "Alguma vez o sistema matou uma partida para você?" e não "detalhes de sistemas que não me agradam".

Diga COMO Toughness atrapalhou a partida, cara. Deixa de ser reclamão.

422
Vídeo Game / Re:Terraria (Tópico oficial)
« Online: Novembro 02, 2012, 11:41:40 pm »
Tb peguei Minecraft quase de graça e nem assim me atraiu. Achei totalmente sem graça e sem motivo pra tanto hype, mas entendo bem que muita gente tem gosto diferente e adora o potencial de um jogo que é praticamente Lego em primeira pessoa.

Minecraft é divertido e viciante, sim. Só que Terraria é mais aventuresco, Minecraft é mais "o que será que eu posso fazer com isso aqui?", porque o sistema de crafting é bem interessante.

Dito isto, prefiro Terraria, também.

423
Off-Topic / Re:Software para Programação - Tópico Geral
« Online: Novembro 02, 2012, 11:39:19 pm »
Eu não gostei da linguagem mesmo, nem foi tanto problema do framework. Achei esquisita demais a sintaxe.

Esse é um motivo bem besta para desgostar de uma linguagem, não acha?

Não digo isso para ser ofensivo, mas é porque eu desgostava de LISP por um motivo parecido ("acho a sintaxe muito feia", dizia eu). Até alguém falar pra mim o que eu disse aí em cima.

Existem motivos para uma linguagem ser boa ou não. Coesão e flexibilidade, por exemplo. Claro que cada linguagem é uma ferramenta, e algumas ferramentas são mais apropriadas para determinadas tarefas (nada de tentar fazer um jogo AAA em Ruby, por exemplo, ou uma aplicação web em C++).

LISP é incrível devido à flexibilidade. Dei uma chance a ela e aprendi muito. Mudei a forma como eu encaro programação.

Acho que você deveria dar mais uma chance a Ruby e procurar saber sobre como ele lida com Domain Specific Languages (que é justamente onde ele brilha sobre muitas outras linguagens) e metaprogramação (onde ele também é excelente).

No livro The Pragmatic Programmer, o autor recomenda aprender (e se aprofundar o tanto que for possível) uma linguagem por ano. Isso melhora a qualidade do seu código nas outras linguagens, porque ajuda você a pensar de forma diferente do que já estava acostumado, e analisa situações de acordo com paradigmas que antes você desconhecia.

Já tinha ouvido falar do NodeJS, mas meu principal problema não é o servidor (<3 PHP), e sim a parte do cliente. Acho muito improdutivo ter que trabalhar com 3 linguagens, e as 3 cada uma com incompatibilidades de navegador, etc. jQuery ajuda muito neste aspecto.

Naturalmente. Uma linguagem é de marcação, a outra de estilo, a outra lógica. É difícil uma linguagem fazer tudo isso ao mesmo tempo (nem tanto se você usar uma boa DSL, mas isso é bem difícil quando se trata de web). NodeJS pelo menos tiraria o peso de colocar mais uma linguagem nesse bolo. Não que isso seja um peso para todos, claro.

Atualmente o que eu faço é criar funções/classes PHP que já cospem HTML/CSS/JS pronto. As coisas que são fixas deixo em CSS/JS externos.

Bem parecido com a estratégia do Rails. Espero que você tome muito cuidado com injections, então.

Dá para escrever aplicativos de iPhone/Android 100% em JS (http://www.appcelerator.com/). É absurdamente mais rápido e fácil do que escrever em Obj-C ou Java, mas tem a desvantagem do aplicativo ficar mais lento. É de algo assim que eu precisava para web.

E coisas assim não faltam. Se você gosta tanto de PHP, procure o Zend Framework ou o Cake PHP.

424
Off-Topic / Re:Software para Programação - Tópico Geral
« Online: Novembro 02, 2012, 02:05:00 pm »
Hum, eu estava achando que não dava para instalar o Trello, mas aparentemente é open-source: https://trello.com/docs/

Já usei rake quando estava aprendendo Ruby para um projeto web pessoal. Não fui muito com a cara da linguagem então troquei para Python e depois para PHP. Até hoje não vi linguagem que se integra melhor com HTML do que o PHP.

O meu sonho é uma linguagem que resolva tudo (HTML/CSS/JS, se possível servidor também) em uma tacada só. Existe uma razoável, Cappucino, mas é inspirada em Objective-C, uma linguagem MUITO burocrática na minha opinião.

Código: [Selecionar]
- (id)initWithBitmapDataPlanes:(unsigned char **)planes
pixelsWide:(NSInteger)width
pixelsHigh:(NSInteger)height
bitsPerSample:(NSInteger)bps
samplesPerPixel:(NSInteger)spp
hasAlpha:(BOOL)alpha
isPlanar:(BOOL)isPlanar
colorSpaceName:(NSString *)colorSpaceName
bitmapFormat:(NSBitmapFormat)bitmapFormat
bytesPerRow:(NSInteger)rowBytes
bitsPerPixel:(NSInteger)pixelBits
, alguém?

O que você procura é NodeJS. É basicamente Javascript no lado do servidor.

E o que você tentou foi Rails. Não é o único framework web feito em Ruby, ao contrário da crença popular. Particularmente, eu adoro usar Sinatra para fazer API's REST. É bem melhor que Rails para isso.

425
Dicas & Ideias / Re:Alguma vez o sistema estragou uma partida pra você ?
« Online: Novembro 02, 2012, 12:54:08 am »
Atmo, te sugiro buscar conhecer M&M. Ele faz absolutamente tudo o que 3D&T faz. A única diferença é que M&M na verdade é bom.

Discordo: M&M é um 3D&T+D&D 3.5 cheio de cálculos. Você passa um tempão calculando, depois percebe que errou algo e volta a calcular tudo de novo. Esse eu li e cheguei a jogar, era chato pra caralho.

Cheio de cálculos? Ok, você realmente não sabe do que está falando:

Ataque+d20 vs Defesa para saber se acertou
Resistência+d20 vs Dano para saber efeito do ataque

Duas rolagens.

É só isso.

Para todo tipo de jogada de tudo. Só tem mais cálculo na hora de criar o personagem porque o sistema te permite criar o que quiser graças aos modificadores.

Tipo, você realmente já se aprofundou em algum sistema fora 3D&T, tentando esvaziar essa xícara?

D&D 3.5 e Microlite20, que são parecidos, 6 Lados / Mini Six (um tipo de D6 System resumido), e acho que Final Fantasy RPG, mas já faz 1 ano e meio.

Então leia M&M de verdade e sem preconceito. Isso que você falou é uma visão completamente equivocada sobre o sistema. Não é porque você precisa somar mais de 12 pontos que o sistema é cheio de cálculos.

Você pode me desafiar a representar qualquer poder de qualquer anime, mangá ou história em quadrinhos usando as regras do sistema que eu represento. M&M é flexível o bastante para isso.

Por último, para de ficar falando mal de coisa que você não conhece. Faz você ficar com pinta de ignorante (tanto no sentido de idiota quanto aquele que ignora as coisas). Tenta ler, jogar e analisar as vantagens e desvantagens do sistema para estabelecer uma crítica.

Eu mesmo gostava de 3D&T para jogos rápidos (mesmo jamais admitindo isso naquela época). Mas depois que eu conheci M&M (especialmente com o suplemento Instant Superheroes na 2E ou o Quickstart Character Generator na 3E), ele supriu completamente minha necessidade de um sistema fácil, flexível e ágil.

Tem discussão de regra? Tem, em todo sistema tem. Mas em M&M isso geralmente acontece quando os jogadores começam a querer puxar as regras do sistema para fazerem coisas altamente absurdas que você só vê em cenários de supers (como jogar uma pessoa pela estratosfera).

Mas se você não curtir, é porque você SABE os problemas que você tem com ele em jogo, não porque você leu por cima e achou que seria assim.

426
Off-Topic / Re:Software para Programação - Tópico Geral
« Online: Novembro 02, 2012, 12:43:21 am »
Conheço o rake, mas não uso. Mas taí se usa canban, Trello é seu amigo :)

Dá pra instalar o Trello em servidores internos? Senão, ninguém vai aceitar usar lá.

Pros meus próprios projetos, eu nem uso canban.

427
Dicas & Ideias / Re:Alguma vez o sistema estragou uma partida pra você ?
« Online: Novembro 02, 2012, 12:40:34 am »
Atmo, te sugiro buscar conhecer M&M. Ele faz absolutamente tudo o que 3D&T faz. A única diferença é que M&M na verdade é bom.

Discordo: M&M é um 3D&T+D&D 3.5 cheio de cálculos. Você passa um tempão calculando, depois percebe que errou algo e volta a calcular tudo de novo. Esse eu li e cheguei a jogar, era chato pra caralho.

Cheio de cálculos? Ok, você realmente não sabe do que está falando:

Ataque+d20 vs Defesa para saber se acertou
Resistência+d20 vs Dano para saber efeito do ataque

Duas rolagens.

É só isso.

Para todo tipo de jogada de tudo. Só tem mais cálculo na hora de criar o personagem porque o sistema te permite criar o que quiser graças aos modificadores.

Tipo, você realmente já se aprofundou em algum sistema fora 3D&T, tentando esvaziar essa xícara?

428
Off-Topic / Re:Software para Programação - Tópico Geral
« Online: Novembro 02, 2012, 12:37:55 am »
Para controle de tarefas, a gente usa o Redmine lá no trabalho. É FOSS e baseado em web, então a gente pode instalar nos nossos servidores. O problema é que é tudo muito detalhado, então de um modo geral a gente acaba recorrendo ao Canban, mesmo.

Internamente, eu uso o issue tracking do github, que é excelente para projetos pessoais.


Mudando de assunto, alguém já ouviu falar do rake? É um programinha escrito em Ruby equivalente ao clássico make do Unix, exceto que mais simples de se escrever jobs e menos datado. Tanto que ele não é usável apenas para compilação, é usado para todo o tipo de jobs. O Rails usa para todo o tipo de coisa (criação de banco de dados, organização de TODO, testes unitários...).

429
Dicas & Ideias / Re:Alguma vez o sistema estragou uma partida pra você ?
« Online: Novembro 02, 2012, 12:32:27 am »
Atmo, te sugiro buscar conhecer M&M. Ele faz absolutamente tudo o que 3D&T faz. A única diferença é que M&M na verdade é bom.

430
Off-Topic / Re:Dicas de Software - Tópico Geral
« Online: Novembro 01, 2012, 04:30:18 pm »
VA, você que usa LaTeX como editor de texto: usa algo especial para posicionar figuras? Porque várias vezes eu coloco o [!h] e o WinEdt substitui por [!ht] na compilação... Não que seja vital que a figura fique no meio da página, mas a minha falta de habilidade com latex sempre me incomodou...

Pior é que nunca fiz imagem centralizada. Vou pesquisar já pra tirar a minha dúvida e a sua.

431
Off-Topic / Re:Coisas que você não veria sem a internet
« Online: Outubro 31, 2012, 01:05:35 am »
Se a Disney continuar fazendo o que tem feito com a Marvel, não vejo nada errado.

432
Off-Topic / Re:Software para Programação - Tópico Geral
« Online: Outubro 31, 2012, 12:58:40 am »
[Mensagem ocultada pela moderação -- Macnol]
(click to show/hide)

433
Off-Topic / Re:Software para Programação - Tópico Geral
« Online: Outubro 31, 2012, 12:40:24 am »
[Mensagem ocultada pela moderação -- Macnol]
(click to show/hide)

434
Off-Topic / Re:Software para Programação - Tópico Geral
« Online: Outubro 31, 2012, 12:24:49 am »
VA, eu não entendo como ele pode identificar um bug. Os bugs que encontro em geral são na relação com o banco de dados, ou de compatibilidade com navegador, ou de implementação de um conceito errado. Muito raramente preciso recorrer a versões anteriores pois o bug apareceu ao implementar uma nova função não testada em todas as situações.

O projeto já é antigo, é complexo e gigantesco, e principalmente: não é meu. Se fosse novo, eu pensaria em usar git, sei que é o padrão atual. Aliás, faria um bilhão de coisas bem diferentes. Eu já quebrei muito a cara tentando mudar as coisas e acabar tendo o triplo do trabalho.

Não pretendo programar o resto da vida.

Realmente, não recomendo usar git como experimento já em ambiente de produção. Estava recomendando para se aprimorar em mais uma ferramenta útil pra caramba que está em ascensão.

Mas se você não planeja programar por muito tempo, beleza. Nem vale a pena sugerir. Às vezes eu esqueço que nem todo mundo é apaixonado pela profissão como eu. XD

Isso da um tópico próprio né? Ja deixou de ser dica de hardware a muito tempo!

Nope. Estou dando sugestões de software ao NinjaSniper. São ótimos software, e muito estáveis.

Git, na verdade, é útil para qualquer profissão que mexa com texto puro e queira manter um log de alterações, ou para várias pessoas editando o mesmo texto (nesse caso, sugeriria também aprender LaTeX, que é um processador de texto excelente).

Podíamos criar um tópico vale-tudo Windows vs. Linux vs. Mac.

Só que não.

Git, Emacs e LaTeX rodam em todas as plataformas.

(Factóide: git foi criado pelo Linus Torvalds, criador do kernel Linux. Emacs foi criado pelo Richard Stallman, criador do Sistema Operacional GNU, que roda por cima do Linux e é a base de todas as distribuições Linux atuais).

(Factóide 2: Stallman odeia que chamem o SO de "Linux". Para ele, Linux é só o kernel. GNU/Linux seria o sistema. Torvalds discorda dele).

435
Off-Topic / Re:Software para Programação - Tópico Geral
« Online: Outubro 30, 2012, 08:52:08 pm »

Você diz isso porque não sabe do que o emacs é capaz.


Qual a vantagem?

Pra maioria das pessoas, provavelmente nenhuma. Eu é que estou acostumado e gosto das features e da capacidade de customização.

(Eu uso emacs até como cliente IRC e editor de postagens no meu blog. Poderia usar como cliente de email, leitor de feeds e agenda, também, se tivesse paciência pra configurá-lo).


O algoritmo de branching e merge dele é muito mais inteligente e eficaz, fazendo com que criar branches seja algo natural no fluxo de desenvolvimento.

O repositório é descentralizado. Você tem um repositório no seu projeto e quantos outros repositórios externos você precisar, e eles podem se comunicar entre si sem maiores problemas.

Bisect. É uma pesquisa binária por inserção de bugs no programa. Digamos que você esteja com um bug que você sabe que são existia na versão 1.2.2. Você então faz um:

Código: [Selecionar]
git bisect start HEAD 1.2.2
E o git vai pegar o commit na metade do caminho entre o commit atual e o da versão 1.2.2. Você testa se tem o bug. Se tiver, você marca o commit como ruim. Se não, marca como bom.

Código: [Selecionar]
git bisect bad
git bisect good

Ele vai estreitando a busca de forma binária até encontrar em que commit exatamente o bug entrou no sistema, fazendo com que seja bem mais fácil reverter o bug. Tudo isso de forma extremamente rápida. Depois, você manda terminar o bisect e faz o que quer que deva fazer.

Código: [Selecionar]
git bisect reset
Como ele sempre tem um repositório local, é sempre possível trabalhar offline.

Github e bitbucket.

Entre várias outras coisas.

Não uso branch nem merge. Uso diff para ver onde começou o bug.

Meus olhos doeram ao ler isso.

Você não usa branch nem merge porque usa SVN, e isso dá trabalho em SVN. Saberia a diferença que um bom algoritmo de branch faz se tentasse usar o git.

Diff pode te dar a comparação entre o commit atual e algum commit anterior, mas e se tiver um monte de commits entre o atual e o commit onde o bug foi introduzido? Vai verificar de um por um? O bisect vai te apontar em alguns poucos passos em qual commit o bug entrou, e você pode visualizar facilmente o que foi introduzido nesse commit com um diff.

E isso não exclui as outras vantagens que apontei.

Sério, vai tentar usar o git. Um pouquinho até se acostumar. Vai te ajudar até na hora de procurar trabalho novo. Todo mundo tá migrando pro git, SVN está caindo em desuso numa velocidade extraordinária.

Páginas: 1 ... 27 28 [29] 30 31 ... 70