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Sistemas & Cenários / Re:Criando desafios para grupos desequilibrados.
« Online: Fevereiro 02, 2015, 07:41:53 pm »Citar
Ok cara, mas um ritual, se não me engano, leva um tempo pra ser realizado. Acho que são 10 minutos a mais que o tempo normal de conjuração. Numa situação de tensão, onde cada segundo importa, não dará muito certo.
Já o ladino, de especialização Ladrão, em nível 3, pode abrir uma porta trancada com uma ação bônus.
Conjurar como Ritual é uma opção, não algo obrigatório. Um Mago tem diversas opções em como gerenciar seus (possivelmente infinitos) recursos.
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Pergaminhos, assim como qualquer item mágico, por padrão não podem ser comprados pelos jogadores.
Esse é o estado básico do jogo. Por padrão, não se vendem itens mágicos. São relíquias quase perdidas e consideradas valiosas o bastante pra dificilmente alguém querer se desfazer delas. Cada mestre tem total liberdade pra mudar isso, por sua conta própria e risco. Mas eu prefiro não colocar regras caseiras nessa conversa, pra evitar confusões.
Você está sendo bem mais categórico do que o próprio texto do DMG é, Eltor. O trecho que que fez paráfrase é esse (DMG, página 135):
Unless you decide your campaign works otherwise, most magic items are so rare that they aren't available for purchase.
Ou seja, a maioria dos ítens mágicos são raros que não são disponíveis a venda - e não "qualquer ítem mágico" como você coloca. Pode-se discutir o que "are so rare" quer dizer, se itens mágicos da categoria "Rare" e acima são praticamente impossíveis de encontrar ou se itens mágicos em geral são raros e você não pode esperar encontrar vendedores. Logo abaixo, página 135-136:
Common items, such as a potion of healing, can be procured from an alchemist, herbalist,
or spellcaster. Doing so is rarely as simple as walking into a shop and selecting an item from a shelf. The seller might ask for a service, rather than coin. In a large city with an academy of magic or a major temple, buying and selling magic items might be possible, at your discretion. If your world includes a large number of adventurers engaged in retrieving ancient magic items, trade in these items might be more common. Even so, it's likely to remain similar to the
market for fine art in the real world, with invitation-only auctions and a tendency to attract thieves.
De qualquer forma - Não, a compra de itens mágicos não é descartada pelo sistema e não é uma "Regra Opcional". Só está camuflada no texto ambíguo e sem afirmações categóricas, assim como os Paladinos não-Leais e Bons.