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Posts - Elven Paladin

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Sistemas & Cenários / Re:Criando desafios para grupos desequilibrados.
« Online: Fevereiro 02, 2015, 07:41:53 pm »
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Ok cara, mas um ritual, se não me engano, leva um tempo pra ser realizado. Acho que são 10 minutos a mais que o tempo normal de conjuração. Numa situação de tensão, onde cada segundo importa, não dará muito certo.
Já o ladino, de especialização Ladrão, em nível 3, pode abrir uma porta trancada com uma ação bônus.

Conjurar como Ritual é uma opção, não algo obrigatório. Um Mago tem diversas opções em como gerenciar seus (possivelmente infinitos) recursos.

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Pergaminhos, assim como qualquer item mágico, por padrão não podem ser comprados pelos jogadores.

Esse é o estado básico do jogo. Por padrão, não se vendem itens mágicos. São relíquias quase perdidas e consideradas valiosas o bastante pra dificilmente alguém querer se desfazer delas. Cada mestre tem total liberdade pra mudar isso, por sua conta própria e risco. Mas eu prefiro não colocar regras caseiras nessa conversa, pra evitar confusões.

Você está sendo bem mais categórico do que o próprio texto do DMG é, Eltor. O trecho que  que fez paráfrase é esse (DMG, página 135):

Unless you decide your campaign works otherwise, most magic items are so rare that they aren't available for purchase.

Ou seja, a maioria dos ítens mágicos são raros que não são disponíveis a venda - e não "qualquer ítem mágico" como você coloca.  Pode-se discutir o que "are so rare" quer dizer, se itens mágicos da categoria "Rare" e acima são praticamente impossíveis de encontrar ou se itens mágicos em geral são raros e você não pode esperar encontrar vendedores. Logo abaixo, página 135-136:

Common items, such as a potion of healing, can be procured from an alchemist, herbalist,
or spellcaster. Doing so is rarely as simple as walking into a shop and selecting an item from a shelf. The seller might ask for a service, rather than coin. In a large city with an academy of magic or a major temple, buying and selling magic items might be possible, at your discretion. If your world includes a large number of adventurers engaged in retrieving ancient magic items, trade in these items might be more common. Even so, it's likely to remain similar to the
market for fine art in the real world, with invitation-only auctions and a tendency to attract thieves.


De qualquer forma - Não, a compra de itens mágicos não é descartada pelo sistema e não é uma "Regra Opcional". Só está camuflada no texto ambíguo e sem afirmações categóricas, assim como os Paladinos não-Leais e Bons.

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Sistemas & Cenários / Re:Criando desafios para grupos desequilibrados.
« Online: Fevereiro 02, 2015, 04:51:38 pm »
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Usando a magia Knock da 5e como exemplo, está melhorando nesse sentido. Pra começo de conversa, as magias se tornaram um recurso bem mais escasso, com BEM menos slots por dia e sem os pergaminhos abundantes da 3e. Além disso, ela tem sucesso automático, mas uma desvantagem significativa (gera um estrondo audível a uma grande distância) e uso limitado a uma tranca. Coloque duas ou mais trancas na mesma porta, ou mais de uma porta trancada em sequência, e o conjurador chora.

Eu adoraria acreditar nisso, mas lembrando:

Pergaminhos são comuns e abundantes, na verdade. Segundo a tabela do DMG, Pergaminhos de Cantrips e magias de nível 1 são ítens mágicos comuns, e os de nível 2 e 3 são Incomuns. Então, espere encontrar uma porrada deles durante o jogo (sem contar que eles podem ser criados). Adicione o fato que que ainda existem Varinhas e Cajados, e não, Attunement não vai limitar o uso deles (só serve como um leve incômodo de um Descanso Curto).

E no caso específico de Knock, existe um truque simples que elimina todas as "limitações" dessa magia: Silêncio (Ritual) +  Knock (Como Pergaminho), que é Uncommon.

O que ocorre com essa combinação? Como Silêncio pode ser conjurada como Ritual, ela não vai consumir slot algum, e vai impedir qualquer som originado na área dessa magia se espalhe. E claro, você pode objeta que isso impediria o Conjurador de utilizar Knock, mas existe um detalhe interessante ao utilizar uma magia vinda de um pergaminho:

"If the spell is on your class's spell list you can use an action to read the scroll and cast its spell without having to provide any of the spell's components "

Ou seja - você pode conjurar Knock em uma área de Silêncio, já que ela não irá requerer o componente verbal. E não fará nenhum barulho, porque o som vai se originar na área de Silêncio.

Claro, pode-se abjetar que eu estou utilizando um ítem mágico aqui, o que não é exatamente previsto pelas Regras do Jogo, mas eu tenho que notar que o tipo de jogo que impede um Mago de ter alguns pergaminhos de Knock é o mesmo tipo de jogo que impede todo mundo ter acesso a Poções de Cura Maior ou de Respirar na Água e o uso de Armaduras de Mitral ou Adamantina.  :)

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Sistemas & Cenários / Re:[nWoD] World of Darkness: Dark Eras
« Online: Fevereiro 02, 2015, 04:41:02 am »
Um update:

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Passing $50,000, you've enabled us to create our first stretch goal. You picked 19th century Changeling, covering the time around the third edition of Grimm's Fairy Tales!

The Requiem in the White City option will get another chance in a later poll.

Up next, at $57,500, we're offering a three-way choice between:

Werewolf in the age of the vikings.
Mage in the Neolithic.
Geist in the Wild West.

Okay, Mago continua sendo disparadamente meu favorito, embora eu gostaria que Mago fosse na na Era de Bronze Tardia, pouco antes ou durante o Colapso da Era de Bronze ou durante o Império Romano - mas a Conquista de Alexandre já satisfaz meu desejo por Sword&Sandal. Já no Neolítico parece ser tão exótico que eu quero ver que tipo de coelho sairá desse matagal.

Geist no Oeste Selvagem pode ser ótimo, mas eu não tenho muito interesse por essa linha (entre Geist e Wraith, fico com Orpheus). Já Lobisomens Vikings, por Cristo, não.

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Sistemas & Cenários / Re:(D&D 5.0) Dinheiro por nível de personagem
« Online: Fevereiro 01, 2015, 03:35:23 am »
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Solução: "enchantment points". Lugares místicos (um lago, uma fornalha, uma rocha), ou NPCs (mago poderoso, espírito) que encante a arma como recompensa, substituindo a parcela equivalente do tesouro.

Ou algo encontrado na 4e - o ritual Transfer Enchantment.

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Sistemas & Cenários / Re:[nWoD] World of Darkness: Dark Eras
« Online: Fevereiro 01, 2015, 02:02:43 am »
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O que me deixa puto com a Onix path é que eles criaram um dos melhores cenários de fantasma que já vi e eles o relegaram a extras em outros livros.

Quero livros de Geist porra.

Bom, a White Wolf foi bem clara que não pretendia lançar muito para Geist além do CORE e o Bood of the Dead (que não é exatamente de Geist, mas como incluir elementos de Geist em outras cenários), então considere qualquer coisa que sair para essa linha além disso é lucro.

Eu fico surpreso que as melhores ideias de cenários apareceram para as linhas secundárias da OP/WW (salvo Mago, como sempre - Helenismo!), como Nova Zelândia pós-Segunda Guerra, Império Otomano (o "imenso império que ninguém lembra que existe" ou o "Império que ficou em decadência por uns 300 anos", mais do que duraram muitos impérios) e Alemanha na Guerra Fria.

E hey, o cenário de Hunter é praticamente Dogs in the Vineyard, só que usando Puritanos ao invés de Mórmons.

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Sistemas & Cenários / Re:Criando desafios para grupos desequilibrados.
« Online: Janeiro 30, 2015, 10:29:44 am »
A solução mais simples - peça aos jogadores que estão com classes ou personagens decentes para não invadir o nicho de jogo ocupado pela classe ou personagem mal-feito e converse de antemão com os jogadores sobre isso. Resolver problemas inerentes ao desequilíbrio de um sistema não é responsabilidade apenas do DM.

Assim como, nem sempre jogadores se importam com isso - em alguns casos, jogar com o personagem fracote tentando sobreviver em meio a semideuses é incrivelmente divertido.

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Sistemas & Cenários / Re:(D&D 5.0) Dinheiro por nível de personagem
« Online: Janeiro 29, 2015, 04:21:20 pm »
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Eu não sei se estou discordando ou concordando, depende da definição do termo em latim poder mequetrefe, mas a minha preferência é uma mistura de itens consumíveis e artefatos, em que cada um dê escolhas e possibilidades a mais para se resolver cada problema: Um chapéu de invisibilidade que deixa você evitar um bando de monstros, um item que permita cavar um caminho alternativo no subsolo, uma aljava que gere diferentes tipos de munição para o arqueiro, ou um par de asas que dê um novo método de locomoção e gere alusões óbvias ao mito de Ícaro.

Está concordando. O tipo de item mágico que eu me simpatizo é exatamente o que mencionou, que permite o personagem realizar o que antes não era possível para ele.

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Sistemas & Cenários / Re:Martial Power 2 disponível no Drivethru RPG
« Online: Janeiro 29, 2015, 12:55:19 pm »
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Bom, eu joguei com um guerreiro do essentials e achei ele bem inferior ao guerreiro do PHB... basicamente isso que o Nibelung falou, eu só atacava com bônus de ataque ou dano mais altos....

Well, depende do caso - O Slayer é um Striker, então ter ataque e dano alto é praticamente a responsabilidade dele. Já o Knight nunca me chamou a atenção, ele sempre me soou uma versão estranha do Guerreiro.

Mas voltando ao MP2, ele praticamente é a base do tipo de personagem que me atraiu para D&D 4e, o LazyLord. É impossível não adorar um personagem marcial que nunca ataca e manipula o campo de batalha e seus aliados a todo momento.

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Sistemas & Cenários / Re:(D&D 5.0) Dinheiro por nível de personagem
« Online: Janeiro 29, 2015, 12:43:17 pm »
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uma arma que tem o desejo de matar tão forte que procura brechas na defesa do alvo? E algumas armas são melhores ou mais engajadas de fazer isso que outras, dai os bônus diferentes (+1, +2, +3...). Eu sei é uma explicação horrível para um efeito horrível...

Você quis dizer:


Aos que desconhecem: Elric é o portador da lâmina Stormbringer, que se alimenta da "força vital" de seus oponentes e de qualquer um que atraia sua atenção. Ela é praticamente a ancestral espiritual da "Nine Lives Stealer" (Ladra de Nove Vidas) de D&D.

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Sistemas & Cenários / Re:(D&D 5.0) Dinheiro por nível de personagem
« Online: Janeiro 29, 2015, 12:22:17 pm »
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Elfo, eu já tô praticamente pulando todos os teus posts sobre D&D porque parece uma vitrola quebrada nessa tecla de "oh, pobres não-spellcasters".  :suando:

Sinta-se livre. A função Ignore User existe para isso. :)

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Quando superar essa fase você me avisa?

Apenas note que a porção de "Oh, pobres não-conjuradores" é geralmente resumida a uma frase ou trecho de uma linha de um post meu. O resto do post (vulgo, todas as outras linhas) é o que deveria interessar a quem lê. :)

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A 4e QUASE fez isso, mas teve que manter os bonus matemáticos porque... sei lá. Eu nunca vi uma explicação decente pra uma arma ser "+1"

Bem lembrado - D&D 4e poderia ter facilmente eliminado o problema dos bônus estáticos, tanto que eles podem ser incorporados na progressão normal do personagem através das regras para jogar sem ítens mágicos do DMG 2 (eu joguei uma campanha usando ela).

Contudo, a 4e (salvo nos Artefatos e alguns ítens mágicos presentes no Mordenkainen Magnificent Emporium) ainda falha na questão dos "Ítens Mágicos Triviais" (como toda edição de D&D).

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Geralmente ela significa: sistema em que você paga pra fazer o trabalho dos designers

Yep, é exatamente o que ocorre em algumas porções do Next (embora o sistema base, em geral, seja bem sólido). Tanto que existem regras intencionalmente ambíguas ou abertas (Stealth é o exemplo-mor disso) que são assim apenas para que DMs decidam o que fazer com elas.

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Sistemas & Cenários / Re:Martial Power 2 disponível no Drivethru RPG
« Online: Janeiro 29, 2015, 12:06:49 pm »
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Basicamente, ele pegou o que a 4e tinha de mais forte (padronização da evolução das classes), e jogou isso pela janela.

Exceto que o sistema de Psiquismo/ e os Híbridos do Player's Handbook III fizeram isso antes do Essentials, e com uma dor de cabeça similar.  :)

Ao contrário do Nibelung que se encaixa no grupo de quem detesta Essentials, eu estou inclinado a colocá-lo como "Variação Aceitável". O Power Creep já existia desde antes (devido às ridículas Feat Taxes e os incrivelmente cool Character Themes), o que eles fizeram foi ao menos tornar os talentos praticamente obrigatórios em algo ao menos interessante (embora teve como consequência praticamente explodir os talentos de Weapon Expertise para uns 15 tipos diferentes, no mínimo). Outro caso de Power Creep benéfico ocorreu com ítens mágicos (vide Mordenkainen Magnificent Emporium).

Aliás, de longe o maior problema do Essential não é mecânico, mas sim editorial - as descrições de praticamente qualquer elemento mecânico, ao invés de serem sucintas, eram enroladas e carregadas de fluff estúpido, quando não redundantes com as Regras Básicas do PHB.

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Sistemas & Cenários / Re:(D&D 5.0) Dinheiro por nível de personagem
« Online: Janeiro 29, 2015, 10:31:41 am »
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É muito mais divertido ver o pessoal reclamando "O que eu vou fazer com um martelo +1 eu gosto de espada, e ninguém mais no grupo sabe usar martelo,... droga de tabela idiota..."

E com vocês, mais um momento "Suck it, Non-spellcasters". Um oferecimento de D&D, onde você não tem acesso a nada excepcional se não for da classe correta.  :b

Feita minha tirada obrigatória com, eu também não gosto do conceito de "Ítens Mágicos Obrigatórios" e menos ainda da ideia dos "Ítens Mágicos Triviais" (Espada +1, Varinha de Míssil Mágico e similares). Eu sou simpático a ideia que ítens mágicos não sejam obrigatórios (como D&D Next quase fez isso), mas que quando disponíveis, eles não deem bônus estáticos (eu tenho uma alergia séria a isso), mas sim poderes e habilidades distintas (e nunca apenas "um poder mequetrefe", mas sim uma série deles).

E aproveitando a deixa, isso me lembra do "lema quase-oficial" de Iron Heroes: "You are not your magic weapon and armour. You are not your spell buffs. You are not how much gold you have, or how many times you've been raised from the dead. When a Big Bad Demon snaps your sword in two, you do not cry because that was your holy avenger. You leap onto its back, climb up to its head, and punch it in the eye, then get a new damn sword off of the next humanoid you headbutt to death."

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Sistemas & Cenários / Re:(D&D 5.0) Dinheiro por nível de personagem
« Online: Janeiro 28, 2015, 02:06:09 pm »
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O custo de componente material pra magias poderosas não consome uma parcela considerável do tesouro do grupo?

Praticamente não, já que são poucas as magias que exigem isso e seu uso normalmente é situacional, como Astral Projection (1,1k PO para cada alvo da magia), Awaken (1k PO por alvo), Circle of Death (0,5k PO), Clone (3k PO), Drawmij' Instant Summons (1k PO), Forbiddance (1k PO), Hallow (1k PO), Imprisonment (500 PO por HD), Magic Jar (0,5 k PO), Scrying (1k PO), Sequester (5k PO)

De magias realmente úteis afetadas com preço de componentes, só me lembro de Contingency (1.5k PO), Gate (5k PO), Forcecage (1,5k PO), Heroes' Feast (1,5k PO), Planar Binding (1k PO, Shapechange (1,5k PO), Simbol (1k PO) e claro, Raise Dead/Resurrection/True Resurrection.

Vulgo - Isso é D&D Next. Nunca que os Floquinhos de Neve seriam realmente incomodados para usar seus Poderes Cósmicos Fenomenais.

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Sistemas & Cenários / Re:(D&D 5e) criação de NPCs e monstros - mecânicas
« Online: Janeiro 28, 2015, 12:42:22 am »
Antes de tudo - D&D Next é para ser intencionalmente vago e aberto. Regra de Ouro all-the-way.

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visto que os parâmetros definidos nos livros são vagos demais e definir nivel de desafio de NPC humanóide é meio anti intuitivo (por exemplo, arquimagoNPC  de nivel de desafio 12 ter acesso a magias de circulos maiores que personagens jogadores de nivel 12

Nessa parte, não é vago. O CR de D&D Next não se baseia em criar um "desafio mediano" para um grupo de nível equivalente, mas sim um desafio relativamente difícil - por isso conjuradores oponentes quase sempre terão acesso a círculos maiores de magia. Ou em termos 4e, pense um oponente cujo CR é do mesmo nível do grupo como se fosse um Elite.

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Como determinar quantos dados de vida tem que ter um oponente de determinado nivel de desafio de forma mais precisa e não tão vaga?

Dados de Vida, em geral, são irrelevantes em D&D Next, já que quase todos os valores do monstro derivam do CR, não do HD. Em qualquer caso, veja a tabela de Monster Statistics by CR na página 274 do DMG e lembre do impacto de Resistências e Vulnerabilidade nisso.

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Como se mistura habilidades de classes jogadoras com ficha de NPC criada do zero como se fosse ficha de monstro?

Oficialmente, eles recomendam misturar todas as habilidades de classe ao Monstro, o que considero tolice.

Siga o que a 4e fazia e ignore por completo as habilidades de classe ao criar um Monstro/NPC, apenas trate as habilidades de classe como se fossem habilidades como quaisquer outras - ou seja, como Monster Features como listadas nas páginas 280-281. Criação de Monstros e de PC seguem regras e parâmetros bastante distintos.

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Sistemas & Cenários / Re:(D&D 5.0) Dinheiro por nível de personagem
« Online: Janeiro 27, 2015, 11:56:30 pm »
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Existe alguma tabela do D&D next que indique o valor de dinheiro que o personagem deve ter a cada nível?

Resposta Padrão de Qualquer Pergunta de Next: Pergunte a seu GM. Ele tem a total autoridade sobre o jogo e deve lidar com questões de regras.

Resposta Prometida pelos Designers: Não existe. D&D Next em teoria não pressupõe a existência de ítens mágicos não-consumíveis em seu "Core" - e então você olha qualquer aventura oficial e eles aparecem a todo momento.

Resposta Tecnicamente Correta: Tabela de Starting Equipment no Dungeon Master Guide, página 38. Vide também as tabelas de Random Treasure nas páginas 133-139 e a Magic Item Rarity na página 135. Não é exatamente Riqueza por Nível, mas é o mais próximo que encontrará.

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