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Posts - silva

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Dicas & Ideias / Re:Cenarios magicos ?
« Online: Outubro 17, 2012, 08:27:16 am »
Bem lembrado, Historia sem Fim era magico mesmo. E muito doido por sinal,com aquele lance do "nada" ir consumindo a realidade e tal. Po eu me amrrava naquele filme.

Onde caberia Eberron aí? Porque, apesar das leis parecidas com as de outros cenários, a magia é bem mais difundida e usada para diversos fins.

Boa pergunta. Nao sei se a questao da magia difundida caracteriza como cenario Mitico naquela classificacao do cara. Certamente o mundo eh mais verossimil que a media por causa disso, mas por outro lado o mundo em si eh mundano. Ou nao? Meu lore de Eberron eh limitado..

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Dicas & Ideias / Cenarios magicos ?
« Online: Outubro 17, 2012, 01:32:18 am »
Topei com esse artigo hoje, que achei interessante. Nele o autor classifica os cenarios de fantasia em fantasia Heroica, Mitica, Historica e Cientifica, e da alguns exemplos.

O artigo em si nem eh nada demais, mas o que me chamou a atencao na verdade foi como ele diferenciou a fantasia Heroica da Mitica - na Heroica existe magica no mundo, mas o mundo em si nao eh magico, e sim mundano, regido pelas mesmas leis fisicas que regem o nosso. Enquanto que na fantasia Mitica, o mundo tende a ser, ele proprio, magico, regido por leis fantasticas ou mitologicas ou sobrenaturais, etc. e cita como exemplo Planescape, Glorantha e Mundo das Trevas (mais especificamente Mago e sua realidade consensual).

E achei isso intessante, primeiro porque coincide com meu gosto particular (sou fanzaco dos 3 cenarios citados), mas tambem porque nunca tinha para parado pra pensar que, realmente, apesaar de toda a magica que acontece nos mundos de fantasia "Heroica" (Terra Media, Forgotten Realms, Greyhawk, Earthdawn, etc) esses mundos em si sao mundanos.

E aqui vem o ponto do topico (finalmente): que mundos magicos voces conhecem? Recomendem, comentem, etc. Pelo visto esse eh o meu fraco e eu nao sabia.  :)


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Vídeo Game / Re:XCOM: Enemy Unknown
« Online: Outubro 16, 2012, 12:16:47 am »
Estou de luto. Perdi minha especialista em assalto, cabo Vasquez.



Cara, como esse jogo é impiedoso... você ta lá, numa missão fácil, e de repente decide re-armar seu rifle deixando de vigiar um quadrante e BOOM.. "Corporal Vasquez is killed".  :(

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Dicas & Ideias / Re:Cenários de fantasia pré-medievais ?
« Online: Outubro 16, 2012, 12:10:06 am »
Bispo, se o Agon a que se refere é esse, então não. Eu me referi a cenários de fantasia originais, e não baseados em períodos históricos/semi-históricos/lendários. (mas eu curto bastante Agon também ).

E quanto ao medievalismo, que acho que o início desse período ocorre em momentos diferentes em regiões diferentes né? Sem contar com o que você falou, de haver várias linhas teóricas sobre o mesmo ponto. Bom, se vocÊ quiser se aprofundar, eu não me incomodo.  ^_^

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Dicas & Ideias / Re:Cenários de fantasia pré-medievais ?
« Online: Outubro 15, 2012, 09:59:02 pm »
Exalted é difícil de classificar, porque você tem piratas no oeste, gente pilotando mechas pequenos no leste, vikings no norte e ciborgues e beduínos no sul.

E o grande império no centro lembra algo entre China e Europa Medieval, mas eles mantém o controle através do uso de uma série de canhões laser capazes de devastar grandes áreas (ou algo similar, nunca fica muito claro).

Agora entendi porque o nome do jogo eh exalted. Os caras se exaltaram um pouco na criacao do mundo.  XD

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Dicas & Ideias / Re:Cenários de fantasia pré-medievais ?
« Online: Outubro 15, 2012, 09:12:55 am »
Eh, em geral se stabelece o inicio da idade media como 1066 e a batalha de hastings, mas eu perguntei porque as vezes o termo "idade media" pode ser entendido como dark ages/periodo das migracoes tambem. E pelo que entendi eh a esse ultimo que o kimble se refere com o Esteren.

Eu ja ouvi falar que Exalted eh meio Era do Bronze, mas nao cnheco o cenario pra falar.

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Dicas & Ideias / Re:Cenários de fantasia pré-medievais ?
« Online: Outubro 14, 2012, 10:24:48 pm »
Troiano, não conhecia esse Nyambe, vou dar uma olhada.

Kimble, por "início de Idade média" você diz algo meio Carlos Magno (aprox. 800 d.c) ou posterior ?

E interessante como o próprio termo "fantasia" parece já ter uma conotação medievalesca. Quando alguem ouve "cenário de fantasia" a primeira coisa que imagina é aquela estética de cavaleiro em armadura reluzente, donzela indefesa e magos de chapelão pontudo. Maldito Tolkien..   

P.S: ninguem respondeu sobre o Terras sagradas...  :hum:

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Dicas & Ideias / Cenários de fantasia pré-medievais ?
« Online: Outubro 14, 2012, 03:32:59 pm »
A exceção de glorantha, eu não conheço nenhum outro cenário de fantasia inspirado em fontes pré-medievais (era do ferro, do bronze, neolítico, etc). Não to falando de adaptações históricas tipo GURPS Grécia ou MERP Vikings ou D20 Arca de Noé, to falando de cenários de fantasia originais mesmo, a exemplo do que vemos com os medievalescos Forgotten Realms, Greyhawk, Warhammer, Earthdawn, Yrth, Titan, Artesia, etc. Eu acho isso bizarro, já que os contos, sagas e civilizações pré-medievais sempre me pareceram fontes óbvias e muito evocativas para aventuras e jornadas heróicas (mais até do que as fontes medievais).

Vocês conhecem cenários assim ?


P.S: Terras sagradas é assim ?  :sobrancelha:

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Dicas & Ideias / Alguma vez o sistema estragou uma partida pra você ?
« Online: Outubro 12, 2012, 09:37:24 pm »
Não lembro de ter tido uma partida "estragada" pelo sistema, mas já tive várias onde a diversão veio apesar do sistema (o campeão disso pra mim foi Gurps com seu chato "combate de estátuas" e sua mecânica tão neutra e sem sabor que dava vontade de jogar ketchup no livro).

E vocês ?

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Vídeo Game / XCOM: Enemy Unknown
« Online: Outubro 12, 2012, 12:33:50 pm »
To achando o jogo phoda bagarai.

Ainda to no início, mas achando beeeem interessante. Eles conseguiram retratar o espírito do original muito bem, apesar de algumas concessões.

Meu melhor soldado no momento é um argentino ( XD) especialista em armas pesadas que eu to treinando desde o tutorial.  O cara é um tanque.

E aí, quem mais tá jogando  ?


EDIT: e cacete! a sequencia na página do Steam nesse momento é uma das melhores que vi nos ultimos tempos:

XCOM
Dishonored
Dark Souls
Faster Than Light
Skyrim (expansão)
Football Manager 13
ARMA 2
The Walking Dead
Legend of Grimrock
Torchlight II
Borderlands 2


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Vídeo Game / Re:[Steam] Promoções e Recomendações
« Online: Outubro 09, 2012, 11:37:06 pm »
Novo X-Com sai nessa quinta-feira.

Detalhe: ele nem saiu e ja ta com 90% no gamerankings em dezenas de reviews.  :shock:

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Sistemas & Cenários / Re:Enquanto isso, no mundo lá fora...
« Online: Outubro 08, 2012, 01:23:26 am »
Saiu o novo Iron Kingdoms.

Alguem já conseguir dar uma olhada, pra falar mais pra gente ?

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Sistemas & Cenários / Re:Tenra Bansho Zero
« Online: Outubro 08, 2012, 01:12:49 am »
Saíram os PDFs pra quem participou do kickstarter.

To achando demais o cenário. É um verdadeiro kitchen-sink animêsco. Tem desde samurais a robôs gigantes a demônios tentaculóides a cyberpunk, e a internet da parada é uma matrix espiritual habitada por Kamis e acessada por implantes cibernéticos.  :haha:

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Dicas & Ideias / Re:Vampiro e D&D fizeram amor ?
« Online: Outubro 03, 2012, 07:24:28 pm »
Uma coisa que acho que tem a ver com o que estamos falando aqui, e principalmente com o que coloquei no primeiro tópico, é a existência (ou não) de “tendências” de design no hobby. Não sei se vocês concordam muito com isso (pela resposta do FireJay, ele não deve), mas eu acredito que é possível, sim, traçar alguns fatores identificadores que unificam os jogos em “eras” de design.

Um exemplo disso, a meu ver, era a tendência de jogos dos ´80 em simular o ambiente físico do jogo e seus processos detalhadamente – Gurps, Champions, Hero, Rolemaster, etc. – se tornando consideravelmente complexos e exigindo um grau de “estudo” considerável por parte dos jogadores. Nem sempre isso se traduzia em “realismo” (letalidade, personagens vulneráveis, etc), mas quase sempre se traduzia em aumento em complexidade nos processos e procedimentos mecânicos, desde a criação de personagens até a resolução de um combate. Nem D&D fugiu dessa tendência nessa época, com AD&D 2ª edição (de 1989).

Citação de: Kimble
Citar
Existem RPGs Indies tão ou mais "simulacionistas" que gurps ou hero ou d&d.

Obviamente. Sobram jogos criados por gente que só jogou D&D e que resolvem criar seu próprio sistema, "melhor", com algumas "grandes inovações". Como sistemas que não usam sistemas de classe ou possuem um sistema de combate mais mortal. Aparentemente, essas pessoas não se derem ao trabalho de jogar qualquer coisa além de seus jogos favoritos.

Hehe, é verdade Kimble. Eu frequento um fórum (TheRPGSite) onde todo mês tem um “novo” OD&D-clone sendo falado como se fosse a ultima novidade. O problema é: não tem novidade nenhuma ali, a não ser se você considerar novidade regras caseiras dos velhos D&Ds pré-3e, mudando coisas de lugar ou adicionando coisas que já existem no hobby há séculos. XD 

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Dicas & Ideias / Vampiro e D&D fizeram amor ?
« Online: Outubro 01, 2012, 07:56:39 pm »
Já repararam que ultimamente tem saído muitos jogos que mesclam elementos tradicionais com elementos indie/story-based ? O novo Marvel Super Heroes, o The One Ring, o Apocalypse World (e seus filhos Dungeon World e Monster of the Week), o Leverage, Dr. Who, Smallville, Lady Blackbird, e até o 13th Age! (ou voce nao sabe de onde veio aquele sistema de posicionamento ? )

Nem tanto tradicionalistas/puros simuladores de realidade física, e nem tanto indie/storygames/puros emuladores de estórias e temas abstratos, essa nova geração se caracteriza por uma base sólida de “tradicionalismo” com alguns elementos “modernos” adicionados em graus variados, ora com sutileza, ora nem tanto.

Se considerarmos os jogos tradicionais dos últimos anos como os filhos de Dungeons & Dragons (D&D 4e, Warhammer Fantasy 3e e 40K, Runequest 6, Shadowrun 4e, Gurps 4, etc) e os jogos indie como filhos de Vampiro a Máscara (Dogs in the Vineyard, Houses of the Blooded, My Life with Master, Polaris, etc), poderíamos dizer que, FINALMENTE, estamos vendo os filhos de D&D com Vampiro ? (uma trepada pouco provável, convenhamos)

Uma nova geração de games está vindo aí ?


Obs: eu só citei Vampiro como “pai dos indies” pois, apesar dele próprio não ser indie, acho que foi o responsável por gerar a fagulha divina que deu início ao foco nas histórias em si, ao invés das decisões táticas, progressões de poder, etc. que até então dominavam o hobbie)

Edit: titulo do topico modificado. Tava meio chulo.

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