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Posts - Smaug

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Dicas & Ideias / Re:Sem tempo para preparação
« Online: Dezembro 30, 2013, 11:14:44 am »
Confesso que me sinto meio perdido nesses rpgs mais soltos, e percebi que mecânica tende a atrapalhar somente quando você tenta ir contra ao que o sistema se propõe (como jogar Game of Thrones na 4e). No fim, eu me divirto horrores, as vezes até mais do que jogando, preparando a aventura. Não vou dizer que nunca tive problemas na hora de improvisar ou mestrar sem nada preparado, mas, salvo AD&D que não te dava nenhuma ferramenta pra lidar com isso, de Storyteller em diante, onde eu uso a regra dos 4 dados, eu me viro bem. Na 3.x já havia tabelas de NPCs prontos e grupos de encontros e aquele mapa maroto de exemplo dungeon que eu usei a exaustão (só tirar ou por um ou dois corredores pra coisa ficar diferente, ou falar que um corredor é mais longo ou curto do que realmente era no mapa). A 4e me dava medo de improvisar, até eu ter que improvisar, e os grupos de encontro do Livro dos Monstros e o gerador de Dungeon do Livro do Mestre deixaram o trabalho muito mais fácil.

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Off-Topic / Re:O que você está lendo?
« Online: Dezembro 28, 2013, 02:03:59 am »
Terminei o primeiro livro das Cronicas de Dragonlance e não vou continuar... os estereótipos personagens são chatos pra cacete, a história é fraca, até quase o fina do livro nada acontece e eles mais ganham por sorte do que por competencia (dá até a impressão de ser uma campanha ruim de um mestre apelão que precisa ficar salvando os jogadores ou ele dá TPK). Só serviu para eu desejar mais ainda a morte de todos os kenders...

Vou começar agora a biografia do Bruce Dickson escrita pelo Joe Shooman e se conseguir finalmente ler (ou começar) Moby Dick.

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Dicas & Ideias / Re:Itens Mágicos são toscos
« Online: Dezembro 23, 2013, 10:13:32 am »
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Ou ainda: existe um jogo/cenário onde o texto deixe claro que a magia não é pra ser considerada "magica", mas sim uma mera "tecnologia", e que o sistema/jogo em si compactue com isso ?

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Vídeo Game / Re:[Steam] Promoções e Recomendações
« Online: Dezembro 22, 2013, 04:04:25 pm »
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Se alguém ver os jogos de The Walking Dead da TellTale em promoção, por favor, avise!
Tá sendo votado nesse momento pra entrar no desconto de 75%, já votei nele pra te ajudar!

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Vídeo Game / Re:[Steam] Promoções e Recomendações
« Online: Dezembro 19, 2013, 08:35:39 pm »
Já comprei Bioshock infinite... provavelmente levo Wolf Among Us até o fim da promoção ou antes se baixar mais...

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Dicas & Ideias / Re:Mesas de níveis desiguais: algo bom, ruim ou feio?
« Online: Dezembro 18, 2013, 05:40:13 pm »
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Nem tenho essa viagem com o jogo, Smaug. Pra mim a mecânica pode ser uma forma de controlar o andamento da história e a diversão esta na interpretação e na possibilidade de construir uma boa história em conjunto... A parte de "jogo" da parada eu encaro na configuração não "exclusivamente" arbitraria dos "plot armors". O plot armor existe mas fica no controle de todo mundo da forma mais democrática possível, organizada pelo cenário e pela vontade de criar uma história legal.
A mecânica no rpg é uma forma de controlar o andamento da história. Ela é um jeito de controlar o andamento da história até em wargames. É justamente esse o ponto. O que controla a história em um filme não é a mecânica dele, mas elementos de narração cinematográfica (que vão desde o roteiro até a edição), e é por isso que uma história como star wars com um único protagonista prodígio e outros personagens coadjuvantes em diferentes níveis de poder funciona no cinema, mas tem grandes chances de fracassar em uma mesa, porque enquanto você pode eleger Luke como o prodígio que sempre vai se dar bem e sobreviver, em uma mesa de rpg ele pode simplesmente morrer sem fazer nada útil enquanto o Han rouba toda a cena por ter mais habilidades.
Existem atualmente sistemas que permitem um maior controle de todos na mesa sobre o que acontece com os personagens, mas duvido que esse controle não é (alias como você disse) minimamente distribuído de modo equilibrado entre os jogadores, do contrário, alguém vai sentir que não tem tanto controle quanto fulano. Porque no fim, a parte do grupo ser bem ou mal sucedido ainda vai estar presente e dependendo de como eles utilizam esse recurso.
Uso como exemplo o CODA que tem de implorar pro mestre não levar todas as lutas sério e só fingir jogar os dados na maioria delas se quiser manter um tom de campanha dos livros do Senhor dos Anéis, permitindo personagens pouco equipados e no nível de Frodo e cia, ou logo ele vai ter um grupo de D&D nas mãos. Claramente um erro de designer do jogo, porque se eles queriam fazer um jogo com personagens pouco equipados e dando chance de personagens pouco experientes sobreviverem deveriam ter pensado em outros meios de resolução de problemas (especialmente combate).

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Dicas & Ideias / Re:Mesas de níveis desiguais: algo bom, ruim ou feio?
« Online: Dezembro 18, 2013, 03:37:09 pm »
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Hell, vejam star wars uma nova esperança.
o grupo inicial é basicamente Ben (Jedi veljo), Luke (virgem de tudo), Han (dono de uma nave espacial) e Cheweie (aleien q não fala) e, embora mesmo esse filme tenha seus problemas, consegue-se contar uma história sem nenhum problema.
RPG é um jogo, star wars é um filme. Eles são similares até certo ponto, mas seus objetivos são diferentes, assim como eles trabalham com esses objetivos. Dentro de um filme o roteirista e o diretor discutem o roteiro por semanas e decidem o que será melhor para a história, eles podem se dar ao luxo de colocar um personagem sem treino nenhum diante de um dragão e dizer que sim, ele conseguiu vencer o dragão porque ele é o escolhido/herói, eles podem forçar a barra para o lado do personagem, usar plot armor e ninguém vai se sentir excluido, porque, diferente de um jogo de rpg, os atores estão sendo pagos para gastar seu tempo interpretando seus papéis. No RPG, além das decisões serem tomadas de imediato e ninguém esta recebendo nada por isso, muito pelo contrário, as vezes, uma sessão com dados ruim acaba com um grupo super experiente. RPG não é apenas contar uma história, ou não precisaria de regras, apenas boa vontade do grupo de organizar os personagens e os eventos e dar continuidade a história. RPG envolve jogar para vencer desafios, por isso você tem um sistema de dados/cartas que mede sucessos e derrotas e para isso os personagens devem ter um equilíbrio mínimo.

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Dicas & Ideias / Re:Mesas de níveis desiguais: algo bom, ruim ou feio?
« Online: Dezembro 18, 2013, 02:24:58 pm »
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Inclusive acho que nem D&D de modo geral adota isso, mas apenas da 3ª edição em diante. Pelo que ouço do papo de grognards por aí afora, isso não existia tanto en OD&D e nem no AD&D.
É porque nesses sistemas ficha de personagem não fazia a menor diferença, você ia morrer porque não verificou cada ladrilho do corredor e o rejunte das paredes ou porque a sala que você entrou na verdade era um monstro...

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Dicas & Ideias / Re:Morte de PCs - parte 2
« Online: Dezembro 16, 2013, 05:31:34 pm »
Concordo com o que o Lumine postou até agora, vai depender do estilo de jogo que o grupo está jogando ou pretendendo jogar. Sério, um estilo só morre se avançar a história não ajuda quando você está enfrentando a Tumba dos Horrores, porque o objetivo claramente é superar um desafio letal a cada sala. Porém, acho que o jogador sempre tem que ter chance de voltar ao jogo, seja com outro personagem ou através de ressurreição.

Como experiência pessoal já joguei em uma mesa de vampiro onde morreu você estava fora da aventura. Fim. E isso até poderia ter sido uma experiência interessante, não fosse o fato do estilo de jogo do grupo ser um "street of rage" do Sabbath contra a Camarilla (mesmo com o narrador proibindo que meu Lasombra tivesse fisico como primário ou secundário, porque ele era de um clã diplomático. Mas tudo bem os toreadores ninja dele). Logo em 3 seções de jogo meu lasombra e o tizimisce de um amigo (que tinha uma vantagem por poder se transformar em zulo) estavam mortos e nós fora das seções, e os unicos vivos na mesa eram os assamitas e o gangrel. Depois de algum choro de nossa parte, ele deixou que voltassemos com as crias de nossos personagens, o que não adiantou nada, já que a gente foi morto por uma gangue brujah por atravessar uma praça da camarilla. :putz:


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Sistemas & Cenários / Re:[DDN] Encerrado o playtest público
« Online: Dezembro 14, 2013, 10:17:21 am »
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O maior problema é que por tudo que escutei sobre o sistema é que o problema caster e noncaster retornou a mesa de maneira pesada. Isso é péssimo.
Voltou com força, alias, em determinados momentos eu tive que parar e me lembrar de que não estava lendo a 3.x, devido a semelhança entre as duas edições. Pior, mago, por exemplo, recebe agora uns poderes extras, além das magias, de acordo com sua escola.

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Sistemas & Cenários / Re:[DDN] Encerrado o playtest público
« Online: Dezembro 13, 2013, 08:37:56 pm »
Então, lendo as habilidades dele, me parece que eles conseguiram melhora-lo do que ele era na 3.x (obviamente, ele não está tão eficiente quanto era na 4e), mas ele continua inferior a outras classes. Só para comparar, no mesmo nível (13º) em que ele ganha tongue of sun and moon, o guerreiro recebe advantage em todos os saving throws. E enquanto o monge para de envelhecer, o guerreiro recebe +2 em um atributo ou +1 em dois atributos...
Não sei se a combinação de ki points com flurry of bows (que agora permite dois ataques e que o monge se movimente entre eles) ou as tradições monásticas melhora isso. Estou lendo com calma e todas as classes estão entupidas de poderes, então não quero cair no erro de interpretação da galera da 3.x que achava o monge muito foda só porque tinha poderes em todos os níveis...

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Sistemas & Cenários / Re:[DDN] Encerrado o playtest público
« Online: Dezembro 13, 2013, 08:14:44 pm »
E eles insistem em fazer do monge um poliglota que não envelhece... :duh:

As regras de mutliclasse... embora sejam quase as mesmas da 3.x, tem algumas diferenças que, eu acho, foram feitas pra encorajar multiclasse conjuradores. Agora, caso seu personagem seja um multiclasse, você determina quantas magia seu personagem conhece separado de quantas magias ele pode usar. Ou seja, se você é um multiclasse mago/clérigo, você terá duas listas de magias, porém, só uma mesma quantia de uso para as duas listas, de acordo com o seu nível (soma do nível das duas classes) na tabela de feitiços por dia de multiclasse. O mesmo se a sua outra classe não for um conjurador, com a diferença que a classe não conjuradora soma só metade do nível.
Ainda acho que não compensa, você continua retardando a chegada em níveis mais altos de magia, um mago 4/ guerreiro 4, vai ter uma quantia de magias por dia a serem conjuradas como um personagem de 6º, mas não vai conhecer nenhuma magia de 3º circulo, a qual ele já tem acesso pelo seu nível de multiclasse, mas não pelo seu nível de classe. Ele só poderá conjurar magias de 3º circulo quando alcançar o próximo nível de mago. É também achei que não faz sentido, mas foi uma tentativa de dizer "ei, pode fazer seu mago/guerreiro que você não vai ser assim tão prejudicado quanto era antes."

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Sistemas & Cenários / Re:The 13th Age - O D&D 4e já tem seu "Pathfinder"?
« Online: Dezembro 13, 2013, 12:58:06 pm »
Achei tranquilo de entender... é quase um sistema de combo de video-game, onde você tem um golpe que inicia o combo (opening), um que continua ele (flow) e um que encerra (finishing), com a limitação de não poder usar uma flow seguida de outra para evitar combos eternos. Gostei. Deveria ser aplicada a todas classes marciais e talvez eu roube a ideia para meu sistema caseiro.

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Sistemas & Cenários / Re:Tecnocracia 2.1 - Ameaça Nula Revelada
« Online: Dezembro 11, 2013, 10:19:17 pm »
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em off: mudando o uniforme da Cabala do Pensamento Puro pra vermelho com chapéus fancy
E uma devoção fanática ao Papa.

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Sistemas & Cenários / Re:Tecnocracia 2.1 - Ameaça Nula Revelada
« Online: Dezembro 11, 2013, 07:03:47 pm »
Cara, se eu te falar que foi mais ou menos isso que aconteceu... a gente tava numa... argumentação... vamos chamar assim, com a tecnocracia, quando três malucos apareceram trazendo os tais anjos e batendo em todo mundo... :bwaha:

E sim, é uma mesa de tradicionalistas, eu e mais um cara somos herméticos, meu personagem tem a qualidade imortal do Sorcerer, tem um Verbena parente de fadas, um Orador dos Sonhos taxidermista e uma Vazio (que na verdade é um rebis que deu errado, e isso também está ligado de alguma maneira, que a gente ainda não descobriu, com a volta da Cabala). Também tem um NPC Adepto da Virtualidade que a gente conseguiu desprogramar da tecnocracia e isso foi o estopim da guerra entre a nossa cabala e o escritório tecnocrático de Dublin.


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