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Posts - kinn

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Sistemas & Cenários / Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Online: Março 19, 2012, 10:14:47 pm »
Só que faltou o pressuposto que ambas as raças são mais antigas que a humana e que justamente por isso eram mais sofisticadas. O que fazia o ser humano alcançar eles era mesmo a vida curta, que levava até eles desenvolvimento em poucas gerações que levou milenios para o povo de vida longa.

Mas toda essa  teoria ia pro lixo quando se tinha um elfo ou anão aventureiro e ele ganhava xp e evoluia quase tão rápido quanto o ser humano. O limite de nível não fazia sentido dentro de jogo, embora fora dele eraclaro o motivo de visar o equilíbrio do jogo, já que eles começavam com benefícios raciais que o humano não tinha.

O ser humano ser uma raça com caraterísticas próprias foi uma das coisas mais legais que achei que a 3e fez. E a 4e só fez melhorar isso.

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Off-Topic / Re:12 defeitos insuportáveis dos brasileiros
« Online: Março 19, 2012, 09:51:56 pm »
Eu poderia discordar do 2 ao ouvir a falácia de que o Brasileiro não conhece sua própria língua.
Se contar por isso, o americano médio usa entre 100 a 200 palavras de um idioma que tem cerca de 40.000

O que existe por trás deste discurso é uma abordagem gramaticista onde nossa norma culta cultiva um ensino de língua ultrapassado e que usa exceções como regra e acha isso natural e fácil para o aprendizado. A reforma ortográfica não ajudou. Era para ter sido criada para facilitar o entendimento entre os países e resultou num acordo político ao invés de acordo linguístico.

Um dos principais motivos do povo não conhecer sua língua está no normativismo que somos obrigados a ensiná-lo. Se quer que o povo aprenda a ler e escrever, as aulas tem que ser voltadas nessa direção. São? Não. São voltadas a ensino de gramática. Como se aprender sobre o motor do carro ensinasse a dirigir.

Alguns centros de ensino já perceberam isso e estão mudando a grade de ensino, embora ainda mantenham a gramática no curriculo porque ela é cobrada no vestibular. De resto, o que se vê é um preconceito contra a língua do falante usado o tempo todo para depreciá-lo e supor que o autor do texto é superior a média do qual ele critica. Isso vale para todos os números.

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Jogos Sociais / Re:Máfia D&D 4e - Vitória do culto.
« Online: Março 19, 2012, 08:50:47 pm »
O jogo foi bacana, depois que morri acompanhei por alto. Foda eram as paredes de texto e o grande número de páginas.

Fui no MVerde por achar que ele era cidadão! LOL. Deu tudo errado.


Eu sabia que a imitação de cidadão do Mverde ia dar nisso XD
===

Um dos poderes da taça era eliminar maldição. Enquanto servia para completar quest de alguns jogadores, como Iuri, Rain e MagoCego, esse poder também servia como desprogramador - isto é, reverter o recrutamento.
Além do exagero de intervenção dos artefatos, não ter deixado isso claro foi outro erro que cometi nessa definição final da máfia.

Mas já concordei que errei com os artefatos.
Apesar de ter adorado um jogo tão overpower não farei isso tão cedo.
Não irei narrar outra máfia tão cedo, quanto mais fazer isso.
Mas achei realmente divertido.

Achei que precisava criar um elemento de aleatoriedade pro jogo, mas agora vi que não precisa; os jogadores já o fazem isso sozinho nos primeiros dias e só depois que o jogo estabiliza.
Vou aproveitar isso no próximo setup que estou montando, onde o tema de conspiração será exacerbado ao máximo onde ninguém poderá confiar em ninguém.

Mas sem pressa. Vou tirar férias de narrar e como a lista é sempre grande descanso tranquilo.

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Sistemas & Cenários / Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Online: Março 19, 2012, 11:30:22 am »
Na minha cabeça essa história de MMO só cola no Brasil onde o pessoal jogava sem grid até a 4e.
Lá fora por tudo que vi, o povo majoritariamente usava o grid. Então, as comparações com MMO não procedem pq D&D já era um heroi quest da vida desde o princípio. Os MMOs que beberam no D&D e não o inverso.

Se D&D 4e pegou referências de volta, foi apenas isso que ele fez. Mas comparando com WoW que é sempre o que os críticos fazem, ainda há muitas diferenças entre MMO e D&D 4...

De resto não poderia concordar mais com a parte que a 5e pouco terá que preste.

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Jogos Sociais / Re:Máfia D&D 4e - Vitória do culto.
« Online: Março 19, 2012, 09:53:01 am »
Bom, ela reviveu dois cidadãos. E acho isso muito forte, porque cidadão revivido não tem seu RC contestado; é um voto e pressão a mais contra a máfia... mais bloqueio ou investigação contra suspeitos...
Fora que teve a noite onde Stinger e Heitor K tiveram chance de reviver uma pessoa cada e preferiram não fazer isso. Era outra coisa que ajudaria a cidade a vencer.

Como Mverde me disse no chat, se não tivesse sido pela ajuda do livro, a cidade teria vencido bem mais rápido.
Por outro lado, a máfia preferiu economizar recursos ao invés de maximizar a quantidade de mortes nas noites iniciais. Isso selou o jogo pra ela. É só contar: 2 alvos do Mverde +1 interceptação do Assumar + SK + Inquisidor tinhamos potencialmente 5 mortes a caminho; 6 se o vigilante entrasse na festa.

Não a toa haviam 4 médicos no jogo. E dois deles acertaram o alvo na noite 1. Para equilibrar as coisas para quem matava os médicos tinham só duas cargas (como em D&D só 2 curas por luta) e as cargas voltavam no nível exemplar e épico, o que eram vários dias depois.

Acho que só quem tinha poucas chances de vitória era o SK. Mas esse é um papel difícil de ajudar.
De resto, creio que consegui criar uma janela de vitória razoável para todos.

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Jogos Sociais / Re:Máfia D&D 4e - Vitória do culto.
« Online: Março 19, 2012, 01:56:54 am »
Rain, aquilo foi uma combinação de resultados impar. A espada não forçava a pessoa ser recrutadora cultista.
E a cada noite ele procurava um independente para seduzir.
Ele ofereceu o poder a Noara e ela aceitou. Se ela fosse cidade, ou se não tivesse aceitado, o jogo teria sido outro.

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Jogos Sociais / Re:Máfia D&D 4e - Vitória do culto.
« Online: Março 19, 2012, 12:37:00 am »
Eu não limitaria tanto o poder de policial e investigações, num jogo onde não existem RCs confiáveis.

Mas havia inclusive muitos poderes de investigação. E os poderes diretos como cop, podia ter ganho de cargas ou item. O orbe policial estava com Noara o tempo todo. Ele dava o poder cop sem limite.

Fora que havia rastreador, verificador de post e outras formas de investigação.
Gostei do resultado dos poderes de marcar também.
Quando fizer uma máfia de novo espero criar algo complexo como esta, mas sem tantos poderes.

Acho que será ideal quando todo mundo se sentir incerto de quem pode confiar o tempo todo.
Aí creio que a tensão da máfia terá sido alcançada.

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Jogos Sociais / Re:Máfia D&D 4e - Vitória do culto.
« Online: Março 19, 2012, 12:30:44 am »
MPs descrita em detalhes:

Noite 1
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Noite 2
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Noite 3
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Noite 4
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Noite 5
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Noite 6
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Jogos Sociais / Re:Máfia D&D 4e - Vitória do culto.
« Online: Março 19, 2012, 12:23:34 am »
No setup original, seriam 4 máfias no jogo, similar a máfia no escuro. Slayer por ser essential seria cultista maligno por querer converter as classes em versões essentials delas :linguinha:

Esse setup inicial foi abandonado em prol do jogo mais sério com plot e história, mas continuou certinho. Aí veio o xp e evolução dos personagens.
Uma regra não contada claramente, era que os médicos recuperam cargas quando viraram exemplar e paragon.
Investigadores diretos como cop eram limitados para compensar.

Nos meus testes a máfia podia ter matado muito mais gente e acelerado o jogo.
Acho que a chance do excesso de mortes não era desequilíbrio porque havia formas de reviver e havia apenas uma máfia contra uma cidade bastante poderosa.

O Iuri foi incrivel achando ou conseguindo pra si todas as vidas extras que pode.

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Jogos Sociais / Re:Máfia D&D 4e - Vitória do culto.
« Online: Março 18, 2012, 10:52:06 pm »
Já postei as fichas do pessoal, artefatos e itens.
Se tem uma coisa que perdeu o sentido e preciso concordar foi a interferência dos artefatos.
Numa outra visão deveria ter feito a interferência deles bem menor.

De resto adorei ver um jogo que simulasse os efeitos exagerados dos níveis épicos.
Queria que o Ferdineidos tivesse ficado vivo até o final XD
A ficha que parecia do mafioso mais fraco ocultava um dos poderes mais legais conceitualmente.

A máfia parecia muito forte, mas a cidade estava bem mais.
Então, no final, o jogo estava equilibrado. A graça do culto é que ele procurava pessoas independentes para se unir e por coincidências fortuitas, o livro tinha ativado efeito na Noara e tornado ela independente. Aí foi só alegria pro culto, procurando se manter discreto até o final.

====

Quando ao comentário do Iuri:
Eu sou bem straightforward então, minha forma de criar o jogo é bem linear e poderia ficar fácil de descobrir o setup em dois tempos pra cidade.

Então os artefatos foram criados para gerar um elemento caótico pro jogo. Mas concordo que ficou um pouco over, apesar de ter ficado a cara de um jogo overpower de D&D.

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Jogos Sociais / Re:Máfia D&D 4e - Dia 7 até 20/03/2012 às 23:55
« Online: Março 18, 2012, 10:01:18 pm »
Os sobreviventes se reúnem e decidem dar a Assumar o fim que ele merece.

Linchado: Assumar
Shadar-kai Invoker (Vecna)
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Palavra de confusão
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Livro de rituais
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Palavra de Poder: Matar
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Teleporte sombrio (poder racial)
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Com isso, a noite, Noara, sob o comando da Espada de Kas, lacra o livro com a ajuda da Taça de Al'Akbar, exermina o restante dos cidadãos de Fallcrest e o ergue como mortos-vivos contra o exército para combater o deus Vecna em pessoa, o qual ela foi a responsável por retirar o olho e decepar-lhe a mão.

Lhe seguem inicialmente Thales e Iuri. Mas logo depois uma turba de mortos inquietos vão com eles.

Agora os objetivos dela são bem claros: primeiro, dar ao deus uma lição que ele jamais esquecerá. Depois, varrer as nações com seu exército de mortos-vivos.

Vitória do Culto.

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Jogos Sociais / Re:Máfia D&D 4e - Dia 7 até 20/03/2012 às 23:55
« Online: Março 18, 2012, 12:57:05 pm »
E os aventureiros resistem contra o deus.
Mas ele não luta diretamente. Ele convoca uma outra besta-fera para lutar em seu lugar.


Colocado para dormir: Tarrasque


Apesar disso, foi uma proeza particularmente difícil! Ele devorou o Iuri, mas o herói épico saiu do estômago dele e ajudou os aventureiros a derrotá-lo de dentro.

Mas o deus lich não deixou barato e disse que dará até o fim do dia para lhe entregarem os itens.


Os heróis recebem 2xp cada. quem receber xp extra e itens será avisado por mp.


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Off-Topic / Re:Stand-Up Proibidão Processado por uma das piadas racistas
« Online: Março 18, 2012, 09:30:40 am »
Engraçado que vi recentemente uma matéria dizendo que foi descoberto que o DNA puro de homo sapiens pertence a África. Os caucasianos e possivelmente outras etnias é que são misturados com neandertais...

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Jogos Sociais / Re:Máfia D&D 4e - Dia 7 até 20/03/2012 às 23:55
« Online: Março 18, 2012, 12:00:36 am »
Aconteceu mais uma tragédia esta noite. Mas isso nem chega perto diante do descalabro que os bardos vieram contar que aconteceu em Hammerfast!

Exterminado: Heitor K.
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Warforged Artificier


Identificar tesouros
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Criar tesouros
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Sistema de reparos (poder racial)
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Analisar objetos (poder exemplar)
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Consertar cadáver (poder épico)
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===

Como eu ia dizendo, O deus Vecna apareceu em pessoa em Hammerfast, e ordenou que lhe entreguem o Livro da Escuridão Vil, a Taça de Al'Akbar e a Espada de Kas, ou sofrerão consequências terríveis.

[hs width=300]http://fc03.deviantart.net/fs40/f/2009/025/9/f/Vecna_by_jdillon82.jpg[/hs]

Será necessário aventureiros épicos para se não for possível vencê-lo, ao menos, adiar suas malévolas intenções.


Basta confirmar presença na quest, já que são 6 vivos. Limiar de votos é 4.
Todos os 6 serão aceitos nesta terrível missão
Dia 7 dura até 20/03/2012 às 23:55

EDIT
Corrigido quantidade de vivos e limiar de linchamento.

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Off-Topic / Re:Propaganda da União Europeia contra Brasil, China e Índia
« Online: Março 17, 2012, 06:00:00 pm »
Nada... os não caucasianos foram banidos pela caster kill bill wannabe banidos por ameaçar a união com suas diferenças. Observe que as convocações da caster são todas iguais, caucasianas, casters e kil bill wannabes.

A mensagem parece clara no sentido de que só se unindo e se tornando iguais que podem vencer as ameaças que lutam kung fu, capoeira e o hindi que quase parece um muçulmano, que é um dos problemas locais também.

Os preconceitos parecem óbvios o bastante. Piora se alguém enxergar a África ao invés do Brasil...

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