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Sistemas & Cenários / Re:Porque Classes?
« Online: Dezembro 02, 2011, 02:40:10 am »
Depende muito da proposta do sistema.
Em um sistema que tenta evocar arquétipos, ter classes é uma solução simples para você ser útil representando um papel que lhe agrada.
Em um sistema que não dependa de arquétipos, ter classes é uma tesoura que lhe corta liberdade de fazer um personagem de seu agrado.
O exemplo melhor é D&D x MM. Em um você é esperado a aceitar certo esteriótipo, por que a história já espera algo assim. No outro, há uma gama grande demais para ser preenchida por pacotes fechados, então é melhor ser "point buy" do que pacote fechado.
Em um sistema que tenta evocar arquétipos, ter classes é uma solução simples para você ser útil representando um papel que lhe agrada.
Em um sistema que não dependa de arquétipos, ter classes é uma tesoura que lhe corta liberdade de fazer um personagem de seu agrado.
O exemplo melhor é D&D x MM. Em um você é esperado a aceitar certo esteriótipo, por que a história já espera algo assim. No outro, há uma gama grande demais para ser preenchida por pacotes fechados, então é melhor ser "point buy" do que pacote fechado.