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Posts - silva

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Dicas & Ideias / Re:Alguma vez o sistema estragou uma partida pra você ?
« Online: Novembro 03, 2012, 03:06:26 pm »
Atmo, se tu curte jogos rules-light, recomendo dar uma olhada em Apocalypse World. Eh um dos sistemas mais interessantes que vi nos ultimos tempos.

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Dicas & Ideias / Re:Alguma vez o sistema estragou uma partida pra você ?
« Online: Novembro 03, 2012, 02:18:44 am »
Ah cara, D&D tem gnominhos,



hobbits




e isso:



Qual o problema de Glorantha ter seus homens-pato?  XD

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Dicas & Ideias / Re:Alguma vez o sistema estragou uma partida pra você ?
« Online: Novembro 03, 2012, 02:06:02 am »
Numa, era um combate simples de um jogador contra um Pato (de Runequest, era engraçado olhar aquela coisa)..

Ei, ei, olha o respeito. O nome eh Durulz, e eles sao adoradores de Humakt, o deus da morte e um dos portadores da luz que salvou o mundo na Era da Escuridao.

E quando imaginar eles, nao imagine o pato Donald, mas sim isso:






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Vídeo Game / Re:XCOM: Enemy Unknown
« Online: Novembro 02, 2012, 10:46:51 am »
Perdi meu esquadrao INTEIRO na ultima missao. Foi coronel, major, capitao, morreram todos.

Dica:

Quando ver um Cyberdisk, corra. Eles sao badass. E eh bom ja ter Titan armor e armas de plasma pesquisados.

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Dicas & Ideias / Re:Alguma vez o sistema estragou uma partida pra você ?
« Online: Novembro 02, 2012, 10:22:47 am »
Citar
Sobre GURPS e outros sistemas e regras. A grande questão para muita gente é que gurps não tem uma boa apresentação, pode ser a melhor coisa do mundo só que com um cara feia que nem aquela não dá vontade de ler. Atmo não é primeira pessoa que escuto qeu não teve saco para ler o sistema, ele tem um texto chato pra cacete

Pois eh, a apresentacao de Gurps, tanto textual como visualmentes, eh muito bula de remedio, muito manual de Instrucoes de DVD. E isso incomoda muita gente.

Eu mesmo sou um que prefiro uma voz autoral forte, com personalidade, que te empolga e inspira ao mesmo tempo que te ensina, do que uma coisa seca. Greg Stolze, Johnathan Tweet, Vincent Baker, e ateh o velho Gygax sao muito bons nisso.

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Dicas & Ideias / Re:Alguma vez o sistema estragou uma partida pra você ?
« Online: Novembro 01, 2012, 06:04:38 pm »
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1. O número de ações - resolvido com a vantagem Altered Time Rate. Ou numa versão mais fraca, Extra Attack (se quer uma opção de ataque extra num turno) ou mesmo a manobra Rapid Strike. Para outras formas de ataque, All-Out Attack e All-Out Defense. Ou Move and Attack (que mistura movimento, ataque e ainda permite algumas defesas). Para campanhas cinematográficas, existe a opção de conseguiu um turno extra usando 3 pontos de personagem, a la Bullet Time de Max Payne.

Tudo isso só corrobora o meu ponto, já que cada opção dessa é uma sub-regrinha com condições de uso, efeitos e especificidades próprias. Em outras palavras: complexidade.

Pergunta sincera: você já leu Apocalypse World, Heroquest, Risus, Castle Falkenstein, Wushu ou Over the Edge ? Você já leu algum sistema rules-light cujo combate seja definido com 1 ou duas rolagens sem te obrigar a decorar (ou consultar) mil regrinhas, proporcionando muito mais conteúdo e descrições in-fiction sem a necessidade de cada uma dessas descrições vir acompanhada de uma sub-regrinha própria  ?

Bah.. eu tenho certeza que você já leu. Tu ta sendo rabugento de propósito. Eu até entendo alguem não curta esse tipo de sistema light, mas daí a dizer que Gurps pode ser tão simples e dinâmico quanto eles, é forçar a barra.

É como eu escrever uma palavra no papél e falar "Criei meu personagem!", e daí você vem e fala "GURPS PODE SER TÃO SIMPLES QUANTO ISSO, BASTA VOCÊ ESCOLHER AS REGRAS CERTAS!"  XD

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Dicas & Ideias / Re:Alguma vez o sistema estragou uma partida pra você ?
« Online: Novembro 01, 2012, 02:20:47 pm »
Citação de: ”Elfo”
1. É realmente, muita matemática - Soma, Subtração, Multiplicação e Divisão. E espera aí, eu posso ignorar diversas perícias e criar uma Wildcard Skill ou usar um Talent em uma área. Muitas Vantagens/Desvantagens são opcionais e dependentes de contexto e estilo de jogo, o que elimina ainda mais a lista. E quanto a equipamento, Armas podem ser trocadas por uma vantagem (Innate Attack), assim como Armaduras podem ser substituídas por outra.
E sim, a criação pode ser demorada. Mas se você está fazendo isso, é porque querdetalhismo. Então é como reclamar que não dá para fazer um Spaghetti com molho caseiro ou um Yakisoba se você gasta 3 minutos que você gasta para fazer um Miojo.

Acho que tudo é questão de perspectiva.

Os sistemas que jogo ultimamente são Apocalypse World e Shadowrun. No primeiro a criação do personagem consiste em escolher opções na própria ficha de personagem (até meu filho de 4 anos pode fazer, basta “pintar as caixinhas”). No segundo a criação consiste em distribuir pontos ala Vampiro, e a parte do equipamento é automático de acordo com seu arquétipo (uma regra caseira nossa). Ou seja, em ambos o negócio se resume a alocar pontinhos – não, não precisa multiplicar, nem dividir, nem olhar em tabelas – e a duração varia de 5 a 20 mins.

Então, sob essa perspectiva, dá pra ver porque eu acho Gurps demorado e math-intensive, certo ?


Citação de: ”Elfo”
2. Qual das formas de conduzir combate? Porque nós devemos ter lido livros muito diferentes.

Aquela em que cada turno equivale a 1 segundo, e você faz apenas 1 ação e depois tem que ficar parado igual uma estátua esperando todos agirem (por sua vez em 1 segundo e então virar estátua) até voltar a sua vez, quando você sai do transe de estatua, faz mais um movimento de 1 segundo, e vira estátua novamente. É tudo estático demais e enfadonho demais pro meu gosto.

Se o sistema oferece alguma regra alternativa a isso, por favor, me fale.

Citação de: ”Elfo”
3. É óbvio quanto a isso - é um RPG Genérico. Vai reclamar que Houses of the Blooded é muito autodestrutivo ou que Trail of Cthulhu não permite fazer Super-Heróis? 

Cara, depois que conheci outros sistemas genéricos, isso não me convence mais. BRP/Runequest, Risus, Apocalypse World, Cortex+ são exemplos de sistemas com algum grau de “genericidade” (leia-se: modulares e adaptáveis a uma quantidade X de gêneros e cenários), e cada um desses é “saboroso” à sua maneira, diferente de Gurps que não tem sabor de nada. (mas entendo que esse critério de “sabor” é o mais subjetivo de todos)

Não leve a mal, eu já joguei bastante Gurps e reconheço o seu valor, principalmente quanto a seus suplementos que estão entre as fontes mais ricas e interessantes de todo o hobby (Gurps Cyberpunk, Illuminati e Cabal são absurdamente bons), mas a mecânica dele não me agrada. Não é nem o caso de ser “ruim” (não é), é que simplesmente “não me fala ao pau”, sabe ? ;)

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Dicas & Ideias / Re:Alguma vez o sistema estragou uma partida pra você ?
« Online: Outubro 31, 2012, 11:47:22 pm »
Gurps me desagrada pelo seguinte:

1. Criacao de personagem too math-intensive e demorada.

2. Combate de "mundo de estatuas".

3. Mecanica "sem sabor".

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Sistemas & Cenários / Re:Planescape para 4e
« Online: Outubro 31, 2012, 11:26:19 pm »
Realmente, nao lembro de um metaplot mais "suicida" pro cenario do que esse.

So nao entendo porque a WotC preferiu adotar ele para as publicacoes atuais sobre Sigil.

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Sistemas & Cenários / Re:Planescape para 4e
« Online: Outubro 31, 2012, 11:04:51 pm »
Tudo que voce precisa pra jogar em Sigil para toda a eternidade, sao os classicos:

- Factol Manifesto
- In The Cage: Guide to Sigil
- Uncaged: Faces of Sigil


Mas voce ja leu esses neh, Oda?

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Dicas & Ideias / Re:Alguma vez o sistema estragou uma partida pra você ?
« Online: Outubro 29, 2012, 10:27:29 pm »
Citar
E como jogo Gurps com regularidade, posso dizer, é um rpg de nicho.
Ele é genérico e tal, mas definitivamente de nicho, aquele feeling de gurps é sempre presente. Tem quem chame de realismo, mas não é realismo. Detalhismo talvez. Bom pra mestrar/jogar sci-fi.

Rapaz, e nao eh que faz sentido. Eu nao sou muito fa de Gurps, mas da vez que jogamos Transhuman Space nao conseguimos pensar em sistema melhor. E assim foi.

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Vídeo Game / Re:XCOM: Enemy Unknown
« Online: Outubro 27, 2012, 07:25:33 pm »
mas já ?   :shock:

E galera, saiu um mod bem interessante chamado "Warspace". Já tem neguin falando que é must-have de tão bom. Dêem uma olhada: LINK

Eu to jogando aqui e achando o jogo mais "aberto" e mais equilibrado. Mas tem que ser no Classic e Ironman senão não tem graça.

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Vídeo Game / Re:XCOM: Enemy Unknown
« Online: Outubro 27, 2012, 12:41:26 pm »
Huhuahuhauha

Eh eu pensei em criar minha familia tambem, mas dps que vi a taxa de mortalidade da parada.. Criei a galera da spell. (o Madruga, coitado, morre toda hora - eu boto ele de bucha na frente pronto pra estourar uma granada sobre si mesmo e matar uns chryssalids junto XD )

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Dicas & Ideias / Reza a Lenda..
« Online: Outubro 26, 2012, 05:13:04 pm »
.. que em algum lugar de Sigil tem um restaurante com um poste na frente e uma cabeça pregada no alto.

É o “Pequeno Selvagem”, a melhor culinária canibal do multiverso. O dono – um halfling de Athas – trouxe as receitas direto de sua terra natal: estrogonoff de gnomo de Krynn, elfo de Faerun ao molho madeira, carne-de-sol de beholder, e o prato principal – dobradinha da sorte de Port Blacksand (feito com tripas de ladrões – se der sorte, acha moedas de ouro dentro!).

Imperdível!

(só tome cuidado pra não tentar dar calote, ou pode virar o prato do dia! )


[Passo a vez !]

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Sistemas & Cenários / Re:VRMMORPG
« Online: Outubro 26, 2012, 08:36:56 am »
Interessante a ideia. Me lembrou Persona 3.

Eu acho que qualquer D&D-like deve funcionar bem. A 4e me parece especialmente adequada por ja ser um "videogame de papel".

No mais, se voce quiser algo realmente rapido, e com decisoes taticas a nivel de situacoes (ao invés de numeros), da uma olhada em Apocalypse World e seu filhote Dungeon World.

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