1. É realmente, muita matemática - Soma, Subtração, Multiplicação e Divisão. E espera aí, eu posso ignorar diversas perícias e criar uma Wildcard Skill ou usar um Talent em uma área. Muitas Vantagens/Desvantagens são opcionais e dependentes de contexto e estilo de jogo, o que elimina ainda mais a lista. E quanto a equipamento, Armas podem ser trocadas por uma vantagem (Innate Attack), assim como Armaduras podem ser substituídas por outra.
E sim, a criação pode ser demorada. Mas se você está fazendo isso, é porque querdetalhismo. Então é como reclamar que não dá para fazer um Spaghetti com molho caseiro ou um Yakisoba se você gasta 3 minutos que você gasta para fazer um Miojo.
Acho que tudo é questão de perspectiva.
Os sistemas que jogo ultimamente são Apocalypse World e Shadowrun. No primeiro a criação do personagem consiste em escolher opções na própria ficha de personagem (até meu filho de 4 anos pode fazer, basta “pintar as caixinhas”). No segundo a criação consiste em distribuir pontos ala Vampiro, e a parte do equipamento é automático de acordo com seu arquétipo (uma regra caseira nossa). Ou seja, em ambos o negócio se resume a alocar pontinhos – não, não precisa multiplicar, nem dividir, nem olhar em tabelas – e a duração varia de 5 a 20 mins.
Então, sob essa perspectiva, dá pra ver porque eu acho Gurps demorado e math-intensive, certo ?
2. Qual das formas de conduzir combate? Porque nós devemos ter lido livros muito diferentes.
Aquela em que cada turno equivale a 1 segundo, e você faz apenas 1 ação e depois tem que ficar parado igual uma estátua esperando todos agirem (por sua vez em 1 segundo e então virar estátua) até voltar a sua vez, quando você sai do transe de estatua, faz mais um movimento de 1 segundo, e vira estátua novamente. É tudo estático demais e enfadonho demais pro meu gosto.
Se o sistema oferece alguma regra alternativa a isso, por favor, me fale.
3. É óbvio quanto a isso - é um RPG Genérico. Vai reclamar que Houses of the Blooded é muito autodestrutivo ou que Trail of Cthulhu não permite fazer Super-Heróis?
Cara, depois que conheci outros sistemas genéricos, isso não me convence mais. BRP/Runequest, Risus, Apocalypse World, Cortex+ são exemplos de sistemas com algum grau de “genericidade” (leia-se: modulares e adaptáveis a uma quantidade X de gêneros e cenários), e cada um desses é “saboroso” à sua maneira, diferente de Gurps que não tem sabor de nada. (mas entendo que esse critério de “sabor” é o mais subjetivo de todos)
Não leve a mal, eu já joguei bastante Gurps e reconheço o seu valor, principalmente quanto a seus suplementos que estão entre as fontes mais ricas e interessantes de todo o hobby (Gurps Cyberpunk, Illuminati e Cabal são absurdamente bons), mas a mecânica dele não me agrada. Não é nem o caso de ser “ruim” (não é), é que simplesmente “não me fala ao pau”, sabe ? ;)