Exibir posts

Esta seção lhe permite ver todos os posts deste membro. Note que você só pode ver os posts de seções às quais você tem acesso.


Posts - Macnol

Páginas: 1 ... 254 255 [256] 257 258 ... 267
3826
Off-Topic / Re:Coisas que você não veria sem a internet
« Online: Outubro 05, 2011, 01:10:38 pm »

3827
Off-Topic / Re:Religião - Tópico Permanente
« Online: Outubro 05, 2011, 12:56:25 pm »
Com todo o respeito a todas as religiões, acho que as pessoas deveriam se preocupar mais com o caráter, que é pessoal e independente de valores religiosos. De nada vale defender idéias que estão em qualquer livro chamado de "sagrado", se não pratic´-los em sua vida.

Concordo, quanto antes nos livrarmos desse mito que a moral depende de religião, melhor pra todo mundo.

Enquanto isso não acontece, temos bobagens como a que está acontecendo no RJ:
 Rio terá 600 professores de religião para ensinar "valores morais"

3828
Off-Topic / Re:Chat da Spell
« Online: Outubro 04, 2011, 10:56:56 pm »
Rub, tu conseguiu ver o quanto isso custa? Eu dei uma espiada à tarde mas só mostrava valores fazendo login.

3829
Sistemas & Cenários / Re:[4e] Salvação?
« Online: Outubro 04, 2011, 07:50:24 pm »
Olhando desse ponto, nao é diferente da 3e e seu "passo de ajuste mais ataque total". Quando muito, a variaçao era o valor que voce usava no Ataque Poderoso.

Eu acho que o combate de D&D seria melhor se usassem algo similar a Final Fantasy Tactics e Chrono Cross (ou FF13): Equilibre toda a aventura presumindo que todos entrarao em todo combate em 100%. Corte os poderes diarios. Mantenha os poderes por encontro, e talvez um categoria "poderes fodoes", que substituem os diarios (tem uma lista, mas so pode usar um da lista por encontro). Tirando essa mudança de foco de "por dia" pra "por encontro", eu nao acho que tenha muito o que melhorar do combate 4e.

O problema maior da 4e ainda é o que o Macnol ta martelando desde o começo do topico: Fora de combate ele é um sistema fraco e simplorio. E isso nao se resolve olhando pra lista de poderes, ou adicionando um utilitario ou talento que da +2 em diplomacia contra elfos manetas de olhos azuis.

Pois é. Eu acho importante frisar isso pra ficar bem claro que não é só uma questão de arrumar algumas mecânicas pontuais e tá tudo resolvido... o foco no combate em detrimento de qualquer outra coisa é parte da identidade do sistema. Pra escapar disso, só aguardando a nova edição... ou jogando outro sistema.

E8 manda um oi.
Sintam-se a vontade para contribuir com este sistema que, aparentemente, faz tudo que a 4e deveria fazer...

Eu estava contribuindo com essas minhas opiniões sobre design, até que decidiram que era melhor o projeto ficar em uma equipe fechada... :b

3830
Sistemas & Cenários / Re:[4e] Salvação?
« Online: Outubro 04, 2011, 01:31:02 pm »
Sim sim, eu me referia ao resto dos comentários racionalizando a limitação dos poderes. =P

3831
Sistemas & Cenários / Re:[4e] Salvação?
« Online: Outubro 04, 2011, 01:21:53 pm »
Sobre spam: tchê, já não é justamente isso que ocorre na 4e agora? Não é spam repetido de apenas UM golpe, mas sim de 2 ou 3... pra mim é tão chato quanto, porque cada rodada é muito parecida com a anterior. Todo personagem tem aqueles movimentos rígidos e previsíveis que são os ataques at will, repetidos todo combate, e isso consegue me entediar mais que os combates da 3e, não sei definir bem por quê.

EDIT: Comentando com o pessoal no chat, me dei conta que talvez isso se deva às classes serem tão parecidas umas com as outras, acaba ficando previsível e repetitivo muito rápido o que seus aliados vão fazer em cada rodada. Pra mim isso é chato.

O fato de ser obrigado a inventar desculpas ridículas pra explicar por que um salto triplo só pode ser feito de novo depois que dormir - mas hoje ainda posso fazer um salto quádruplo sem problemas! - é só a cereja do bolo.

nas poucas vezes em que joguei 4e eu nem esquentei a cabeça com isso

Sim, esse tipo de racionalização só é inventada em discussões na internet pra defender o sistema de poderes diários. Duvido muito que alguém use em jogo os exemplos que dá aqui. :b

Mas isso não é culpa do jogador, é só parte da segregação incentivada pelo sistema.

Existem duas dimensões paralelas na 4e, a "tela de batalha" e o resto do jogo. E o sistema tenta manter as duas tão separadas quanto possível. É por isso que ele dá a impressão de ser um ótimo jogo de tabuleiro misturado com um RPG quase freeform entre as lutas. Os poderes dos personagens são pensados apenas naquele formato rígido de "essa é uma das ações que você pode fazer em combate", e não têm quase nenhuma ligação com o mundo de jogo.

Não que isso seja necessariamente ruim. Muita gente gostou, muita gente continua gostando, muitos já enjoaram... Eu não gostei, mas deixo claro que é porque PRA MIM um RPG que se foca apenas em combate não tem muita graça. Prefiro combates de videogame, onde não preciso ficar calculando PVs e anotando efeitos nos personagens, o computador já cuida dessa parte chata. Mas sei que isso é só uma das formas de gostar de RPG, não uma lei divina.

PRA MIM o RPG tem um apelo muito maior que o videogame justamente nas partes FORA do combate, onde os personagens têm muito mais liberdade pra explorar lugares fantásticos, interagir e modificar o mundo alternativo em que vivem. E nesses aspectos eu acho que a 4e foi totalmente desleixada. Deram toda a atenção a criar um sistema de combate fechadinho, padronizado e equilibrado... e esqueceram todo o resto.

Os poderes diários são uma ponta do Iceberg, mas não quero me apegar muito a eles na discussão. Porque, mesmo se não existissem, são só uma parte do paradigma que permeia a 4e como um todo, e não daria pra mudar isso com apenas duas ou três regras caseiras.

3832
Off-Topic / Re:Chat da Spell
« Online: Outubro 04, 2011, 12:53:46 pm »
Também acho que uma opção paga e mais estável pra chat via MSN seria um ótimo investimento, o problema é que não encontrei nada desse tipo ainda.

3833
Sistemas & Cenários / Re:[4e] Salvação?
« Online: Outubro 04, 2011, 11:03:56 am »
Acho ótimo limitar o uso dos poderes mais fortes, o que me incomoda é isso ser feito com uma mecânica arcaica e arbitrária como "usos por dia".

O fato de ser obrigado a inventar desculpas ridículas pra explicar por que um salto triplo só pode ser feito de novo depois que dormir - mas hoje ainda posso fazer um salto quádruplo sem problemas! - é só a cereja do bolo.

3834
Sistemas & Cenários / Re:[4e] Salvação?
« Online: Outubro 04, 2011, 08:16:50 am »
Bingo.

3835
Sistemas & Cenários / Re:[4e] Salvação?
« Online: Outubro 03, 2011, 06:26:40 pm »
Deixa eu ver se entendi: o Eltor tá reclamando de poderes diários, porque magos podem ("magic ain't gonna explain shit") mas mundanos não deveriam ter especiais diários ou de encontro porque... não são magia?

Foi isso que eu li?

Sim, foi isso que você leu.

Mas não foi o que eu disse.

Pense nisso.  ;)

3836
Sistemas & Cenários / Re:[4e] Salvação?
« Online: Outubro 03, 2011, 01:20:07 pm »
http://www.dragonlanceforums.com/forums/showthread.php?21813-Interview-with-WoTC-CEO&s=fc01e0b558d218899624e9463779ea7e&p=491745#post491745

Será que é quente isso? O que esperar de uma quinta edição com o Monte "3e era desequilibrado mas era de propósito" Cook?

Acho que já tava bem óbvio há tempos que a 5e tá no forno. E considerando o "backlash" que a 4e teve e a tentativa de retorno às origens dos Essentials... colocar o Monte Cook de volta no comando não surpreende nada.

Volta de Prestige Classes e Magias por dia por nível :P

Prestige Classes pareciam um conceito legal à primeira vista... mas se tornaram uma quimera diabólica com o tempo.
Magias por dia me incomodam do mesmo jeito que poderes por dia. Quer dizer, um milésimo menos, porque pelo menos são EFEITOS ARCANOS MÍSTICOS BLÁBLÁBLÁ, e não "meu personagem só consegue dar esse salto triplo carpado seguido de chute uma vez por dia, e não mais que uma vez por dia... porque sim."

3837
Vídeo Game / Re:[Steam] Promoções e Recomendações
« Online: Outubro 03, 2011, 01:06:47 pm »
Controles levemente parecidos com Warcraft sim.

E o jogo é bem divertido e diferente, eu recomendo.

3838
Off-Topic / Re:Seriados e Mini-Séries - Recomendações
« Online: Outubro 03, 2011, 01:05:39 pm »
Acho que tem só o seriado britânico e um filme americano.

3839
Sistemas & Cenários / Re:[4e] Salvação?
« Online: Outubro 01, 2011, 12:14:00 am »
1 - O sistema da 3.x tinha muitos pontos ruins sim. Algumas das suas mecânicas eram bem abusáveis. Mas não era pior que o da 4e. O sistema de perícias da 4e, aliado ao sistema de atributos que só existem pra enfeite, é a coisa mais engessada que já vi.

2 - As magias da 3.x eram apelonas sim, mas esse efeito era bem menos perceptível nos níveis baixos/médios. 4e resolveu o problema do desequilíbrio, mas jogou o bebê fora com a água da bacia. O resultado é um sistema de "magias" que na verdade são só "efeitos visuais e sonoros pra jogar os dados de dano ou causar status nos inimigos durante a batalha".

3 - O sistema de perícias da 3e não é tão fácil de converter pra 4e. A progressão de atributos entre os sistemas é muito diferente, sem contar (e não canso de bater nessa tecla) que o sistema de atributos da 4e é vergonhoso, só existe pra enfeite. E a carência de suporte para tudo que não envolve combate não se resume na falta de um bom sistema de perícias, isso é só uma faceta do problema. Mesmo remendando essa parte do sistema, seria uma melhoria, mas não o bastante, na minha opinião.

3840
Dicas & Ideias / Re:Puzzles e outros desafios
« Online: Setembro 30, 2011, 11:53:41 pm »
Recomendo muito a leitura desse artigo sobre "contingências pro caso dos jogadores não resolverem o enigma", ele é ótimo:

http://thealexandrian.net/creations/misc/three-clue-rule.html

Páginas: 1 ... 254 255 [256] 257 258 ... 267