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Posts - Macnol

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Vídeo Game / Re:O que voce esta jogando?
« Online: Novembro 03, 2011, 01:02:28 pm »
Cara, que eu saiba não tem demo oficial, mas eu acharia perfeitamente legítimo você baixar a versão pirata pra testar (uns 30 MB?), e depois comprar no Steam se funcionar bem.

Just sayin'.

Até porque, logo vai sair o update 1.1, que promete ter várias coisas novas no jogo.

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Vídeo Game / Re:WoW
« Online: Outubro 30, 2011, 09:21:11 pm »
Correr pra cidade não é uma opção quando você morre em 3 segundos. Mesmo que desse, que me lembre só os guardas de algumas cidades conseguem matar players lvl 85. Main com equip PVP também não ajuda muito, considerando que o inimigo DEVE estar em uma montaria voadora e você não tem ferramentas pra achar ele.

Enfim, sei que tu pode até gostar desse desequilíbrio todo, mas na minha opinião o jogo estaria bem melhor servido se favorecesse o PVP equilibrado e diminuísse os ganks sem sentido.

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Vídeo Game / Re:WoW
« Online: Outubro 30, 2011, 12:46:49 am »
Não entendo que diacho de adrenalina tu sentiria com alguém 50 níveis acima passando e te matando aleatoriamente, e o jogo não te dando absolutamente nenhuma forma de revidar. Pior ainda se ficar de corpse camping. Isso é comportamento de quem tem problemas sociais sério, é uma pena que o jogo dê todas as ferramentas pros griefers fazerem a festa.

Infelizmente nem sempre a pessoa tem tanta liberdade assim pra jogar em um server não-pvp; vide o próprio fato de os brasileiros terem presença forte apenas em 2 servers, e ambos são PVP.

Mas essa discussão de PVP vs. no-PVP é meio longa e polêmica demais pro meu gosto, prefiro só acreditar que temos um ponto de concordância: World PVP é mais legal quando os dois lados são relativamente equilibrados e têm chances de matar um ao outro, certo? E o jogo vai sair ganhando se a Blizz incentivar esse tipo de World PVP no MoP.

Um LEVE sinal de que vai melhorar isso ela já deu: diferença de níveis entre personagens PARECE que vai ser menos drástica, então talvez diminua o que temos agora, em que poucos níveis de diferença tornam um personagem simplesmente imortal diante de outro.

3784
Vídeo Game / Re:WoW
« Online: Outubro 29, 2011, 02:00:58 pm »
Eu parei de jogar há 5 meses, mas continuei acompanhando os blogs que lia quando jogava, pra saber quando/se haveria alguma coisa nova que valha a pena conferir. Então sim, com certeza repito relatos que vejo em blogs, mas são relatos que batem com aquilo que eu via pessoalmente em jogo.

E com certeza, assim como WoW não é perfeito ele também não é um jogo ruim. Tem muita coisa boa nele, o motivo pra eu reclamar tanto desses problemas específicos é que eles me "impedem" de curtir as partes do jogo que eu gostava.

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Mas o foda de Word PvP é que SEMPRE tem gank, sempre!

É nisso que eu me refiro sobre "pensar fora da caixinha". Sempre tem gank apenas porque o design do jogo é feito pra sempre ter gank.

Seria facílimo acabar com ganks, e tem várias formas diferentes de fazer isso. A mais simples de todas é: você não consegue causar dano em alguém com 5 ou 10 níveis de diferença do seu personagem. Ou pode matar normalmente, mas sofre penalidades (perde pontos de Honor, fica com um debuff pesado por 1 hora, ou fica aparecendo em vermelho no mapa pra todos os caras da facção oposta que quiserem se vingar... esse seria bem divertido!).

O gank não é inevitável, ele é estupidamente fácil de combater, mas só se a Blizzard QUISER tirar os elementos antiquados de design que incentivam ele. Só que eles nunca deram bola pra isso.

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Vídeo Game / Re:WoW
« Online: Outubro 29, 2011, 01:43:11 am »
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Não disse o contrario. Disse que dá pra fazer e é feito. Se tu não faz é problema seu, mas não da pra reclamar. "Poxa, eu queria tanto ter feito todas as quests do WoW".

É quebrado sim, a ideia era fazer esse conteudo rápido, e isso já vinha do WotLK, não casou nem um pouco bem com as mudanças do Cata. Simples!

Nossa cigano, é difícil falar contigo. Tenta ler as coisas que eu escrevo, cara. Não tô dizendo que "queria tanto ter feito todas as quests do WoW". Tô apontando uma série de coisas que tornam o leveling game corrido demais e fazem os meses (anos?) de design que colocaram no remake de Azeroth serem muito mal aproveitados. Tu me dizer que isso não é problema, afinal tem alguns (0,001%?) que adoram ficar fazendo quest cinza sem ganhar XP nunca... fica difícil manter a conversa.

WotLK não era corrido assim não. A expansão tinha 10 níveis de conteúdo novo, com uma liberdade enorme na escolha de quais quests fazer e em que ordem, da mesma forma que a BC foi. No Cata encurtaram pra apenas 5 níveis (TODOS CORRÃO PRA FAZER RAIDDDDD) e as quests são tão lineares que é um PORRE fazer a mesma área com dois personagens diferentes, porque vai ser exatamente a mesma experiência.

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Mas da pra acompanhar com quem tu upa, se tu ta na frente para e faz outra coisa ate ele te alcançar, se é o contrario, ele que va upar herbalism e te espere. Agora se a diferença é grande demais, ae cês não tão upando junto!

Tá, agora vamos sair um pouco da caixinha, experimenta abrir tua mente pra possibilidades bem diferentes do que wow te acostumou. É bom pro jogo ter esse monte de empecilho pra 2 pessoas jogarem juntas? A ponto de (caso real) um casal que está jogando juntos não conseguir progredir direito porque ela pegou Herbalism, e o XP extra pegando ervinhas era o bastante pra rapidinho ficarem com 3 ou mais níveis de diferença, mesmo fazendo as mesmas quests? E se um amigo passa 2 meses sem jogar e depois quer voltar, mas nesse tempo já estão com 20 níveis de diferença? Se eles tentarem montar um grupo, o de nível baixo não vai nem arranhar os monstros que o de nível alto mata. Se um está online e outro não, fica impedido de jogar pra não desequilibrar tudo. Não tem um jeito melhor de fazer isso?

Tem, claro que tem, e o WoW tá perdendo tempo em não copiar as ideias certas de outros jogos. Pode ser o sistema de "sidekick", onde o nível de poder dos personagens é nivelado quando estão em grupo, assim todos podem jogar no mesmo patamar. Pode ser diminuindo o power creep exagerado (sério, QUEM PRECISA DE 90 níveis? Ainda mais que o jogo "de verdade" só começa no nível máximo). Pega como exemplo Guild Wars, onde é rápido chegar no level cap, e depois disso a evolução do personagem é lateral e não vertical (você ganha opções diferentes de build pra variar o seu jogo, e não simplesmente +HP +DANO +MANA ad infinitum). Hoje em dia tem muitos jogos populares que são "pick up and play", tem um amigo online? Bora jogar, não tem nada impedindo! Sem frescura de ter que ser do mesmo nível, de ter que jogar em horários sincronizados, etc.

Nota que pelo menos essa é uma falha que eles PARECEM ter percebido, e vão mudar a curva de evolução dos personagens pra que a diferença de nível não seja mais tão gritante. Não resolve, mas ajuda.

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Ah tá, então tu ta reclamando que durante o farm tu não conversa sobre a vida e não tem "discurso existencial no fim da Dungeon?"

Não cara, eu não acho que os Orcs deviam ter penas! Por quê tu tá dizendo isso? Tem nada a ver com o conceito da raça. Que ideia boba!

Ah, desculpa, mas foi tu que começou. Se tu vai responder distorcendo o que eu escrevo, vou fazer o mesmo contigo.

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Cara, LFD é FARM. Não tem que ter papo, é entrar, bater, ninjar catar loot.

Se tu quer uma instancia com amigos otimo, porque a porra do LFD só funciona a cada 24 horas, então se tu foi e não caiu o que tu quer, vai ter que voltar lá por outro caminho. Saca aquele pessoal chamando pra farm no trade chat? É isso. Ali tu encontra um monte de nego maneiro nesses grupos.

LFD não tem limite nenhum de 24 horas, a única limitação é que tu só ganha o bônus extra por Random (badges) uma vez por dia. Mas tu pode usar eles quantas vezes quiser, seja random ou seja escolhendo a instance.

E bem, se tu tivesse lido o que eu escrevi, perceberia que "o pessoal formando grupo no trade chat" é justamente o que o LFD veio pra estragar. Grupos formados dentro do próprio servidor têm várias vantagens, em especial o incentivo a conhecer outros jogadores e formar amizade com eles, o que está cada vez mais raro na cultura atual de LFD (e só tende a piorar no LFR, de acordo com o que os beta testers têm revelado). Mas aí eu já tô repetindo coisas que já disse, pra variar.



A propósito, comentei no post anterior que deviam voltar a incentivar os eventos de World PVP como nas city raids do começo do Cata, né? Pois então, parece que eu cantei a pedra, hoje a Blizz anunciou que pretende fazer exatamente isso. XD

http://inanage.com/2011/10/28/conquest-from-world-pvp/

Resumindo:

- World PVP vai dar Conquest Points
- Alliance e Horde vão ter cidades separadas, sem áreas de Sanctuary
- Essas cidades não vão ter guardas elites invencíveis
- Pra fazer queue nos PvE Scenarios tem que estar em um local específico do mundo (tipo quando você tinha que ir pessoalmente até o BG pra poder entrar). Ou seja, mais um lugar propício pra World PVP. :P

Engraçado, né? Eu adorei essa notícia, mesmo sendo um cara que geralmente detesta World PVP.

Porque o que eu detesto não é exatamente World PVP, e sim ganking. World PVP entre personagens equilibrados é emocionante, já passei horas matando e sendo morto pela facção oposta em lugares apropriados. É divertido pacas! O único problema é gank, quando um personagem de nível alto ataca um de nível baixo que não tem chance de defesa, simplesmente porque o jogo decidiu que 10 níveis de diferença = personagem invencível. Eu creio que não preciso explicar os problemas disso.

Mas SE a Blizz colocar o World PVP de volta no mundo do jeito certo (por exemplo, tirando Conquest Points de quem fizer gank, dando incentivos pra formação de grupos e ataque a áreas dinâmicas fora de instances - tipo aquela ilha voadora em Nagrand, por exemplo)... pode sair algo muito bom daí.

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Vídeo Game / Re:WoW
« Online: Outubro 28, 2011, 08:09:24 pm »
Er... Não sou não!

Tem guildas inteiras que só fazem conteúdo low, nem compram expansões pra ficar ali pelo tempo necessário. É um estilo de jogo.

Essas guildas são exceção também, ué. O fato é que o jogador comum não vai ficar fazendo quests por horas a fio sem ganhar XP nenhum por isso. E o jogo, como está configurado agora, leva inevitavelmente a isso, mesmo que o vivente não tenha nenhum Heirloom e nem sequer use Rested XP Bonus ou o XP ganho com herbalismo/mining...

Simplesmente erraram a mão na hora de equilibrar o leveling game. Tiveram todo o trabalho pra refazer o mundo do 1-60, e a maior parte é desperdiçada.

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Aliás, outro problema grande no leveling atual é a linearidade, especialmente no 80-85.  A liberdade de escolher em que ordem completar as quests dessas áreas ficou castradíssima. Exageraram absurdamente no uso de phasing.

A Blizz errou na mão feio aqui. Eles deram muitas chances pra upar rápido, mas esqueceram que deram mais quests pra serem feitas. Ficou estranho realmente, mas logo quando saiu o cata com todas as mudanças, me lembro de ter feito o Barrens duas vezes com chars diferentes e upado em quests quase  todas diferentes. Gostei, mas ficou um gosto de "Acho que não era essa a ideia" na boca.

Mas passou de 68 fica meio padronizado o up mesmo, pena, a receita era a mesma do WotLK, mas lá funcionou, no Cata não!

Outro problema grande dessa linearidade é que dificulta ainda mais pra se jogar com amigos (algo que os MMOs deviam facilitar e incentivar!). Com quests tão lineares, é FACÍLIMO você não conseguir jogar em grupos com alguém porque estão em pontos diferentes da série rígida de quests que tem que ser feitas na ordem certa. Raios, às vezes tu não pode nem VER o teu amigo no mapa, por causa da porcaria do Phasing! Aconteceu comigo e com o Pichu quando tentamos upar juntos no Cata, por exemplo.

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A Blizzard é uma puta, esse é o ponto. Ela arreganha as pernas pra quem paga mais, e quem paga mais são os jogadores de fim de semana. A proposta do DK era foda, envolvia milhares de sacrifícios do jogador, hj qualquer um tem. Idem no LFD, as heroic eram pra players hard core, passou um tempo, todo mundo fazia. Sinceramente não vai mudar, eu odeio isso, mas não vai mudar. E eles estão certíssimos, é quem paga a maior parte do salário deles afinal!

No papel, a Blizzard faz uma porrada de mudanças com a intenção declarada de "tornar o jogo mais acessível pros casuais". Só que na prática não é bem isso que acontece. Olha as heroics difíceis demais no começo, que destruíram random groups. Aliás, o mero fato de tentar empurrar todo mundo pra fazer raid (que é o tipo de conteúdo que hardcore gosta), já mostra que não tinham a menor ideia de como tornar o jogo mais "acessível"... tem vários blogueiros que dão evidências que a maior parte dos designers atuais é raider e não consegue enxergar nada além das raids que fazem semanalmente, por isso o foco do jogo tá tão míope pra esse lado. Eu não duvido que seja verdade.

MAS algumas das coisas anunciadas pro Cata dão a impressão de que parecem ter acordado!

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Mais uma vez tenho que descordar, o jogo SEMPRE foi assim. Ate quando agente procurava dungeon no Chat era assim. Tu encontrava uma meia duzia de bons jogadores, adicionava na friend list, sempre que logava tentava fazer uma dungeons com eles (de preferencia um tank ou healer, e se fosse um DPS true tbm), mas antes do 50 os niveis já estavam distantes, não rolava mais e vc voltava a ver ele depois de alguns meses quando tava parado em alguma main city trocando wisp com alguem pra comprar um item raro e tu via ele passando.

Sempre foi assim meu fio! Sempre!

Mas tu faz amigos pra sempre ali. Sandro é um guri gaucho que encontramos num BG, por sorte já que BG junta os servers dos BattleGroups, migrou com agente de server todas as vezes, amigão (ia ate no churrasco que não teve e fui no Sul atoa só tinha o Argh e todo mundo sabe que o argh não vale nada! :P). Salvei de um grupinho de ganker o Murilo, ate hoje agente fica falando asneira pelo msn de wow, e já planejamos uma provavel migração pra servers BRs. Ri litros com o Mike, em instancias no TBC, um dos raros BRs que achei no primeiro server que estive. Aprendi como um War pode ser mal no PvP com Diabos, o cara moia todo mundo que duelava com ele (só vi perder uma vez), tenho a ID dele na minha lista de amigos e sempre que tem patch agente troca figurinha (meu Main é um War graças a ele).

A lista continua, mas da pra sacar que o jogo não valoriza lobo solitário, se tu não tem bons amigos tu não vai muito longe não!

Cigano, eu acho que tu não entendeu bem o que eu disse. Isso que tu descreveu (de formar grupo pelo chat, se comunicar e conhecer jogadores do próprio servidor, criar amizades e encontrar guildas) é justamente uma das coisas que eu apreciava no WoW antes do LFD!

E é exatamente isso que eu digo que o LFD tá matando, porque mudou totalmente a cultura dos grupos. Não tem nenhuma conversa entre os jogadores antes de entrar no grupo, DURANTE a dungeon o padrão é entrar mudo e sair calado, isso quando não acontece algum wipe e aí vira uma festa de palavrões e vote to kick... E mesmo que aconteça um dos raros eventos milenares em que tu cai em um grupo aleatório bom e os jogadores acabam se dando bem entre si, provavelmente tu nunca mais vai ver eles, pois são de outros servidores. Ou seja, aquela integração ali serviu pra bosta nenhuma.

Bom, dá uma olhada só nesses dois posts dessa semana mesmo, eles te dão exemplos dos problemas graves do LFD:

http://blogs.raiders-guild.org/2011/10/evolving-the-guild-grouping-tools/
http://thegrumpyelf.blogspot.com/2011/10/mechanics-are-bad-for-community.html

3787
Vídeo Game / Re:WoW
« Online: Outubro 28, 2011, 02:23:21 am »
LFG era ótimo no Wrath, porque quando foi lançado as heroics já tavam em farm e eram todas rápidas de fazer, então era só um passatempo sem stress. No Cata é que a coisa degringolou de vez, tanto que começaram a rebolar pra nerfar as dungeons e dar buff pra random groups.

Das guildas, acredito que tu não tenha visto isso, mas não quer dizer que não existe. :P E o fato de os melhores bonus serem pra fazer raid é irrelevante, perder coisas é perder coisas. Desincentiva totalmente a liberdade de trocar de guilda. Aliás, uma boa adição seria o WoW implementar a liberdade de participar de mais de uma guilda ao mesmo tempo.

Sobre as quests, qual a graça de fazer uma quest onde os inimigos tão cinza e tu não precisa nem apertar um botão pra eles morrerem? Só pra ler o quest text (que a maioria pula de qualquer jeito? :b ) Se tu gosta, de boa, mas mantenha em mente que tu é exceção.
Aliás, outro problema grande no leveling atual é a linearidade, especialmente no 80-85.  A liberdade de escolher em que ordem completar as quests dessas áreas ficou castradíssima. Exageraram absurdamente no uso de phasing.

Sobre as heroics difíceis, eu tô falando do lançamento do Cata. Não lembra do Ghostcrawler postando no blog um baita choramingo de "as dungeons não são difíceis, l2p" e menos de um mês depois fazerem um nerf PESADO nas heroics? As heroics foram equilibradas pra um grupo de guilda fazer, pra LFD eram um desastre. O que é incongruente, já que o foco total foi em fazer o LFD emplacar.

Sobre o jogo solitário, o WoW não ERA assim, mas com o LFD e logo o LFR, é isso que ele tá virando - um jogo onde o cara loga, entra no LF*, espera alguns minutos e faz uma dungeon ou raid aleatória com um punhado de desconhecidos de outros servidores, que nunca vai ver de novo, e onde a comunicação se resume a "gogogo, buff pls, afk, gg". O senso de comunidade vai sumindo aos poucos.

Por fim, não acho que o meu gosto seja diferente do que o WoW traz(ia). Já me diverti pacarai com ele, mas o clima de quando eu comecei a jogar na BC era diferente demais do que é hoje. Não que tudo fosse melhor, claro. Minha fase preferida ainda foi de longe o Cataclysm pré-Tournament, e embora muitas coisas tenham melhorado desde lá, um número maior de coisas que eram boas foi perdido. Eu espero que a queda no número de jogadores e a concorrência forte que vai ter com SWTOR e GW2 impulsionem a Blizzard a consertar muitas das cagadas do Cataclysm. Vamos ver.

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Vídeo Game / Re:WoW
« Online: Outubro 27, 2011, 11:45:50 pm »
OK, vamos por partes.

Sistema de grupos: O LFD é ruim, ruim demais, é só comparar com o sistema de LFG do DDO por exemplo. Fazer dungeons random é tão frustrante e com chances tão altas de pegar um grupo podre, que não precisa mais que 5 segundos no google pra achar posts imensos explicando os problemas de design dele. Mas posso falar mais sobre isso se você quiser. (Dica: o anonimato incentiva a serem cuzões com o grupo, diminui muito a chance de conhecer outros jogadores do mesmo server, incentiva demais a mentalidade GOGOGO PULL LOL e gera grupos que mal interagem entre si...)

Sistema de guildas: O esquema de guild perks estragou demais o sistema de guildas, que antes funcionava bem, por mais básico que fosse. Guild perks criaram a aberração que são as guildas de 1000 integrantes anônimos, que estão na guilda só pelos perks... e matou as guildas sociais de menos integrantes, porque elas levam uns 10 anos pra conseguir os mesmos perks que um exército de zerglings mudos ganha de lambuja. Além disso, tem o grind retardado de "reputação com a guilda", quem teve essa ideia só podia estar usando drogas muito pesadas. Ele castra a liberdade do jogador trocar de guilda até encontrar uma com o ambiente que se identifica. Saiu da guilda? Perdeu a maioria dos perks e vai levar semanas até conseguir recuperar eles.

Sobre PvE: o leveling game atual é chato sim, cara. Muito chato. Citando um ótimo blog, "níveis 10-60 no Cataclysm você dá um espirro e metade dos mobs do mapa caem mortos". Aquilo que eu já repeti algumas vezes: do que adianta refazer o mundo inteiro de jogo, se você ganha XP tão rápido que mal consegue aproveitar metade das quests de cada área antes delas pararem de dar XP? Sem contar que os mobs caem como moscas e não tem desafio nenhum na maior parte do tempo, tirando algumas poucas classes em níveis bem baixos.

Mas endgame é pior porque se restringe APENAS a heroics e raids. Praticamente 100% dos recursos de desenvolvimento depois que o cataclysm foi lançado foram pras raids e um par de heroics novas (e olha que são conteúdo reciclado...). O pior é que até uma boa parte dos raiders mais fiéis se cansou rápido disso, porque as heroics foram dificultadas demais no começo, ficaram longas demais (quase 2h pra fazer uma heroic é pra matar o palhaço) e acelerou demais o ciclo de matar boss - ganhar equipamento - sai raid nova - equipamento fica obsoleto. Quando a guilda fica 2 meses batendo cabeça na parede pra matar os bosses e 1 mês depois vê que saiu raid nova e aquele equipamento que conseguiu já perdeu o valor simbólico, o sistema começa a se canibalizar.

O endgame podia ser tanto mais que isso. Podia ter zonas dinâmicas pra serem contestadas entre as facções, como Guild Wars. Podia incentivar mais as invasões de áreas específicas no World PVP (lembra quando lançaram o sistema de achievements, e todo dia tinha raid tentando matar os líderes das facções pra ganhar a montaria? ERA LEGAL DEMAIS! Até eu que não dou muita bola pra PVP participava de ataques, e ajudava a defender a cidade. É só fazer isso em áreas que não atrapalhem quem está usando AH/trainers/etc). Podia voltar a ter um mega evento tipo An'Qiraj, com todos os jogadores do server contribuindo pra uma meta específica. Podia ter objetivos PvE que não dependam de montar um grupinho padrão e entrar numa dungeon pra matar boss. Ops, esse eles estão prometendo fazer! Taí um bom sinal. Mas não precisava ser só instanced, esse é o tipo de evento que incentivaria interação e cooperação entre os jogadores, algo que tá cada vez mais raro no WoW. Esse modelo sem instance funcionou MUITO bem no Rift (é basicamente o maior elogio que o jogo sempre recebe). Você está ali numa área fazendo um evento, aparecem 2 ou 3 outros jogadores e vocês começam a se ajudar, se bobear no dia seguinte topa de novo com os mesmos jogadores... é aí que nascem amizades in-game, facinho.

Aliás, isso é o grande problema do WoW, ele é um ótimo jogo pra jogar "sozinho no meio da multidão". E um MMO assim deixa de incentivar justamente o que mais daria longevidade a ele. Um MMO pode ter todos os defeitos do mundo, mas se você tiver feito boas amizades dentro dele vai provavelmente continuar jogando sem que isso incomode muito. WoW não dá atenção pra isso. Ele faz muito pouco, quase nada, pra "empurrar" os jogadores a interagirem e formarem ligações duradouras. Acho que o novo Raid Finder tem um potencial horrível pra piorar isso ainda mais. Vamos ver.

Não me entendam mal, eu não tô dando a nova expansão como morta ainda. Ela tem algumas mudanças na direção certa (os PvE Scenarios, o suposto foco maior em atividades fora de raids/heroics, a transmogrification que já é algo que devia ter vindo há anos...). Só que até agora os designers não deram muuuitos motivos pra confiança. Qualquer otimismo que eu tenha, por enquanto, é cheio de cautela.

3789
Vídeo Game / Re:WoW
« Online: Outubro 27, 2011, 07:58:13 pm »
Porque é um jogo, né? COMO você avança a guerra sem que um dos lados se sinta prejudicado, como jogadores?

E foi mal, mas os Pandaren já existem faz MUITO tempo. Antes mesmo do que Kung Fu Panda.

Sobre a guerra, eu me refiro ao enredo e PvE, não exatamente PvP. O pouco que o enredo avançou nesse sentido no Cataclysm foi em direções meio bestas (especialmente com os líderes das facções), mas o mais grave é que as coisas interessantes que aconteceram (em Ashenvale, por exemplo) foram sufocadas pelo leveling game estar totalmente quebrado (atualmente, antes de fazer 50% das quests de uma região você já está num nível tão alto que nada mais lhe dá XP...).

Quanto aos Pandaren, sim, existiam há anos... e há anos a Blizzard jurava de pés juntos que não, nunca iam colocar essa raça no WoW.  :b

Mas repito que nem WoW Fu Panda nem PokeWoW me impediriam de jogar e gostar do jogo, SE a parte central do conteúdo que me interessa melhorasse (leia-se: sistema de grupos/guildas, e conteúdo endgame para PvE).

Eles tentaram fazer isso em Wintergrasp e Tol Barad, mas é que nem o ciggi disse, o sucesso varia de realm para realm.

O problema maior não é a variação entre as facções, o problema sério dessas duas regiões era de design mesmo. Especialmente Tol Barad, que teve alguns fiascos inacreditáveis nos primeiros meses (lembra quando a blizzard caiu no desespero devido ao ataque/defesa serem desequilibrados, e resolveu dar 10x mais Honor pro time que estivesse atacando? Foi uma festa geral de gente perdendo de propósito na defesa pra ficar no ataque logo).

3790
Vídeo Game / Re:WoW
« Online: Outubro 27, 2011, 01:26:16 pm »
"Foco em PVP" é uma ideia bem idiota. A guerra entre Horda e Aliança é mais parada que a horda goblinóide de Tormenta.

De qualquer forma, achei WoW Fu Panda e PokeWoW dois anúncios ridículos, mas relevo isso se na expansão (ou de preferência antes dela) melhorarem o sistema de grupos e guildas.

3791
Vídeo Game / Re:O que voce esta jogando?
« Online: Outubro 27, 2011, 01:25:28 pm »
Eu tô jogando Dungeon Defenders quando sobra um tempo, e porra, ADOREI. E nem joguei online ainda.

Só sugiro muito pra jogar solo fazer um Apprentice ou Squire, e focar toda a evolução do personagem em deixar as torres mais fortes, porque fazer um build focado no dano do próprio personagem só faz sentido pra jogar em grupo (aí você pode deixar outro jogador fazer as torres).

Jogando solo eu já me diverti litros, quero ver quando jogar em grupo!

Ah, dica importante, criem um personagem online (Ranked, via Trendynet) como seu principal, porque aí é nos servidores oficiais, tem proteção contra cheat, pode participar dos eventos e tal. Personagem criado localmente não pode ser usado nos servidores oficiais (mas local pode usar mods quando saírem mapas novos, é bom pra treinar se não tiver uma conexão pra internet na hora, etc.)

Não estou jogando ainda, mas acabei de ser avisado que ganhei o Sanctum(promoção, sugerir novas torres e tal). ATÉ QUE ENFIM! Estou louco para jogar, mas esperando as Keys ainda.
Então já pergunto: alguém com sanctum no steam afim de umas partidas? Dicas para um jogador de primeira viagem?

Tamo ae. Me dá um grito no Steam durante o fim de semana.


3792
Vídeo Game / Re:WoW
« Online: Outubro 22, 2011, 02:07:17 pm »
Aliás, uma curiosidade, pra jogar WoW pagando a mensalidade BR é obrigado a usar o cliente com idioma BR?

3793
Vídeo Game / Re:WoW
« Online: Outubro 22, 2011, 01:26:23 pm »
É tipo... uma quest em grupo. Dentro de uma instance. Onde provavelmente vai ter NPCs pra completar o grupo se não tiver tank ou healer (dizem que pode ser feito em 3 pessoas independente de spec).

3794
Vídeo Game / Re:WoW
« Online: Outubro 22, 2011, 01:12:20 pm »
Nova Raça:
Panda.
Nova classe:
Monge.
Piada obrigatória:
(click to show/hide)

Diablo de Graça: Sim, Diablo vai sair de graça pra quem tiver a anuidade do WoW.

Sim... SE você fosse pagar as mensalidades avulsas. Porque sai mais barato comprar 2 assinaturas semestrais e Diablo 3 avulso, que comprar esse pacote com Diablo 3 "de graça". :P

Employee #2: Wait a second! Reading that small print on your presentation, the twelve months seem to be treated like 12 times one month. That is 12x12.99 Euros. That is 155.88 Euros. But if the players ordered two six months periods they would only have to pay 2x65.94 which is 131.94 Euros!

Consultant: Apparently the payment model isn't obscure enough. I will have a word with that junior consultant later on. Thanks!


Fonte:
http://nilsmmoblog.blogspot.com/2011/10/at-blizzard-hq.html

3795
Sistemas & Cenários / Re:[D&D] O que você gostaria de ver na 5e?
« Online: Outubro 15, 2011, 12:36:11 pm »
Essa parte dos níveis eu já tinha comentado umas duas semanas atrás, com uma pergunta que ainda não encontrei resposta: existe algum lugar online onde os designers tenham comentado ou explicado a decisão de mudar de 20 para 30 níveis nos livros básicos? Porque eu não vejo vantagem nenhuma nisso. Faz com que gere muito mais conteúdo "enche-linguiça" pra cobrir todos os níveis de cada maldita classe nova que lançam, além de contribuir pras listas de poderes que comem um espaço absurdo nos livros, estourarem completamente a matemática do sistema de perícias e atributos...

Publicano, quem gosta de aventuras semi-cósmicas e quasi-fenomenais tem direito sim, mas... isso não precisa fazer parte do jogo básico. Podia bem ser lançado em um livro separado, como na 3e (ei, é melhor pra eles também, mais desculpa pra vender livros e material adicional!).

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