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Posts - Macnol

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Vídeo Game / Re:Mais Dwarf Fortress, menos Modern Warfare..
« Online: Dezembro 04, 2011, 05:29:34 pm »
Eu quase citei Crysis no meu post anterior, mas achei que ia me estender demais.

Sim, ele é relativamente linear, mas dá as ferramentas pra cada um jogar de uma maneira diferente. Como o jogo era programado de forma a reagir adequadamente a essas escolhas inesperadas, e não simplesmente forçar o jogador a realizar os objetivos de um jeito predeterminado, é bom bom exemplo.

Um exemplo um pouco mais insólito que me ocorreu é o primeiro Command & Conquer, um dos primeiros jogos que joguei no PC, muitos anos atrás. Era o computador de um primo, e ele não tinha o jogo completo, só um demo com as primeiras fases. Como não foi difícil terminar essas fases, mas não tínhamos como prosseguir para as próximas, começamos a brincar nas primeiras fases só procurando coisas diferentes pra fazer - ao invés de matar todos os inimigos, prendê-los em barricadas de sacos de areia e construir bases elaboradas enquanto nosso "refém" não podia fazer nada. Depois disso, criando labirintos por onde alguns coitados tentavam fugir... ou fabricando enxames de tanques de guerras caros pra explodir tudo de uma vez... ou tentando passar a fase convertendo todos os prédios inimigos com uma gangue de espiões ao invés de destruí-los.

O conteúdo do demo era bem limitado - só 2 ou 3 fases diferentes, se jogadas da forma normal - mas rendeu horas e horas de jogo variado usando apenas as ferramentas básicas do jogo de forma inesperada. Acho que serve como exemplo positivo de Emergent Gameplay.

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Vídeo Game / Re:Mais Dwarf Fortress, menos Modern Warfare..
« Online: Dezembro 04, 2011, 03:14:27 pm »
E eu concordo concordadíssimo com os dois.

Mas essa conversa não aborda o assunto principal do tópico. :P

"Emergent gameplay" tem a ver com histórias, mas não se resume a elas.

Pense em um Heavy Rain, por exemplo. Ele permite que o jogador mude muito o rumo da história, inclusive fazendo com que protagonistas morram e assim o enredo seja bem diferente. Mesmo assim, o valor de Emergent Gameplay nele é zero. A "liberdade" do jogador se resume apenas aos pontos específicos em que os designers decidiram que seria possível mudar alguns eixos da trama, nada mais.

Emergent gameplay é algo bem diferente. É dar as ferramentas para o jogador poder fazer coisas inesperadas, não só aquilo que os designers planejaram que fariam. E deixar cada jogador agir de maneira diferente dentro do mesmo jogo.

GTA3, por exemplo, deve grande parte do sucesso atual da franquia ao emergent gameplay que proporciona: quantos e quantos jogadores não deixaram as missões de lado e simplesmente saíram pelo mundo roubando carros, matando pedestres, explodindo coisas e provocando a ira do FBI? Isso é emergent gameplay. Dane-se a história - o jogador não faz nem questão de saber se o protagonista tem um nome, nesse caso. Interessa é a liberdade de fazer coisas diferentes e ver o mundo de jogo reagir a isso de forma dinâmica.




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Off-Topic / Re:Belo Monte - Anúncio de uma Guerra
« Online: Dezembro 04, 2011, 02:36:24 pm »
Não. O Cigano estava falando do Chacoalhapêra, o primo não-tão-famoso de Shakespeare. Os textos dele são surpreendentemente profundos.

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Vídeo Game / Re:CAPITÃES DE AREIA
« Online: Dezembro 03, 2011, 03:59:55 pm »
Idem.
Exceto que tem uns trechos tristes pacarai, então não é exatamente o tipo de coisa que eu associaria com jogos infantis. Mas, sabendo usar o cenário, rola.

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Vídeo Game / Re:CAPITÃES DE AREIA
« Online: Dezembro 03, 2011, 03:51:48 pm »
"Porreta Games", XD.

A iniciativa parece bem legal, desejo sucesso pros caras!

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Sistemas & Cenários / Re:[3.5] Como se mata/derrota um fantasma?
« Online: Dezembro 03, 2011, 01:50:17 pm »
Já usei um fantasma com um grupo de segundo nível na 3.x, mas ele não foi derrotado definitivamente em combate, e sim fora dele. A solução naquela aventura foi resolver a causa que tinha feito o fantasma começar a atormentar o lugar.

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Off-Topic / Re:Belo Monte - Anúncio de uma Guerra
« Online: Dezembro 03, 2011, 12:03:37 pm »
Então, se tu entende que eu não desqualifiquei o que ela disse e sim como ela disse, espero que não tenha acontecido nenhuma rasteira intelectual aqui.

Citar
Não sei se tu percebeu que 100% dos que postaram aqui concordam com a construção dela

Tchê, não exatamente. Eu discordo (e tiro sarro) de quem se deixou levar pelo vídeo dos Globais pra ficar contra a construção dela, mas minha posição sobre a construção em si é, por enquanto, de indiferença parcialmente informada.

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Vídeo Game / Re:Terraria (Tópico oficial)
« Online: Dezembro 03, 2011, 11:54:38 am »
O segredo pra matar ele é ONDE enfrentá-lo.

Construa uma arena elevada (pre evitar os zumbis do chão) com 4 ou 5 fileiras de Wooden Platforms. De preferência, bem longas, pra você ter espaço pra correr das investidas dele. Depois é só ter uma boa arma de ataque à distância (shuriken, flaming arrows, ou melhor ainda, musket) com munição sobrando e correr pro abraço.

Aqui tem uma screenshot da arena que eu usava, clique pra aumentar:
[hs width=600]http://cloud.steampowered.com/ugc/650998799286893839/F65549A508784CC50E605030F93BEA1C2ED2DA39/[/hs]


EDITADO para adicionar: Informações úteis pra quem sentiu que o jogo ficou meio pesado depois do update:

http://www.gamingreality.com/2011/12/terraria-common-issues-fixes-lag.html

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Vídeo Game / Re:Mais Dwarf Fortress, menos Modern Warfare..
« Online: Dezembro 03, 2011, 11:53:32 am »
Concordo com essa opinião quase que totalmente. Até já tinha expressado algumas visões parecidas no tópico sobre enredos envolventes, acho.

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Off-Topic / Re:Belo Monte - Anúncio de uma Guerra
« Online: Dezembro 03, 2011, 11:00:22 am »
Lanzi, esse é um caso onde o grande objetivo é informar e mudar (ou reforçar) a opinião da maior parcela possível da população sobre o assunto. Então a forma da mensagem é no mínimo tão importante quanto o conteúdo dela. Argumentos verdadeiros ditos de forma pouco atrativa são menos úteis pra "causa" que argumentos idiotas ditos por "otoridades" globais mas que os expõem de forma clara e convincente (mesmo que sejam mentiras). Por mais que eu concorde com alguns argumentos dela, não é o tipo de link que eu espalharia no facebook, por exemplo, por achar que o poder de persuasão é muito baixo. Desculpa Lanzi, mas você já deve estar habituado a ler textos com linguagem e estilo similares, eu sei que eu vi muitos semelhantes na faculdade*, então pode estar dessensibilizado pros traços que tentei apontar.

* OK, os da faculdade costumavam ser bem piores, porque muitos deles eram só retórica pobre SEM argumentos bons por baixo, que não é o caso aqui.

Mas não faço questão de continuar nessa linha de conversa, já fiz minha crítica (construtiva, espero) e esse assunto ainda tem muita água pra rolar.

Um argumento que ela não abordou a fundo, e eu acho interessante - não só no caso da Belo Monte, mas na discussão sobre aquecimento global como um todo - é a parte de esclarecer os custos ambientais agregados a cada forma de geração de energia, e o quanto isso mudaria os incentivos econômicos a usar determinadas tecnologias se fossem realmente incorporados aos custos dos produtos, e não subsidiados pelos governos.

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Linha Direta / Re:GASTOS, DOAÇÕES, E PRESTAÇÃO DE CONTAS
« Online: Dezembro 03, 2011, 03:21:29 am »
Post atualizado com doações de Nibelung e Assumar. Desculpem a demora no reconhecimento, caras.

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Off-Topic / Re:180 graus. Vida e morte nas decisões e opiniões
« Online: Dezembro 03, 2011, 12:45:20 am »
Andherson.

Esse vídeo é dos mesmos caras que fizeram uma das maiores pérola de estupidez que já saíram da boca de um cristão criacionista:

bananas são a criação de deus (legendado pt-PT)

Isso já é o bastante pra eu automaticamente descartar qualquer coisa que eles tenham a dizer.

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Vídeo Game / Re:Terraria (Tópico oficial)
« Online: Dezembro 02, 2011, 11:05:13 pm »
O grau de iluminação das tochas tinha sido reduzido um pouco há um bommmm tempo, na época que eu criei meu segundo personagem. :P

Pô, adorei o esquema de poder decidir que NPC vai morar em cada lugar! Era um troço que a comunidade já tinha sugerido há algum tempo.

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Vídeo Game / Re:Terraria (Tópico oficial)
« Online: Dezembro 02, 2011, 12:11:02 pm »
Precisar, não precisa; ele aparece aleatoriamente depois que tu passa de uns 200 Max HP. Mas é mais fácil invocar com as Lenses, sim. :)

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Vídeo Game / Re:Mais Dwarf Fortress, menos Modern Warfare..
« Online: Dezembro 02, 2011, 12:40:06 am »
Não é nem só questão do jogo ser copicola um do outro, e sem profundidade; mais importante é a falta de liberdade deles. A maioria dos FPSs recentes são simplesmente corredores onde você vai andando, vendo ceninhas pré-planejadas que sempre ocorrem do mesmo jeito pra todo mundo, atira, anda mais um pouco, mais uma cena que você não pode fazer nada, atira, anda mais um pouco... ai de quem tentar ir numa direção diferente do que o roteiro anda.

Enquanto isso, os games teriam potencial pra fazer muito mais. É só tu ver a quantidade de coisas divertidas que os jogadores conseguem fazer quando recebem um pouco de liberdade pra explorar o mundo de jogo de formas inesperadas.

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