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Posts - Malena Mordekai

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Jogos Sociais / Re:Jogos Sociais: Espaço para discussão e sugestões
« Online: Junho 08, 2012, 01:18:55 pm »
Valeu mesmo, deve ter sido trabalhoso.

Mas vai ajudar bastante aos narradores que querem consultar fontes anteriores, a jogadores novatos a fim de ver o ritmo de jogos passados, etc.

3707
Off-Topic / Re:Qual o melhor navegador no momento?
« Online: Junho 08, 2012, 08:24:25 am »
Comigo era o mesmo que pra Vincer e Banned, mas atualmente tenho preguiça de usar os dois e me atenho apenas ao Chrome.

E sim, tem horas em que manter trocentas abas deixa tudo mais lento, em especial se houverem vários links de vídeos ou de músicas como do Grooveshark pausados.

3708
Jogos Sociais / Re:Máfia das Lendas Brasileiras - Dia 02
« Online: Junho 08, 2012, 08:03:19 am »
É que vc já foi dizendo que era cidadão comum.
Logo, "não faria diferença" pra vc falar que tinha a mesma fraqueza e nos ajudaria a avaliar melhor os outros, pq se a sua fraqueza fosse diferente deles, a alegação da fraqueza absurda deles seria menos crível.

3709
Bom, como eu falei, eu quis fugir do "aberrante" e em termos de jogo nem os mi-go, nem Hastur e seus servos, são aberrações e sim de origem FEÉRICA.

Quando eu postar questões mecânicas você verá que não se limitará a lutar CONTRA esses seres; você pode, por exemplo, JOGAR com um bruxo pactuado com o Rei Esfarrapado, portanto o Símbolo Amarelo sobre aqueles que amaldiçoa e manifestando os miasmas do Lago Hali em volta de si, quando anda mais de três quadrados numa rodada de combate. Ou um bardo que se deixou levar pela magia esquisita da peça O Rei em Amarelo.

Como eu falei, a intenção não é nos prendermos aos limites do horror cósmico -- se no jogo (e em D&D certamente isso pode acontecer) podemos ver isto:



http://tvtropes.org/pmwiki/pmwiki.php/Main/DidYouJustPunchOutCthulhu

Então certamente é impossível invocar de todo o desespero cósmico do Mythos, e estamos numa variação de gênero exatamente como alguns domínios de Ravenloft ou a batalha de mechas de Cthulhutech.

Isso dito, aprecio o feedback e na verdade quando for colocar essa parte mecânica, foi transplantar o texto de "NA DÚVIDA, VÁ AO REINO DISTANTE" pra baixo, para a postagem nova; e fazendo isso provavelmente vou revisar pontos como o que vc mencionou.


EDIT: Tenho que citar minhas fontes de inspiração, não fiz isso ontem. Serve pra quem quiser ter uma ideia mais ampla da tentativa de "adaptação":
De D&D 4e;
* Manual of the Planes
* Heroes of the Feywild
* Underdark
* Dungeon Master's Guide 2
* Open Grave

* Rastro de Cthulhu (especialmente quanto a abordagens díspares e interpretações contraditórias das entidades do Mythos)
* Call of Cthulhu d20 (importante enfatizar o lado d20)
* Lords of Madness (suplemento de D&D 3.x)

* Um Sussurro nas Trevas (conto de HP Lovecraft), para conhecer a origem dos mi-go
* The King in Yellow, Robert W. Chambers; e o tratamento dado a Hastur por August Derleth
* Wikia do Rei em Amarelo:
http://kinginyellow.wikia.com/wiki/Have_You_Seen_The_Yellow_Sign%3F

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[hs width=500]http://images.wikia.com/pathfinder/images/b/bd/Hound_of_Tindalos.jpg[/hs]
Cão de Tíndalos do cenário de Golarion, Pathfinder

O Mythos de Cthulhu é uma zona de conceitos, tramas, entidades e criaturas dentro do gênero de horror cósmico, imaginada a princípio pelo mestre HP Lovecraft e depois por seus companheiros de literatura (inclusive o criador de Conan, Robert E. Howard, e muitos outros como Clark Ashton Smith e Frank Belknap Long, seguidos de vários discípulos nas décadas que passaram, como Ramsay Campbell). Os círculos lovecraftianos criavam como se fossem RPGistas compartilhando material; e no próprio RPG, Call of Cthulhu brilhou antes do Mythos se tornar a mania que é hoje.

Muitos autores e game designers brincaram com o Mythos e o misturaram a diferentes gêneros, gerando coisas como a mescla de anime de mecha Cthulhutech, GURPS Cthulhupunk, bizarrices inspiradas como Whispering Vault e paródias como Pokéthulhu. RPGs nacionais como o lançamento deste ano, o cenário de horror espacial, Abismo Infinito.




Se é para mesclar gêneros e ideias, estamos aí – é este o propósito deste tópico. Não é preciso restringir o Mythos a Call of Cthulhu e Rastro de Cthulhu.

Não é a primeira vez que isso acontece: D&D drenou do Mythos criaturas inspiradas, como o aboleth e o illithid, e o cenário Golarion, do Pathfinder, assume entidades como Azathoth e criaturas como os Cães de Tíndalos como oficiais. O Mundo das Trevas tem uma série de elementos baseados em temas lovecraftianos, como o Abismo de Mago: o Despertar, os idigam de Lobisomem: os Destituídos, as Fadas Verdadeiras de Changeling: os Perdidos, os Centimani e Pandoranos de Promethean: the Created...



Transmutação Pandorana

Como são os sistemas que mais conheço e gosto, me focarei em D&D 4e e o Mundo das Trevas com o Sistema Storytelling.

É necessário entender que cada autor tem obrigação de torcer ou ignorar certos mandamentos do Mythos, quando adapta seus elementos a outros cenários e jogos. Por exemplo, a noção de que a humanidade é uma mosca irrelevante diante dos Deuses Exteriores e Grandes Antigos é, necessariamente, bastante suavizada em D&D. Em MdT isso não precisa acontecer com tanta intensidade, mas tudo dependerá dos objetivos do Narrador, ou do Dungeon Master: ele quer adaptar elementos ao seu cenário, ou quer jogar Call of Cthulhu usando as regras do Mundo das Trevas?

Começarei com o primeiro exemplo que me veio à cabeça: adaptar uma espécie de criatura e uma entidade poderosa do Mythos à cosmologia e ao contexto costumeiros do D&D 4e.



Kalaraq Quori

NA DÚVIDA, VÁ AO REINO DISTANTE
O Reino Distante, uma dimensão aberrante genérica, pouco e vagamente descrita, é origem de seres como os citados aboleths, além de observadores e a fonte que altera outras tantas criaturas similares às do Mythos.
Quase todas as criaturas do Mythos, em D&D 4e, terão uma origem que NÃO a natural. Consecução lógica que a origem aberrante seja a mais comum, mas não necessariamente esse deve ser o caso. Podemos lembrar de Eberron: sim, os terrível modeladores daelkyr são aberrantes (vindos do Plano da Loucura, que é a mesma coisa que o Reino Distante, mas com outro nome); mas os quori do Plano dos Sonhos e os rajás rakshasa são tão inspirados ou influenciados pelo Mythos quanto os daelkyr.
Um bom exemplo de maneira rápida de adaptar um ser ao Reino Distante é aplicar o tema “Those Who Hear”, do Dungeon Master 2; ou um tema de mutações aberrantes de uma Dragon ou Dungeon que não consigo recordar exatamente agora.
Só que eu não serei tão óbvio assim e vou propor aqui uma interpretação menos usual:


[hs width=500]http://images.epilogue.net/users/j-art/Mi_Go_Swarm.jpg[/hs]

MI-GO, os FUNGOS DE YUGGOTH
Os mi-go são criaturas de corpos fungoides e aparência crustácea ou insetoide, muitas vezes exibindo asas membranosas e pinças especializadas, bem como cauda preênsil e seis ou oito patas. Essas criaturas periodicamente instalam-se no mundo natural em postos avançados, vindos de uma região da Agrestia das Fadas conhecida como Yuggoth, tencionando adquirir determinados minérios raros em sua dimensão.
Contam as lendas que os mi-go vêm originalmente de algum lugar estranho no cosmos, mas estão há milênios assentados em Yuggoth e portanto são considerados criaturas feéricas. Yuggoth é um dos cantos mais escuros da Agrestia e abriga construções tétricas e canais subterrâneos sobre uma vegetação na verdade totalmente composta de cogumelos, líquens e fungos.
Os mi-go são odiados por vários clãs de anões, que ressentem-se da prospecção feita pelos mi-go em seus subterrâneos, mesmo que os Fungos não dediquem-se a buscar o ouro e as pedras preciosas que os anões cobiçam. São comuns histórias de terror contando como os mi-go eliminaram anões que invadiram seus postos avançados; menos conhecidas são os contos sobre as capacidades necromânticas dos mi-go, que volta e meia convencem um humanoide inteligente, embora descuidado ou curioso, a passar uma pós-vida encerrado como um cérebro sem corpo, dentro de cilindros arcanos cobertos de runas inefáveis.




Extremamente maliciosos quando observados da perspectiva dos humanoides naturais, os amorais mi-go sentem curiosidade diante da capacidade dos humanos e anões de sonhar e esquecer. Esse é um dos motivos pelos quais capturam espécimes distintos. O interesse alimentar dos illithid por cérebros faz os Fungos evitarem estas criaturas e às vezes batalhas são travadas nas profundezas, pela posse dos cérebros armazenados pelos mi-go. Todo mi-go é capaz de comunicar-se com as raças mais mundanas através de uma telepatia um tanto invasiva, mas gostam de usar seu zumbido alienígena e desconcertante para emular uma voz zombeteira e inumana.
Além de anões e illithids, os mi-go têm como principal inimigo a Irmandade do Símbolo Amarelo, uma absurda ordem arcana de eladrins e drows, dedicada à destruição dos Fungos de Yuggoth e outros tantos objetivos insondáveis.


[hs width=500]http://arcano13.com/fanzine/local/cache-vignettes/L300xH436/king_in_yellow-160e6.jpg[/hs]

HASTUR, o REI DOS FARRAPOS AMARELOS
Uma entidade mascarada surge das névoas esmaecidas às margens de um lago escuro, apesar da luz esquisita e amarelada que emana de lugar nenhum. Assim como a atmosfera que o cerca, a figura veste trapos amarelados, e sua máscara não exibe feições discerníveis. Ai daquele que enxergar a coisa, o horror que se esconde por trás do semblante exterior do Rei em Amarelo, uma entidade arquifeérica sem nome – ou melhor, seu nome não deve jamais ser pronunciado, embora existam menções de uma corruptela, “Hastur”.
A figura traça no ar uma esquisita e inefável simbologia, rasgando os véus dimensionais da Agrestia das Fadas para comunicar-se mentalmente com seus servos na Irmandade do Símbolo Amarelo. K'n-Yan, o reino no Feydark onde se esconde o alto escalão da Irmandade, responde ao contato e obedece as ordens vindas da cidade amaldiçoada do Rei em Amarelo, Carcosa, lugar inencontrável, talvez localizado numa das luas visíveis no céu da Agrestia das Fadas.
Os objetivos d'Aquele que Não Deve Ser Nomeado são ainda mais incompreensíveis que outras arquifadas: supõe-se que quando certa configuração de estrelas for vista nos céus da Agrestia, haveria uma chance da cidade de Carcosa espalhar-se por todo o plano e talvez pelo mundo natural. O Rei Esfarrapado projeta sempre uma aura opressiva de melancolia e autoridade; uma sensação paradoxal de inevitabilidade suicida e conformismo decadente. Talvez um dia todo o mundo esteja envolto por esses farrapos de aura, nobres e miseráveis a um só tempo.
Somente os mais experientes Irmãos do Signo Amarelo ou certos bardos lunáticos que leram a peça proibida, “O Rei em Amarelo”, acabam encontrando Carcosa, mas apenas após perderem os últimos vestígios de sanidade. Os tesouros arcanos e artefatos que podem estar ocultos em Carcosa atraíram mais de um grupo de aventureiros disposto a encontrar um modo de chegar até lá, mas ainda não se conhece história de um grupo que de fato voltou.
Ou talvez um grupo assim tenha existido, mas tenha retornado completamente irreconhecível, dominados pelos delírios do Símbolo Amarelo.




Nas próximas postagens, material mecânico relacionado a esses seres e a sugestões para o uso deles também no Mundo das Trevas. A não ser, é claro, que eu vá parar em Carcosa. Você viu o Símbolo Amarelo...? Então faça um comentário.

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Jogos Sociais / Re:Máfia das Lendas Brasileiras - Dia 02
« Online: Junho 07, 2012, 11:02:01 pm »
Então tu não leu direito, pq eu pressionei o kinn logo no começo do dia passado, inclusive com voto e bateboca.

Não revela só facção, revela poder, logo se morrer ou for linchado um desses q diz não ter poder, teremos alguns dados.

3712
Jogos Sociais / Re:Máfia das Lendas Brasileiras - Dia 02
« Online: Junho 07, 2012, 08:12:04 pm »
Bom raciocínio, apesar dessas pessoas em risco de linchamento serem você e nelio.
Então ela estaria defendendo você e ele?

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Campanhas Online / Re:Programa para jogar online
« Online: Junho 07, 2012, 07:41:51 pm »
Alguém já experimentou o tabletop forge?

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Jogos Sociais / Re:A máfia dos desejos - 4º dia (até 08/06 - 18h)
« Online: Junho 07, 2012, 07:28:00 pm »
E vc curou o Madrüga, xuuh?

3715
Jogos Sociais / Re:Máfia das Lendas Brasileiras - Dia 02
« Online: Junho 07, 2012, 07:26:35 pm »
Que bizarria é essa, man???

Só acredito vendo! Qdo um de vcs morrer e aparecer cidadão comum... aí sim...

Pode até ser verdade, mas hão de concordar que é MUITO esquisito.

3716
Jogos Sociais / Re:Máfia das Lendas Brasileiras - Dia 02
« Online: Junho 07, 2012, 05:50:42 pm »
Na verdade eu falei e esqueci de enumerar ali... assim como o Boitatá, meu personagem vai contra o desmatamento.

3717
Jogos Sociais / Re:Máfia das Lendas Brasileiras - Dia 02
« Online: Junho 07, 2012, 05:19:09 pm »
Não quer dizer o Thales?

O Vendetta falou algo de poder/fraqueza? Se for, minha tabela está incompleta.

3718
Jogos Sociais / Re:Máfia das Lendas Brasileiras - Dia 02
« Online: Junho 07, 2012, 04:52:12 pm »
Engraçado vc dizer isso (sendo que eu fui o que bati boca com vc) quando eu já te mandei MP me solidarizando pela perseguição da cidade contra você em outros jogos.
Não estou contrariando você por contrariar, nem por vingancinha nem por ofendimento.
E se conta também, peço desculpas por ofensas aqui e no outro jogo.

Ofender vc não ofende, mas irrita. Isso de "A cidade tá fadada ao fracasso, bla´blá" vc já repetiu em jogos que estávamos vencendo ou que vencemos. Esse trololó de arauto do apocalipse cansa, pô. Se vc quer mesmo agir como cidadão, pare com isso, pq algumas pessoas podem se deixar contaminar e achar que de fato já perdemos o jogo. PQP, estamos no segundo dia ainda, uma morte, como seria de se esperar.

Se vc deixa de intervir, parece ainda mais mafioso. Participe, maneirando. Quando é o kinn que está deslizando teorias improváveis ou eu que estou floodando, vc se incomoda: macaco não olha o rabo. Keep calm and stop the mimimi.

Ok, tentei esquematizar o que já sabemos até agora sobre os jogadores vivos...

01 - Noara Fox - diz perder os poderes caso se revele
02 - Thales - como Samita e nelio, não tem poderes mas é bloqueado caso se revele (wtf?)
03 - publicano
04 - Kinn - "fraqueza é uma condição que vai me perseguir o resto do jogo"
05 - Assumar - diz ser o BOITATÁ; não podia se revelar de forma alguma no primeiro dia
06 - Nelio - veja Thales; diz ser o BOTO
07 - Skar - rc "muito irado" e q Skar não conhecia
08 - Samita - veja Thales
09 - Vendetta

Ou muito me equivoco mas todos postaram pelo menos uma vez. Logo não há revelações de ações noturnas que incriminem ninguém.

Afora minha proposta original de linchar o nelio, alguém sugere outro curso de ação ou pressão?

nelio, dá pra explicar como suas suspeitas sobre a Noara não são apenas "sua fraqueza é diferente da minha, logo suspeito de você."? Elabore melhor tua acusação sobre ela, por favor.

3719
Jogos Sociais / Re:A máfia dos desejos - 4º dia (até 08/06 - 18h)
« Online: Junho 07, 2012, 04:19:52 pm »
Sim, manu, mas um dos dois ESTÁ mentindo. E com SK morto um deles é cidadão e o outro, mafioso.
Relê depois e vai ver que linchar Nibelung é mais certo e mais seguro.
Mais certo porque o Thales teoricamente não iria se expor desse jeito se fosse mafioso... MAS há a possibilidade do Magistrado desse jogo ser mafioso e no dia seguinte vermos Thales protegido.
Isso seria uma merda, mas temos de correr o risco.

3720
Jogos Sociais / Re:A máfia dos desejos - 4º dia (até 08/06 - 18h)
« Online: Junho 07, 2012, 03:19:33 pm »
Manu, o Bruno Pellegrino JÁ MORREU!

LOL

E apenas reveja os posts e verá que linchar o Nibe é a melhor escolha estratégica mesmo que se esteja em dúvida.
Se ele for cidadão, o Thales roda. Pronto.

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