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Posts - Macnol

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Vídeo Game / Re:Crusader Kings 2
« Online: Março 20, 2012, 11:03:56 pm »
Pra começar que o rei de Jerusalem é retardado mental ( -8 pra todos atributos ), e a côrte dele não tem nenhum talento, é só incompetente.

Isso é padrão do "scenario", ou é aleatório?

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Sistemas & Cenários / Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Online: Março 20, 2012, 10:59:46 pm »
E isso é ruim?

Aí depende do resultado da comparação. :) Eu só tô explicando o que faz chegar nela.

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Sistemas & Cenários / Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Online: Março 20, 2012, 10:53:39 pm »
Lumine, não lembro de AdO como regra oficial em AD&D. Raios, no básico a porra do AD&D nem usava grids em combate. Tinha uma regra de "ataque de graça" contra quem tentasse fugir de combate, acho - sei que tinha no OD&D - mas não é a mesma coisa.

Kasuya: sim, isso, isso, I-S-S-OoOoOoO foi o que deixou a mecânica da 4e tão esteticamente similar à do WoW. Bom, isso e o healer curar DURANTE o combate, o que, ao contrário do que tu diz, não era algo muito divertido nem muito produtivo de fazer na 3e.

Com isso a 4e fechou a mesma "trindade sagrada" do WoW, com a mesma mecânica de aggro que força artificialmente os inimigos a atacarem um membro do grupo, e a comparação é inevitável.

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Sistemas & Cenários / Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Online: Março 20, 2012, 10:30:26 pm »
Não faço questão de discutir se é melhor ou pior, me basta que concordem que não é a mesma coisa.

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Sistemas & Cenários / Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Online: Março 20, 2012, 10:05:44 pm »
AoO servia pra controlar (de leve) movimento, só. Não forçava ninguém a atacar só o guerreiro. Qualquer outro melee ao alcance, ou qualquer outro personagem que fosse alvo válido pra ataques de área ou de longa distância podia ser atacado impunemente.

Sério, passa longe de ser o mesmo que a aggro da 4e.

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Sistemas & Cenários / Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Online: Março 20, 2012, 09:52:50 pm »
Era esperado que ele fosse o primeiro a correr pra linha de frente e entrar em confronto físico, mas não que ele se tornasse magicamente o escudo humano que segura a aggro dos inimigos e força eles atacá-lo. Essa é a diferença mais marcante. Mais que remover os skill monkeys como um papel relevante. Aggro (e, em termos gerais, a "trindade sagrada") já é uma mecânica bem problemática no WoW, trazer ela pros MMOs não tinha como dar outro resultado.

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Sistemas & Cenários / Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Online: Março 20, 2012, 09:25:04 pm »
VA, eu vi que depois do edit tu percebeu isso, mas vou ressaltar pros outros: tô explicando por quê tanta gente compara 4e com MMO. Não é culpa do Cassaro, mesmo que ele tivesse sido abduzido as comparações existiriam. São inevitáveis, pela opção dos designers em seguir um modelo de combate tão parecido com MMOs.

Kasuya, a diferença principal está no tank. Aggro (ou Marks) não existia antes da 4e. O povo adora falar como se esse papel de "um vai ser o tank e apanhar pelo grupo!" tivesse sido sempre o padrão, mas não era assim não. Quem fazia o guerreiro do grupo tinha o mesmo interesse do bárbaro e do monge: dar porrada, não apanhar na cara e fazer os inimigos magicamente se focarem só nele.

Kimble, na verdade a mecânica artificial dos minions não me incomoda muito não. Por mim tanto faz se ela ficar ou sair, é uma ferramenta que facilita a vida do mestre. Meu questionamento na verdade é: na prática, tanto a abordagem velha como a nova parecem ter o mesmo resultado, exceto que a nova proposta seria mais versátil. Não parece uma boa mudança?

Kasuya de novo, ignore a parte dos "aldeões" se preferir, eu só não queria repetir o mesmo exemplo que o cara deu no artigo. Troque por "personagens de nível mais baixo acompanhando o grupo" ou "leões adestrados" ou "criaturas invocadas" ou "armadilha que espalha ácido no chão e causa 1PV por turno" ou seja lá o que for. O que importa é exemplificar que, com essa abordagem, o minion não seria SEMPRE morto com um único golpe, mas geralmente sim (quando atacado por PJs do nível apropriado).

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Sistemas & Cenários / Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Online: Março 20, 2012, 08:41:41 pm »
Falando no Ro3, pelo que eu li a ideia é não acabar com os minions, mas sim tornar eles menos artificiais no sistema: se o cara tem 5 PVs e os golpes dos PJs causam em média 1d20+10, na prática ele continua sendo um minion. Vai morrer com qualquer golpe que acertar. Só que isso vai ser integrado ao jogo e não apenas uma regra "é assim porque deus quis". Abre a possibilidade pra, sei lá, ter aldeães NPCs jogando frascos de ácido nos esqueletos do necromante, causando 3 PV de dano - PROS JOGADORES são Minions, mas funcionam como inimigos normais pra combatentes mais fracos.

Não sei se minha ideia ficou bem claro, mas me parece uma solução aceitável, sem perder a utilidade dos minions.

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Sistemas & Cenários / Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Online: Março 20, 2012, 07:49:05 pm »
Lumine, nada disso que tu falou chega perto do que eu tentei apontar no meu post. Pior que eu achei que tava bem conciso e claro. Bom, tentando novamente:

4e tem um modelo de combate que chupinhou um elemento enorme e óbvio de WoW (e outros MMOs), por isso é totalmente previsível que ela fosse comparada com MMOs. É a primeira impressão que o sistema dá, de cara.

O problema não é dizer que a 4e tem coisas parecidas com wow. o problema e nego falar que "huur duur a 4e não é rpg" só por que ele tem coisas que foram inspiradas em mmos

Sim, se alguém falar isso é burrice.

Mas também é burrice alguém ver QUALQUER coisa mencionando "4e" e "MMO" na mesma frase e responder imediatamente como se tivessem dito "huur duur a 4e não é rpg", mesmo quando passa longe de ser o caso.

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Sistemas & Cenários / Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Online: Março 20, 2012, 07:32:42 pm »
Sim, no papel o Schrödinger's Wizard fazia tudo isso e ainda assobiava e chupava manga ao mesmo tempo. Tu anda previsível demais, Lumine.

Mas isso não toca na mudança mais significativa, que eu tentei deixar bem evidente: o conceito de "tank segurando aggro" não existia na 3e, e eu diria que foi a maior aproximação entre D&D e WoW na história do jogo.

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Sistemas & Cenários / Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Online: Março 20, 2012, 07:02:26 pm »
Na minha experiência, tem uma diferença muito grande na forma que eram vistos os "roles" na hora de montar um grupo na 3e e na 4e.

3e: "Vamos precisar de pelo menos um healer, um cara bom em perícias/relações públicas e um conjurador, o resto é livre"

4e: "Vamos precisar de pelo menos um healer, um tank pra segurar aggro, um DPS e um Controller, o resto é livre"

Agora me diz qual das duas é mais parecida com

WoW: "Vamos precisar de pelo menos um healer, um tank pra segurar aggro e o resto é DPS com Crowd Control".


...e repete pra mim que vocês não entendem, mesmo, por quê a 4e chegou PEDINDO pra ser comparada com MMO. :P

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Vídeo Game / Re:Dwarf Fucking Fortress
« Online: Março 20, 2012, 05:51:30 pm »
A advertência foi porque ele colocou um link pra pornografia no meio de uma piada. :P

Acho que a intenção do tópico é mais pra saber quais são os softwares de terceiros que ajudam a manejar o jogo, por exemplo alguns visualizadores de mapa e interfaces gráficas melhores.

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Off-Topic / Re:Seriados e Mini-Séries - Recomendações
« Online: Março 20, 2012, 05:26:49 pm »
Costumo não confiar só em episódios pilotos, prefiro esperar o fim da primeira temporada de uma série antes de investir o tempo necessário pra assistir algo. Melhor que me queimar vendo uma série que decepciona ou, pior, é cancelada no meio...

Ainda sobre The Walking Dead, achei os artigos desse site bem legais: http://www.vulture.com/news/the-walking-dead/

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Vídeo Game / Re:Narrativas: Lineares, Ramificadas, Emergentes.
« Online: Março 19, 2012, 11:30:45 pm »
Por isso, continuo com a ideia que um jogo não necessariamente precisa te dar dezenas de opções de caminhos diferentes para continuar tendo uma boa história. Tenho uma tendência a preferir que o jogo "me guie e me cative" do que eu estar preocupado com todas as respostas que eu vou dar que influenciarão o mundo. Basicamente, gosto muito de jogos e da historinha deles, mas tenho uma preferência em saber o que diabos o criador tem em mente para o enredo do seu jogo.

Bingo! :)

Por isso já comecei meu primeiro post lembrando: nenhum desses estilos é "melhor" ou "pior" que o outro, tudo depende de qual a intenção do criador do jogo, e do que o jogador procura.

Eu, por exemplo, prefiro que o jogo não tenha história nenhuma (apenas um background tá mais que bom) ao invés de ter uma história feita nas coxas. E a MAIORIA das histórias de videogames são totalmente idiotas, se fosse qualquer outra mídia (livros, seriados, desenhos animados) seriam inaceitáveis de tão ruins.

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Off-Topic / Re:Seriados e Mini-Séries - Recomendações
« Online: Março 19, 2012, 09:19:35 pm »
Volto a comentar o Dexter quando terminar pelo menos a quinta temporada, por enquanto só vi 4 episódios. Começou fraquinha.

Falando em temporada, terminou a segunda de Walking Dead. Avaliação final:

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